Teclado + Notebook

Autor Mensagem
Rodrigo Lucas
Veterano
# jul/07


Galera, antes da galera cair matando dizendo que tem mil topicos falando deste assunto, quero explicar o porque deste novo topico:

Estou começando nesta área agora (teclado + notebook), e pesquisando bastante percebi que a por todo lado assuntos sobre este tema, porem uma desordem sem fim. Eu queria com este topico, responder a perguntas em que, um iniciante ao ler o topico, saiba pelo menos com noção de tudo que se deve fazer para usar teclado + notebook, e não sair cheio de dúvidas, como eu saí na maioria dos outros tópicos.

Pois bem: gostaria que os mais experientes respondessem a essas perguntas:

1. Quais placas de som do mercado sao boas para ligar o teclado ao notebook ?

2. Como ligar CORRETAMENTE o teclado ao notebook?

3. Os Synths Virtuais exigem no mínimo quanto de memória? Quanto de CPU?

4. Dá para usar esse esquema em shows ao vivo ?

Espero que este tópico esclareça tudo sobre o assunto para todos.

expedifer
Veterano
# jul/07 · Editado por: expedifer
· votar


Eu sinceramente não vejo qualquer utilidade pra usar notebook com teclado pois só se pode usar via cabo midi ou função midi por usb, não? Pra comandar um teclado apenas na parte midi por um notebook seria o dinheiro mal gasto pois um notebook nunca conseguirá acessar as funções midi do teclado só restando tocar os arquivos midi que estão no notebook. Agora o notebook isolado do teclado com um belo programa Sonar ou Encore já se pode montar midis com alta tecnica.

E ligado ao teclado, só se for pra testar os midis recem criados pois pra tocar ao vivo dessa forma seria inviável. O próprio notebook já tem saida de som e é só ligar numa boa potencia que sai o som midi tocado (nesse caso se pode discutir a marca da placa de som). Fora isso e só pra mandar o sinal midi pro teclado, qualquer marca o faz ,pois não existe qualidade de sinal midi (bits), sendo necessária a tal qualidade, pra tocar esse midi justamente num teclado e não na qualidadede sinal em bits do Pc ou placa de som, se foi isso que que perguntou.

RafaelValeira
Veterano
# jul/07
· votar


expedifer
Amigo, você realmente não entendeu o propósito do tópico.
Ele não tá falando pra colocar um notebook pra controlar arquivos MIDI a serem tocados no teclado, e sim usar o teclado como controlador e o notebook como gerador de som.

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo...
Eu uso um Roland XP80 e um Kurzweil Sp 76 conectado a um notebook via MIDI/USB ao vivo em shows e nao tenho problema nenhum com latencia e etc... Através dos módulos e synths virtuais vc consegue ter vários timbres de vários módulos e synths consagrados e usar em qualquer controlador midi.

Equipamento que uso:

Placa de áudio Externa: M-Audio Móbile Pré USB
Interface MIDI/USB: M-Audio Uno
Notebook: HP NX6115 AMD TURION 64 BITS PROCESS. 1.8GHZ/HD 200GB/1.5GB RAM/128 VIDEO/DVD+RW.

Uso timbres de synths virtuais dentro de um programa chamado nuendo 3.2 ( DRIVE ASIO ) Ex: Akoustik Piano 16GB - Colossus 32GB - Elektrik Piano - The Grand 2 - B4II - Hypersonic 2 XXL - Atmosphere - Miroslav -
korg M1 - Wavestation - BFD - Fm7 - dentre outros... Nesses módulos e synths virtuais encontra-se timbres incriveis e o melhor o mais perto do real. abaixo um link sobre módulos e plugins VST.

Espero ter ajudado

Forte Abraço
Marcos

http://www.musictech.interflash.com.br/Plugins_VST.htm

expedifer
Veterano
# jul/07 · Editado por: expedifer
· votar


RafaelValeira

Se for isso ai entendi errado pois nenhuma placa se compara ao pior teclado que exista.

Agora para usar modulos virtuais como MR.CIVALSCI disse ai é outra coisa. Mesmo assim uma placa de qualquer marca que seja nunca irá igualar amostras de um Kurzweil ou outro bom teclado que seja mesmo com suas amostras virtuais a venda via software, acredito eu.

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Expedifer
Como vai amigo?

a respeito da placa de som ela nao gera nada de timbre sua unica função é fazer com que quando vc toque no seu instrumento conectado a um computador o som nao tenha latencia ou atraso entende? o resto quem faz sao os softwares e ai com esses softwares vc tem sons iguais e ate melhores do que muitos synth.
Caso usar qualquer placa de som que nao seja uma E-MU ou M-AUDIO ou FIREFACE ou EDIROL, vc tera problemas com latencia ou seja atraso entendeu? vc vai tocar no seu teclado e o som nao vai soar em tempo real. o papel da placa profissional é somente pra que quando vc estiver tocando ou gravando o som soe em tempo real.

