notebook com controlador midi vale a pena?

Autor Mensagem
AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


E um dia... na delegacia...:
"Xilindra Viriato... aos costumes!!!"

Hehehehe... Brincadeiras à parte:

Eder Muchiutti: então, amigo. Pelo que vi no site do Brainspawn Forte, a versão demo ATUAL não permite carregar vários plugins; seria apenas um conforme descrito. Além disso, lá diz que o som vai cortar esporadicamente (já pra ninguém usar sem licenciar...). Vou ver se baixo pra testar. De qualquer forma, volto a te contatar aqui, pois sua versão pode ser diferente, sem as limitações descritas...

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/07
· votar


AC_TEC
como eu disse, minha versão é a completa "não comprada". Reforçando que não posso gastar em algo desse tipo só pro meu entretenimento em ensaios de fim de semana, enquanto preciso gastar em softwares e hardwares bem caros pra trabalhar.
Eu sou contra a pirataria. Devo minha aprendizagem aos programas piratas, mas pra trabalhar, não dá. Tanto por questões éticas/morais quanto criminais. E pelo suporto do fabricante também.
Existem alguns hosts como o Forte que não sei se são tão eficientes pra uso ao vivo, e são gratuitos.
Dá uma pesquisada no site www.kvraudio.com . Esse é um site de consulta diária pra mim.

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu, amigo. Se puder, me mande a versão do Forte que você tem aí, ok, só pra comparar com a que eu vou baixar. Obrigado pela dica do site. Abs

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


Não fui claro... Gostaria do número da versão primeiramente, ok (help -> about)? Obrigado!

SnOOpeR
Veterano
# mai/07
· votar


Muchiutti,

Estou com um probleminha com o Forte, além da minha versão ainda ser demo... 8-p Não consigo fazer com que ele alterne os timbre. Fica soando tudo com se fosse uma "combinação" cheia de layers.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Eder Muchiutti

Basicamente meu setup de VSTi's é composto por:
- Steinberg The Grand 2 (pianos)
- Native Instruments B4 (orgão)
- Superwave Performer (Virtual Analog)
- Sampletank 2 (strings mais "light")
- Applied Acoustics Lounge Lizard 3 (EPs)
Tudo facilmente acessível e sem nenhum travamento até o dia de hj. rs


Me explica uma coisa (é que, apesar do meu post anteriormente neste tópico, agora estou pensando em comprar um notebook para usar com o meu TR, conforme falei no tópico "Olhem a minha idéia de setup:"):

Esses
- Steinberg The Grand 2 (pianos)
- Native Instruments B4 (orgão)
- Superwave Performer (Virtual Analog)
- Sampletank 2 (strings mais "light")
- Applied Acoustics Lounge Lizard 3 (EPs)
são programas diferentes?

Se sim, então dá para juntar mais de um programa em um outro?! Como funciona esse negócio de VSTi, VST? Tem que comprar timbres e programas? Onde comprar?

Desculpe pela ignorância no assunto e pelo número excessivo de perguntas.

Um abraço.

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul:

Amigo, um setup funcional com notebook e controlador seria composto de, no mínimo:

Hardware: controlador, notebook (vi essa semana um da HP com 2 Gb de Ram, 2Core, 120 de HD e FIREWIRE por 3300,00) e PLACA DE SOM EXTERNA FIREWIRE (hoje em média 1300,00, mas já vi uma com ótimas especificações por menos de 500,00 nova), que não vejo tocarem no assunto com freqüência, mas é necessária, pois a placa de som onboard não é específica, e notebooks em geral não têm slot de expansão, mas estão padronizando a porta firewire de série em muitos modelos.

