Comprar Korg TR76

Autor Mensagem
Couto
Veterano
# jan/07
· votar

fábio_soul

Po, valeu denovo. Qto aos "Patches" eu tentei ser genérico já q agente tava falando de Combis e Programs. Acho q Patch é nomenclatura dos Rolands, não?

Ow, vc já tentou usar o software editor do X50 pra PC? Ta ligado q tem pra baixar grátis no site da Korg, né? O link é esse: http://www.korg.com/service/downloads.asp?A_PROD_NO=X50

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar

Ricardo_Adorador

Beleza, entendi o que você quis dizer, mas, no seu Roland, não tinha algum modo para misturar dois ou mais pacthes? Eu acho que tem o modo performance que dá para fazer isto.
Só para esclarecer, então:
pacth da Roland = PROG (programa) da Korg
e, eu acho que:
performance da Roland = COMBI (combinação) da Korg
Combinação (COMBI) é o lugar onde dá para misturar até 8 programas (ou pacthes) diferentes.

Mais um esclarecimento: PROG é o modo aonde se encontram todos os programas dos teclados Korg; e COMBI é o modo aonde se encontram todas as combinações dos teclados Korg. Mesmo assim, para simplificar, a gente acaba chamando programa de PROG e combinação de COMBI.

Então é assim: no Korg TR, no modo PROG, existem 4 bancos disponíveis por número: A. B, C e D, além do GM (General MIDI). Ex: A000, B000, C000, D000; A001, B001, C001, D001;... A127, B127, C127, D127.
Então, existem 512 programas disponíveis. Organizar os timbres com auxílio dos bancos confere muita praticidade na hora de mudar de timbre. Por exemplo: se você precisa de 4 timbres (pacths) para tocar uma mesma música, pode organizá-los no mesmo número, por exemplo, A052, B052, C052 e D052. Assim, se você precisar de mudar de timbre rapidamente, é só apertar o botão do banco desejado (A, B, C ou D).
No modo COMBI, funciona da mesma forma, a diferença é que lá, só há 3 bancos disponíveis por número. Os bancos são A, B, e C.

Deu para entender melhor, agora?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar

Couto

Mas eu estava achando que "pacthes" era referente aos programas, e, para as combinações tinha o modo "performance" (na Roland).

Quanto a esse software, o que eu posso fazer com ele?

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar

fábio_soul

pacth da Roland = PROG (programa) da Korg
e, eu acho que:
performance da Roland = COMBI (combinação) da Korg

Exato.

No modo performance você pode colocar até 16 pachtes no mesmo banco.

Couto
Veterano
# jan/07
· votar

fábio_soul

Vc pode editar os PROGs e COMBIs pelo PC.

keys_all
Veterano
# jan/07
· votar

No modo performance você pode colocar até 16 pachtes no mesmo banco.

Contra 8 do TR?

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar

keys_all

Isso, 16 parts (15 pachtes e 1 kit de bateria). São divididos em 16 canais, assim os pachtes podem tocar juntos se forem endereçados para o mesmo canal.

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar

Couto
Me diz uma coisa... posso usar o software do X-50 par aeditar os sons do TR? Eles possuem os mesmos recursos e efeitos? Será q funciona?

fábio_soul
Olha só cara... o manual do TR recomenda que gravemos os PROG's editados a partir do D0064 (acho q 64 ou 65!). Não entendi muito bem pq e fui verificar... e então vi que os sons começam a se repetir!!!! É verdade, se não me engano o D0064 ou 65 é o A000 ou 01. Então, esses não os nossos bancos USER. Deu pra entender?

Amigos: Tô meio perdido no TR... hehehehe
Ele é meu 1º workstation... fui tentar bolar um looping ontem...q desastre. Não sei nem apagar aquilo que fiz de errado! Outra coisa: Escolhi um som de batera bem legal no PROG (acho q C0065). Fui no SEQ e escolhi esse PROG... cara, o som não é o mesmo!? Pq? É um som pobre...magrinho...enquanto lá no PROG ele tá encorpadão! Aí tentei fazer o seguinte...escolhi o som lá no PROG e apertei rec. Deu uma mensagem + ou - assim: "Selecionar/Gravar o PROG C0065?" sei lá o q escreveu, mas algo parecido. Aí dei OK e ele gravou na memória interna. Achei q com isso eu teria "transferido" o patch (para os "ROLANDeiros") ou PROG (para os "KORGueiros") par ao MODO SEQ. Não deu certo!
Alguém pode me ajudar a fazer isso!?

