Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...

Autor Mensagem
Renan Ramos
Veterano
# nov/05
· votar


Theo22

Pelo que eu entendi, vc abomina as baterias prontas dos arranjadores, nisso temos que concordar!!
Quanto a :

quer tocar piano, que compre um piano, que tocar organ, que compre um organ, que tocar como banda, então monte uma, nada de ritimos.[i][/i]

E eu que quero tocar, piano, organ, tudo com banda e ainda ao mesmo tempo... tenho que comprar tudo? ou escolher só um!!!

Cara a gente tem nas mãos um instrumento que assume diversos sons e fica próximo da realidade.
Por que isso te encomoda?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


fica próximo da realidade

Sinto muito, mas não fica não. Nem Motifs e Fantoms da vida conseguem ficar proximos da realidade de forma satisfatoria "imitando" instrumentos. Continuo defendendo que a parte "imitadora" de instrumento dos teclados é um mero quebra-galho, teclado serve para emular outros instrumentos de teclado que tenham dimensões fisicas impraticaveis (piano de cauda, órgãos, etc), mas que mesmo assim tornem possivel uma simulação (por serem instrumentos de teclas, simples, coisa que um teclado imitando sax nunca vai conseguir decentemente) ou pra criar sons novos. Mas é só a minha opinião, tem quem acha sax de PSR lindo também. E tem quem gosta de vela quente nas costas também.

ALL Produções
Veterano
# nov/05 · Editado por: ALL Produções
· votar


Agora como o proprio nome diz, o nome do teclado é sintetizador...
E o que é sintetizar?????????
Nada mais é do que simular, fazer parecido, pois o nome vária do sintetico.


mas hein ?

_KOG
Veterano
# nov/05
· votar


Mas sinceramente, ter o som real de um instrumento, certas vezes é impraticável!

gostaria sim de tocar em um piano, orgão...!!!

Mas não tenho dinheiro, nem aonde por na minha casa, e muito menos
como carregar pra algum lugar. Não sei tocar flauta, nem Sax! Também
não conheço ninguém que tenha e ninguém que toque. (ainda mais, que toque bem)

É nestas horas que o teclado acaba sendo a única solução!
e particularmente, não acho que deixa a desejar só porque é um emulador de som de diversos instrumentos!
(se for um bom sinty, claro).

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


É isso que eu quis dizer, como um quebra-galho, é válido. Agora se ater a isso achando lindo e maravilhoso e a única e melhor alternativa do mundo é falta de ouvido ou sei lá o que. Vou abrir uma ONG contra preset de sax em teclado... hahahahaha

_KOG
Veterano
# nov/05
· votar


Engraçado..
eu ainda não consegui entender aonde está o preconceito
com os teclados!?
(é a primeira vez que fiquei sabendo que existia este tipo de preconceito!)

Será porque os tecladistas roubam espaços dos outros instrumentos nas bandas?

Eu acho que devo ter um ouvido muito ruim mesmo! porque não sinto diferença quando um bom sintetizador com som de piano está tocando
em um show ao vivo, ou até em um cd mesmo. Se me falassem que é piano, eu iria acreditar! confesso que posso ser ruim de ouvido mesmo.

Mas é claro que, talvez eu perceberia se fosse num alesis QS6, X5D, etc...

e como a maioria das pessoas também não percebem esta diferença,
porque tanto preconceito?

E mesmo para os músicos que percebem a diferença (e se encomodam) deveriam considerar toda a dificuldade em se ter o instrumento real tocando em uma determinada musica, ou banda... não acham?
no mínimo o "preconceito" deve ser amenizado..

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


Desisto.