Software: um host (hospedeiro para outros programas, chamados de plugins VSTI's) como o Forte, por 130,00 dólares (que ainda não consegui baixar a demo, mas parece ser muito bom e desenvolvido pra performance ao vivo), ou o Cantabile, que é gratuito. A partir desse host, você vai chamar outros plugins VSTI's específicos, sendo cada um deles outro software à parte. O Truepianos, por exemplo, é um plugin de 50 Mb, tem demo de 40 dias, e custa hoje R$355,00. Já o Akoustic Piano da Native Instruments ocupa 15 Gb no HD para 4 pianos (!!!), vem em 2 DVDs, e custa 339 dólares...

Simplificando, é como se o host fosse um rack 19", e cada plugin VSTI fosse um módulo midi... O que me deixa meio em dúvida ainda é apostar num setup desse (ao todo uns 5500,00 no mínimo) e depois não gostar, mas não precisa comprar tudo de uma vez, e acho no fundo que é uma tendência forte e sem volta... Abraços

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


AC_TEC

Valeu, cara, já deu uma ótima esclarecida. Deixa eu ver se entendi:

Tem um programa "hospedeiro", e, a partir dele, posso abrir vários outros que quiser (B4 Native Instruments II, por exemplo). Então, com isso, posso ter os melhores timbres que existem com a praticidade de um sistema semelhante a um workstation normal? Se for assim vale sim a pena ter um notebook com todos esses softwares (por uns R$6000,00) ao invés de um workstation top de linha (MOTIF ES, por exemplo, por uns R$9000,00), contrariando totalmente o que eu postei no início desse tópico.

Agora, uma outra curiosidade: e a polifonia, como funciona? Cada programa tem um número independente dos demais? (Acho que sim) Se sim, qual é a polífonia desses softwares melhores aí?

Valeu.

Um abraço.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/07
· votar


Acho que alguns programas a polifonia depende do computador, outros não. O B4 por exempo tem polifonia total, ou seja, é ótimo. O Minimoog e o Moog Modular você escolhe a polifonia. O Lounge Lizard eu nunca estorei a polifonia, acho que também dá para regular. Mas o Absynth, por exemplo, li que a polifonia dele depende do computador, ou seja, se você tiver um notebook bom, não tem limitação.
E é isso mesmo que vc disse: os melhores timbres na sua mão. Tem um programa, o Forte, em que você pode programar todos esses intrumentos VST nele. Você programa em casa, na hora do show, nem precisa colocar a mão no notebook, faz tudo pelo teclado, dá para deixar o notebook quietinho em um canto e nem se preocupar com ele, é como se estivesse usando apenas o teclado, só que com um poder de fogo superior a qualquer workstation. Por que todo mundo não usa? Por medo de o bichinho dar pau no show, é realmente uma possibilidade, mas infinitamente reduzida, senão eliminada, se você tiver um sistema confiável e estável.


Abraços.

LuizFelipe
Veterano
# mai/07
· votar


Se fosse para eu usar um notebook para tocar ao vivo, só com linux mesmo, para não correr o risco de travar...

Mas sei lá, já acho que tocar em um teclado não dá tanto ânimo quanto tocar em um piano ou órgão de verdade... as vezes fico com a impressão de que usar um notebook seria mais desanimador ainda... hehehe

Atualmente eu prefiro usar os sons do próprio teclado, mas acho que daqui a alguns anos vai ser inevitável usar um notebook, e, aí, os sons que os tecladistas vão tirar serão sempre iguais, pois todos, logicamente, vão querer usar os melhores vsts...

Vou parar por aqui, acho que já to viajando demais.

Abraços!!