Couto
Veterano
# jan/07
· votar

Leo KB
Então cara, baixa ai e testa. O download é gratis e tem só 11Mb, eu não tenho o TR, mas acho q rola:
http://www.korg.com/service/downloadinfo.asp?DID=1160

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/07
· votar

O XA está na média de preço do TR76, um pouco mais caro que o TR61... Acha-se XA aqui em SP por 5,5K, e o TR76 por 5,7~5,9K...

Abraços..

keys_all
Veterano
# jan/07
· votar

Jeferson Fernandes

Entao, mas parece que o XA nao esta sendo mais vendido oficialmente aqui no Brasil...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/07
· votar

É... é difícil achar... tirando o sampler o Juno G e o XA ficaram muito perto um do outro com o preço bem diferente... Talvez por isso...!!!

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar

Leo KB

Você tem que colocar os efeitos do programa, também, se não fica diferente, mesmo.

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar

fábio_soul
Cara...mas não tem como copia-los??? Tem q configurar cada efeito dentro do modo SEQ?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar

Leo KB

Tem sim, é só você, lá na página inicial do modo SEQ, apertar UTILITY. Então você seleciona COPY FROM PROG (ou COPY FROM COMBI, se for o caso). Daí você seleciona o programa desejado e também seleciona um negócio que diz respeito a "efects", na mesma página em que você estiver selecionando o programa. Tenta lá.

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar

fábio_soul
Pô cara... vou tentar...olha só, tu tem msn? Posso te add? Na verdade, por enquanto seria pra tirar algumas dúvidas via email...até pq to provisoriamente sem net em casa...
Cara... é meio complicado saquenciar uma parada nele... se eu tentar utilizar um COMBI que possui arpegiador, ele leva o arpegiador pro SEQ tb?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar

Leo KB

Eu não saco muito essa parada de MSN, não. S evocê quiser, manda um e-mail para mim: <fabiorodrigogarcia@hotmail.com>, e aí a gente conversa melhor.

Quanto ao arpegiador da combinação, ele vai para o sequenciador também, e lá, dá para gravar do jeito que quiser.

Não é tão complicado assim para sequenciar nele, não, mas se você quiser deixar a gravação perfeita, é só editar até onde quiser. Ele é muito bom, basta você se acostumar.

Leo KB
Veterano
# fev/07
· votar

Fala aew galera...vamos falar um pouquinho mais do TR!
Tô com dúvida em 4 coisas:

1º Ainda estou com dúvida de como utilizar os efeitos de um PROG no modo SEQ. Conforme minha explicação anterior, tenho um som maneiro no modo PROG...aí escolho o msm som no modo SEQ, mas ele soa diferente. Conforme informação do fábio_soul teria que utilizar o COPY FROM PROG no UTILITY. Cara... não achei esse comando! Achei somente o COPY FROM COMBI. Como solucionar isso?

2º A versão do meu TR é 1.0. Já existiu algum upload?

3º Após ter editado um PROG/COMBI, é possível salvar APENAS esse novo timbre no SD? Não quero salvar tudo...APENAS o timbre editado.

4º Tem como salvar um arquivo MIDI no SD e "converte-lo" para o formato do modo SEQ a fim de que ele permaneça no TR? Ou ele sempre será MIDI? Obs: música criada no Sonar.

Desde já, agradeço pela ajuda!

fábio_soul
Veterano
# fev/07
· votar

Leo KB

Conforme informação do fábio_soul teria que utilizar o COPY FROM PROG no UTILITY. Cara... não achei esse comando! Achei somente o COPY FROM COMBI. Como solucionar isso?

