YAMAHA MO 6 e MO 8

Autor Mensagem
leond
Veterano
# set/06
· votar


Há uma diferença muito grande e fundamental entre a linah MO e ES e isto eh evidente, a diferença de preço entre os dois está em torno de 2.000,00, por tudo que o motif ES eh, recursos, etc, vale a pena "suar" um pouco a mais e comprar o motif ES.

Esse "papo" que o MO tem os mesmos timbres do motif ES convence apenas para vender os MOs da yamaha, pois o real investimento mesmo eh no teclado MOTIF ES, a possibilidade de expandir seus sons com placas, memórias, sampleamento e um perfeito casamento entre PC e teclado musical eh algo que fazem os 2.000,00 parecer "uma pechincha", apenas para exemplificar 01 placa somente de expansão (o motif es aceita 03) eh como se fosse um novo gerador de sons e não ondas como eh no fantom x, aumentando a polifonia entre outros para além dos 128 originais.

Creio que se não existissem MOs, a maioria dos tecladistas iriam objetivar a linha ES.

Vcs já repararam porque a Yamaha batizou o nome de MO? MO - TIF, Tah na cara que eh pra vender mais e concorrer com a roland, então se vc está atras de um excelente teclado, e tem condições de investir, esqueça o MO e compre um MOTIF ES!

doido pelo mo
Veterano
# out/06
· votar


o q o mo faz?

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Bom... Se ele tiver as sínteses do S-30/S-80 e até algumas do S-90 já se torna um synth interessante... Mas as teclas da Yamaha tirando as do MOTIF são lamentáveis... Tem que ser controlado por outro...

Abaixo desse preço 3.800,00 o Juno-G está fazendo bonito com recursos e sínteses da 4ª geração ROLAND. Experimentem!!!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes

Voce ja Testou um Juno -G?

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Cara... Dei uma estudada nas features dele, e ouvi bastante demos...

As sínteses são da quarta geração Fantom-X... Possui sequenciador, sampler, capacidade de expansão com 3 slots, placa SR-JV80 e SR-X.
Slot para Smart Media, conexão USB e vem com uma licença do Sonar 4 LE.

Show... neh!!!

tolho
Veterano
# out/06
· votar


E dá-lhe Roland com picaretagem usando nome e visual de teclado dos anos 80...

Outro dia um vendedor de uma loja saiu propagandeando que o "Juno G é o melhor teclado atualmente e que possui o chip do Fanton X!" Grande merda, mal sabe ele que só por isso queima o filme do teclado, ohohohohoh...

Brincadeirinha, mas no Fantom só dá pra ter tesão nos pads. Arpegiador? Ieca!

Desculpem a desvirutada...

AUTOBOT
Veterano
# out/06
· votar


tolho

Quanto ao fantom:

Concordo em gênero, número e grau!

Como diria um americano que morou na minha cidade, ao experimentar o chimarrão:

Hmm... naáo gouxstéi!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Bom... minha opnião é a seguinte...

O JUNO é uma marca consagrada da Roland, por isso os teclados tem que ter qualidade. Até o shape do JUNO-G lembra o JUNO-60 quanto às cores e inscrições. Porém é uma síntese nova!!! Moderna pra competir no mercado...

Quanto ao Fantom-X digo uma coisa. Não é Synth pra tecladista de Factory Preset.. Nem um pouco... O Fantom não tem nada de Factory Preset com o Motif tem... No caso, é pra tecladistas profissionais, que conhecem um sintetizador, sabem utilizar seus recursos e chegar ao timbre que desejar. Não compro um sintetizador pelos timbres de fábrica, pois posso comprar algo que não me dá perspectivas de evolução... Porém, avalio um sintetizador pela qualidade incial das ondas não em timbragem, mas em features de composição de sinal, bem como todos os seus recursos... Um FANTOM e um TRITON toca todos os timbres do MOTIF nas mãos de um tecladista que conheça sintetizadores!!!

