Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22


Bom dia
Na verdade, eu não to nem ai para as brigas que ocorrem nesse fórum, cada um sabe de se, tem inteligência para saber lidar e discutir com classe, e nem obrigar a fechar tópico por idiotices escritas de todas as partes.

Afinal o teclado é discriminado por cabeças pequenas, que acham que só o que pensa, está certo. Tem comunidades odiando teclado no orkut, pq pensa que teclado com um somzinho de pianos pode substituir um piano de caudas...

Se formos pensar, Hammond, xiiii, anda longe de um hammond de verdade em um teclado, E.piano imitações de Moog, Rhodes, etc... Não tenho muito conhecimento pra falar de tais instrumentos.

Pad e Synth - Moog dá conta muito melhor que um teclado.

Strings Esemble - Pra isso temos uma Orchestra

Então pra que teclado? Não podemos tocar nada nele, tudo é contra. Se em um teclado se não pode tocar um trombone, não pode tocar nada, é tudo igual, da na mesma.

Se um cara investi em um workstation com ótimos nipes de metais, e fica com medo de usar, achando ah, é algo artificial, pô, o piano dele é, o Hammond dele é, o string é, tudo é. Se teclado não foi feito pra tocar isso, tá, então vamos por isso na cabeça dos fabricantes, pq que eles lutam pra criar um timbre com qualidade.

Que saber, to até odiando teclado, tudo isso por culpa de vcs, que leva as coisas pra um lado ruim, negativo.

Vou dá um tempo...

gustavorino
Veterano
# ago/05
· votar


tu jah sabe tocar violao? q tah esperando.. eu ainda nao tive tempo pra aprender .. mas ainda vou...

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Então teclado se não pode tocar um trombone, não pode tocar nada, é tudo igual, da na mesma.

Acho que a palavra que resume o que eu penso é versatilidade. Estou falando mais direcionado para sintetizadores, sem levar em conta os recursos de automatização (ritmos e MIDI).

Obviamente que uma banda, se pudesse, teria um órgão Hammond original no palco. Ou até mesmo um piano de cauda. No entanto, isto pode não ser conveniente por vários motivos:

a) preço;
b) portabilidade (transporte e peso);
c) manutenção (no caso do Hammond, antigo, pode ser complicado).

Enfim, o teclado é capaz de emular estes e outros instrumentos com qualidade (alguns, é claro), tornando-se uma alternativa conveniente para metais, órgãos e pianos.

Além disso, estou deixando de citar os inúmeros pads e synths que são particulares do teclado eletrônico, e que são fundamentais para vários estilos musicais.

Acho que não devemos ser tão pessimistas. Eu sempre fui (e sou) um entusiasta da síntese, e gosto muito de programar timbres, mesmo sabendo que não chegarei perto de alguns timbres originais. :-)

Abraços.

Papa Urubento XVI
Veterano
# ago/05
· votar


a função do tecladista na banda é ter alguém pro guitarrista zoar

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


piano de caudas

Pois é.

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


Papa Urubento XVI
vou fingir q nem li

Theo22
Marco Alan Rotta
gustavorino
emular é pecado????
piano e orgao sao dispensaveis em alguns estilos. nao acho nada demais usar metais ou strings(por exemplo) no teclado. basta saber usar. outro ponto q acho relevante é se o timbre é de qualidade.
a tecnologia nos trouxe soluçoes com a invençao do teclado.
O piano e o pianista tb eram alvos de preconceitos nos tempos passados(Mozart - um genio q nao teve o valor merecido em seu tempo é hj o tal)
o sax qdo no tempo do surgimento do jazz tb era instrumento de vagabundo.

"tudo passa sobre a terra"(José de Alencar)

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
emular é pecado????

Não. Pelo contrário. Meu comentário procurou demonstrar isto: que por diversos motivos o teclado torna-se uma escolha versátil para uma boa parte dos casos. E por isso tem sucesso.

