Comprei um Korg TR

Autor Mensagem
fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


ROE

É o seguinte: esse negócio das memórias aí, eu já resolvi. Provavelmente, havia alguma sugeirinha entre os slots e as memórias que causavam esses defeitos. Na semana depois de postar sobre o ocorrido, abri o TR e troquei as memórias de slot uma com a outra e, daí em diante, o problema sumiu, está tudo às mil maravilhas!!! hahahhahahaha

Ponto fraco do TR?

Inclusive, estava falando isso para o cara que me vendeu o TR, que é muito amigo meu... Às vezes, duas coisas me chateiam um pouco: alguns timbres têm defeitos (no sample, mesmo), por exemplo, uma nota com som bem brilhante e outra com um som mais fosco, esse tipo de coisa, principalmente nos timbres de piano, metais, e bells. O piano eu resolvi o problema com um sample de um piano Kurzweil, e os metais e bells, resolvi o problema editando os timbres. A outra coisa, que é uma limitação do TR mesmo, é a questão de ele ter um único insert efect. Agora que estou começando a usar um outro teclado para controlar o TR, na hora de colocar vários timbres numa mesma combinação, esbarro na falta de inserts, o que tira a qualidade dos sons.

Lembrando que não são coisas gravíssimas, em qualquer synth que não seja top de linha você vai encontrar problemas, hora mais, hora menos "graves" do que os que eu mencionei.

Aproveita e dá uma olhada num tópico que eu fiz em que falo sobre possíveis bugs que achei no TR. O nome do tópico é "BUG's no TR" ou alguma coisa parecida com isso. Vai na busca que você vai achar.

Quanto ao preço, tenta dar mais uma chorada para ver se diminui. O menor preço que já vi alguém pagar em um TR novo foi em Niterói, era um TR 61. Não lembro se foi R$4900,00 ou R$4500,00 que o cara pagou. De qualquer forma, um ótimo preço. Entretanto, talvez, para você, não compense viajar para comprar um...

Abraço.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


cara tem cmo me dar dicas do awave e tals...to querendo mto um som do n264, o numero 31 do banco combi...c eu fosse pegar ele, me explica cmo eu supostamente, faria para conseguir,....uma simulação...abraços

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards

Se você quer um som de uma combinação do N264, tem duas opções: ou você sampleia, ou edita no TR até ficar parecido.

(Dica: pega um N264 e vê quais são os programas usados na combinação referida, depois você vê quais as waves usadas em cada programa e depois edita até ficar parecido.)

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


ROE

Comprei um TR76 por R$ 5.150,00 - preço à vista. De última hora tive um imprevisto e não consegui pg a vista... mas os caras foram tão bons de jogo q aceitaram eu dar R$ 4.600,00 de entrada e pagar o restante em 4x. Foi um negócio jóia.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


paguei 5100 no meu, soh q eh tr61..paguei cm 10 x e acompanha um pedal...

Se você quer um som de uma combinação do N264, tem duas opções: ou você sampleia, ou edita no TR até ficar parecido.

(Dica: pega um N264 e vê quais são os programas usados na combinação referida, depois você vê quais as waves usadas em cada programa e depois edita até ficar parecido.)


Foi exatamente o que pensei em fazer..pq o meu deve ter aqueles sons tbm...acho q posos fazer parecido...e cara, vc teria mais samples pra me passar??arrumei um cara q eh editor profissional e ele vai passar um vst pro awave e me dar 2 oitavas de demonstração...c estiver legal, vou comprar o sample dele..eu disse pra ele reduzir pra 5/8, abaixar os layers caso precisasse e o arquivo de mapeamento era kmp, e de sample era ksf, certo??

aproveitando te pergunto...se eu carrego um sample no meu teclado, ele fica gravado no prog..porem toda vez q eu ligar o teclado, terei q carregar do SD o timbre..mas o problema eh q existem timbres que desconfiguram o banco prog todo...tipo, tenho 1 da yamaha,m q qdo carrego, ele deixa tudo em init prog....

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards
tenho 1 da yamaha,m q qdo carrego, ele deixa tudo em init prog....