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


Continuo defendendo que a parte "imitadora" de instrumento dos teclados é um mero quebra-galho, tambem acho, embora eu assumo que uso os strings, flautas, sax, mestais...., talvez porque tambem sou um imitador, já que na minha banda o repertorio é só de covers, e se eu substituir um solo de sax por moog, em musica pop não vira, nos lugares que toco não vira, embora eu não use estes trimbes como vejo alguns tecladistas usando


Será porque os tecladistas roubam espaços dos outros instrumentos nas bandas?
nisso eu acho que é tudo orçamento se a banda tem porte e consegue otimos caches, naturalmente ela contrata, os sax, trumpets... e o que mas tem de direito, mas se é tecladista sozinho ou bandinha, um saxofonista que ouve fala na hora, puta solo feio, eu poderia fazer melhor, se eu estivesse tocando ali tambem , mas esquece que o cara as vezes não esta ganhando quase nada pra tocar, e se subir o cache a casa coloca DJ...... entre dj e sax de teclado eu prefiro teclado


porque tanto preconceito?

deve ser mais pelo estilo qualidade e postura do artista, Vangelis e Frank Aguiar só usam teclados em muitos trabalhos, alguem reclama de Vangelis? o teclado pro vangelis, é um complemento da inteligencia dele, não é a propria . e a mente que domina o chip, não é o chip mais inteligente que a mente

como já comentei, uma vez sai de uma banda e fui ver o novo tecladista, e me disseram, o teclado do cara é muito ruim, não é igual ao seu , quando entrei no estudio era o mesmo alpha1 que eu tinha :)

Theo22
Veterano
# nov/05 · Editado por: Theo22
· votar


Não falo agora para abominarmos ou abolirmos o teclado atual, eu mesmo tenho um, ele agora ta presente, existe e não podemos voltar atrás, mas antigamente vejo que era outra coisa instrumentos com teclas.
Uso style, e preciso usar, as condições que temos hoje favorece a isso.
Mas preferia mil vezes que fosse diferente e que não existisse teclados arranjadores. Pra mim sÃo os piores teclados. Esse é o maior quebra-galho de todos os tempos. Eu faço o que posso, mas nunca gosto do trabalho final, o que me salva um pouco, é que um bom guitarrista toca comigo. Mas o som do baixo, bateria, tudo sem vida.

Theo22
Veterano
# nov/05 · Editado por: Theo22
· votar


Imagina se não existisse teclado? voce veria som de piano, orgão, etc
só em bandas realmente profissionais.


Seria bom cara, o negócio seria mais filtrado, seria tudo diferente do que acontece hoje em dia.

Um cara hoje compra uma Workstation com tudo isso, toca em qualquer lugar com uma amostra semelhante a todo aquele setup. Nos dias atuais, se um tecladista tivesse um setup assim, poucas bandas o escolheria, mas pq? Pq ficaria caro o transporte, melhor pegar um mais prático, um quebra-galho full.
Só as bandas mais originais e com $$, o tecladista pode buscar isso, e nem são tão conceituados como deveriam ser, pq já foram contaminados por aqueles com setups modernos.

São poucos tecladistas que se preocupam na originalidade, buscam o som da fonte, como falei, hoje já ta tudo contaminado pelo vírus do digital fraco, eu mesmo to nesse meio.

Theo22
Veterano
# nov/05 · Editado por: Theo22
· votar


Renan Ramos
_KOG
Vcs não podem comparar que agora o bolo ta feito, com o que seria se as coisas não tivesse tomado esse rumo. Teriamos mais fábricantes produzindo teclados como a os da CLavia, preços mais baixos obviamente.
Teriamos teclados sintetizadores potentes com sons de pads, leads, stings analogs, tudo criado no teclado. So com esse tipo de teclado, poderiamos criar "infinitos" sons.
Teriamos teclados outros sintetizadores no máximo com sons de piano, hammond, Epiano, clavi, harpsi como os da clavia.

Os teclados não deviam ter passado essa bareira, hoje é uma escola de samba, com sons ridículos, onde agente acaba usando na boa, onde o tecladista assume papel que não é dele, e ainda somos criticados por isso.

Hoje teclado ta sendo chamado de imitador, quebra-galho, por alguns tecladistas e outros músicos, e sabemos o pq!

_KOG
Veterano
# nov/05
· votar


a música ficou muito pobre ultimamente por culpa do que o mercado musical tem nos oferecidos.
discordo! (mas respeito sua opiniao)
mas acho que músico de verdade, dá um show com o que ele tem na mão!

Por que os PSRs estão tão queimados como disseram alguns comentarios anteriores??
Simplesmente porque a maioria dos que possuem um PSR são iniciantes, estão aprendendo, e compram um PSR porque é mais barato para aprender a tocar. e os profissionais rotulam como um teclado "ruim".

