Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...

Autor Mensagem
V. Augusto
Veterano
# ago/05
· votar


Eu acho que, assim como o Marco disse, é um instrumento muito versátil. Cansou do piano? Coloque um Strings. Cansou disso? Pegue o cravo.
Cansou de tocar "normal", use os ritmos.
Está em uma banda e precisa de efeitos e timbres "incríveis"? Use Synths e Pads... e por aí vai...
No meu caso, os ritmos não funcionam mais para nada. Antes era muito diferente.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Quanto aos Hammonds, esse forum deveria se chamar Cifra Clube->Hammond, pois só se fala nesse instrumento maldito aqui. Já tô pegando raiva de Hammond de tanto tópico pra ficar babando ovo pra efeito Leslie e o cacete a quatro.

Cifra Club PSR seria mais apropriado. Ou seja, sinto o mesmo "repudio" que vc demonstrou sobre hammond em relação a tópicos que discutem midi, sei lá o que de disquete e etc. E olha que os tópicos e usuários que se interessam por vintages como o hammond é apenas uma pequena porcentagem em relação aos amantes de PSR e afins. Se vc sofre achando que só se fala de um assunto que não te interessa, imagina a gente.

Mas blz. E continuo achando que a função "imitador de instrumentos" presentes nos sintetizadores modernos é apenas um quebra-galho. Simplesmente se prender a ela vai te limitar a ser o cara que toca tudo quanto é coisa que não for baixo-bateria-e-guitarra numa banda, ou se tocar sozinho, vai podar a sua criatividade de uma forma absurda, acostumando o cara a não pensar, a não ir além da "imitação". E principalmente, vai manter a fama de instriumento sem personalidade propria que o teclado tem.

Abs.

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Mas blz. E continuo achando que a função "imitador de instrumentos" presentes nos sintetizadores modernos é apenas um quebra-galho. Simplesmente se prender a ela vai te limitar a ser o cara que toca tudo quanto é coisa que não for baixo-bateria-e-guitarra numa banda, ou se tocar sozinho, vai podar a sua criatividade de uma forma absurda, acostumando o cara a não pensar, a não ir além da "imitação". E principalmente, vai manter a fama de instriumento sem personalidade propria que o teclado tem.

assino em baixo!!

tava até conversando a respeito da mesma coisa com o Theo pelo MSN, acho que depois ele vai postar um pouco do que conversei com ele.

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


Rapaz, não tenho nada contra Hammond.

Mas só se fala disso aqui. E você lembrou bem, o nome bom seria:

Forum Cifra Clube -> Hammond e PSRs

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


como se abriu um pouco a discussão aqui:

eu não sou totalmente contra tocar metais (ou outros instrumentos não característicos de teclas, até pq toco em músicas covers para não perder a caracterização da música (QUEBRA GALHO). Mas acho errado criar um arranjo de metais no teclado.

tipo se tá compondo uma música, aí pensa assim, "um som de metal ia ficar legal, então vou fazer no teclado" isso eu acho nada a ver.

se o som é seu, vc tá criando, se quer mesmo metais, chame alguem para tocar no CD e deixe o cara fazer o q ele sabe, depois no show, vc até toca (caso não tenha metais na banda como eu faço), mas no CD pelo amor de Deus não!!! e nem crie, deixe o cara q domina o instrumento fazer o q ele sabe, ele cria o arranjo com a mentalidade de um saxofonista (caso seja sax) com técnicas de saxofonista e não de tecladista, cria a identidade de um sax.

por mais q seja um saxofonista q saiba tocar teclado, no teclado ele não vai ter o mesmo desempenho q no sax, a piração na hr de tocar, de criar, é diferente, no teclado não fica a característica do instrumento, pois não é de teclas.

os próprios timbres de piano, organs já tem perdas de qualidade, mas chegam bem mais próximo a perfeição, e não se perde a característica, novamente as teclas, pois são tocados da mesma maneira, q pode ser até a mesma técnica (não necessáriamente). não tem muito como explicar, é uma particularidade para cada tipo de instrumento e seus derivados. as teclas, os sopros, as cordas e assim vai.