Carrega o PROGRAM/COMBI sozinho, não o banco todo. É só da um Open no banco q aparece a lista de PROGRAM/COMBIs ai vc escolhe e carrega sobre-escreve algum preset.

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


se eu carrego um sample no meu teclado, ele fica gravado no prog..

Não! Se você carrega um sample, ele fica gravado na memória RAM, e não no modo PROG. Depois é que você edita um programa usando o sample que você colocou.

toda vez q eu ligar o teclado, terei q carregar do SD o timbre

Exatamente...

mas o problema eh q existem timbres que desconfiguram o banco prog todo

Então, você não está carregando somente o sample, está carregando o sample e os arquivos referentes a programas e combinações (.pcg).

Siga o que o Couto falou.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


certo..mas o nome dele fica salvo no banco prog...ele fica la cm o nome dele..entao eu msm assim tenho que carregar, entendi...e ah, alguem teria mais samples pra me passar???ou me indicam algum site q tenha bons samples, ou vcs msms podem me passar?

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards

Qual é o formato dos arquivos que você está carregando? De onde baixou? Já abriu no Awave?

Quanto aos samples, é muito difícil encontrar algo usável, muito menos bom como o do PC88. Na verdade, tenho um monte de samples aqui, vários de piano, inclusive, já no SD, prontos para uso, mas não dá para usar, é muito ruim. Acho que já lhe disse quais são os samples que uso. O negócio é, com o tempo, você ir achando samples bons, mas não é fácil, não.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


xiii,,,,tava animadão com essa ideia!!!nem abri no awave, naum sei mexer por isso nem baixei..eu nao manjo nada de sampleamento, entao nem tentei ainda!!!!


bom, de qqr maneira, tirei todas minhas duvidas..

AH SOH uma a mais q nao achei no manual...olha, qdo vou programar um timbre no banco combi, eu posso adicionar ateh o timbres ok??...então vamos la...supondo, como aconteceu, que achei um string, que usa 4 timbres.mas um desses timbres nao me agradou...bom, eu ou troco ele, ou abaixo volume, pois nao sei desativar..da msm maneira, nao consigo ativar os demais para então, combinar qtos timbres eu quizer, como é que eu faço pra ativar todos os timbres do combi qdo eu quizer combinar timbres??ja mudei o pan e tals, nao consigo.....abração e desde ja agradeço

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards

bom, eu ou troco ele, ou abaixo volume, pois nao sei desativar

É só você ir ao MENU, acessar o Param1, depois MIDI, e lá, na part do timbre que não te agradar, onde estiver escrito INT transfira para off. Caso você apenas abaixe o volume, ao invés de desativar, perderá polifonia!!!

Depois, para ativar as pistas, é só fazer o processo inverso.

ja mudei o pan e tals

Mudando o PAN você não vai conseguir nada além de mandar o som para L e/ou R.

Cara, fuça muito nesse teclado. Depois que você aprender, vai ver que é tudo muito lógico e uma coisa está ligada com a outra.

Qualquer dúvida, pergunta aí que, modéstia a parte, de PROG e de COMBI eu sei praticamente tudo!!! Só não me pergunte de arpegiador, pois nunca tentei mexer nele, pois não necessito.

Agora, modo PROG, já não é tanta lógica, não, é mais informação técnica, você tem que conhecer alguns termos, etc. Para você ter uma idéia, tem umas coisas no modo PROG que só fui descobrir a "lógica de funcionamento" essa semana, depois de quase um ano e meio fuçando no bichinho...
Vai lá.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


o vlw, entendi esse lance ae...e as polifonias perde memo, certo....qto ao arpegiator, nao sei NADAAAAAAAAAAAAAAAAAA e tem uns preset mto bons, porem nao curto que carregue automatico..ai desativo isso no global, e qdo coloco pra tocar, eles estao todos desconfigurados!!

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


porem nao curto que carregue automatico..ai desativo isso no global, e qdo coloco pra tocar, eles estao todos desconfigurados!!