Forte Abraço

Rodrigo Lucas
Veterano
# jul/07
· votar


MR.CIVALSCI

Cara, olha só:

eu tenho esse notebook da HP:
Semprom 3400+
256MB RAM

quero ser bem específico: de que eu preciso para ligar meu teclado nele (tenho um korg X3)

veja bem se entendi ou ainda estou errado:

Primeiro preciso comprar um Midi Cable com uma ponta USB, certo ??? Isso para fazer a conexão com meu notebool. OK

Mas e aí ??? Neste caso placa de som é essencial ???? ou nao ??? eu vi em outros topicos que para ao vivo nem é tanto .. mas se for, eu nao entendo o pq é importante, já que a conexao com o notebook é via usb.

Tá entendendo onde estao minhas duvidas ????

Valeu por estar ajudando!!!!!

expedifer
Veterano
# jul/07
· votar


MR.CIVALSCI

Essa parte não conhecia. Agora entendi.
Abç

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo Lucas

Você precisa, sim, de uma boa placa de som, porque com essas placas de som convencionais de notebook você terá muita latência, a não ser que você não se importe de a banda estar tocando o refrão e o som do teclado estiver na introdução!!! hahahahahahaha

A propósito, latência é quando você pressiona a tecla do teclado e o som não sai instantaneamente, ou seja, atrasa, entendeu?

Aliás, com 256Mb de RAM você não vai cinseguir fazer nada com VSTi's. É muito pouco. O pessoal que usa notebook, recomenda processador Duo core, 1.8 ou 2.0Ghz e, no mínimo, 1Gb de RAM. Pelo menos, foi o que me recomendaram quando mencionei a possibilidade de eu comprar um notebook para este fim.

Até mais.

Rodrigo Lucas
Veterano
# jul/07
· votar


Ola fabio ...
eu sei o que é latencia! A minha dúvida não era essa...

quanto ao notebook, processador dual core com certeza seria excelente, mas meu processador é suficiente, tanto que os VSTi's já estao aí a mais tempo do que os novos processadores, não acha?

Quanto a memoria ram, concordo contigo, realmente é pouca. Mas isso estou providenciando ...

Mas galera, deem uma olhada novamente no proposito do topico: estamos falando de varias coisas nada a ver novamente, e estamos perdendo o foco. Vejam bem, quem quer iniciar nessa area de synths virtuais fica totalmente perdidos nesses topicos, já que ninguem fala nada com nada, dá um moooooooooooonte de informações mas sem corpo, sem uma lógica.

O proposito era o seguinte: muito simples - quais requisitos uma pessoa precisa para TOCAR AO VIVO, COM BANDA, USANDO UM TECLADO + NOTEBOOK.

Quais cabos ... como ligar ... quais softwares usar ... dicas ... sacou ???

Queria que este fosse um topico onde um leigo no assunto lesse e saísse entendendo pelo menos o que ele deveria correr atras para conseguir tocar num teclado + notebook.

Espero que retomemos o caminho! ;)

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo...

Como vai amigo...

Eu mencionei nos topicos acima nome de placas de som a serem usadas, interfaces, configurações de equipamento, programas a serem usados, Drive Asio, nome de Synths Virtuais e etc achei que podia ajudar... derrepente o iniciante nao sabe o que significa isso tudo... mas acredito eu que ja é um caminho. e pra vc ajudar passo a passo como instalar, configurar e etc... vc tem que estar em contato com a pessoa pq é um pouco complicado mexer com essas coisas principalmente pra registrar os softwares a serem usados e etc... sem perguntas nao existem respostas ok. E no mais entrei nesse forum pra aprender tambem com vcs... fiquem com Deus

Forte Abraço

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo Lucas

Mas galera, deem uma olhada novamente no proposito do topico: estamos falando de varias coisas nada a ver novamente, e estamos perdendo o foco.

Ué!!! Eu só respondi à sua pergunta.

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Rodrigo Lucas

A placa de audio externa é impotantíssima se vc nao estiver usando uma placa boa conforme mencionei acima vc estara sujeito a ter latencia ai fica impossivel tocar ao vivo entende? quanto a configuração minima de equipamento PROCESSADOR = OU ACIMA DE 1GHZ - HD 80GB NO MINIMO - E 1GB DE RAM
a memoria é fundamental na hora de carregar o sampler por exemplo o Colossus sao 32GB este synth poderoso eu tenho processador amd turion 64 bit 1.8ghz e 1.5gb ram ja pesa pra carregar o timbre entende? pra tocar ao vivo vc precisa ter um nivel de equipamento e placa ok.

Forte Abraço

Rodrigo Lucas
Veterano
# jul/07
· votar


MR.CIVALSCI

vc tem msn??? se tiver, me add por favor:

rlucasnl@hotmail.com

valeu!!!