Abraços.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Teclado surgiu pra tentar ser um pouco de tudo... Eu particularmente uso do teclado geralmente apenas pianos, orgãos e synths... Nada além disso, as vezes strings tb... Enfim, hj em dia é essencial teclados nas música, ouçam o último CD do Iron Maiden tem muito teclado, só não colocam na banda, mas no CD tem alguém que toca hehe nem que for no fundinho tem um Strings ou um orgãozinho... Sempre foi assim... Teclado não é ESSENCIAL... Complementa...

emanuel macedo
Veterano
# ago/05
· votar


Teclado não é ESSENCIAL...
pra ti, alias o nome do tópico (TECLADO) deve estar errado.

psiu . não se pode falar sobre teclado no fórum de teclado, só de pianos

pelo que eu observo tem muito guitarrista aqui tirando uma de tecladista só pra zoar nas cabeças dos tecladistas.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Mas é a minha opinião, Emanuel...

Sou tecladista há 5 anos... Na minha cidade são poucas as bandas que tem teclado... Vejo que sem teclado vc forma uma banda e até toda músicas que dependem de teclado... Agora se vc não tiver guitarra, batera ou baixo, vc não monta uma banda de Rock... A não ser que vc for um Emerson Lake & Palmer ou um The Doors heheh coisa difícil... Teclado é um instrumento que complementa, vem pra deixar a música mais bonita, preencher espaços vazios que nem 10 guitarras preencheriam...

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Pq teclado existe??
Acho que a palavra que resume o que eu penso é versatilidade. Estou falando mais direcionado para sintetizadores

Concordo com o Marco aí.

Que timbres são certos tocarem nele?
Para mim são os timbres originados das teclas, como pianos, claves, organs, pads, leads, synths e com uma exceção de strings que são muito bons.

Eu até uso metais (em músicas covers q possuem o mesmo, pois minha banda não tem metais), além de flautas pelo mesmo motivo (mas nesse caso até chego a usar em música própria.

Mas para mim os mesmos metais não foram feitos para se tocar em teclas, flautas tb não, para uma bateria existem baquetas, tons, caixa, bumbo, chimbal, pratos, guitarra são instrumentos de cordas assim como os baixos, sejam eles elétricos ou não, e como tb é com violão. aí vem os strings.. q são N instrumentos de cordas.... q para mim é uma exceção para se tocar no teclado.

Não digo que não se deve tocar esses timbres nos teclados (eu mesmo toco alguns como citei acima), mas com certeza eles não foram feitos para isso.

Teclado não é ESSENCIAL... Complementa...
depende muito do estilo do tecladista, se ele souber deixar sua marca, saber tocar, seja no estilo que for ele será essencial.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


SaintFerio

A não ser que vc for um Emerson Lake & Palmer ou um The Doors heheh coisa difícil... Teclado é um instrumento que complementa, vem pra deixar a música mais bonita, preencher espaços vazios que nem 10 guitarras preencheriam...

Você acabou de citar e comprovar como o teclado é essencial, depende do estílo de cada um..

O que é o The Doors sem teclado????? e ELP??? tire o teclado???

conheço bandas aqui da minha cidade mesmo que são batera, baixo e teclado...

ou mudando, um baixo e dois violões, ou que seja apenas um Caetano (violão e voz).

Como poderia ter uma apresentação solo de Diana Krall ou Norah Jones onde seria piano e voz.

Tudo vem do estílo do tecladista, do que você irá fazer, aí sim vc saberá se será essencial ou não!!

e sobre o teclado fazer o q 10 guitarras não fariam.... não é essa a função do teclado pra mim... todos tem uma função e que na minha opinião em uma banda tem que ser dividido de maneira uniforme. cada um terá seu momento para se sobrepor.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


vamos citar o caso do Pink Floyd muitas vezes tem solos de guitarra e psicodelias de teclado, até em conjunto e os dois são importantes.

Ou então vamos citar o Yanni, para cada música ele dá a oportunidade para um instrumentista da "banda" aparecer.

digamos que tenham "solos" de bateria numa música, baixo em outra, guitarra em outra, teclado direto :D, violino em outra, vozes noutras, percurssão em uma tb, e assim vai indo.

tudo depende do músico, ele vai conseguir seu espaço, e ele sempre tem espaço para conseguir.