=D

KBRD
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes

O MO tem as mesmas formas de onda do MOTIF e os mesmos recursos para a programação de timbres internos.

tolho
Veterano
# out/06
· votar


Quanto ao Fantom-X digo uma coisa. Não é Synth pra tecladista de Factory Preset.. Nem um pouco... O Fantom não tem nada de Factory Preset com o Motif tem... No caso, é pra tecladistas profissionais, que conhecem um sintetizador, sabem utilizar seus recursos e chegar ao timbre que desejar. Não compro um sintetizador pelos timbres de fábrica, pois posso comprar algo que não me dá perspectivas de evolução... Porém, avalio um sintetizador pela qualidade incial das ondas não em timbragem, mas em features de composição de sinal, bem como todos os seus recursos... Um FANTOM e um TRITON toca todos os timbres do MOTIF nas mãos de um tecladista que conheça sintetizadores!!!

Pôxa, Fernandes, concordo com o que você disse, só que ao contrário, eheheh. O primeiro Fanton, de 2001 se não me engano, dava um banho no Triton e EX5 em termo de timbres de fábrica. Só que tomava um pau servido quando se comparado à possibilidade de edição do EX5. Na minha opinião, a Roland continuou na mesma, ainda com bons timbres de fábrica. Só que o Motif se superou, tem uns presets violentos, e continua com a 'profunda' editabilidade (não a mesma do EX5). Isso é escola da Yamaha, sempre fez synths que prestavam mesmo na mão de um editor, DX7 que o diga. A Roland fez sempre o inverso: presets bonitos, edição pobre. U20 que o diga.

PS: Ó, eu não sou aqueles cabeçudos que defendem marcas só porque foi com a cara delas não! Reconheço isso da Yamaha, da mesma forma acho que a Roland fez do Jupiter 8 é coisa de outra galáxia!

Abraços!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Entaum cara...

Eu até falei em outro tópico... Do Fantom Fa-76 e S-88 para o X mudou muita coisa... Não só nos timbres, mas na arquitetura de waves e modelagem. Basicamente falando, a arquitetura de waves é estereo e um PATCH passou a suportar 8 tones... Isso usando o modo PERFORMANCE equivale a 128 tones simultâneos que utilizando a reserva de 128 vozes de polifonia se chega a horrores com LEADS monofônicos por exemplo. Você pode criar reservas de vozes diferentes para cada PART ou TONE dentro do KEY ZONE, o que pode modelar regiões mais ou menos glissadas para um solo. Não sei como que é a WAVE LAYERED do MOTIF... e não duvido que seja animal também... Como tenho a disposição em um dos lugares que toco, costumo usar um FANTOM X-7 e no meu ponto de vista ele é fraquíssimo de FACTORY PRESET. Tem algum piano acústico, 1 rhodes, alguns LEADS/PADs... Mas trabalhando síntese nele já conseguimos TIMBRES poderosos, e amostras muito reais, sem sampling... Existem muitos parâmetros de trigonometria de onda, 3 osciladores estereos, possibilidades diversas de montagem lógica de processadores EFX/FX/PRE/OUT, diversas funcionalidades para definição de tecitura, inclusive usando tunning a nível de wave dentro de um tone para simulação de instrumentos de sopro por exemplo. É um Worksation Top muuuuuiiiito completo. Não é tão fácil de usar, requer um pouco de estudo... Mas nada que boas pesquisas sobre conceitos e fundamentos não ajudem. Quanto ao MOTIF, nunca tive a possbilidade de passar um dia brincando com um... Porém já toquei algumas vezes e confesso, que o trabalho de FACTORY PRESET da YAMAHA é animal. É surpreendente o número de timbres que são sampleados pra ser tocados sem muitas edições... Pianos, Metais e cordas... Não gostei muito dos LEADS/PADs, pois achei o FACTORY PRESETS deles inferiores ao FP do Fantom. Isso falando em PADS/LEADS monofônicos da ROM. As teclas também são bem legais, um ponto alto e surpreendente do MOTIF em vista de alguns mecanismos da YAMAHA. Pelo que vi, a intuição de edição dele é um tanto quanto confusa, ou pelo menos no pouco que mexi não vi um alinhamento lógico de edição muito bem definido. De tudo isso concluo uma coisa. Instrumentos temos pra todos os gostos e perfis. Eu como músico, tenho perfil de Roland pois conheço bastante a geometria dos timbres roland, por isso consigo tirar coisas legais de um roland... tem músicos que tem perfil de Korg, EquinoX, Solton, Yamaha... Ainda bem que há diversidade. Mas é legal você saber um pouco da característica de cada marca, para montar o seu SET e saber o que vai ser necessário nos seus projetos.

