Comprar Korg TR76

Autor Mensagem
Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


Acabei meio que detonando o TR no meu post anterior comparando ele ao Motif ES, obviamente os dois não podem ser comparados já que não concorrem diretamente entre si. O TR é um excelente equipamento, muitos recursos e excelentes timbres, só não gosto do piano... hehehe
Vou pegar um Motif ES logo, só to guardando mais uma graninha...

Valeu pela ajuda e compreensão de todos...

A. Cordeiro
Veterano
# jan/07
· votar


É isso aê...boa escolha...

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar


Amigos... vcs q tem o TR ou LE acho q podem me ajudar.
Eu usei por muito tempo um XP-10... nele eu conseguia organizar os meu timbres em parts dentro de uma performance. Excelente para uso ao vivo. Gostaria de saber se é possível fazer isso no TR...sabe, organizar os sons num banco só... no meu XP-10 eu organizava assim... um Acustico Piano, um Epiano, um Brass, 2 orgaos, Strings, Leads, etc. deu pra entender? Tudo bem q comprei meu TR agora, mas estou totalmente perdido!!!!!
Me ajudem, se for possível.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Leo KB

Não entendi muito bem o que você quis dizer, mas essa questão das parts funciona no modo COMBI. Lá, você pode fazer a combinação que quiser (com, no máximo, 8 programas, sendo que cada programa pode ter até 2 osciladores, por isso o teclado possui 16 partes multitimbrais) e salvar na combinação que quiser, lembrando que o TR não tem bancos de user, por isso, você precisa sobrepor os pressets de fábrica com suas novas combinações.
Mas tente explicar melhor o que é que você quer fazer, para ver se eu consigo entender.
Um abraço.

keys_all
Veterano
# jan/07
· votar


lembrando que o TR não tem bancos de user, por isso, você precisa sobrepor os pressets de fábrica com suas novas combinações.


Isso eh HORRIVEL!!!!!!

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Cara..é o seguinte: no XP-10 eu conseguia ORGANIZAR os timbres "prediletos" ou aqueles que eu usava em uma determinada música TODOS em uma PERFORMANCE. Por exemplo:

Musica "A": PERFORMANCE 1
Part 1 - Piano Acustico
Part 2 - Brass
Part 3 - Strings
*
*
*
Part 16 - Oboe (rs*...nuca usei isso!)

Musica "B": PERFORMANCE 2
Part 1 - D50 Organ
Part 2 - Full Organ
Part 3 - Crazy Lead (esse eu inventei!)
*
*
*
Part 16 - Dist Guitar

Deu pra entender? Dessa forma eu não icava perdido nos sons, pois em cada Performance eu tinha os timbres q eu usava na música. Sacou?

Agora...é possível fazer isso no TR? Ou terei q decorar todos os números??? Ahh... como faço tb para ele abrir no som q eu quero...qdo liga?

Vlw pelo help!

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Leo KB

Acho que agora eu entendi. Se for o que eu estou pensando, tem solução, sim. Mas, antes de responder, vou perguntar mais uma coisa: neste modo performance, todas as partes soavam juntas? Ou você dividia o teclado? Ou, ainda, você selecionava somente a parte que você queria usar em cada momento? Resumindo em uma pergunta só: como ocorria a mudança de timbres dentro da performance? Você precisava apertar algum botão?


como faço tb para ele abrir no som q eu quero...qdo liga?

É o seguinte. Você aperta o botão GLOBAL. Lá você aperta "Pref", que, se não me engano, está no F2. Então você vai estar na tela "System Preference". Lá vai estar escrito, entre outras coisas: "Power On Mode: Reset". Então você, com o cursor, vai a "Reset", e muda para "Memorize". Então, toda vez que você ligar o teclado, vai estar, exatamente no lugar aonde estava quando você desligou.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


keys_all

Não acho tão horrível assim, porque todo tecladista precisa personalizar o teclado de acordo com as suas necessidades. Sabendo que existem muitas coisas sem utilidade nos pressets de fábrica (porque nenhum tecladista vai usar tudo aquilo), eu não acho tão má idéia ter que perder alguns pressets de fábrica. Assim, você não disperdiça memória à toa.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Até os PSRs tem isso, é impossivel que o TR não tem bancos users para salvar os timbres criados.
Sobre o modo performance da pra fazer todas as partes soarem juntas como quiser, ou ainda dividir pelo teclado.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador

é impossivel que o TR não tem bancos users para salvar os timbres criados

Não é, não. Eu tenho um TR, e ele não tem bancos de USER. É necessário sobrepôr os pressets.

