Preciso de Dicas Fantom X6

Autor Mensagem
Bedin
Veterano
# fev/07


Olá Amigos,

Sou novo no fórum e gostaria receber dicas de alguém que possua um teclado Fantom X6 ou que conheça, para me ajudar a montar bons timbres de metais e acordeon, pois toco em uma banda eclética e preciso utilizar estes nipes na linha de bailão.

Desde já agradeço.

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Cara, edição de timbres no X6/7/8 não é nada facil, são muitos paramentros que podem ser alterados, é bem complexo. Leia o manual do teclado que ajuda bastante, no mais é ir tentando até ficar satisfeito.

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Ricardo,

Mas que parâmetros eu poderia trabalhar pra conseguir meu objetivo?

Obrigado!!!

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Misturar dois timbres, alterar filtros como cutoff, resonance, release, reverb, chorus e etc. Esses são parametros básicos que da pra alterar sem muita dificuldade. Você também pode mexer nos efeitos, mas precisa ver no manual quais são, para que servem e como funciona a implementação deles.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/07
· votar


Cara... Leia o manual do seu teclado, mas antes disso, leia o livro Sintetizadores a Brasileira do Pakito... A engine do Fantom é monstruosa, mas é descomplicada... Não é tão difícil... Por exemplo... É bem mais rápido e fácil criar um Patch ou Performance no Fantom do que no XP-80... É mais fácil alterar o volume de PARTs ou LAYERs em tempo real no FANX ndo que no XP...

Vc consegue fazer coisas bacanas usando o modo performance, ativando partes, selecionando timbres, e brinanco com o PITCH >>> FINE TUNE, PITCH >>> OCTAVE, Part level, Mechendo na Tecitura das partes no Key Control >>>> Range... Bom... Para se mexer em Workstations, é importante conhecer alguns parâmetros universais como nome de filtros, tipos de filtros, funções básicas, recursos de edição, enfim, conceitos comuns à todos os workstations/sintetizadores... O livro do Pakito vai abrir sua mente pra entender o manual do FANX e aproveitar os recursos dele...

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Olá Amigos,

Gostaria de agradecê-los pelo empenho em me ajudar.

Mas ainda gostaria de saber a opinião de vocês, até mesmo pela experiência. Fiz uma boa opção comprando este teclado? Quais seriam as possibilidades de utilizá-lo com a intenção de atender a minha banda que toca de todos os estilos possíveis?

Mais uma vez obrigado.

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin

Se você não precisa usar teclado arranjadores fez uma ótima escolha. O Fantom X é uma ótima workstation, tem um sequencer imbatível, timbres de pianos fantásticos, possibilidade de expansão com placas SRX e ainda é sampler.

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Amigos,

Estou gostando muito de participar deste fórum, porque todos são pessoas prestativas e aqui tem muitas informações interessantes.

Observei no Fantom X6 que existe um possibilidade de mudar a tonalidade de um teclado, não influenciando as outras... como se fosse um afinador... em que situações musicais estes benefício é utilizado?

Muito obrigado pelas informações concedidas.

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin

Criar pachtes de pianos elétricos, tocar com algum instrumento em transpose.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin
Como o Ricardo falou, esse é recurso musical podemos dizer... Vc altera a escala do teclado!!! Exemplo... Vc faz um arranjo de metais em E... Em certa ocasião é necessário fazer esse arranjo em F, e vc não tem tempo de ensaiá-lo ou acha que não o executa o arranjo em F com a mesma precisão de E (Sei lá, questões técnicas)... Vc usa o transposer para alterar a escala de C para C#, executa o arranjo em E e ele é reproduzido em F... Coisa simples existente na maioria dos teclados....

Quanto à sua escolha, pode ficar sossegado... Vc tem uma das engines mais modernas da atualidade, com muitos recursos, mecanimos de teclas muito bons... Pode ficar sossegado!!!

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Amigos,

Estive dando mais um esplanada nas possibilidades de configuração dos timbres e estou cada vez mais feliz com a aquisição, pois é muito rico em alternativas para sintetização.

Agora quero encontrar um método para estudar e ganhar habilidade na mão esquerda e fazer aulas com algum professor.

Um grande abraço à todos.