e sobre samplers, dependendo do uso eu até curto, quando é algo para incrementar, para melhorar e não para imitar!!! exemplo uma banda de reggae q gosto "Third World" tem muito teclado e samplers!! e não precisa ser um tecladista para fazer um sampler, ou então para ditar alguem para fazer o q o músico imagina, para isso existem músicos e produtores.

os samplers não foram criados para substituir instrumentos, mas sim para incrementar.

imitar é coisa do demo!!! um músico não pode só saber tocar ou imitar, tem que saber criar!! e criar não é imitar!!

quer usar só sampler?? maravilha!! mas faça um som característico para isso, com uma identidade mais eletrônica e não para imitar alguma coisa!! não faça um mal uso do equipamento.

aí vão me dizer q Ed Motta usa muito sampler, praticamente em todas as suas composições, eu concordo, tem muita qualidade e eu gosto, e agora eu pergunto, vc notou a caracteristica??? é de som eletrônico, ele guardou a identidade do que ele usou para fazer o som. Ele criou!!

e sobre usar o teclado com ritmos:
não que seja amador quem trabalhe com ritmo, mas é que muitos querem passar por bandas, querem fazer o trabalho de uma banda inteira e achando q estão mandando bem, q tem a mesma qualidade, q eh mesma coisa... teve algum um tempo atras q até disse... "o teclado não erra" e eu respondo dizendo, "e aí a música não vibra, não tem vida!!"

ou então, deixar gravado um MIDI e nem ter o trabalho de tocar, de fazer um acorde q seja, pq então não grava um CD sem a voz, para apenas cantar e bota pra rodar o "show"! não é a mesma coisa?

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Durval Dellê
Ae vc entrou mesmo no espírito do tópico, foi justamente isso que discutimos, ou melhor , conversamos numa boa.

Rick_Wakeman
Boa idéia, deviamos ter um fórum de hammond, pois ele não tem nada haver com teclado, é um instrumento e tanto, devia ser discutido em meios diferentes a esse, vai ai uma sugestão aos moderadores.

SaintFerio
Faz um tempinho que queria responder a vc...
Na cidade que moro, também tem muitas bandas sem teclados, e toca até Jota Quest, Capital Pop Rock nacional sem teclado, e rola, da certo. Eu sinto uma puta falta do teclado, mas nem todos sentem.

Tem uma banda de blues em SP, e tão tocando sem teclado, e olhe o estilo, conversando com o gaitista da banda, ele me disse que tem três feras pra entrar, mas disse que tão se virando sem tecladista.

E eu perguntei: o cache aumenta se vc colocar um tecladista? Ele respondeu: que nada, é só mais um cara pra dividir.

Então percebam que teclado é bem diferente de um piano, hammond, sabe pq? Pq é tido em muitas vezes como um quebra galho, como o Durval falou, e isso é ruim, pois fazem com que os outros músicos percam o interesse por ele na banda.

Guitarra é quebra-galho? Nunca será, ela é á própria.

Eu vou tocar é órgão hammond de agora em diante...huahauhahua

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
ei... só uma correção....

eu não disse q o teclado é quebra-galho..... em momento algum...

quis dizer q os timbres, como no meu caso os metais nos covers, os faço como quebra-galho no teclado pois não temos metais na banda.

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Durval Dellê
Putz, foi mal durval, vc não falou isso, agora percebi.

Pessoal, depois de tudo, eu acho o seguinte pra fechar o assunto, falo de Sintetizadores e Workstation Profissionais.

1º Hoje em dia, é um instrumento multi-funções, com uma ampla variedades de timbres, levam ao preenchimentos de certas canções com timbres sintetizados, sampleados, não discartando, mas sim, substituindo-o, quando não presente.

2º Imitar, Emular, é uma caracteristica dos teclados atuais, não tem jeito, pois se vc toca um hammond, piano, vc ta emulando da mesma forma, pois o som, foi copiado de um piano, hammond, enfim.

3º Se em uma música tem um solo de sax, e no momento o saxofonista ta presente, opa, nada melhor que ele pra solar, agora, se ele não está presente, nada melhor que usar o teclado, como forma de representar aquele solo, mantendo a origem, o arranjo, até mesmo, dando valor ao sax, os saxofonista, devia era agradecer, pois estamos usando o som dele. Poderiamos escolher dentre trocendos leads pra solar e esquecer o sax.

