Set de pedais ou pedaleira

Autor Mensagem
EduBluesMan
Veterano
# out/13
· votar


AllanGouveia
Falo por mim (e embora não tenha procuração para tanto - talvez pelo
MauricioBahia - que me convenceu com seus argumentos ao novo mundo da zoom)
Há mais ou menos seis meses peguei minha G3 e sinceramente, abandonei meus pedais.
Em agosto, um amigo estava na gringa e me comprou uma MS 50G (pagou 99 doletas apenas). Velho. essa pedaleirinha é fantástica em muitos aspectos.
Pedal é legal? sim... mas e quando dá ruído? É froid......

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


e por ser mais barato para os quebrados como eu hehe!!

Olha rapaz, acho que isso vale para os quebrados e sinceramente também para os afortunados.......

a facilidade que um negócio desses proporciona é incrível, pode ser o jogo de pedais do john mayer bicho com o som mais maravilhoso da terra, o multi efeito efeito pelo menos pra mim vence, pela facilidade e pela gigantesca economia, acho que vale a pena abrir mão daquele som x do pedal x pelo bem estar saca...

Vamos supor aí que você precisa de varios delays psicodélicos, reverbs, pitch shiffters, chorus, phasers.....

imagina o preço disso em pedais legais? pra gastar isso em pedal eu prefiro dar uma senhora entrada no cabeçote marshall do slash, no mark V da mesa boogie, que são elementos que tem MUITO SOM DE VERDADE, jamais gastaria fortunas assim com pedais, não faz nem sentido isso na minha concepção.....

só vale pra caras que possuem uma grana que eles dão risada dela, tipo ahhh tem o pedal tal lá do zé, sei lá... diz ai pra mim um pedal fodão ai da praça?

ah aquele tube tape echo da fulltone por exemplo, ah o pedal custa 4 mil reais... tranquilo, passa essa tranqueira ai pra mim no débito faça vor....

ai beleza, gasta fortunas em pedais.... nada contra kkkk

Geralmente a turma que toca em bares na noite com banda de covers que tocam pink floyd, metallica, beatles precisam de geralmente um pouco de tudo pra buscar aquela cópia fiel...

(isso claro se tratando de guitarristas caprichosos e preocupados com a fidelidade de som, não é meu caso também pois sou um relaxo do mais alto nível)

Pega aquelas zoomzinhas alí, que você acha por 400 conto no mercado livre e o negócio literalmente resolve e ainda afina pra você.....

"ahhh mas o som não é bom"
será mesmo?

uma coisa eu garanto, na mão de quem sabe usar o som fica totalmente aceitável, então tá valendo, foi só 400 reais po..... custo beneficio total

eu acho que o pedal com o passar das décadas tende a cair sim em desuso pois os multiefeitos vão evoluir cada vez mais....

Martin__TDT
Membro
# out/13
· votar


MauricioBahia

Já que o assunto é pedais ou pedaleiras, você me aconselha a usar pedais de drive ou os drives da G3?

Pra saber: Não tenho a G3 e nem os pedais de drive haha na realidade não tenho nada, só esperança. To pesquisando aqui, acho que a HD500 é a melhor de agora, só que por praticidade ela perde pra GT100, porém ganha de timbre.

E não me manda ir pra central de dicas Zoom g3 porque aquilo tem milhões de páginas e eu já me perdi demais naquele tópico procurando informações e não achei até agora de tanta coisa que tem la XD

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


Martin__TDT

que que vc tem de equipamento?

MMI
Veterano
# out/13
· votar


Cada vez mais uso a guitarra direto no amplificador, sem mais. É verdade que a minha realidade é diferente da maioria, tem um bom tempo que não toco ao vivo e não tenho nenhuma previsão para mudar este cenário. Mas valem algumas considerações...

Quanto mais coisas no caminho, maior a chance de estragar o som também, seja TBP, seja buffer, seja multi-efeitos ou o que for. Antes que falem o contrário, eu gosto sim de modulações, de wah etc. Mas vejam (especial para a galera que toca em igrejas), um exemplo... As igrejas em geral são ambientes bastante vivos, reverberantes, o som ecoa muito. O som seco já reverbera e ecoa, ás vezes chega a embolar. Já vi algumas vezes, neguinho bota reverb ou delay, colado ao amplificador ou bem junto ao PA fica lindo, mas no ambiente em si, longe da fonte, embola tudo que é uma desgraça. Então quanto a efeitos, acho que é preciso cuidado porque muitas vezes menos é mais.