É o seguinte:

Se você quiser copiar um efeito de inserção, tem que ir á página IFX, quando estiver no MENU, certo? Então, quando já estiver em IFX, pressione F3 (Setup). Então, aperte UTILITY, e lá vai ter uma opção "Copy Insert Effect". Dê OK (F8). Aí aparece "From: Program". Aí, é só você trocar o "Program" por "Combination" e escolher a combinação desejada.

Agora, se você quiser copiar um efeito master, aí você tem que, com o MENU aberto, selecionar MFX. Então, na página "Setup" é praticamente o mesmo procedimento do efeito de inserção.

2º A versão do meu TR é 1.0. Já existiu algum upload?

Já existe a versão 1.04, mas não tem nada de muito interessante, não.

korgman
Veterano
# fev/07 · Editado por: korgman
· votar

Caro Amigo Fabio Soul

Complementando sua informação para Ricardo Adorador, onde voc~e informou...

- "Mais um esclarecimento: PROG é o modo aonde se encontram todos os programas dos teclados Korg; e COMBI é o modo aonde se encontram todas as combinações dos teclados Korg. Mesmo assim, para simplificar, a gente acaba chamando programa de PROG e combinação de COMBI".

Acrescento...

MULTISOUND - É a célula sonora individual do Korg, está presente na composição de todos os programs.

PROGRAM - é Formado pelo conjunto de 4 Multisounds (Modo Double) ou 2 multisouds(modo single).

COMB - É o Modo de performances onde pode-se combinar até 8 Programs (32 Multisounds se todos os programs utilizados forem double).

SEQ - Modo de sequenciamento onde pode-se utilizar simultaneamente 16 programs (64 Multsounds "Modo Double" ou 32 Multisounds Modo Single)

DICA - SEQ VERSUS COMB - é possível criar uma combinação com até 16 programas (64 multisounds "Modo Double) nas 16 pistas do sequenciador, valido para as séries Triton le e Korg TR, usando o modo Seq... ou melhor transformando um song em um comb, ao bom e velho estilo dos teclados Ensoniq.

Para isso basta ajustar para 1, os canais MIDI dos programas desejados, localizados nas pistas do sequenciador, e efetuar os ajustes habituais de de split, Pitch, volume, etc.., como se faz no modo comb.

DICA - Como acessar um Multisound dentro de um program?

Para acessar Multisounds dentro de um Program basta apertar Menu selecionar a opção Basic, selecionar um multisoud e apertar o botão category, serão exibidos todos os diretórios contendo todos os multisounds que o teclado possui, cada um eu seu grupo por família, e voce poderá escolher outro multisound para ocupar o lugar do multsound selecionado bastando escolhe-lo na tela a direita do visor e depois pressionar F8, onde voce voltará a tela do Program BASIC, já com o novo multisound selecionado.

DICA - Como acessar um program dentro de um Comb?

Para acessar um Program dentro de um comb, basta deixar o program selecionado, apertar Category e serão vosualizados todos os programs que p teclado possui, cada um eu seu grupo por família, bastando escolhe-lo na tela a direita do visor e depois pressionar F8, onde voce voltará a tela de seleção de programs, já com o novo program selecionado.

DICA - Como escolher um programa em uma pista do sequenciador.

Igual aos modos anteriores , deixe selecionado o Program na pista desejada, aperte category e localize o program desejado, bastando escolhe-lo na tela a direita do visor e depois basta pressionar F8, onde voce voltará a tela de seleção programs no modo SEQ, já com o novo program selecionado.

DICA - MOTOR SONORO DO KORG??

Como o multisound é o "motor sonoro" do Korg, qualquer alteração efetuada no Programa, como por exemplo trocar um multisound dentro de um program, ou alterar a filtragem VCF ou a envoltória AMP do program, esta alteração será automáticamente atribuida e aúdível no Comb onde este program estiver sendo utilizado.

Obs:-Pode até ser óbvio, mas sempre é bom lembrar como funciona a arquitetura sonora de um korg.

DICA - DRUM KIT - EFEITOS

Com certeza para se ter o mesmo timbre de um drum Kit de um program, em um Comb ou Seq, é necessário importar o sefeito de inserção e bem como o efeito master também, além disso será necessário selecionar a opção DRUMKIT, no parametro BUS onde o Drum Kit estiver alocado,.