Então, negócio de músico ficar mordido é besteria, teclado é uma maravilha se for visto por esse lado, o que ta faltando, é personalidade de quem toca, mudar essa visão, aceitar as coias como são. Já ouvi guitarrista dizendo que acha ridículo teclado imitador de som, bla bla bla, mas teclado imitia, talvez ele ficou mordido, pq o teclado tem o som da guitarra dele, e ainda querem dá uma de guitarrista. Entendo.

Mas o tópico continua em aberto...

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
o que ta faltando, é personalidade de quem toca, mudar essa visão, aceitar as coias como são

exatamente!!!! personalidade!!!! auto-confiança!!!! criatividade!!!! e assim vai!!!!

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Primeiramente, queria dizer que é muito bom ver tópicos com discussões sérias e inteligente (novamente) por aqui. Espero, como membro, que continue assim.

Theo22
Sim, com certeza, de acordo mas, até que ponto?

Acredito que até o ponto em que os impedimentos que citei não sejam problema. Novamente: se uma banda/tecladista/pianista tem condições de ter um piano de cauda no palco, levando em conta manutenção, transporte e preço, por que não tê-lo? Por outro lado, esta mesma banda/tecladista/pianista pode preferir ter um sintetizador/teclado pequeno e leve (quanto comparado ao piano) por vários motivos. Uma situação não desmerece a outra.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Rick_Wakeman
Quanto aos Hammonds, esse forum deveria se chamar Cifra Clube->Hammond, pois só se fala nesse instrumento maldito aqui. Já tô pegando raiva de Hammond de tanto tópico pra ficar babando ovo pra efeito Leslie e o cacete a quatro.

Você me parece ser alguém muito experiente, e que sabe do que fala. Acredito que seja sempre questão de gosto, e devemos saber conviver com as diferenças.

Fiz uma pesquisa rápida no fórum e encontrei 559 páginas com a palavra Hammond. Por outro lado, existe 1560 com a palavra "Roland" e 2330 com a palavra "Yamaha" (só para citar dois exemplos).

Desta forma, surigo que faça como eu, e ignore os temas que não interessam (isto é perfeitamente natural em um fórum). Melhor ainda, crie tópicos sobre os temas que lhe interessam, e muita gente terá o maior prazer em participar

Abraços.

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


Sempre me ajudaram aqui, mas 90% dos tópicos desvirtuam para brigas entre Vinícius Augusto x MultiHomens, PSR x XYZ e Hammond, Hammond, Hammond.

Os que não desvirtuam, são bons.

Zara
Veterano
# ago/05 · Editado por: Zara
· votar


Poutz, que limação é essa com o Teclado, Theo22?
Eu acho é ótimo ter um instrumento que cabe todos aqueles que curto, no caso como o Marco falou, que emula outros instrumentos.

Eu uso apenas pianos, órgãos, clavinets, pads e synths. Isso pq não tenho cash pra comprar um Hammond + Piano de cauda + Wurlitzer + Clavinet + Moog + o diabo a 4... a versatilidade é o propósito deste instrumento. Se fulano usa pra banda ou cicrano usa pra MIDI, whatever. O que importa é que estejam satisfeitos e fazendo BOM USO do teclado.

Escutem Chick Corea, Herbie Hancock, Richard Wright, Keith Emerson, Jeff Lorber, Rick Wakeman e até Jordan Rudess pra voltar a aumentar a auto-estima haeiuhai.

Zara
Veterano
# ago/05
· votar


Se vc sofre achando que só se fala de um assunto que não te interessa, imagina a gente.
huahiah
Não tinha lido isso, pior q é verdade. Aí é que rola um [/ignore_mode_ON] e sejamos felizes.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Oié.

Bico
Veterano
# ago/05
· votar


Quanto aos Hammonds, esse forum deveria se chamar Cifra Clube->Hammond, pois só se fala nesse instrumento maldito aqui.
¬¬ O Rick Wakeman de verdade nunca diria isso. =P

EU sou mais um q curte teclado apenas para emular sons de instrumentos de teclas. Mas não sou tão cabeça fechada assim tb, não. Acho q usar timbres de outros instrumetos, pode em alguns casos ser até legal. Principalmente timbres de instrumentos mais exóticos, coisa mais de zoeira, ou q seje uma imitação tão ruim q fica bão! Sem tentar enganar (tipo o lance dos Mellotrons).
Mas cada um faz oq quer, não é?