Quanto a TBP, buffer ou multi-efeitos... Sigo essa linha de que menos é mais, mas se é preciso, sigo a regra do ouvido. Tem que soar bem, seja o que for. Via de regra eu não curto muito essas pedaleiras, acho que até dá para achar um som legal, mas para mim é mais difícil e limitado que um bom pedal. Daí, se o pedal é TBP, se é buffer, se é boutique, eu sigo meu ouvido, tanto faz. E se for comer sinal, vai para uma controladora para não estragar muito.

Abç

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


Drinho
Boas, cara. Você falou uma coisa que tem sido meu norte na escolha dos pedais. Menos é mais. Atualmente tem 5 pedais no meu set, e tem horas que eu acho coisa demais. Principalmente nos dias que eu chego em casa e ligo só a guitarra no amp, nem faz muita falta a presença dos efeitos.

Mas, pras músicas que eu toco na igreja, como preciso de algumas coisas, tem os pedais pra dar um tchans. Como você disse, a gente deve saber o que é realmente necessário.

Gostei muito de ler seus posts. Fez-me refletir bastante.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Martin__TDT: você me aconselha a usar pedais de drive ou os drives da G3?

Usar os pedais de G3. Mais tarde, você pode querer mais "cores" no seu set. Confesso que NUNCA usei os drives da G3 pois tenho muitos pedais e o mais relevante: eu amo latinhas!!!

MMI: Cada vez mais uso a guitarra direto no amplificador, sem mais.

Muito bom isso. Simplificar, pra mim, é o "x" da questão. :)

Meu "problema" é que adoro uma sujeira no som. Um fuzz, muff, rat.... Delay também pra dar uma "tridimensionalidade", se é que posso dizer assim, no som.

Enfim, se eu fosse um blueseiro clássico, mojo-man, hehe, plugaria direto num amp varvado e pronto. Bem mais "fácil" e bonito demais!

EduBluesMan: Pedal é legal? sim... mas e quando dá ruído? É froid......

É quase um mosquito rondando sua orelha! hehe

Abs

MMI
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia

Meu "problema" é que adoro uma sujeira no som. Um fuzz, muff, rat.... Delay também pra dar uma "tridimensionalidade", se é que posso dizer assim, no som.

Bom... Não vou negar que um amp com um bom reverb é bem bacana e útil. Daí a gente pode andar para um amp que já venha com efeitos, tipo os Line 6. O que eu teria de bem top para o seu caso seria carregar o Kemper Profiling (ele é leve, fortão para estrada e tem simulação de todos esses pedais) e plugaria ele direto em linha no PA ou, se quiser sofisticar, plugaria ele no Two Notes Torpedo C.A.B. (um pedalzinho) que simula em alto nível vários tipos de power e gabinetes. Se a palavra é simplificar, levaria guitarra + pedalboard + Torpedo.

Acho preciso fazer um review do Torpedo para a galera do fórum... Em linhas gerais: você pluga a guitarra em qualquer pré, seja um pré bacanão tipo o Kemper ou pedal/pedaleira, como os que já estão no seu pedalboard hoje. Então dá para simular EL84, EL34, 6L6 e KT88, em Classe A/Single ended ou Classe AB/Push Pull, funcionando em pentode ou triode, fritando no talo ou não. Depois tem os vários tipos de gabinetes. Isso quer dizer que você toca uma música com sua teleca com som de Fender Tweed usando 6L6 e 1x12. Daí pode puxar uma strato usando uma simulação de Bassman com 4x10, ou quem sabe um som mais para Hendrix com umas KT88 fritando a ponto de estourar (isso sem o volume absurdo). E termina com sua lespa distorcidona num EL34 no talo falando num 4x12. Fazendo tudo isso com um pedal menor que seu Timefactor... Altamente prático e simplificado.

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


MMI: Fazendo tudo isso com um pedal menor que seu Timefactor... Altamente prático e simplificado.

Credo! É coisa do demo... O.o

:)

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia
e o mais relevante: eu amo latinhas!!!

Somos dois. Não abriria mão, e nada me põe na cabeça que o meu timbre esteja numa pedaleira... Com muitas opções de efeito, vc acaba criando pra cada música uma nova personalidade...