Sobre o modo performance da pra fazer todas as partes soarem juntas como quiser, ou ainda dividir pelo teclado.

Então o modo performance da Roland é igual ao modo COMBI da Korg?

Leo KB
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul
A Performance na Roland funciona assim: Tenho 16 partes. Cada parte pode ter um som diferente. Se eu quiser, posso misturar os sons para fazer algo mais encorpado...tipo: misturar um montão de sopros e fazer um nipe porreta! Mas não é somente para isso. A função principal é ter acesso rápida àquele timbre pré-selecionado, entende? Os timbres estão ali organizados na forma q eu preciso executa-los. Se fosse só para misturar ou dividir o teclado seria parecido com o COMBI da Korg, certo? Mas não é isso... que organizar meus timbres de tal forma q eu aperte um botão e o teclado me dê aquele timbre que eu quero, sem precisar ficar procurando, mudando de "familia de timbre" (piano, orgao, brass, etc.). Entendeu? Quero organiza-los (e para isso terei q procurar bastante) e com um simples apertar de um botão, ter acesso ao outro timbre escolhido.
É isso.... será q confundi mais?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Leo KB

Agora sim eu entendi.

Bem, é o seguinte: no TR, você tem, no modo PROG, os bancos A,B,C e D, e, no modo COMBI, os bancos A, B e C. Eu costumo usar somente as combinações, quando vou tocar, mesmo que esteja usando só um programa, pois assim, eu tenho tudo organizado do meu jeito nas combinações. Geralmente, faço o seguinte: como, no modo COMBI, eu tenho à disposição, 3 bancos para cada "número" (por exemplo: A001, B001 e C001), me organizo de modo que eu precise apenas mudar de banco para acessar o timbre desejado. Por exemplo: uma das bandas com a qual eu toco (na igreja) tem CD's gravados. Então, usei um "número" para cada música, já que, dificilmente, precisaria de mais de 3 combinações para cada música. Então, fica assim, por exemplo (quantos exemplos, não?): Para a faixa 1 do CD, eu uso o "número" 032, e tenho à minha disposição 3 combinações para esta música, precisando, apenas, apertar o botão refernte ao banco que eu vou usar nos momentos da música (A, B, ou C). Entendeu? Se não, pode questionar, assim como eu tive que perguntar umas 20 vezes para entender o que você disse. Foi mal pela lerdeza, é que eu não conheço Roland.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Nossa, então você cria um timbre novo e precisa sobrepor um preset de fábrica?
Se for assim fizeram uma workstation de brinquedo, palhaçada deles.

keys_all
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador
POisé... o lgl, eh que tem como vc resetar timbre pot timbre apenas...
e com o SD vc grava qts quiser!!!....

Abraços

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador

fizeram uma workstation de brinquedo

Com todo o respeito, o TR é melhor do que muito workstation por aí.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

O keys_all esclareceu ali em cima que pode resetar timbre por timbre e gravar no cartão SD os timbres, por isso achei meio estranho gravar por cima dos presets e depois ter que resetar o teclado para recuperar os timbres originais. Ainda sim acho bola fora da Korg não ter uma memória User no teclado, já que todas as workstations tem, até o Juno-D tem (128 espaços).