Eu respeito, mas não deixo de dizer q me dá calafrios escutar um teclado tentando imitar instrumentos de sopro (principalmente sax e trompete) ou mesmo uma banda inteira (os ritmos). Argh! =P

Pra MIM... NA MINHA OPINIÃO... é sem noção de barango.
E ainda acho q é o motivo pelo qual muitas pessoas têm um certo preconceito ou mesmo desrespeito em relação a teclados e tecladistas.

E sobre os timbres de hammond, rhodes, moog, etc.. tb serem "imitações", já é outra história. A grande maioria dos tecladistas não pode ter esses brinquedinhos por questões óbvias q já até foram faladas por aqui. Mas trocariam seus simples teclados por um set cabuloso assim, se pudessem. Sem pestanejar. =P

Mas o negócio, é q acho nada a ver esse lance de tecladista querer ser o Shang Tsung da música [q guarda a alma de todos os intrumentos do mundo dentro da caixinha mágica PSR (é só um exemplo =P)]...

Interagir com outros instrumentistas é essencial (na MINHA OPNIÃO).
Acho q todos os instrumentos estão no mesmo nível (desde q bem tocados). Substituir um músico (q estudou anos, desenvolveu técnicas especiais e timbre) simplismente apertando um botão, é muita ingenuidade pra mim.

ViníciusBrandão
Veterano
# ago/05
· votar


Citando detalhes que achei muito importante neste tópico:

nao acho nada demais usar metais ou strings(por exemplo) no teclado. basta saber usar. outro ponto q acho relevante é se o timbre é de qualidade.
a tecnologia nos trouxe soluçoes com a invençao do teclado.


Cutri muito este comentário

O piano e o pianista tb eram alvos de preconceitos nos tempos passados(Mozart - um genio q nao teve o valor merecido em seu tempo é hj o tal)
o sax qdo no tempo do surgimento do jazz tb era instrumento de vagabundo.


Este foi um dos melhores!!!!!

Teclado surgiu pra tentar ser um pouco de tudo...

Este é o principal detalhe... EMULAR UM POUCO DE TUDO, então por isso, todo timbre que for usado no mesmo é válido, pq é esta a ideia do teclado, simular outros instrumentos, somente isso, pois teclado não possui nenhum timbre que podemos dizer é timbre de teclado!!!!!!

concordo q o teclado tá "substituindo" ou no caso "emulando".... mas são instrumentos que possuem uma semelhança, uma característica, que são as teclas, eis o X da questão.

Neste comentário, fico triste por não concordar, pois mesmo sendo instruentos de teclas, eles nunca ficam iguais perfeitamente, geralmente timbres de bateria feitos em teclados ficam mais reais do que os proprios timbres de instrumentos com teclas.

da mesma forma que não adianta me dizerem que um teclado toca uma guitarra base (onde são tocadas digamos 6 cordas/notas/frequencias praticamente simultaneamente e diversas vezes)

Neste comentário destaco um erro, as cordas de uma guitarra ou violão base não são tocadas as notas em frequencias praticamente simultaneas... Se fosse assim, qualquer tecaldistas conseguiria fazer o mesmo em qualquer teclado, onde as notas são praticamente simultaneas, no caso de guitarras, ocorre uma grande variação de tempo entre as frequencias/notas.

ou então vc está tocando baixo de modo fullbass, num fretless por exemplo, fazendo varios slides e no meio intercala uns slaps... tb não faz!!!

Este aqui, tem razão que ao vivo seria impossivel, mas em montagens de midis ou samplers, os baixos de tecaldos podem imitar quase que 100% do que se faz em um baixo de verdade, inclusive arrastões d dedo, slaps, mutes, etc.

Ainda volto a afirmar que teclado é Complementar... Ainda mais nos dias de hj que não valorizam tanto as teclas... Pelo menos é o que eu vejo pela minha região afora... Posso estar enganado...

Sim, concordo em parte, mas tudo depende do estilo de música ou da banda... Ou arranjo.
O que seria da música Love Of My Life na versão Queen sem um piano????