Não entendi.

yurikat
Veterano
# jul/07
· votar


Comprei o meu Tr76 direto nos EUA, mandei um amigo trazer e chegou faz 15 dias. Paguei +/- uns R$ 4.500,00 e ainda veio com estante em x dupla, pedal de piano da yamaha e um baita fone de ouvido profissional.
Realmente o teclado é muito bom mesmo, estou tendo um pouco de dificuldade pois nunca tive um korg mas o pouco q consegui fazer é surpreendente. Tem um timbre "funk Guitar" (acho q é isso) que fica animal quando utilizo o arpegiador.
A única coisa q não gostei é o Tr não ter memoria interna para as musicas feitas no sequencer, porém, nada que R$ 40,00 pagos num cartão SD não resolvam.
Na minha opinião o Tr é superior ao Fantom Xa e ao Yamaha MO6 (Opinião pessoal). Uma das vantagens é as 76 teclas.

O único problema é q não tenho o manual em português, se alguém tiver me avisa pois estou precisando muito.

Valeu

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


yurikat

O único problema é q não tenho o manual em português

Eu também não, mas baixei, do site www.korg.com, o manual do TRITON Le em espanhol. Já ajuda um pouco, visto que os dois teclados são muito parecidos.

alpapaiva
Veterano
# jul/07
· votar


realmente e belo teclado
parabens!

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


porem nao curto que carregue automatico..ai desativo isso no global, e qdo coloco pra tocar, eles estao todos desconfigurados!!

Não entendi.



Tipo, de fabrica, os arpegiattors vem ativados nos prog e comb em alguns timbres....vem m a luz acesa automaticamente..esses sao s preset de arpegiator, mto bons por sinal...mas eu nao gosto, entao vou no global e desativo o automatico..porem, qdo eu quero usar, estao todos desconfigurados, nao estao mais nos preset..ai eh uma droga, por isso nem uso..o sequencer eh uma porcaria eu acho..pq no pc 88 e xp sample, tem um sng q tem 2 musicas...nessas musicas, tem uma guitarra, a joystick (-y)..nessa musica, o kra q a fez, conseguiu deixar ela meio wha wha, com o sw1..porem, c eu msm for fazer meu som, e carregar esse timbre, que eh o B60 do prog, eu aperto o sw1 no sequencer, e nao acontece nada, como eh q o cara conseguiu??entao achei uma furada..eh facinho de mexer, porem ele nao coloca os efeitos dos timbres e tem esse probleminha dos switches ai!!!

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards

Sei lá, pergunta essas coisas aí pro Korgman.

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


eh mas ele nao responde mais, nao sei qq aconteceu.nem emails, nem por orkut, e mto menos aqui!!!

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


andy_keyboards
O Korgman deve estar fazendo alguns show por aí...fica tranks, certamente responderá qdo voltar!

Cõm relação a essas configurações... não sei como fazer! Eu tb tenho essa dúvida!
Sei q qdo quero um timbre identico ao COMBI, uso lá no Modo Sequencer o "COPY FROM COMBI"... copio tb os IFX e MFX. Dá certo...!!!! Agora, nunca consigo copiar um PROG na íntegra! Copio tb o IFX e MFX...mas o som não fica igual. Tipo... o A001 no PROG é diferente do A001 no COMBI com IFX e MFX copiados. Não sei tb como solucionar isso!

Dúvida básica: (tô sem manual aqui!)

Onde altero as "configurações" do joystick??? (alavanca)

Ontem durante o culto lá na igreja tava fazendo um som ambiente e aproveitando pra fuçar no teclado pra achar isso! Cara... naum achei!
Alguém pode dar essa luz?

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


Leo KB
Acho q eu sei qual é esse problema de program/combi. Vai lá no BUS no IFX e ajusta a quantidade de MFX q vai mandar (S1, S2). E não esquece de rotear lá no SETUP o IFX pra parte desejada na combi. Ah a pág. 160-PG explica isso ai melhor.

Não há um lugar só q configure o Joystick pq ele pode responder à diversos parâmetros, no Pitch, Filter, Amp, IFX, MFX.

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


Couto
Cara...vou ver esse negocio ai melhor... rs
Com relação ao joystick... mas aonde configuro qual o parâmetro que o joystick controlará? Não sei se fui claro!