Isto porque cada peça do drum kit possui ajustes independentes de roteamento de efeitos, e quando se efetua este ajuste cada peça irá responder exatamente como foi editada, na edição de drum Kits localizado no modo Global.
Lá é possivel enviar peças do drum kit específicamente para o efeito de inserção , master efect ou as saídas auciliares 1 e 2.

um ajuste independente para cada uma das peças do drum Kit, entretanto poara que estes ajustes tenham efeito, é necessário ajustar o Bus que geralmente está ajustado para IFX mudando para DrKit

DICA - O Botão Category também pode ser utilizado para se escolher peças individuais do Drum Kit no modo edição de drmkits no Modo Global

DICA - CATEGORY VERSUS COMB

Lembrando que o botão Category será finalmente utilizado no modo COMB para a localização rápida e visual de conjuntos de combs, quando em apresentações ao vivo, bastando mudar a familia da combinação desejada para USER, quem quiser este tutorial "para as séries Korg Triton le/TR e X50" específico, e gratuito entre em contato comigo, apenas especifique o teclado no e-mail.

Valeu Pessoal.

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
Bio- http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm
Suporte - korg@pridemusic.com.br

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/08 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar

Fala Almas... depois de ler... ler... praticamente tudo q tinha aqui no fórum... no orkut... falar com amigos daqui do fórum... dúvidas dúvidas... desde JunoG, MO, X50, terminei parando em um TR76 zero km =] e agora??? saindo de um SP76 e um S03 pra um TR...

esperando ele chegar... 10 dias úteis... enquanto isso estou correndo atrás das memórias... case... e etc...

vlw povo!!! =]

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/08
· votar

ThyagoAmaral

Beleza mano... Parabéns... Não rolou o Motif então...
Depois que chegar postas suas impressões... O que achou das teclas, dos timbres, da interatividade!!!

Abraços...

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/08 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar

Jeferson Fernandes
o problema do motif... nao foi nem tanto o preço e sim condiçoes de pagamentos!!! Entao cai no TR... e viva aos samples neh... kkkkkkk

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/08
· votar

Meu TR76 acabou de chegar =] mais tarde criu um tópico fazendo um review dele...

Artref
Veterano
# mar/08
· votar

Parabéns! Precisando de alguma dica é só falar. Conheço bem esse teclado, assim como outros inúmeros Korgs (marca que eu adoro).

Crie combinações, tire proveito do seu instrumento. Entenda o poder das combis, com isso você vai fazer seu teclado soar maravilhosamente bem.

Não se prenda apenas aos presets, crie combinações, com layers, enfim.

Crie combinações. (eu falo isso 1 mol de vezes pra todo mundo que compra Korg, ha ha ha)

Que tipo de som você vai tocar? Que tipo de som vai usar? Abraço

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/08
· votar

Artref
cara pega meu msn no meu perfil... pra gente trocar ideias vou precisar mesmo... toco pop rock, anos 80...

RRPRRP
Veterano
# abr/08
· votar

Estou para comprar um TR61. Ttenho algumas duvidas e, gostaria de ouvir do pessoal que já tem com experiencia nessa maquina:

- Existe algum editor para programas e combinations - para PC ?

- Existe algum editor de sampleamento para a opção com a placa sampler ?

- Dá para usar samples somente a partir da midia SD ou é necessario ter a placa de expansão EXB-SMPL ?

Desde já agradeço as dicas.

fábio_soul
Veterano
# mai/08
· votar

RRPRRP

- Existe algum editor para programas e combinations - para PC ?

Não.

- Existe algum editor de sampleamento para a opção com a placa sampler ?

Não entendi sua pergunta. Só sei que quando se tem a placa de sampler o TR se transforma num verdadeiro sampler.

- Dá para usar samples somente a partir da midia SD ou é necessario ter a placa de expansão EXB-SMPL ?

Somente a partir do SD já dá para carregar (desde que tenha memória RAM, é óbvio!!!)

RRPRRP
Veterano
# mai/08
· votar

Dando uma pesquisada na web achei o seguinte:

TR-EditPro na http://www.soundtower.com/tr/index.htm

Vou baixar um demo.

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/08
· votar

RRPRRP