O teclado pode ser, em alguns casos complementar em um palco, assim como um violão pode ser complementar em músicas clássicas de piano... Assim como uma bateria ficaria horrivel na música More Than Words - Extreme, na qual só se usa um violão... Assim como Fur Elise sem piano não seria nunca o clássico de Bethoven...

Tudo depende do estilo e dos arranjos... Discordo o fato de ser complementar, pq se olharmos por este lado, qualquer instrumento é complementar!!!!!! :D

Para mim são os timbres originados das teclas, como pianos, claves, organs, pads, leads, synths e com uma exceção de strings que são muito bons.

Nisso, aqui, discordo... Os outros timbres q existem nos teclados não servem pra nada... Só estão nele por estar!!!!!!! Pelo menos foi isso q ficou claro!!!!!!

LOW Fl
VocÊ esta enganado sobre o custo de ter uma guitarra. Se um bom piano e sua manutenção custa caro como já sabemos, um bom equipamento de guitarra custa bem caro tabem. ultrapassa esses R$:1500. Uma guitarra profi já passa isso, mais cabos bons, efeitos, amplicador é bem caro, entre outras coisas.
OS dois instrumentos voce vai levar a vida inteira e não vai esgotar o apredizado.


Só um detalhe amigo... Um conjunto de cordas boas para guitarra, com no máximo R$150,00 vc tem... Em um piano, a mais fuleira, custa no minímo R$800,00 e uma boa, ta em média R$3000,00 só as cordas... como pode se comparar um violão com piano??????

MetalKey
e o pior, a maior aberração, o arranjador que tenta substituir uma banda inteira!

Não é que queira substituir... Em muitos casos é a necessidade!!!!!
Eu não uso e trabalho com arranjador só qp gosto...
A diferença é que pra eu ter uma banda que expresse meu trabalho, precisaria de no minímo 10 músicos, e fora isso o custo de viagens, transportes, alimentação, ensaios, etc... Pra uam banda sai bem mais caro, do que pra um grupo que trabalhe só com teclado...

No final, o cachÊ é sempre o mesmo...
Uma banda de forró, como Calcinha Preta, por exemplo, toca em média por R$50.000,00... Já o grupo Chapalls que é basixcaente só teclado e danaçarinas, toca pelo mesmo valor... Quem lucra mais no show neste caso, a banda ou o grupo??????

Vc entendeu a situação???? è tudo questão de necessidade!!!!!
Seria de modo grosso... Um quebra galho...
Veja Frank Aguiar... Começou trabalhando só com voz e teclado...
Ganhou dinheiro pra caramba fazendo os shows, depois que ficou rico montou a banda, mas pq????? Pq ele tinha condições de sustentar uma banda e manter o cachê altissimo apenas pagando um salário para cada um dos seus músicos.

mas não quer dizer que eu odeio o cara que está tocando e acredito que este cara tem o seu valor a sua forma de tocar, pois muitas vezes ele é um profissional.

Isso, vc pegou fundo a minha ideia... Profissional, que na maioria dos casos toca com arranjador por necessidade...
Eu poderia ter uma banda de forró, até pq tenho estrutura pra isso, porém os lucros com shows nunca seriam o mesmo, e como eu toco por profissão e não por hobby, preferi trabalhar somente em grupo: Meu irmão, eu e + 2 dançarinas!!!!!

Theo22
Tem gente que espera um solo de sax, ai o cara mete um lead.

Tem gente que fica mordido pelo solo ser de sax, porém é teclado e não sax, é uma emulação.

Tem gente que já admira, pô, o cara manda bem, ta se virando no teclado, fez um ótimo solo, não fugio da origem.

Agora é ver oq a maioria prefere.


Esses comentários foram chave de ouro...
Complementando ele, tudo é distinto...
Percebam que em músicas como forró brega, nunca se vÊ bandas e sim teclados arranjadores... Sabem pq???? Pq com banda não é comercial, porém com teclaod é...
A mesma coisa é o arrocha... Já tentaram milhares de vezes se criar bandas de arrocha, mas nunca nenhuma estourou, pq o publico prefere apenas a simplicidade do ritmo no voz e teclado, e aqui já existem diversos grupos e cantores que ganham muito bem com o ritmo apenas com teclado.