Junior_MO8
Veterano
# jul/07
· votar


Porfavor!! Estou desesperado!! Aguem sabe como Usar o Sonar 5 Tem semandas que venho tentando usar e acessar os Sons do MO8 no sonar mas nao consigo!! Será que preciso do arquivo "yamaha.ins"??

Porfavor me ajudem!

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Junior_MO8
Porfavor!! Estou desesperado!! Aguem sabe como Usar o Sonar 5 Tem semandas que venho tentando usar e acessar os Sons do MO8 no sonar mas nao consigo!! Será que preciso do arquivo "yamaha.ins"??

Exatamente.
Tem que baixar o arquivo (*.ins) do teu teclado especificamente. deve ter no site www.motifator.com
Foi lá que eu baixei o (*.ins) do meu Motif Rack ES para usá-lo no Sonar 4.

keys_all
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
para q serve o arquivo *.ins?

vmanzoni
Veterano
# jul/07
· votar


keys_all

para acessar os bancos do teclado pelo sonar!

vc coloca lá q aparece os timbre preset dele na lista do sonar daí vc pode selecionar sem precisar mudar no teclado!

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


keys_all

Instalando este arquivo no Sonar se pode procurar os timbres pelos nomes exatos que eles tem no teclado. e o nomes dos bancos também.

No caso dos Motif e etc., não instalando o arquivo (*.ins) do instrumento as vezes se carrega por exemplo uma guitarra e sai som de órgão. Só dá certo os nomes no banco GM.

alex ryder
Veterano
# jul/07
· votar


ai galera blz! entao ja q vcs estao dispostos a ajudar os iniciantes eu como estou engatinhando no assunto tenho uma duvida:
Tenho o nuendo 3.2 e graças a Deus ja consegui plugar e configurar meu SP 76 nele ate ai blz, mas o problema é o seguinte, fui comprar um CD de timbres e me venderam o Sample Library(Piano) vol2 da native instruments,
como colocar esse sampler pra rodar no nuendo?
ja tentei de tudo q é jeito e nao consigo! preciso de um passo a passo de como rodar esses timbres ja q naosao instrumentos virtuais e sim samplers e pra falar a verdade, nem sei qual a diferença entre samplers e synths virtuais.
Se algum sabio puder me ajudar ficrei grato! forte abraço!

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Caro Alex Ryder...

pra vc execultar esses samplers que vc tem ai dentro do nuendo vc vai precisar instalar um módulo pra poder carregar os timbres: o KONTAKT 2. ai dentro do nuendo vc entra em VST habilita o Kontakt e abre esses samplers que vc possui no kontakt dentro do nuendo entendeu? ai vc vai conseguir usa-los.

Espero ter Ajudado

Forte Abraço

MR.CIVALSCI
Veterano
# jul/07
· votar


Alex ryder...

eu tbm disponibilizo video aula de como ultilizar o Kontakt dentro do nuendo e uma infinidade de Samplers , Synths virtuais, programas e etc...qualquer coisa se houver interesse me de um toque deixe seu msn.

Forte Abraço

alex ryder
Veterano
# jul/07
· votar


MR.CIVALSCI
Cara tenho sim e muito, meu msn é cristiano_lma@hotmail.com tudo q vc tiver sobre synts virtuais e samplers e nuendo e vc quiser e puder mandar agradeço valeu! forte abraço amigao!

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Fiz uma gravação usando só VSTs... Meu PC: HD 40 G, 256 de Ram, Intel Celeron, e a placa de som que veio junto, com cabo Midi/usb. Usei o B4, Lounge Lizard e o True Pianos. Não reparem, ficou mal gravado, não mixei nada, fiz apenas um teste.

OBS: gravei no Sonar 4, o PC não aguentou um Minimoog por cima, dropava...

A música tá no tópico lá em cima de gravações dos membros do fórum...




Abraços.

keys_all
Veterano
# jul/07
· votar


Mauro Lacerda
manda ai

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


keys_all


A música tá no tópico lá em cima de gravações dos membros do fórum...

E chama-se: Vamos.



Abraços.

keys_all
Veterano
# jul/07
· votar


Mauro Lacerda

True Piano eh lgl ate rsrs..

Mas me diz aonde vc pegou?? por que nao acho, peguei o The Grand 2...

abraços

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


keys_all


No orkut, numa comunidades de downloads de VSTs...
Acho que não posso colocar o link aqui.


Abraços.

Rodrigo Lucas
Veterano
# jul/07
· votar


poxa, agora fiquei curioso ... fala pelo menos o nome dessa comunidade .. hehe

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


Comunidade: Download Links: VSTs, Sf2, etc

Tópico: Download Intrumentos Virtuais VST !

Página: acho que 421, ou acima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado + Notebook