Meu lado blues diz que preciso de um Fender Tweed e só... Mesmo pra tocar estilos que não são o meu principal (sertanejos universitários e tal) eu levo o MEU timbre...

Martin__TDT
Membro
# out/13
· votar


Ismah
MauricioBahia

Só por amor as latinhas né haha confesso que dá um negócio fera no malandro ver aquele monte de coisinha no chão funcionando haha mas se ver por esse lado, usar multiefeito não perde em nada, pode até ganhar.

E não precisa necessáriamente criar uma personalidade pra cada música, fazer isso é bem coisa de Zé Zoom 505 II da Silva. Utilizando a GT100 como exemplo, poe ela pra operar em modo manual, poe sei la, um distortion, um drive, um delay, um chorus, um booster.... Você opera como pedais individuais, ligando e desligando cada um, cada um com suas próprias configurações. A personalidade quem dá é o "tocador".

E outra que tem gente que usa um DS-1 anos 80 feito no Japão.
Quer mesmo comparar a tecnologia dos anos 80 com a de agora?
Obviamente o som do pedal em si vai ser o som do pedal em si, mas uma multiefeito simula a mesma coisa, podendo até inserir modificações Keeley no pedal, o que você precisaria mandar pra um cara, o cara abrir, mudar, fuçar, cobrar e te mandar denovo.

E sobre sinal (já vi que vai do ouvido do músico). Ele é "copiado" uma vez só (quem tem um set todo Boss, meus pesames) e pode processar efeitos como qualquer unidade digital que se encontra dentro de pedais individuais no mercado, e como já disse, inclusive melhor.

Magina, a GT100 pode "simular" seu DD-3 melhor que seu próprio DD-3 soa hahahaha

MINHAS OPINIÕES

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Martin__TDT

a GT100 pode "simular" seu DD-3 melhor que seu próprio DD-3 soa

Pode ser que agrade mais, mas soar melhor não.
Bom ou ruim, melhor ou pior é referencial. Neste caso, a referência é o DD3, e ele seria o melhor.

não precisa necessariamente criar uma personalidade pra cada música

Então não vejo por que ter uma multi efeitos

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


Ismah
Martin__TDT
acho que não é a pessoa que escolhe um set, um multiefeitos ou uma guitar direto no amp... acho que quem escolhe é a necessidade de cada um... e questão de trimbre é muito relativo... quem garante que oque eu ouço é exatamente igual ao que outra pessoa ouve?!

se o equip ta suprindo a necessidade e está satisfazendo o usuário, acho que isso é oque importa...

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


AllanGouveia
se o equip ta suprindo a necessidade e está satisfazendo o usuário, acho que isso é oque importa...


Tem gente (eu) que não vive sem uma latinha entre a guitarra e o amp...
Enquanto não se pode ter um JC120 e um JCM800/JCM900 + 2x4x12" 1939, a gente apela pras latinhas

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


Ismah
kkkkk. verdade, cara... se o cara se sente feliz... um salve ao equipe dele!

e tbm é aquela onda: só tem tu, vai tu mesmo! hehe

abç

Martin__TDT
Membro
# out/13
· votar


Ismah

Neste caso, a referência é o DD3, e ele seria o melhor.

Discordo total e infinitamente. Mais uma vez, minha opinião.

Digital por digital, um digital com maior tecnologia soa melhor.

FBlues_rock
Veterano
# out/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Martin__TDT
Digital por digital, um digital com maior tecnologia soa melhor.

Com certeza, timbre de efeito usando processador 64bits soa muito melhor que timbre de efeito que usa processador 32bits. :o)

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Martin__TDT: dá um negócio fera no malandro ver aquele monte de coisinha no chão

Nem é. Uso só dois pedais mais a minha Zoom G3. Cara, esse papo de 10.000 pedais no board já foi o tempo. Eu quero é simplificar.

No meu "baby set" (alternativo), usa uma G2Nu e um pedal. Simples assim. Entretanto, amo latinhas, mas não a ponto de "viajar" no pedalboard só por "amor". Tem que ser objetivo!

;)

ps. pedal, pra mim, é que nem carrinhos Matchbox, por exemplo, posso nem brincar com eles, mas eu quero ter um monte! hehe

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia

Gosto e opinião é como bunda: cada um tem a sua, e dá quem achar que deve. :P

Eu sou um cara que nem se a pedaleira tocar por mim, vou querer tão cedo.