Rick_Wakeman
Faz assim, quando tiver que fazer uma String pra dar fundo em alguma música, leva a orquestra então.

Reza pra caber no barzinho, ou na sua casa.


hahahahahahaha
Esse comentário ficou show!!!!!!!
The Best Comentary!!!!!!!!

Ah, um piano de caudas realmente é algo muito acessível que qualquer um pode ter né... Com certeza. Além do que, quase não ocupa espaço, qualquer um pode ter uma Sala Acústica apenas o piano.

Só as cordas são muito baratas, em média, cordas boas para pianos custam R$3000,00... E quando quebra uma, facilmente vc encontra elas em aramazéns, mercadinhos, merceárias, assim como as de violão!!!!! rsrsrsrsrsrssr

Mesma coisa os metais: porra, bora lá todo mundo comprar um Trombone. Vai ter que separar um compartimento na casa só pra ele... E vamos contratar 10 músicos sempre que quisermos tocar uma seção de metais, alugar ônibus para transporte e pagar estadia e alimentação.

Isso aê... Vamos chamar o KenyG pra ser da nossa banda e ressucitar o Louis Amstrong pra fazer parte dos metais!!!!!!! hehehehehe

Porra, sintetizador é algo mágico, alguns chegam absurdamente perto dos intrumentos reais, ainda mais com bons efeitos, bons reverbs.

É mais ou menos por aí que eu quer chegar!!!!!!

Quanto aos Hammonds, esse forum deveria se chamar Cifra Clube->Hammond, pois só se fala nesse instrumento maldito aqui. Já tô pegando raiva de Hammond de tanto tópico pra ficar babando ovo pra efeito Leslie e o cacete a quatro.

Não é este o fato, atpe que nem se fala tanto dele aqui, mas é o fato de uma pessoa só falar só sobre isso aqui!!!!!! :D

fernando tecladista
Veterano
# ago/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


minha opnião, é que tudo que está no teclado, está lá pra ser usado e deve ser usado

só temos que tomar cuidado quando o acessorio vira o principal e descobrir este limite
um acessorio é tocar com arranjador, mas se um dia eu não conseguir tocar sem ele passei desse limite
a mesma coisa com arquivos midi (mesmos que sejam criados por mim)
chegar perto de um piano acustico e o cara falar eu não sei tocar deve ser o maior vexame

quanto a imitar timbres de outros instrumentos se o tecladista não conhecer o minimo de como é executado o original é a maior roubada
....... isso não quer dizer que ele tenha que ser multi instrumentista mozart escreveu a opera a flauta magica e odiava flauta.... se o cara toca sax de verdade e sai tocando sax no teclado é mais feio ainda, por não valorizar seu instrumento

conhecer pelo menos, formação dos acordes de uma guitarra, que são mais abertos que no teclado, bends..
embrar que instrumento de sopro geralmente respira e não faz acorde se ele esta tocando sozinho, conhecer a tessitura de cada um lembrando que mesmo se aquela nota esta dentro geralmente a formas diferentes de tocar no agudo e no grave
lembrar que os strings são formados em uma orquestra por 1º e 2º violinos, violas, cellos e baixos, então tocar com um acorde nas duas mãos com 7 notas e algo que os strings não fazem
resumindo, usar bom senso, se determinado timbre é uma m****, não use

essa crise existencial eu já tive algum tempo atras e me perguntei - que instrumento na verdade eu toco? eu toco algo que imita os outros? toco algo que só serve para orçamento pequeno, pq se tem $$$ chama uma big band? o teclado tem muitas coisas automaticas, sou eu que toco isso ou o teclado que toca, mas se não tenho a magia (inteligencia musical) para usar isso o teclado não faz nada que preste,

agora quanto as pessoas que não gostam de teclados geralmente isso é intriga da oposição

ViníciusBrandão
Veterano
# ago/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Eu acho que, assim como o Marco disse, é um instrumento muito versátil. Cansou do piano? Coloque um Strings. Cansou disso? Pegue o cravo.
Cansou de tocar "normal", use os ritmos.
Está em uma banda e precisa de efeitos e timbres "incríveis"? Use Synths e Pads... e por aí vai...


