Autor |
Mensagem |
tomcat_102 Veterano |
# fev/08
Qual a diferença entre Roland Fantom XA para os demais da família Fantom X6 ou x7 ou x8 e etc? Porque o XA é tão mais barato? vale a pena comprá-lo , ou é melhor partir para o Fanton x6 ?
|
mano_a_mano Veterano |
# fev/08
· votar
tomcat_102 Porque o XA é tão mais barato? Porque ele também é bem mais básico que o X6. É o mesmo que comparar o Yamaha Motif-ES 6 com o MO-6.
|
Jeferson Fernandes Veterano |
# fev/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar
mano_a_mano
É o mesmo que comparar o Yamaha Motif-ES 6 com o MO-6.
Nem tanto... O Xa é muito menos básico em relação ao Fantom Xn, do que o MO6 em relação MOTIF ES... Lembre-se que o Xa é sampler e expande além de possuir o mesmo mecanismo de teclas, enquanto o MO6 perdeu todas esses predicados!!!!
tomcat_102
Vamos lá. Podemos dizer que o Fantom-Xa está para o Fantom-Xn assim como o Triton Le está para o Triton Extreme. O Fantom-Xa foi lançado como uma versão econômica do Fantom-Xn. Ou seja, é um Fantom-Xn privado de alguns recursos, na quantidade ou existência. Vou listar abaixo:
Hardware
- Display:: O Xn possui um LCD grande Colorido, enquanto o Xa possui um LCD com iluminação em verde e tamanho reduzido.
- Expansão:: O Xn expande até 4 placas SRX enquanto o Xa apenas 1.
- ROM PCM:: O Xn possui 128MB de ROM enquanto o Xa apenas 64MB
- IN-BUILT MEMORY SAMPLER:: O Xn vem de fábrica com 32MB de memória RAM expansível até 544MB, enquanto o Xa vem com 4MB expansível até 516MB.
- PADs:: O Xn possui 16 PAD Triggers enquanto o XA 10 PAD Triggers.
Software
- PIANO MODE:: O Xn possui um modo chamado PIANO MODE, onde os pianos sampleados em estereo nota-a-nota estão ligados a plugin de simulações de tipo de piano, abertura da calda e etc. O Xa só possui dois pianos da coletânea do PIANO MODE, "So True" e "ConcertPiano", porém não possui Piano Mode.
- LIVE SETTING:: O Xn possui o Live Setting e o Favorite enquanto o Xa apenas Favorite.
- SAMPLER:: Apesar de o mesmo sampler o Xn possui uma função a mais, que é a CREATE PATCH. O Xa chega até o a função Create Multisample que cria o mapeamente automaticamente, mas não às amarra a um patch, o que deve ser feito manualmente.
Bom... Essas são as principais diferenças entre o Fantom-Xa e o Fantom-Xn o que garante a diferença de preço. Apesar de todo essa alteração o Xa nunca foi um teclado barato, devido utilizar a mesma carcaça de alumínio, o mesmo mecanismo de teclas e o mesmo software sampler e sequencer. Ambos os equipamentos possui o mesmo processador (AUDIO ENGINE), os mesmos processadores DSP (EFFECTS), a mesma quantidade de inserts, a mesma arquitetura de síntese, os mesmo osciladores, a mesma polifonia, enfim, se trata de máquina indenticas no que se diz respeito ao conjunto gerador de audio. Para atingir realmente a proposto aos poucos o Xa deu lugar ao Juno-G, que assim como o Xa possui o mesmo conjunto gerador de Audio do Xn (ENGINE, DSPs, Arquitetura em geral, polifonia, osciladores e etc). Porém possui um mecanismo de teclas leves no lugar das semisepadas e um pouco mais curtas, um gabinete com mais plásticos, um software (firmware) sequenciador e sampler simplificado com menos funções, apesar do mesmo hardware, além de não possuir PAD Triggers. Assim a Roland conseguiu o propósito de colocar no mercado um produto da mesma família Xn, porém de baixo custo. Em contra partida o Juno-G ganhou um visor LCD maior e mais funcional, com maior número de informações, ganhou o Live Setting, e uma interface mais intuitiva tanto na distribuição dos botões dos controles e em questão de software, o que faz dele um equipamento mais moderno até que o Fantom-Xn.