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


"...e, aí, os sons que os tecladistas vão tirar serão sempre iguais, pois todos, logicamente, vão querer usar os melhores vsts... "

Olá, amigo. Observe que o número de teclados hoje não é tão vasto assim (quero dizer que já tem uma lista dos teclados queridinhos da galera), e com os VSTI's vai ser como nos teclados mesmo: eles têm presets, e se a maioria usar só presets, vai tender a ficar tudo igual mesmo. Mas quem quiser se diferenciar, vai buscar dar o toque pessoal utilizando os recursos de edição, que com certeza são e serão muitos, embora claro muitos VSTI's não tenham hoje essa opção, contando apenas com presets, como em muitos simuladores de piano.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Continuando as minhas dúvidas então:

- Existe diferença entre VST e VSTI? Qual? Aliás, qual é a definição precisa de VST, ou VSTI (sei lá)?
- VSTI é um programa (que terei que comprar) e cada VSTI (ou os melhores VSTIs) é dedicado a um tipo de instrumento, ou tem algum que tem uma abrangência maior?
- Existem VSTIs que também sintetizam (aquela coisa toda de passar pelos filtros, etc. etc., como num sintetizador)? Acho que sim, pelos posts anteriores, mas é só para ter certeza, mesmo...
- Com um programa "hospedeiro" eu só posso abrir VSTIs, ou qualquer programa que funcione via MIDI com teclados?

Desculpem o número de perguntas, mas é que me interessei demais por esse negócio de usar notebook com teclado, e espero aprender muito sobre isso até o final do ano, que é quando pretendo comprar o notebook, para que possa ter certeza do que eu vou comprar, etc. É mais para não perder tempo com o notebook na mão, mesmo. Quero pegar ele e já saber, pelo menos as coisas básicas que terei que fazer para usar com o teclado... entendem?

Valeu pessoal... continuem me ajudando.

Um abraço a todos.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


- Existe diferença entre VST e VSTI? Qual? Aliás, qual é a definição precisa de VST, ou VSTI (sei lá)?

Só para ninguém me mandar usar a busca, já usei e achei a resposta para esta pergunta. Conforme um post em outro tópico:

VST = Virtual Studio Technology - Plataforma de áudio para plugins, efeitos, etc. Criada pela Steinberg.
VSTi = Virtual Studio Technology Instrument - Formato para instrumentos virtuais que rodam sobre a plataforma VST


Mas as outras perguntas ainda estão aí, pessoal.

Mas, só para ver se eu entendi: então VST é o programa "hospedeiro", do qual foi falado ali acima, e VSTi são os instrumentos que posso colocar para abrir neste programa? É isso?

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Olá, amigo. Olha, também sou como você: gosto de pesquisar antes pra ter uma idéia melhor da coisa, antes de gastar meu escasso dinheirinho, hehe. Assim, a pergunta principal acaba sendo "o que não dá pra fazer com isso aqui?", em vez de "o que é possível fazer?", já que em cada caso as possibilidades são quase ilimitadas; então você precisa saber mesmo é quais os limites da coisa...

As suas perguntas:
- Não me lembro exatamente a definição; dê uma pesquisada aí e posta você mesmo aqui pra gente. Mas quando se fala em VST e VSTI, é praticamente a mesma coisa, ou seja, um sintetizador virtual na forma de um plugin para um host.

- Existem VST's para diferentes propósitos, dedicados a simular instrumentos acústicos, outros simulam síntese analógica modular, dizem (não vi ainda) que outros simulam teclados conhecidos..., muitos gratuitos, e hosts idem. Pra você já ter uma idéia da coisa, procure o Cantabile, que é um host gratuito (muito bom; leve, também grava audio e midi, controle total sobre entradas e saídas midi, o que permite desabilitar por exemplo as saídas e usar só pra gravar, controlar o sintetizador midi padrão da sua placa de som mesmo onboard...). Procure também o SUPERWAVEP8, que é um plugin VST gratuito para simular um sintetizador analógico modular (aprendi muito com ele), na forma de um arquivinho dll pequenininho... Já dá pra brincar bastante, mas se a sua placa de áudio for onboard como a minha, já vai experimentar uns probleminhas de latência...