Couto
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Putz qdo eu fui testar o TR um tempo atrás eu vi o cara usar uma categoria USER pra salvar, la no meio dos Pianos, Organs, Strings... não lembro se ele tava no modo Combi ou Program.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Couto

Eu também não lembro se esta categoria está no PROG, no COMBI ou nos dois, mas ela não é o que você está pensando, não, é uma categoria como outra qualquer que existe no TR (Strings, Keyboard, Brass, etc.). Nesta categoria existe apenas um timbre , e para você salvar timbres lá, vai ter que sobrepôr aos bancos de presset do mesmo jeito, porque não é um banco de USER, mas sim, uma categoria de USER. Inclusive, eu mudei o nome desta categoria e já uso para outra coisa. Entendeu?


Ricardo_Adorador

até o Juno-D tem (128 espaços)

Foi com relação a isso que eu falei quando mencionei algo sobre "gastar memória à toa" com pressets que você não vá usar nunca. No JUNO D existem alguns pressets (não sei o número. Se você quiser postar aí, para ficar mais específica a nossa discussão) e 128 espaços para USER. Já no TR, você pode sobrepôr os pressets. Com isso, no TR, você tem 384 espaços no modo COMBI e mais 512 espaços no modo PROG para usar do modo que você quiser (USER, ou PRESSET), o que resulta em 896 espaços para user (se for o caso) entre programas e combinações, enquanto, no JUNO D, você só tem à disposição, para usar do modo como quiser (USER), 128 espaços. Resumindo: são 896 espaços no TR, contra 128 no JUNO D. Eu, particularmente, prefiro o TR. Só para você ter uma idéia, em nove meses de uso do meu TR, só de combinações, eu já tive que "personalizar" (USER) 129 espaços, sem contar os programas que já foram alterados, também. Se eu tivesse apenas 128 espaços de USER, o que é que eu iria fazer da vida?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador

O keys_all esclareceu ali em cima que pode resetar timbre por timbre e gravar no cartão SD os timbres

Aliás, não entendi, direito, o que ele quis dizer com isso. Se você ou ele puderem explicar...

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Segundo ele você pode gravar os timbres editados num cartão SD ou ainda recuperar um timbre editado dando um reset no timbre, assim ele volta o padrão de fábrica.

Couto
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Valeu, pela explicação. E da pra renomear as categorias, no Combi e Program? E qtos "Patchs" da pra colocar em cada categoria?

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Bom, mesmo assim não acho uma idéia boa reescrever sobre os presets originais, porque a maioria dos pachts (roland) ou combi são derivados de outras formas de ondas, por isso acho ruim ter que escrever "por cima", se um dia precisar do preset original terá que excluir o que você editou, certo?

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


Falando nisso, cade o Aureo Galli nessas horas, ele poderia tirar nossas dúvidas a respeito disso....

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


Ricardo_Adorador

ou ainda recuperar um timbre editado dando um reset no timbre, assim ele volta o padrão de fábrica

Nunca vi esse reset que dá para dar no timbre, não. keys_all, me explique isso aí direito, por favor.


Couto

E da pra renomear as categorias, no Combi e Program?

Sim

E qtos "Patchs" da pra colocar em cada categoria?

Até hoje, ainda não sei o que significa "Patchs", mas se a sua pergunta for: "Quantos timbres dá para colocar em cada categoria?", a resposta é: quantos você quiser.

keys_all
Veterano
# jan/07
· votar


Bom Galera vou dar minha opniao, eh o segunte, quanto ao TR nao ter USERS, eu acho assim.. de fato pode e nao pode ser bom vamos analizar.

Meu XA tem 256 de User por ex, e 512 de PRST (um exemplo só)
Porem nos PRST nao posso mexer em NADA, somente nos USER, entao se eu pegar um Piano do PRST e quiser modifica-lo (lembrando q vc dificilmente vai usar outro piano dai, sempre ira usar oq vc editou) para deixa-lo melhor, eu terei que gastar a memoria user, e deixar o piano "ruim" no PRST ainda...