tolho
Veterano
# out/06
· votar


De tudo isso concluo uma coisa. Instrumentos temos pra todos os gostos e perfis. Eu como músico, tenho perfil de Roland pois conheço bastante a geometria dos timbres roland, por isso consigo tirar coisas legais de um roland... tem músicos que tem perfil de Korg, EquinoX, Solton, Yamaha... Ainda bem que há diversidade. Mas é legal você saber um pouco da característica de cada marca, para montar o seu SET e saber o que vai ser necessário nos seus projetos.

Correto seu raciocínio.. Acho que a variedade recursos e 'estilos' dos synths de hoje é grande diferencial. Eu também nunca compraria um teclado sintetizador só pra usar presets. Tenho em mente que os sons de fábrica só mostram 30% do que o 'engine' do bicho pode fazer...

Abraços!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes
Bom, se o Juno-G tem tudo isso, qual a diferença do Fantom-XA para o Juno-G?

Valew

keys_all
Veterano
# out/06 · Editado por: keys_all
· votar


As sínteses são da quarta geração Fantom-X... Possui sequenciador, sampler, capacidade de expansão com 3 slots, placa SR-JV80 e SR-X.
Slot para Smart Media, conexão USB e vem com uma licença do Sonar 4 LE.


Cara pelo que eu li, acho que voce confundiu!...

Ele não tem Sampler, e tem apenas 1 Slot de SRX.. como pode ver...

Slot para Expansão 1 slot SRX, DIMM: 1 slot (expansão de memória para gravador de áudio interno)

Eu só não achei a informação, de até "quanto" de MB ele aceita, e qual o tipo da memoria!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


O Fantom XA tem maior capacidade de expansão, tem a síntese completa da linha FANTOM-X, enquanto o JUNO-G tem uma arquitetura baseada na linha FANTOM-X, porém não possui todos os timbres, de contra partida apesar de menor capacidade de expanção vem tão cheio de recursos quanto ao XA... O XA tem uma vantagem muito importante... Nova arquitetura com osciladores estereos... Vc tem até 8 ondas por patch...

O Fantom-XA tem algumas coisas a menos que o Fantom-X, mas já é um workstation menos limitado que o JUNO-G... Porém os dois chegam ao ponto de trabalhar com soundfount SF2 externo, mixar, masterizar e fornecer o trabalho para um meio externo já no formato AIFF ou WAVE...

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes

Cara preciso desse "manual" que voce me disse, por que estou com um XA, e não estou "por dentro" de sua total capacidade, to perdidinho rsrs

entra no meu Topico sobre o XA, e me ajuda por la!... valew cara..

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


Galera vejam isso

http://www.youtube.com/watch?v=2uVQWv1gwbU&mode=related&search=

Sei la... os pianos nao me agradaram nada.... e voces?? o que acham? mas segundo comentarios de alguns... que comparam... estao mto contentes com ele... sei la... s´´o as teclas que flam q sao mto fracas....

Jair Filho
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jair Filho
· votar


keys_all: Sei la... os pianos nao me agradaram nada.... e voces?? o que acham? mas segundo comentarios de alguns... que comparam... estao mto contentes com ele... sei la... s´´o as teclas que flam q sao mto fracas....

Eu sou um dos que estão muito contentes com os sons de piano. Dá uma escutada nessa gravação que eu fiz. Usei 3 pianos diferentes, cada um com sua particularidade.

http://rapidshare.com/files/1672052/Yamaha_MO6_-_Piano_Demo.mp3.html

Se quiserem, eu posto demos de outros timbres dele.