O cru me encanta. Porque eu mesmo posso fazer ele. Se souber como segurar um soldador, sempre tem quem ensine onde "colar" cada pecinha.

Digital por digital, um digital com maior tecnologia soa melhor.

Supus que seria analógico.

Martin__TDT
Membro
# out/13
· votar


Ismah

DD-3... Boss Digital Delay 3 :D

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


MauricioBahia
pedal, pra mim, é que nem carrinhos Matchbox, por exemplo, posso nem brincar com eles, mas eu quero ter um monte! hehe

isso parece com a GAS!! hehe

Ismah
Gosto e opinião é como bunda: cada um tem a sua, e dá quem achar que deve.
putz, acabou de dar... a opinião! hehehe

abç

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia

Pois é... Se é meu dou quando quiser kkk

mauronascher
Membro Novato
# dez/13
· votar


Tenho dois tipos de sets que eu quero montar:
1- Set parecido com Judas Priest - Painkiller.
2- Pantera - Vulgar Display of Power.
Quanto gastaria pra ter efeitos de guita próximos a isso?
Preciso saber tbem qual guita comprar, preciso de uma que seja macia e braço fino, mas acredito que pondo cordas mais grossas o som fique pesado, certo?

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: DOF Hard
· votar


Compartilho a mesma opinião do pessoal... prefiro multiefeitos... porque? eu eu tenho uma infinidade de possibilidades, Mas uso só o que eu quero, simples nao?

minha pedaleira é antiga..porem tem distorções analógicas...

tenho basicamente 3 timbres..., salvo em 5 presets

DISTORÇÃO HI GAIN (bases), com quase nada de delay curto pra dar uma incorpada e uma pitada de reverb..
DISTORÇÃO HI GAIN (solos 1) igual a da base, porém com mais delay volume, ganho e medios
DISTORÇÃO HI GAIN (solos 2) igual a anterior, porem com um delay mais longo (uso pra solos mais melódicos)
CLEAN, puro som da guitarra, com um delay e reverb discretos e um chorus programado para ser acionado separadamente
OVERDRIVER, quase nunca uso, esta la mais pra brincar um blues em casa,e pq sobrava um preset ..rsrsr.. mas.. dificilmente uso na banda... até pq tocamos hard-heavy

Meu proximo passo é comprar um amp valvulado para show, ai usarei a dist e clean dele, e a pedaleira no loop, apenas pelos delays e talvez um chorus, pq depende do amp até reverb tem

ou seja terei sons salvos em um banco da pedaleira para tocar em estudios por ai onde tudo ficara flat e o som vai vir exclusivamente da pedaleira (como faço atualmente) e outro banco com apenas as modulações para tocar em amp valvulado

e o melhor de tudo, sem precisar ficar sapateando..tenho pavor disso

pedal externo?? só o meu Wah

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar


DOF Hard
Tenho visto seus posts pedaleira X pedal.
Perdoe a franqueza, mas você não sabe do que está falando. Prova disso:

minha pedaleira é antiga..porem tem distorções analógicas

Estamos em um fórum, cada um pode opinar à vontade, entretanto afirmar com propriedade algo que desconhece até no "básico do básico do básico", induzindo pessoas sem conhecimento ao erro, é bem complicado.

Como tenta ajudar de boa fé, sugiro pesquisar bastante, ouvir demos e, se possível, testar vários equipamentos antes de opinar sobre eles. Verá que entre sua ME e um bom pedal de drive (nem precisa ser caro), pode haver um abismo.

abs

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13
· votar


FBlues_rock

Primeiramente, sem problemas em relação a sua franqueza, estamos aqui para conversar sobre o assunto.. aprender e se possivel ensinar...