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Marco Alan Rotta
Meu comentário procurou demonstrar isto: que por diversos motivos o teclado torna-se uma escolha versátil para uma boa parte dos casos.
Sim, com certeza, de acordo mas, até que ponto?

Para mim são os timbres originados das teclas, como pianos, claves, organs, pads, leads, synths e com uma exceção de strings que são muito bons. Faltou acordeon, sanfona, que também são instrumentos de teclas.

Legal Durval Dellê, penso assim também, mas esses instrumentos como vc mesmo citou, já existem, o teclado ta substituindo o som original, salvo os pads, leads e synths.

Ta vendo, por isso que falei, condenar usar x timbre, estamos condenando tudo. Da na mesma.
Será se to pensando errado? Não quero problemas, só quero entender algumas coisa que rola por aqui, conversar numa boa e chegar a uma conclusão.

LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


Não tenho muita coisa contra o teclado. Torço o nariz para emulações mal feitas.

Apesar de ja terem começado, deviam investir mais em trimbres exclusivos de teclado. Timbres com definição e clareza que não pareçam robos de filme de ficção cientifica cantando.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Theo22
eu esqueci daqueles dois pq eu não uso :D aí não lembrei.

concordo q o teclado tá "substituindo" ou no caso "emulando".... mas são instrumentos que possuem uma semelhança, uma característica, que são as teclas, eis o X da questão.

Para mim não adianta ninguem vir aqui falar q um teclado consegue simular a pressão do sopro na hr de tocar metal, ou então a força com q faz o brrrrrruuuuuuuuuu (pra sair o som).

da mesma forma que não adianta me dizerem que um teclado toca uma guitarra base (onde são tocadas digamos 6 cordas/notas/frequencias praticamente simultaneamente e diversas vezes) ou pior ainda, um guitarra solo, fazendo harmonicos, duplo harmonicos, bends, e num intervalo de tempo muito curto, não faz!!!

ou então vc está tocando baixo de modo fullbass, num fretless por exemplo, fazendo varios slides e no meio intercala uns slaps... tb não faz!!! (apesar de q baixo de teclado é muito bom......... mas aí falta o felling de um baixista tocando baixo, pq um baixista/tecladista no teclado vai sair diferente do q no baixo, veja o caso do Arthur Maia, baixista (além de programador e dominador de outros instrumentos como teclado) meu conterraneo, já foi baixista de Gilberto Gil (Kaya N'Gan Daya), Djavan, e nem preciso citar mais nomes, ele mesmo concorda com o que estou falei acima. cada instrumento tem sua identidade.

O teclado por ser um emulador, como dissemos anteriormente ele é versátil, é prático. Mas digamos que o limite do seu potencial tende a perfeição (nunca chega completamente a ela) em instrumentos de teclas. E fica meio longe da mesma perfeição em instrumentos com outras características.

lsgoncalves
Veterano
# ago/05
· votar


Bom dia a todos....

Bem o Teclado e um instrumento completo. Na minha cidade praticamente não tem sopro ou "metel" so nas fanfarras, vc acha que o cara que toca numa fanfarra viria tocar numa banda de rook??, se vc não tem Sax tem Teclado, sabe quanto custa um piano de cauda dos mais "BARATO", e um hammod ou um Mini Moog??, bem se bobiar tem pouco ate no Brasil, se não tem um piano de cauda um hammod um Mini Moog, vc tem um "TECLADO". Teclado arrajador e so colocar o acompanhamento e tem bateria, baixo e a guitarra nos tecladistas fazemos, ou nunca foi num bar onde tinha uma Mulher cantado com um Teclado ou um Cantor??, outra Orquestra Sinfônica vc acha que o cara que toca uma vai deixar de tocar um Strings na Orquestra para tocar numa bande de rook, se vc acham isso dever estar pirado; se vc não tem um cara tocando Strings vc ten o "TECLADO", Theo22 e para os outros guitarristas e Tecladistas que vem no forum falar mau presta atenção como fala um curso de guitarra leva so ums anos para se formar uma quitarra boa não e muito carroe uns R$:1500 reais, agorra faz um curso de PIANO e so 12 ANOS no minimo e um piano de paredo ou "armario" usado e uns R$:3000 reais não da para comparar o teclado tem oitavas completa e varios mestra como Mozart, Hanon, Bar, etc.. e a quitarra que tem es cordas eo quitarristas o que tem de mestre??. beleza..

espero ter ajudado..