[]s

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Jair Filho


Mas qual voce tem??? o 6 ou 8?? ele tem som com peso ou nem?

abraços

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Jair Filho

Poxa lgl o som de piano!... realmente me parece ser melhor que dos Fantom... mas parece que ainda falta algo... rsrs

Vou postar do meu Fantom... dai vcs avaliam e dao suas opnões..

abraços

Jair Filho
Veterano
# nov/06
· votar


keys_all:Poxa lgl o som de piano!... realmente me parece ser melhor que dos Fantom... mas parece que ainda falta algo... rsrs

Vou postar do meu Fantom... dai vcs avaliam e dao suas opnões..


Oi...

Tenho um MO6....que ano que vem vai se transformar num MO8.....assim espero.

Em relação ao "algo mais que falta"....pianos da Yamaha são assim mesmo......vc demora um pouco pra acostumar......mas depois que acostuma tbm.....hehehehe

Em relação ao peso, depende da regulagem que vc fizer na mesa......os Rolands são melhores nesse ponto pois se adaptam facilmente a qualquer local e sem muito esforço vc consegue um timbre legal....Yamaha não é bem assim....dependendo da regulagem, o Piano fica parecido com um P90 (excelente) ou um PSR (não considero porcaria, mas não tem peso nenhum).

Estou aguardando vc postar o do Fantom....poderíamos fazer o seguinte: eu crio um midi file, executo no meu MO6 e vc no seu Fantom.....depois comparamos os resultados.....o que vc acha ? Ou então vc cria o midi file, executa no seu e eu executo no meu....ou então as duas coisas.

[]s

keys_all
Veterano
# nov/06
· votar


Jair Filho


Cara blz!... entra la no meu Tópico.. que eu postei a demo do meu XA..

abraços

Scoth_Pr
Veterano
# nov/06
· votar


Jair filho

Legal o piano cara, mas tá parecendo meio artificial mesmo. Parece que o som está muito fechado, entende? Não dá pra sentir muito bem as nuances do timbre. Os médios ficaram legais, mais os agudos e graves precisam de edição, mas é só minha opnião.

Obs: Você toca muito bem, gostei da interpretação do "Deus de promessas", belo hino.

El_Cabong
Veterano
# jan/07
· votar


Aproveitando o tópico.
Eu sei que o MO6 reproduz arquivos SMF ou (*.mid) se estes arquivos estiverem num pendrive conectado nele na porta USB.

Queria saber se é possível fazer aparecer no visor as "lyrics" (letras das músicas), ou isso é coisa só de teclados arranjadores.

KBRD
Veterano
# jan/07
· votar


El_Cabong

Não é possível não.

doido pelo mo
Veterano
# fev/07
· votar


Eder Muchiutti

Ola pod me esplicar oq eh "quantidade de rom e waveforms" tenho 1 mo6 e nao to guiseguindo mexer nele direito! Aguardo!

doido pelo mo
Veterano
# fev/07
· votar


Jeferson Fernandes
me dsculpe a inguinorancia + nao emtendi "Se ele tiver as sínteses do S-30/S-80 e até algumas do S-90" pod me da 1 esplicada!

fábio_soul
Veterano
# fev/07
· votar


doido pelo mo

pod me esplicar oq eh "quantidade de rom e waveforms"

Sei que você não perguntou para mim, mas já vou te adiantar uma coisa:

"Quantidade de ROM e waveforms", para ser bem simples, é o tanto de sons que vieram no seu teclado. Não os sons prontos, que estão nos pressets, mas os sons sampleados (que estão na memória ROM), sem passar por filtro TVA, TVF, efeitos, etc.

Se ele tiver as sínteses do S-30/S-80 e até algumas do S-90

Confesso que nunca toquei nesses teclados citados acima, mas, certamente, pelo que foi dito, são melhores do que o MO. O que o Jeferson Fernandes quis (obs.: não li essa postagem) dizer é que se o MO tivesse o sistema de síntese de algum/todos esses teclados, seria melhor. Acho que é isso.

alexandrespa
Veterano
# fev/07
· votar


Devia haver um MO7.

doido pelo mo
Veterano
# fev/07
· votar


fábio_soul

Kra tenho 1 mo6! + nao sei mexer em nada me ajud!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a YAMAHA MO 6 e MO 8