Comparar um amador que toca em buteco com um PSR, e um maestro tocando no mesmo teclado, é outra coisa!

Um maestro, por acaso não pode utilizar os recursos que um teclado lhe oferece? O kara é bom, e vai conseguir fazer uma ótima música... tem criatividade, etc.. e isso sem precisar de piano ou coisa do genero.. não vai deixar a musica pobre por isso! não tira o mérito do kara só porque é teclado, e não um piano..

agora, já um iniciante.... com certeza... talvez não conseguiria agradar os profissionais quando soltar um ritmo e não souber implementá-lo de forma bonita!! mesmo com um piano de verdade o kara não faria muita coisa..

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


eu uso sons de instrumentos de sopro só pra quebrar galho mesmo, se pudesse eu usava o som original de vários metais

Theo22
Veterano
# nov/05
· votar


_KOG
Entendo sua colocação, é verdade, um bom profissional é diferente do que so brinca no teclado, ou aquele mesmo que nÃo manja muito, fica tentando levar a vida tocando.

Como falei, hoje ta feito o bolo, feliz estaria se esse projeto de teclado arranjador, não tivesse saído do papel, e também não existisse esse tal de midi, onde teclados tocam sozinhos. Que coisa feia.

Muito negativo. Como estaria os caras que tocam com ritimo hoje em dia? Principalmente os que tocam mal? E os middeiros da vida?

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


refeletindo esta noite sobre este tópico, e ouvindo uns LPs velhos que tenho aqui lembrei de uma coisa

é interessante como a falta de tecnologia dos teclados mais antigos, e sua fabricação praticamente caseira fez surgir timbres interessantes:

as tentativas de fazer um piano que fosse possivel carregar de um lado pro outro, fez surgir os rhodes, os cp da yamaha, o mesmo com os pianos DX,
na tentativa de criar um brass, surge o timbre de jump, até hoje procurado
pra simular strings, surgiram otimos pads strings analogicos até hoje memoraveis
os corais e strings de mellotron são lindos
as baterias TR da roland tem seus timbres apreciados por muitos
e até hoje e legal ouvir um timbre de synth bass, que na epoca era o que podia ser feito proximo ao timbre de contrabaixo


hoje com tanta tecnologia, samples, PCs.... e laboratórios de pesquisa de som, conseguimos criar timbres de sax, trumpet, strings, pianos imsuportaveis e ridiculos

Theo22
Veterano
# nov/05
· votar


hoje com tanta tecnologia, samples, PCs.... e laboratórios de pesquisa de som, conseguimos criar timbres de sax, trumpet, strings, pianos imsuportaveis e ridiculos

Justamente pq cai na imitação, som = 100% dependendo do teclado, mas na execução fica artificial, enquanto no passado o objetivo era uma semelhança, vamos criar um timbre novo, com características de determinado instrumento, mas é um timbre de teclado, e não de outro instrumento. Foi bom vc ter falado nisso.

Eu adoro esses sons antigos, mesmo simples, era algo particular do teclado. Temos bons syhts hoje, acontece que eles trazem um bando de lixo. Deviam se preocupar somente com a parte de synth. E claro, mais teclados como os da Clavia, pianos digitais... isso seria uma boa opção pra um teclado mais completo, como falei, no máximo isso.

Sendo assim, não colocariamos sax samplado, onde tem um bom timbre, mas uma péssima execução. Criariamos um som de teclado, e todos fariam isso, isso seria natural.

Mas não, eles avacaiaram tudo, oh blz, vamos fazer uma escola de samba, uma banda completa em um teclado, deu no que deu.

whitewash
Veterano
# jul/13
· votar


Sou guitarrista a 9 anos e tecladista a 2, e digo uma coisa para os guitarristas que tem essa mente podre que dizem que teclado não serve pra nada :

(Escuta Dream Theater e ve pra que serve um teclado) ....

Aposto que os guitarristas que falam isso só sabem tocar paranoid rsrsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq teclado existe? Que timbres são certos tocarem nele? Agora synth e pad faz...