Respeito sua opinião, mas na verdade nao estou indicando que as pessoas comprem uma pedaleira ou nao compre "x" pedal, nao estou tentando induzir ninguem ao erro dizendo que a minha pedaleira é melhor que tal pedal... acho que em nenhum momento fiz isso.. Apenas relatei a minha opinião a respeito da praticidade que a minha Me-8 traz perante a minha necessidade...

como eu disse, é uma pedaleira antiga, nao tem a tecnologia que tem as de hoje, mas ela tem distorções analógicas, (pelo menos foi isso que li no manual dela e em diversas postagens inclusive aqui no forum) e em relação aos outros efeitos dela, sao bem bacanas inclusive delay, chorus e reverb) a Boss tem essa "mania" que tentar colocar seus pedais dentro de uma pedaleira...rsrsrsrsrsrs

Tenho noção de que existe uma grande diferença entre as distorções da minha pedaleira e um bom pedal de driver, (até pq se considerarmos que a pedaleira tenha o mesmo som dos pedais Boss, nao é grande lucro. pq sinceramente nao acho que sejam grandes pedais quando se trata de distrção) passei um bom tempo pesquisando pedais, ouvindo sons e coisas assim.. De qualquer forma nao gosto realmente das distorções dela, mas tento tirar o melhor com o que tenho na mao...e ela me satisfaz pelo preço que paguei nela..vale muito a pena quando se trata de custo x beneficio

Mas sinceramente, tenho o seguinte pensamento, nao pagaria 600,00 em um pedal de drive, mesmo tendo muita coisa boa por ai, eu daria esse valor de entrada e juntaria mais uma grana e compraria logo um cabeçote valvulado... acho que teria o timbre que procuro usando a dist do amp, e as modulações da pedaleira...

No mais, é só a minha opinião, e meu ponto de vista sobre o custo x beneficio x necessidade...

Abçs

FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


DOF Hard
eu daria esse valor de entrada e juntaria mais uma grana e compraria logo um cabeçote valvulado
Certíssimo, é a primeira coisa a se fazer. Considero, inclusive, que um ótimo amp é mais importante que uma ótima guitarra (claro, desde que essa não seja ruim). Após isso, aí sim, investe mais em um set. Só um adendo, há ótimos pedais de drive que se importar custam quase o preço de um Boss no mercado brasileiro, logo não precisa pagar muito para ter ótimos pedais. Concordo que há diversas pedaleiras hoje no mercado com bons efeitos de ambiência e modulação.

Existe um termo, bem marqueteiro, bastante usado pelos gringos: "analog voiced". Em suma, uma 'simulação' digital de um efeito gerado por componentes analógicos. As pedaleiras Boss e plataforma de efeitos Cosm (Roland/Boss) que conheci, se tentaram o tal "analog voiced" (já que pedaleira faz conversão A/D, logo não é analógica) vendendo como "analógico", passaram ao largo da dinâmica de alguns bons pedais analógicos... :)
A propósito, há diversos pedais analógicos ruins, isso por si só não garante muita coisa. rs

Valeu pelo bom nível da discussão!

abç

Ismah
Veterano
# dez/13
· votar


FBlues_rock
há diversos pedais analógicos ruins

Hoje é difícil achar um 100% analógico... Acho uma pena...

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Hoje em dia até os profissionais estão gravando em linha simulando amps e pedais com os GTR e Amplitube da vida. Muito mais prático, mais opções de configurações, menor nível de ruído e maior versatilidade, pois você pode mudar os efeitos infinitas vezes depois de gravado.

Sei que muitos dizem que não tem o "feeling" de um pedal analógico e mimimi, mas esse "feeling" é para quem toca em apresentações ao vivo, a não ser que você tenha muita grana pra gastar em pedais e amps valvulados para tocar em casa dentro do quarto.

DOF Hard
Membro Novato
# dez/13
· votar


FBlues_rock
Sim, vc tem razao em relação a conversão A/D, o que na verdade nao a torna analógica, eu tinha me esquecido desse detalhe, eu na entendo muito disso, mas eu ja tinha lido sobre...
Mas de qualquer forma, mesmo sendo digital (nao digo o caso da me-8) existem muitas pedaleiras com distorções digitais que simulam 99% o timbre de um analógico (digo isso baseado no que já li por aqui pq sinceramente nunca testei pra saber), as pedaleira que existem no mercado hoje custam caro, mas mesmo assim se tornam uma opção bacana quando se trata de custo/beneficio... para quem é mais exigente uma saida seria um pedal de distorção externo + a pedaleira nas modulações...creio que vale mais a pena do que uma penca de pedais de baixo/médio custo... praticidade, custo, perda de sinal, todos sao fatores desfavoraveis quando se trata de muitos pedais...

Valeu pelo bom nível da discussão!

Valeu cara..com certeza é sempre bom trocar ideia sobre o assunto, é a melhor maneira de aprender!

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Set de pedais ou pedaleira