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Ô Theo22, relaxa, pelo teu post achei q ce ia pular da ponte cara. Não acho que um tópico de fórum de internet deva mudar tanto assim a cabeça de alguém coimo pareceu que mudou a sua, nem indignar ninguém, e muito menos ser motivo para dizer "foi culpa de vcs!". Acho que se não levarmos a sério tudo q é escrito aqui e tivermos personalidade suficiente pra analisar o que é ou não é bom pra cada um (além de aceitar a opinião alhiea), tudo fica mais fácil e metade das merdas são evitadas.

E se tu acha sax de teclado bonito, qual o problema em continuar achando??

Abraço e tome maracujina.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Não seria Doors, não seria EL&P... Mas já vi bandas da minha cidade tocando Doors sem teclado, ja vi tocando Pink Floyd tb sem teclado...

Hj em dia teclados são MUITO utilizados nas músicas, mas muitas que usam não tem tecladista oficial... Ou seja não dão o valor e devida importância...

Ainda volto a afirmar que teclado é Complementar... Ainda mais nos dias de hj que não valorizam tanto as teclas... Pelo menos é o que eu vejo pela minha região afora... Posso estar enganado...

LOW Fl
Veterano
# ago/05
· votar


lsgoncalves
R$:1500 reais, agorra faz um curso de PIANO e so 12 ANOS no minimo e um piano de paredo ou "armario" usado e uns R$:3000 reais não da para comparar o teclado tem oitavas completa e varios mestra como Mozart, Hanon, Bar, etc.. e a quitarra que tem es cordas eo quitarristas o que tem de mestre??. beleza..

VocÊ esta enganado sobre o custo de ter uma guitarra. Se um bom piano e sua manutenção custa caro como já sabemos, um bom equipamento de guitarra custa bem caro tabem. ultrapassa esses R$:1500. Uma guitarra profi já passa isso, mais cabos bons, efeitos, amplicador é bem caro, entre outras coisas.
OS dois instrumentos voce vai levar a vida inteira e não vai esgotar o apredizado.

MetalKey
Veterano
# ago/05
· votar


Como já dei minha opinião em outro tópico, teclado é o nome incorreto do intrumento. A execução do intrumento é feita por teclas, tal como acordeon, orgao, piano, cravo etc.
O intrumento que chamamos teclado ele foi criado para ser um novo instrumento, com uma característica timbrística única como todos os outros instrumentos, este instrumento chama-se sintetizador. O que ele é? De forma grosseira são impulsos elétricos que se transformam em som. No início dos anos 80 foram exigidos sintetizadores que simulasse instrumentos acústicos, um processo de síntese baseada em amostras diditais de intrumentos reais que passam por filtros e processadores de efeitos. Por isto o Korg M1 tem o seu valor, pois é um sinth que simula instrumentos acústicos e foi muito utilizado no seu tempo por diversos artistas, assim não precisavam levar para o palco uma parafernalha gigantesca!
Acostumamos tanto com este "teclado" de hoje em dia que queremos é portabilidade e fidelidade sonora aos intrumentos acústicos. Talvez o mundo seria bem melhor e mais rico musicalmente se tivessem apenas aprimorado o sintetizador e não ter colocado ele para simular outros intrumentos, e o pior, a maior aberração, o arranjador que tenta substituir uma banda inteira! Odeio Teclados Arranjadores, mas não quer dizer que eu odeio o cara que está tocando e acredito que este cara tem o seu valor a sua forma de tocar, pois muitas vezes ele é um profissional.
Afinal, quem não começou com um teclado arranjador?

O que me deixa indignado quanto a utilização do teclado, são bandas famosas, e o pior, minhas favoritas que gravam com teclados, mas não tem teclado na banda e isto acontece bastante em bandas de Rock (Edguy, Edenbridge, Angra e outras).