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Leo KB

Agora, nunca consigo copiar um PROG na íntegra! Copio tb o IFX e MFX...mas o som não fica igual. Tipo... o A001 no PROG é diferente do A001 no COMBI com IFX e MFX copiados. Não sei tb como solucionar isso!

É o que o Couto disse. Além de seguir as instruções dele, verifique, ainda, se você copiou o equalizador do programa desejado.

Com relação ao joystick... mas aonde configuro qual o parâmetro que o joystick controlará? Não sei se fui claro!

O Couto já respondeu isso também. Você pode configurar qualquer coisa para o Joystick, em quaisquer das direções. Sabe aonde você ajusta os parâmetros de controles em tempo real (e endereça para um knob, ou para after touch, etc...), então, entra lá e vai mudando até chegar em joystick (+ ou - X/Y). Então, o joystick estará configurado para a função que você mudou o controle em tempo real.

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


Leo KB
Que parâmetro vc quer configurar com o Joystick? Afinação, abrir/fechar o Filtro, Leslei?

Em Pitch/Filter/Amp e respectivos LFOs tem, sempre à direita, o AMS (Alternate Modulation Source / Fonte Alternativa de Modulação - pag. 216PG) q é responsável por modular o parametro desejado. É só ajustar o AMS pro eixo (X/Y) e direção (+/-) desejada do Joystick e controlar a intensidade q fica logo a baixo.

Nos efeitos as configurações ficam quase sempre no canto inferior direito, dá uma brincada e explorada nos presets e adapta pros seus Programs.

Falow

Leo KB
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul
Couto
Pô cara... vcs são 10! Realmente não sabia como fazer... poderia ler no manual, mas nunca para em casa com o TR ligado! Hj a noite vou brincar um pouco com isso! Vlw msm...

Agora, mudando de assunto...

Gente, tô querendo usar uns loops de batera pra tocar com a minha banda. Vou tentar exemplificar o que eu quero:
1º - Quero botar um loop de batera com aquele som q parece q a batera tá dentro de uma caixa... ela fica bem média e sem o "peso" do bumbo. Sabe qual é?
2º - Outra coisa...como mexer, por exemplo, no reverb/delay de 1 peça da batera só? Quero um loop q a batera role e no momento da caixa venha aquele som "cheio" de reverb...mas só a caixa!

Ligado a esse assunto... como criar/editar um pattern? Já ouvi um papo q talvez essa seja a melhor forma criar um loop para batera!

BOm..deixo o assunto aí com vcs q são fera!!!

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


Leo KB
Putz cara, não constumo me aventurar por esses lados mas posso tentar umas dicas ae:

1º - Quero botar um loop de batera com aquele som q parece q a batera tá dentro de uma caixa... ela fica bem média e sem o "peso" do bumbo. Sabe qual é?

Usa um equalizador ou um compressor como IFX, acho q rola. Acho q tem uns Programs com kit q soam +/- assim. Vê nos bancos A até D.

2º - Outra coisa...como mexer, por exemplo, no reverb/delay de 1 peça da batera só? Quero um loop q a batera role e no momento da caixa venha aquele som "cheio" de reverb...mas só a caixa!

Hum... pra isso eu usaria no modo Combi os 2 arpegiadores. No 1º a levada de batera q vc quer e no segundo só a caixa, dai vc põe o reverb só nela. Ou então procurar um sample na ROM q tenha um som de caixa com essa característica, se não achar, da pra usar da RAM desde q as memórias estejam intaladas e blablabla, nesse caso vc usaria só 1 arpegiador.

Pra editar/criar um pattern é só ir em GLOBAL > MENU > DKIT.

Falow

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Leo KB

1º - Quero botar um loop de batera com aquele som q parece q a batera tá dentro de uma caixa... ela fica bem média e sem o "peso" do bumbo. Sabe qual é?

É difícil achar estes tipos de sons no TR (pelo menos, eu acho.. ou então, eu é que não sei fazer). Uma vez já tentei fazer isto. Ficou até meia boca. Não lembro direito o que foi que fiz, mas acho que coloquei um equalizador e fechei o filtro TVF do timbre (além de escolher um timbre adequado. O timbre que escolhi foi um dos pressets dos programas, só não lembro qual foi... Mas te asseguro uma coisa: não foi nenhum daqueles kits acústicos que estão nos programas 020. Foi outro kit meio cabuloso...