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin

Isso ae cara, equipamento bom vc tem, agora é só tocar pra valer...

fábio_soul
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin

Se você estiver a fim de trocar no meu TR, é só dar um toque... Quem sabe você me volta uns R$5000,00 ainda!!!!!

hahIAUHaiuhAIUAHuahAIUa

Brincadeiras à parte, você tem um excelente teclado, top de linha da Roland. É só mexer, mexer, e mexer, que não tem pra nenhum outro teclado, não, cara... muito bom equipamento, mesmo... um dia eu chego lá.

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Olá Amigos,

Ontem esplanei mais um pouco sobre recursos de sintetização que o Fantom oferece, e realmente o horizonte é muito grande... cito como exemplo o Acordeon, pois até hoje nunca consegui um com tanta qualidade e realismo...

fábio_soul

Vc comentou sobre o TR, e por sinal confesso que minha intenção era comprar este teclado, até o momento que conheci um pouco do Fantom X6, e aí me chamou mais a atenção e mudei totalmente minha intenção.

Agora gostaria de saber dos senhores, quando custa um teclado desses no mercado (Fantom x6)? Depois de suas colocações, escrevo como fiz esta negociação.

Abraço à todos.

Ricardo_Adorador
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin

Está na faixa dos 6 mil a 7 mil

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Amigos,

Cheguei a ir à São Paulo (Santa Efigênia) vi preços desde 6500. à 7800, acabei com minha habilidade comercial pois atuo na área, negociei por 6200, incluindo na negociação meu Casio WK3500.

Acho que fiz um bom negócio...

Abraço!!!!

AUTOBOT
Veterano
# fev/07
· votar


fábio_soul
e você estiver a fim de trocar no meu TR, é só dar um toque

Não faça isso! Não vale a pena.

fábio_soul
Veterano
# fev/07
· votar


AUTOBOT

O quê?! Se houvesse um louco querendo trocar um X6 num TR 61 (é claro que ninguém em sã consiência faria isso), não valeria a pena? Mas o X6 é top da Roland, e o TR, é só a versão "Light" do Extreme!

Tem certeza?!

Eu trocaria de olhos fechados... sei lá... Mas o que você tem contra o Fantom X6?

AUTOBOT
Veterano
# fev/07
· votar


fábio_soul

Digo pelos sons eletrônicos, órgãos e strings... Quando eu testei um X6, eu não gostei muito.

AUTOBOT
Veterano
# fev/07
· votar


fábio_soul
Tá bom. Eu trocaria, venderia e compraria um Motif ES ou um Triton Extreme 61 (no ML o cara acha um deste por uns 6500, acho).

fábio_soul
Veterano
# fev/07
· votar


AUTOBOT

Caramba... não conhecia este lado dos Fantom X... bem, até hoje, eu não conheço, só vou pelo que ouço as pessoas dizerem, e pelas demos dos sites. Uma coisa que gostei muito (nas demos do site) no Fantom X foi o piano, mas... sei lá... agora bateu aquela dúvida!

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Olá Pessoal,

Apesar de ainda ter pouco conhecimento do teclado, montei alguns nipes de timbres utilizando dicas de alguns de vcs aqui nos site e utilizei na apresentação com minha banda no último sábado.

Todos os meus amigos que estavam lá, comentaram muito sobre o peso dos arranjos e principalmente metais e acordeon, toquei solos de músicas da Ivete Sangalo, e todos se impressionaram como o peso, principalmente eu.

Confesso que cada dia mais, vejo que acertei no investimento.

Fiz a introdução da Música do Queen, minha banda elogiou muito porque ficou identico. Fiquei feliz, e agora pretende treinar e me aperfeiçoar ainda mais tanto em técnica, como em conhecimento da máquina.

Abraço á todos, e gostaria de sugestôes de métodos ou vídeo aulas para estudo...

Rick Pac
Veterano
# fev/07
· votar


...toquei solos de músicas da Ivete Sangalo...
ai, ia, ai... gastar R$ 6.200,00 para tocar isso... Um PSR -E303 faz o mesmo efeito , sendo R$ 5.600,00 mais barato

Muito mais vantagem comprar um controler,um Notebook e boa placa de som. Instale o Match5 e terá todo o banco de samplers de KURZWEIL, ROLAND,AKAI e GIGASAMPLER nas pontas dos dedos com excelentes multiefeitos.
Banco de memória do X6= =/- 100 MB e para cada placa mais R$ 750
Match5 = ilimitado e gasto ´so com expansão de memória DDR2

Bedin
Veterano
# fev/07
· votar


Ninguém merece ouvir isso...