E é aí que o bicho pega. Não tô animando comprar uma placa de som pci de 600,00 pro desktop, e daqui há algum tempo ter que gastar isso de novo quando tiver o notebook com uma firewire (ambas as placas têm etapa de áudio em 24 bits e 96 kHz; ou você vai ficar com aquela latência alta e saída de áudio "doméstica"?). Talvez se comprar uma pci-firewire, e depois a dita áudio-firewire, mas nem olhei ainda; não tenho nem idéia de custo, e nem vou olhar senão invento de querer comprar agora, e não posso nem pensar nisso, hehehe.

AC_TEC
Veterano
# mai/07
· votar


hehe; postei depois de você, Fábio...

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


AC_TEC

Legal, cara... mas me explica uma coisinha (ridícula, diga-se de passagem, mas que eu não sei): qual é a diferença entre desktop, laptop, notebook, etc., e o que é melhor para usar com teclado?

RafaelValeira
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul
Desktop é o computador de mesa
Laptop e notebook são a mesma coisa, e são aqueles computadores portáteis.

Bom, pra usar em casa, acho melhor um desktop. Mas ao vivo, com certeza notebook! (Justamente pela praticidade! Imagina vc ter que montar o computador pra tocar? :P)

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


RafaelValeira

Valeu, cara... é uma coisa tão óbvia, mas que vai me ajudar a entender muitos posts aqui do fórum a respeito.

Um abraço.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Olha só, estive pesquisando preços de notebook, etc. e vi alguns . Gostaria de saber de vocês se eles já servem para usar com teclado ao vivo:

ACER

Processador: AMD Turion 64 MK-36 (2.0GHz) c/ tecnologia Hyper Transport e AMD Power Now!
Cache do Processador: 512KB L2
Barramento do Sistema (FSB): até 1600MHz Full Duplex
Memória RAM: 512MB DDR2 :.: Expansível até 4GB (4096MB)
Tecnologia Dual Channel (Ambos os slots precisam estar ocupados)
Disco Rígido (HDD): 80GB (5400rpm) Ultra ATA/100
Drive Óptico: DVD+/-RW Super Multi (8x) c/ suporte de gravação em dupla camada (Double-layer)
Placa Mãe (Chipset): ATI Radeon Xpress 1100
Áudio: Sistema de Som c/ Alto-Falantes Integrados de Alta Definição Acer 3DSonic stereo
Compatível c/ Sound Blaster Pro & MS Sound
Conexão Sem Fio (WiFi): Intel PRO/Wireless 3945ABG (802.11a/b/g)
Entradas e Saídas (I/O): 03 x Portas USB 2.0
01 x Saída VGA (15 Pinos)
01 x Saída S-video/TV-out
01 x Entrada p/ Microfone
01 x Saída p/ Fone de Ouvido estéreo c/ SPDIF (Áudio Digital)
01 x Leitor de Memória Digital (5-em-1)
01 x Slot PCMCIA Tipo II
Expansão: 01 x PCMCIA Tipo II PC Card
02 x Slots de Memória Ram (Dual Channel)
Bateria: 06 Células de Lithium-Ion (44.6W 4000mAh) recarregável
R$2235,00

ACER

• Processador: Intel Celeron M
• Velocidade do Processador: 1,7 GHz
• Memória RAM: 512 Mb
- Expansível até: 2048Mb
• Hard Disk: 120 Gb SATA
• Drive: CD-RW, DVD-RW
• Placa de Rede: Ethernet 10/100 Mbps
• Modem: 56K
• Wi-Fi: 802.11 a/ b/ g
• Portas:
- USB 4 Porta(s)
- 1 PCMCIA
- 1 S. Vídeo
• Dimensões: 360 mm x 35 mm x 270 mm (LxAxP)
• Peso: 2,6 Kg aproximadamente
• Sistema Operacional: Linux
R$2352,00

Notebook Mirax Mm6600 15.4" Core 2 Duo 1024mb Hd80gb DVDrw Câmera Embutida Windows Vista Premium
R$3700,00

Notebook Acer As5100-5131 15.4" Amd Turion Tl-52 1024mb Hd 120gb DVD-rw Windows Vista Home Premium
Acer
R$3500,00

Notebook Hp Dv2250br 14.1" Intel Core Duo 1.86ghz 1024mb Hd 120gb DVD-rw Windows Vista Premium
Hp - Hewlett Packard
R$5000,00

Acho que está bom já, não?