Minha opnião: Já tive 2 Juno-G, 1 Fantom-Xr, 1 Fantom-Xa e tenho muito acesso a 1 Fantom-X7. Creio que pelo preço que se paga em um Fantom-Xa usado, é mais proveitoso comprar um Juno-G com uma placa SRX-07, por um preço menor e com um resultado superior até do que o Fantom-Xn sem expansões. Máquina por máquina a única vantagem que consigo ver no FXa, são as teclas, o que não compensa no meu ponto de vista a diferença de valor.
Abraços.
|
JeffersonX Veterano |
# fev/08
· votar
Xará, um Juno G teria entrado pra substituir o Fantom Xa? Vi que o Xa inclusive saiu de linha pouco tempo depois que o Juno G foi lançado...
|
# fev/08
· votar
JeffersonX
Exato...
|
JeffersonX Veterano |
# fev/08
· votar
Hm... Tá explicado então hehe Valeu!!
|
tomcat_102 Veterano |
# mar/08
· votar
Jeferson Fernandes,
valeu pela detalhada explicação. foi muito útil para meu propósito.
grato pelos demais colaboradores
|
Harva Veterano |
# mar/08
· votar
O Fantom Xa utiliza a mesma biblioteca de sons do Fantom S, todos os patches foram trabalhados e o Fantom X tem um novo som de piano multisampliado que faz uma diferença enorme comparando com o som de piano do Xa. as teclas do Fantom Xa são inferiores e não possui afetertouch e os pads do X6/7/8 são sensíveis a velocidade e do Xa não. Basicamente são estas diferenças.
|
jessica_... Veterano |
# mar/08
· votar
Esse Xa com 61 teclas me matou!
Dá dó só de ler as especificações!
|
# mar/08
· votar
jessica_...
Dá dó só de ler as especificações!
Não entendi!
|
jessica_... Veterano |
# mar/08
· votar
Jeferson Fernandes Ihhh... Sabe que eu nem lembro pg disse isso!? Acho que era por causa... das especificações mesmo, tipow: tem isso, tem aquilo, tem timbres bonitos, essas coisas, porém... 61 teclas! Tinha que ser 76, eu acho.
Apesar de quê: acho que dá pra aumentar ou diminuir as oitavas né? P ex., colocar uma oitava mais grave antes da primeira... mudar a "altura" do teclado...
Ah sei lá.
|
fábio_soul Veterano |
# mar/08
· votar
jessica_...
porém... 61 teclas! Tinha que ser 76, eu acho.
Para mim esse negócio de que o teclado tem que ter 76 teclas e jamais 61 é a maior besteira. Teclado com mais teclas serve, principalmente, para ficar mais parecido com o piano, entretanto, 76 teclas não ajuda em nada, você vai ter que mudar de oitava do mesmo jeito se quiser mais graves... além de que 76 teclas é maior e, dependendo do carro, não cabe no porta-malas. Para mim, o teclado tem que ser ou de 61 ou de 88. Siceramente, já toquei várias vezes em teclados de 76 teclas enão me adaptei, não me senti à vontade.
|
# mar/08
· votar
jessica_...
No caso... Pra quem quer o Fantom-X com 76 teclas, e pode po$$uir um, vai de Fantom-X7... O Xa é uma versão lite do X6.... Tem a sua proposta, e pra um teclado lite ele é bem legal.. Sequencer, Sampler, expansões... As features dele são me interessantes... Sem falar da Engine que até hoje é atual...
Abraços...
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# mar/08
· votar
Para mim esse negócio de que o teclado tem que ter 76 teclas e jamais 61 é a maior besteira. Teclado com mais teclas serve, principalmente, para ficar mais parecido com o piano, entretanto, 76 teclas não ajuda em nada, você vai ter que mudar de oitava do mesmo jeito se quiser mais graves... além de que 76 teclas é maior e, dependendo do carro, não cabe no porta-malas. Para mim, o teclado tem que ser ou de 61 ou de 88. Siceramente, já toquei várias vezes em teclados de 76 teclas enão me adaptei, não me senti à vontade.
pra vc ver como é relativo. Não me sinto mais a vontade tocando num teclado de 61 teclas. Não sem ter um de 76 do lado para o Piano. É questão de necessidade mesmo. Mas para a maioria dos estilos, um de 61 resolve bem. Mas para mim não.
|
kokada Veterano |
# abr/10
· votar
Tô quase comprando um Juno Stage por R$ 4.600,00. Neste valor, vcs acham que compensa?
Existe diferença no timbre de piano entre o Xa e o X7 por exemplo? Pergunto isso pq mesmo pertencendo à mesma "família" Xn, acredito que eles tenham alguma diferença... mas como nunca testei um, não sei dizer... alguém sabe?
|