Também deve ser analisado estes detalhes, por existirem, claros em raros casos, músicos tecladistas ecleticos...

Só que quem não é ecletico, tipo, ou sempre vai gostar só de sinth ou só de arranjador...

No meu caso, eu curto os dois e não tenho nada contra a nenhum dos dois lado, pelo contrário, as vezes faço free lancer em bandas como tecladista, principalmente em estúdio, mas meu trabalho é com arranjador!!!!!

os samplers não foram criados para substituir instrumentos, mas sim para incrementar.

Este comentário é errado!!!!!
Em estúdio, que é aonde se usa mais os samplers... O mesmo é usado para diminuir o custo do que se teria se fosse gravado com uma banda e nada de complementar!!!!!

Está não é e nunca foi a ideia do sampler... A ideia do sampler é tentar substituir mesmo os instrumentos reais!!!!!!!


quer usar só sampler?? maravilha!! mas faça um som característico para isso, com uma identidade mais eletrônica e não para imitar alguma coisa!! não faça um mal uso do equipamento.

Pensar assim é bobagem cara... O proprio ritmo musical já é uma imitação... Vai me dizer que a base de blues é totalmente diferente de outra base???? No final tudo pe blues... Existe músicas q dependem de timbres q não sejam eletronicos... E a ideia do teclado é resolver este problema... se não fosse isso, nenhum de nós tecladistas, com certeza estaria aqui hj tendo esta conversa!!!!!!

aí vão me dizer q Ed Motta usa muito sampler, praticamente em todas as suas composições, eu concordo, tem muita qualidade e eu gosto, e agora eu pergunto, vc notou a caracteristica??? é de som eletrônico, ele guardou a identidade do que ele usou para fazer o som. Ele criou!!

Nem em tudo é eletronico... Algumas baterias que são samplers, órgãos, pianos... Ele deixou caracteristico do instruemento real... O q dá impressão q é tudo eletronico é que ele usa muita bateria eletronica pra desvirtuar outros timbres.

Então percebam que teclado é bem diferente de um piano, hammond, sabe pq? Pq é tido em muitas vezes como um quebra galho, como o Durval falou, e isso é ruim, pois fazem com que os outros músicos percam o interesse por ele na banda.

Como eu disse, tudo depende do arranjo... Geralmente em rock a guitarra é necessaria, mas existem musicas de jazz que vc só encontrará voz, piano e bateria, um exemplo claro: Norah Jones, ouça ela.

Como eu disse, teclado não é complemento, devemos levar em conta o estilo musical pra dizer o q é complemento não... Tem músicas q feitas em violão ficariam horriveis, o mesmo não acontece com o piano e vice versa!!!!!!!

Tudo depende do arranjo, do estilo, da identidade e da idealização da banda!!!!!!

É por aí!!!!!
Bom tópico este aqui!!!!!

ViníciusBrandão
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista
minha opnião, é que tudo que está no teclado, está lá pra ser usado e deve ser usado

Porra, este foi um dos melhores comentários!!!!!! :D

quanto a imitar timbres de outros instrumentos se o tecladista não conhecer o minimo de como é executado o original é a maior roubada

Tbm concordo, por isso que um verdadeiro tecladista, pra im, tem que ser tbm multi-instrumentista... O que é o meu caso!!!!!

Muito bom esses comentários!!!!!

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


ViníciusBrandão
obrigado por destacar meus comentarios. ninguem tinha dado muita bola. buaaaaaaaaaaa

ViníciusBrandão
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
obrigado por destacar meus comentarios. ninguem tinha dado muita bola. buaaaaaaaaaaa

Veja mesu comentarios!!!!
Abraços

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


O que seria da música Love Of My Life na versão Queen sem um piano???? Piano, não teclado

fernando tecladista
mas se não tenho a magia (inteligencia musical) para usar isso o teclado não faz nada que preste,
Verdade, nada surge, cria, se não for com o talento do músico, e tenho certeza que vc é um tecladista completo, percebo isso quando fala na importância de ter um conhecimento básico ao emular um instrumento pelo teclado.