Dêem uma olhada e me falem qual destes dá para levar para o palco sem medo. (pela lógica, todos vão apontar o mais caro, mas a minha pergunta é: dá para usar aqueles mais baratos?)

Um abraço.

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Notebook Mirax Mm6600 15.4" Core 2 Duo 1024mb Hd80gb DVDrw Câmera Embutida Windows Vista Premium
R$3700,00

Essa configuração vai rodar legal, é um bom custo-benefício. As duas primeiras não vão rodar vsts nem *******

Considere instalar mais 1GB de memória. Ah... não se esqueça de fazer orçamento da placa de som também....

flws

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Ricardo_Adorador

Legal mesmo... é um bom custo/benefício por este preço.

Se não for abuso de perguntas, como que dá para saber se um notebook é bom ou não para o que eu quero? Memória RAM, HD, processador, o que manda mais? Como saber se um processador é bom ou não?

Desculpe a encheção de saco, mas, aproveitando que você está neste tópico, deixa eu só te fazer uma pergunta (mesmo que não seja relacionada ao tópico, diretamente): lembra daqueles samples de piano que você iria me enviar no começo do ano, mas que não deu certo por causa da "extrema velocidade" do meu pc (que superava a velocidade da luz e com isso deixava os samples para trás... rsrsr... nossa essa foi muito páia!!!), então, eu queria saber se ainda rola você mandar eles, porque se ainda for possível, agora eu tenho um jeito mais veloz para baixar. E aí, ainda dá certo o envio dos samples ou nem?!

Fiz esta pergunta aqui porque estou entrando pouco no MSN e as poucas vezes que entro não consigo te achar online...

Valeu.

Um abraço.

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul

Se não for abuso de perguntas, como que dá para saber se um notebook é bom ou não para o que eu quero? Memória RAM, HD, processador, o que manda mais? Como saber se um processador é bom ou não?

Bom, vamos as respostas...
VSTs precisam de um bom poder de processamento, então você vai precisar de um notebook com um processador potente, como exemplo posso te citar o Core 2 Duo da Intel. Segundo, vai precisar de bastante memória RAM para abrir vários VSTs ao mesmo tempo e trabalhar simultaneamente sem que você tenha que "dar umas pedaladas" no Notebook, o ideal é no minímo 1GB (1024MB) de memória. O HD não influencia muito já que afetará mais a capacidade de armazenamento do que o desempenho.

Sobre os samples é o seguinte cara, tenho eles todos em casa, mas não acesso muito o MSN como antigamente (por falta de tempo). Estou na empresa a semana toda e aqui não da pra entrar no messenger, senão te mandaria por aqui mesmo.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Ricardo_Adorador

Valeu pelas dicas do notebook. Já ajudou bastante. Então quer dizer que se eu for ver um notebook novo para comprar que tenha esse processador posso comprar sem medo (considerando memória RAM, é claro)?

Quanto aos samples, que pena. A propósito, você acessa o seu e-mail? É o mesmo do MSN? Se sim, vou pensar numa questãozinha que abrange o assunto e em breve te mando um e-mail.

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/07
· votar


Pode comprar sem medo...hehehe, desde que tenha em mente que vai precisar de no mínimo 1GB de RAM e uma placa de som dedicada...

Pode me contactar por este e-mail: (ricardonaumann arroba gmail ponto com)

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


desde que tenha em mente que vai precisar de no mínimo 1GB de RAM e uma placa de som dedicada...