Ja no TR nao, QUALQUER timbre que eu quiser modificar, eu posso modificar, e deixar do jeito que eu quiser.... acho isso legal, por que dai nao fica com timbrs repetidos, e "nulos" enfim!!!!

fábio_soulRicardo_Adorador
Nunca vi esse reset que dá para dar no timbre, não. keys_all, me explique isso aí direito, por favor.

Nunca mexi mto num TR, mas um amigo que tem me disse que tem como resetar as informações de cada timbre um por um, ao invez de dar reset geral no teclado... entendeu?

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


keys_all

Meu XA tem 256 de User por ex, e 512 de PRST (um exemplo só)
Porem nos PRST nao posso mexer em NADA, somente nos USER, entao se eu pegar um Piano do PRST e quiser modifica-lo (lembrando q vc dificilmente vai usar outro piano dai, sempre ira usar oq vc editou) para deixa-lo melhor, eu terei que gastar a memoria user, e deixar o piano "ruim" no PRST ainda...

Ja no TR nao, QUALQUER timbre que eu quiser modificar, eu posso modificar, e deixar do jeito que eu quiser.... acho isso legal, por que dai nao fica com timbrs repetidos, e "nulos" enfim!!!!


Completamente de acordo. Só complementando a minha opinião, num teclado que funciona como o TR, se você quiser, pode editar os 896 "espaços" (entre combinações e programas) para deixar todos a seu gosto, sem, ao menos um que você não goste. Já, num teclado como o Xa, que é um concorrente direto do TR, você tem um total de 768 "espaços" (entre pressets e users), dentre os quais, 256 são de user. Então, se você tiver um gosto muito, digamos, "aberto", sendo que goste de todos os pressets, terá 768 "espaços" usáveis, mas, como gostar de todos os pressets de um teclado é praticamente impossível, o número de "espaços" que você poderá usar, será inferior a 768, sendo, apenas, 256 de total ajuste de acordo com o gosto do músico que o usar. Neste quesito, definitivamente, prefiro o TR.


tem como resetar as informações de cada timbre um por um, ao invez de dar reset geral no teclado...

Tenho uma considerável convicção que seu amigo está errado. Já, quanto a salvar no cartão SD, isso sim é possível e, diga-se de passagem, muito interessante.

mikemax2
Veterano
# jan/07
· votar


olha só tenho um Le, e com certeza da pra resetar (fabrica) no próprio teclado se quizer um por um ou so o banco A ou pcg ou comb o que vc quizer.
entrando no modo global apertando utilty vc logo ve o preload ai ele te da todas essas opções.
Pra fazer isso é muito tranquilo.

fábio_soul
Veterano
# jan/07
· votar


mikemax2

Legal, cara. Não sabia disso. No TR deve ser o mesmo sistema. Vou verificar.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Não entendi muito sobre a organização dos timbres no TR, o que é um Prog e um Combi? Nunca usei teclados da Korg, somente Roland. Vou explicar como são organizados os timbres na Roland para compararmos.

Todos as amostras de sons são chamadas genericamente de "tone". Um pacht é um conjunto de dois ou mais tones (dependendo da arquitetura do teclado). Os pacht são organizados em categorias (Piano, Strings e etc), todos eles são gravados na memória preset, ou seja uma memória que não pode ser regravada. Já a memória user pode ser gravada utilizando um pacht que está em preset e foi modificado, assim é feito uma cópia dele para a memória user, temos o pacht na memória permanente e o pacht na memória regravável.

Gostaria que se possivel você explicasse para mim como funciona a arquitetura da Korg em termos de classificação e organização.

Ricardo_Adorador
Veterano
# jan/07
· votar


fábio_soul

Exemplo: Tenho um pacht chamado "Piano & String", ele está gravado na memória permanente (preset), ele é formado por dois tones (duas amostras de sons), piano e violino por exemplo. Esse é um pacht original sem modificações, vamos supor que eu altere algum paramentro dele, por exemplo o brilho, eu tenho que copia-lo para a memória user, senão, quando mudar de pacht ou desligar o teclado os paramentros alterados voltam ao padrão de fabrica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprar Korg TR76