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê
Se discorda da minha opinião, fica na tua! hUHAUHA to zoando! Não quero intrigas... LoL

Na minha banda o teclado talvez não seja essencial, mas o tecladista sim, pq dependem de mim para muita coisa... Mas tb no meio de duas guitarras, não sobra muito pra mim aparecer, hehe mas eu faço minhas acrobacias né, sempre to falando pra tirar música que tenha teclado, se não tem, eu coloco e ainda faço solo LoL!

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


SaintFerio

legal, mas o pensamento tem que ser esse... na minha banda tb tem 7 pessoas, duas guitarras, mas como disse antes, tem espaço pra todo mundo :D

e se vc quiser o teclado será essencial, é só fazer algo que marque!!!

o q eh Jump do Van Halen sem aquela introdução, Light My Fire sem o solo de organ......... fica estranho, ou seja, se não tiver teclado ali vai fazer falta!!! isso q to querendo dizer, quando ele faz falta, eh pq eh essencial!

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Parabéns aos moderadores por terem feito a limpesa, chega de tópicos sujos.

Quero conversar com o pessoal aqui, entender o que é teclado, pq dei um nó no celebro.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
vc está no msn?

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
E se tu acha sax de teclado bonito, qual o problema em continuar achando??
Não é bem isso, um não sax pode ser substituído pelo teclado definitivamente, apenas acho que em determinadas músicas, seu uso seja possível pelo teclado, até mesmo por caracterizar a música, nem todos tem a possibilidade de ter um saxofonista ali pra tocar na hora. Substituir por um lead pode ser a solução, mas pô, estamos ingnorando o princípio, a idéia de por um sax ali.

Exemplos:
Tem gente que espera um solo de sax, ai o cara mete um lead.

Tem gente que fica mordido pelo solo ser de sax, porém é teclado e não sax, é uma emulação.

Tem gente que já admira, pô, o cara manda bem, ta se virando no teclado, fez um ótimo solo, não fugio da origem.

Agora é ver oq a maioria prefere.

Pq teclado eletrônico mesmo, só lead synths, pads, é do próprio do instrumento.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22

eu concordo com sua opinião.... até citei acima...... eu uso em covers os metais, para caracterizar a música, mas eu mesmo sou critico para dizer que não é como o esperado, mas pela questão de ser cover e caracterizar a música pelo q o pessoal conhece.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

Com certeza heheh! Nas minhas composições o teclado é essencial, na do resto da banda, apenas complementar... Imagine The Final Countdown sem o teclado! Heheh tudo bem, o Children Of Bodom gravou com a guitarra, mas parece meio sem graça isso!

No final acabo tendo de concordar com vc, em alguns casos teclado é essencial... Se não tiver fica feio, chato e estranho....

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


Faz assim, quando tiver que fazer uma String pra dar fundo em alguma música, leva a orquestra então.

Reza pra caber no barzinho, ou na sua casa.

Ah, um piano de caudas realmente é algo muito acessível que qualquer um pode ter né... Com certeza. Além do que, quase não ocupa espaço, qualquer um pode ter uma Sala Acústica apenas o piano.

Mesma coisa os metais: porra, bora lá todo mundo comprar um Trombone. Vai ter que separar um compartimento na casa só pra ele... E vamos contratar 10 músicos sempre que quisermos tocar uma seção de metais, alugar ônibus para transporte e pagar estadia e alimentação.

Porra, sintetizador é algo mágico, alguns chegam absurdamente perto dos intrumentos reais, ainda mais com bons efeitos, bons reverbs.

Quanto aos Hammonds, esse forum deveria se chamar Cifra Clube->Hammond, pois só se fala nesse instrumento maldito aqui. Já tô pegando raiva de Hammond de tanto tópico pra ficar babando ovo pra efeito Leslie e o cacete a quatro.

Johnny B Good 2
Veterano
# ago/05
· votar


depende muito do estilo do tecladista, se ele souber deixar sua marca, saber tocar, seja no estilo que for ele será essencial.

O Deep Purple sem o Jon Lord não era nada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...