Da memória RAM eu já sabia um pouco, bem como da placa de som, embora não conheça modelos. Mas, como esse projeto de comprar um notebook, se acontecer, vai ser só lá pelo final do ano, ainda tenho um bom tempo para pesquisar com bastante cuidado o que vou fazer.

Só uma curiosidade: por que aqui no fórum, a maioria do pessoal escreve os endereços de e-mail sem colocar o @ e sim escrevendo por extenso, bem como os outros sinais? É meio estranho... A propósito, a primeira parte do seu endereço é do jeito que você escreveu ali mesmo (ricardonaumann), ou tem alguma coisa implícita aí?

ficaria: ricardonaumann(arroba)gmail(ponto)com, sendo os sinais representados entre parênteses?

Ricardo_Adorador
Veterano
# mai/07
· votar


ricardonaumann(arroba)gmail(ponto)com, sendo os sinais representados entre parênteses

Sim... isso mesmo...
Escrevemos o endereço de forma diferente para fugir dos bots dos spammers....

jpjindex
Veterano
# jun/07
· votar


Amigos:

Depois de procurar muito por este topico acabei abrindo um outro com o mesmo assunto... sorry moderadores. Obrigado ao Fabio_soul pela dica.

Estou buscando a mesma coisa que todos, porém já me decidi a partir para os teclados virtuais, sem choro !! Simplesmente porque minha praia são teclados vintage ( Hammond, Moog, Prophet, etc..) e neste caso ou se tem os originais ( e aí haja grana... ) ou se parte para estes instrumentos virtuais.

E o motivo é simples: eles são INFINITAMENTE melhores que o melhor simulador de hammond ( por exemplo...) que você possa comprar. Ou seja, estes VSTi são realmente os melhores simuladores que existem ( aí vai uma boa questão.. porque seria isto? ).

Bom, minha pergunta especifica no momento diz respeito a conexão do controlador com o Notebook... tenho procurado saber com relação à latência que a interface USB FAST TRACK PRO da M-audio teria. Me preocupa que tanto a informação MIDI quanto os dado digital para os conversores D/A tenham o mesmo caminho, ou seja, a porta USB. Será que nesta caso a latência não seria enorme?

Abração.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


Ricardo_Adorador

Cara, eu te mandei o e-mail lá. Dá uma olhada.

Valeu.

Abraço.

ROE
Veterano
# jun/07
· votar


Pessoal,

A discussão aqui tá um tanto avançada para meus conhecimentos de informática aplicada a controladores e essa coisa toda, o máximo que já vi alguém fazer e não eu, foi usar um módulo (rack). Mas sealguém pudesse dar uma mãozinha aí gostaria de saber como fica o seguinte:
* sequencer
* combinações de timbres (ex. piano com strings)
* separação do teclado em partes (como eu faço no XP-80, destinando metais para uma parte do teclado, organ para outra e ainda mais quantas partes eu conseguir tocar no espaço que sobra das 76 teclas)

Agradeço, e peço desculpas de intrometer minhas ignorantes dúvidas em uma discussão tão interessante!

Valeu!

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


Agradeço, e peço desculpas de intrometer minhas ignorantes dúvidas em uma discussão tão interessante

Relaxa...


Sequencer, não sei, nunca usei, mas tem uma galera aqui que sabe.

Combinações(layer) e split(separar em partes): Se você tem um PC, e tem os programas VTS (programas geradores de som), dá para fazer sim.
Tem um programa que eu sempre falo, chama-se Forte, e ele funciona como um Rack, no qual você coloca seus VSTs e utiliza eles, em layer ou split normalmente, como se fosse um teclado normal, e se tiver um controlador legal, faz tudo sem nem mesmo mexer no PC (lógico que depois de programar tudo antes). É muito bom para shows.
Aqui no fórum tem um monte de tópicos falando disso.
Qualquer coisa, tamos aí.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a notebook com controlador midi vale a pena?