2º - Outra coisa...como mexer, por exemplo, no reverb/delay de 1 peça da batera só? Quero um loop q a batera role e no momento da caixa venha aquele som "cheio" de reverb...mas só a caixa!

Isso eu sei... hehe. Não é necessário utilizar duas parts da combinação para fazer isto, como o Couto disse (embora também dê certo). O mais correto para isso é você criar um drum kit próprio. O lance é o seguinte: acho que você nunca deve ter tentado fazer isto, mas é muito interessante. Você vai no modo GLOBAL, aperta menu e seleciona DKit. Lá tem uns 15 drumkits que já vêm de fábrica e mais uns 15 (ou mais) para você mesmo fazer do jeito que você quiser. O que você faz quando cria um drum kit é mapear os drumsamples para as teclas do teclado, sejam elas quais forem, ou seja, você não precisa colocar o bumbo no dó, o chimbal no fá#, etc... como vem de fábrica em todos os teclados. Você pode colocar aonde quiser o drumsample que quiser. É como se você fosse editar um programa, a diferença é que para editar um programa, os multisamples já estão todos mapeados. Enfim, para criar o kit de bateria, você vai selecionar a nota do teclado e atribuir um drumsample a ela. Os drumsamples funcionam mais ou menos da mesma forma dos multisamples do modo PROGRAM, tem os drumsamples da memória ROM, da EX e da RAM (caso você queira usar samples de bateria. Só não me pergunte como é que faz para que os samples de bateria sejam direcionados lá para os drumkits do modo GLOBAL e não para os programas). Então, você escolhe o drumsample que te agrada (aí também tem como você colocar com variação de dinâmica para duas velocidades, como no modo PROG) e outras coisas que você vai ver. Depois é que vêm os efeitos. Até agora, a única lógica que descobri para a aplicação dos efeitos é a seguinte: você vai até um programa ou combinação e seleciona os efeitos (de inserção e master) que quer usar no kit de bateria. Em seguida, vá para o modo GLOBAL, aonde já estará editando o seu kit de bateria e os efeitos que você ajustou no PROG/COMBI estarão atuando (no modo GLOBAL, nos DKit, você não tem acesso aos efeitos). Então, para cada peça da bateria você pode ajustar a intensidade de cada efeito (o de inserção e os dois master).

Depois disso, você cria um programa com o kit de bateria que você editou. Então, cria a combinação com o programa referido. Não se esqueça que os efeitos da combinação precisam ser os mesmos do programa, e os do programa, os mesmos que você utilizou para fazer o drumkit. Também não se esqueça de, quando estiver configurando os efeitos do programa, na página do efeito de inserção, selecionar drumkit (e não IFX, ou qualquer coisa que tiver). Desse modo, a intensidade dos efeitos em cada uma das peças estará de acordo com o que você configurou no GLOBAL DKit. Caso não faça isso, a intensidade dos efeitos derá o mesmo para todas as peças (e não resolverá o seu problema).

Espero ter ajudado um pouco.

Ah!!! Depois alguém me explica o que é um pattern (é que um cara perguntou num tópico e todo mundo caiu de pau em cima e ninguém respondeu, então fiquei com vergonha de perguntar... hauehaheuahehaeaha)

Abraço.

Couto
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul
Pattern é um padrão, no caso usado pelo Arpegiador, to certo?

andy_keyboards
Veterano
# jul/07
· votar


caraca brothers, vcs manjam MUITO...ow, vlw ae pelas dicas...vo aproveitar o bonde e pedir, alguem pode me ensinar a mexer nos arpegiattors??eh mto loko cara, mas eu ja tentei e nao sai nada de legal q nem os presets =//

AUTOBOT
Veterano
# jul/07
· votar


Couto
Pattern é um padrão, no caso usado pelo Arpegiador, to certo?
Não precisa ser feito com o arpegiador. Você pode gravar loops no sequencer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei um Korg TR