Este foi apenas um comentários de uma das músicas tocadas por minha banda... lembro que tocamos de todos os estilos...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/07
· votar


Rick Pac
Estilo musical a parte...
A Banda da Ivete é Nata... Os caras são muito bons... E os nipes de metais são nervosíssimos!!!

Rick Pac
Veterano
# fev/07
· votar


Bedin
Desculpe-me , não quis te ofender. Tenho 50 anos, já toquei na noite por 25 anos e já coloquei na estrada teclados na época top de linha. Eu tenho até hoje a seqûencia de músicas que tocávamos na época e que faziam parte da " parada de sucessos" das rádios , onde se incluia João Bosco, Ivan Lins, Caetano, Gil, Gal. Me lembro que as piores músicas eram coisas tipo Trem Azul do Roupa Nova e Perigo da Zizi Possi. Hoje nem imagino quais são as piores músicas que se tocam em barzinhos do momento. A crítica que fiz foi mais por achar que , na minha opinião, não vale a pena colocar na estrada um teclado com timbres que só tem o real valor quando colocados em estúdio. Para a estrada vale mais a pena colocar um mais baratinho tipo XP-80 ( o 303 é realmente sacanagem...) compatível com;
1) o pouco que se ganha
2) a "péssima qualidade" do PA normalmente disponível
3) Péssimas músicas de sucesso que o músico têm que tocar para agradar a "seleta platéia"
4) risco de assalto ( eu moro no Rio e aqui estamos praticamente em Guerra Civil)
Agora cada um tem a sua realidade de cachê, ambiente de trabalho, etc

Mas de qualquer forma me desculpe pela forma grosseira que me reportei ao seu caso, não é meu perfil.

Bedin
Veterano
# mar/07
· votar


Rick Pac
Não esquenta...

Vejo que vc tocava uns estilos bem requintados, que legal!!!!

Eu ainda tenho muito à aprender!!! E vc com sua experíência poderia até me indicar umas vídeo aulas pra desenvolver harmonização e improvisação... uma coisa que estou tentando aprender é ler partituras, pois hoje tenho um bom ouvido, mas conheço muito pouco as partituras!!!

Grande abraço!!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/07
· votar


Bedin


Eu voltei a estudar partituras agora.... Tinha estudado um pouco quando fiz aula de contra-baixo, mas já perdi tudo... Muitos dos exercícios que meu professor passa é mão esquerda clave de Sol e mão direita clave de Fá...

Hoje, na velocidade que as coisas as vezes tem que andar, ler partitura é essencial!!!

Abraços...

kevinmoore
Veterano
# mar/07
· votar


engraçado é que vi mto neguin "ô, se abaixar o imposto de importação vão chover Fantoms e Motifs aqui no Brasil..." mas aí pergunto: de que adianta? neguin não sabe mexer... não se dão nem ao luxo de olhar o manual ou pesquisar na internet pra aprender o básico...

é tiro de canhão pra matar formiga...

brasileiro compra um puta teclado cheio de coisa e nào sabe mexer em nem 20%... e não se dá ao trabalho de tentar aprender... qué tudo na mão... aí nào dá certo mesmo...

sem qrer te ofender Bedin... mas...

ofender é um negócio, falar a verdade é outro...

Scoth_Pr
Veterano
# mar/07
· votar


Kevinmoore

engraçado é que vi mto neguin "ô, se abaixar o imposto de importação vão chover Fantoms e Motifs aqui no Brasil..."

- Neguim, presente!

Fui eu quem falou isso, outras pessoas podem ter dito também, mas nesse comentário eu não quis ressaltar a grande maravilha que vai ser esse aumento na demanda de workstations conhecidas (motif, fantom...), e sim, a confusão que vai ser na hora em que baixarem os preços e os tecladistas sem experiência (leia-se estudo, pesquisa, dedicação) começarem a comprar em massa só pelo fato de serem AS woekstations.

Pra resumir, no meu comentário eu quis demonstrar a mesma preocupação que você demonstrou em seu post, mas acho que fui mal compreendido.

Só sei que se isso acontecer, vai ser uma chuva de novos tópicos do tipo:

"Como troco de timbres no Fantom?"

"O que é o sequencer do meu Motif?"

"Quem tem ritmos de frevo pro meu Extreme?"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de Dicas Fantom X6