Eu respeito, mas não deixo de dizer q me dá calafrios escutar um teclado tentando imitar instrumentos de sopro (principalmente sax e trompete) ou mesmo uma banda inteira (os ritmos). Argh! =P

Bico
Pra MIM... NA MINHA OPINIÃO... é sem noção de barango.
E ainda acho q é o motivo pelo qual muitas pessoas têm um certo preconceito ou mesmo desrespeito em relação a teclados e tecladistas.


Essa lance é simples de se resolver, agente não toca hammond, piano de caudas em teclados sem teclas de piano e tudo, estamos emulando de forma muito simples, muitas vezes com instrumentos fracos, fazendo com que os pianistas em muitas as vezes, tenha uma péssima visão do teclado, então tocar um sax quando há necessidade, é fundamental, é uma possibilidade que o teclado nos permite assim como o piano, sanfona, hammond, entre muitos outros.

O saxsofonista, tem é que agradecer ao músico tecladista, por não ter trocado o solo com o timbre do instrumento dele por outro qualquer, teríamos trocentas possibilidades em se falando de leads, ai tudo se troca por leads?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Desisto.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que o teclado tem dois tipos de motivos pra existir. O musicais e os econômicos/práticos.

Os musicais são os timbres que só o teclado pode produzir. Aí ele é um instrumento como qualquer outro.

Os econômicos é que não se pode ter os mais variados intrumentos em uma banda e nem alguém que apareça com a técnica pra tocá-los em uma música ou outra perdida. A mesma coisa pros teclados de churrascaria(arranjadores), que "substituem" uma banda.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Os PSRs da vida são os Tonantes dos pianos, hammond etc. /nada contra isso.

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
se o timbre é de qualidade.
Não foi comentado, porém foi lido, isso faz diferença com certeza.

Ritimo, bla bla bla, é coisinha chata, é a emulação ao extremo, eu mesmo toco com isso, mas digo, não é bixo de 7 cabeças não, o mercado investi, é tando que temos Korg PaX1 - R$18,000 Roland G-70 R$13,000 Tyros R$14,000 entre outros como Ketrons. Esses teclados são bem diferentes de PSRs comuns, esses ritimos que já ouvimos bastante por ai, e que fadigaram muito os nossos ouvidos, pela qualidade.

Fiquem espertos, são teclados com qualidades, coisa profissional, não é pra qualquer um pô a mão, é uma alternativa pra os músicos que se matam em bandas e não ganham nada. Não é banda, nem é pra substituir, apenas é uma alternativa luxuosa e que poucos tem acesso.

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Não desista, pensa mais, e veja que não to ficando louco, tem sentido, não vamos dizer, é anti-tecladista solar com um timbre que se saia de teclas, tem que haver uma maneira. Se não tem saxofonista, é uma alternativa, de manter o espírito. Em uma música tem solo de piano, aí só tem o guitarra, e ele faz solo de guitarra, isso pq ele não tem como tocar piano na guitarra.

SoldierOfFear16
O musicais e os econômicos/práticos.
Temos poucos musicais então, te garanto.

_Selina_
Veterano
# ago/05
· votar


Todos os instrumentos são importantes um e ligado no outro, as músicas não seriam bonitas se não tivessem varios tipos de sons diferentes"

=**

Theo22
Veterano
# ago/05 · Editado por: Theo22
· votar


Zara
Poutz, que limação é essa com o Teclado, Theo22?
Eu uso apenas pianos, órgãos, clavinets, pads e synths.
Eu também uso isso, mas dou uma escapada a outros timbres quando preciso, o pessoal tem um pensamento que não consigo entender, quanto a tocar outros timbres.
É, dei uma loucura mesmo, só vi teclado pra tocar pads e synths, nada mais, pois são o que melhor indentifica o instrumento eletrônico. Ja que é feio e errado tocar sax nele, é feito tocar qualquer coisa que saia de pads e synths, ta certo que generalizei muito a coisa.

Eu acho é ótimo ter um instrumento que cabe todos aqueles que curto,
Isso é bem uma função do teclado, ter amostras de timbres, mas não o instrumento, tudo é emulação mesmo, salvo os pads e leads synths ou timbres montados.

_Selina_
Com certeza, aprovada, mas em relação a poder tocar ou não certos timbres no teclado, quando necessários, vc concorda ou não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...