Hobbertt pedais

Autor Mensagem
b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


oak
WhileMGGW é peão da ONERR, não esquenta com o que ele fala não.

quanto ao bypass, os dois tipos tem vantagens e desvantagens... e a questão preço não é relevante... o sansamp gt2 original usa uma chave de acionamento excelente, que deve custar a mesma coisa que essas 3pdt de 15 dolares (obviamente, não custa 15 dolares pra tech21, isso eh preço de retail).

cheers

dum_guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Já vi que tem gente do ramo... Aí dá gosto de trocar idéias!

Não testei, mas fiquei bem impressionado com o layout do pedal Simulamp (Hobbertt). Pelo menos na aparência, dá impressão de construção mais elaborada do que o Forte's, por exemplo.
Aí eu pergunto: realmente estes pedais "hand-made" são fabricados com boa técnica?
Dando um exemplo antigo, de amplificadores de áudio: os amplificadores "top" antigos , com estágio de saída "darlington" tinham os transístores selecionados em pares, com ganho e características idênticas, além de severo controle de qualidade de todos os componentes.
Os "meia boca" não tinham este cuidado, que dava uma diferença danada em distorção harmônica. Só que o custo era outro...

Sabemos que existem componentes de primeira e de segunda linha.Vocês não acham que um Sansamp legítimo pode ser considerado um "high-end", e portanto mais caro?
Neste caso, os clones não estariam caros demais?

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


dum_guitar
não vejo por que o pedal 'caseiro' seria pior que o original apenas por ser caseiro. O projeto do GT2 é a coisa mais manjada que existe, tem esquemas, layouts, esquemas modificados, por toda a internet... eh só procurar... Os componentes são todos de fácil obtenção também, amp-ops manjados, transistores manjados, resistores, capacitores... nada de mais.

Ou seja, se o cara se esmera na fabricação e usa componentes de boa qualidade, fica igual ou melhor o original; Se usa componentes meia-boca e monta nas coxas, fica uma merda. Pelo que dizem por aí, o tal do S3 fortes é muito bom. Esse do hobbert tem um cara aqui do forum que vai testar e contar pra gente o resultado depois.

Quanto ao preço... 300 reais eu acho um preço bem razoável, se o pedal for bem montado e com boa performance (sem chiados, etc). Um original custa uns 800 reais, se me lembro direito... Um merdeoro dr-drive custa (ou custava) uns 600 reais, e dizem que é pior que o gt2 (dizem... eu achei até legal o dr-drive. achei 'diferente' do gt-2, mas não sei dizer se é melhor ou pior)

Claro que se você for montar pessoalmente o gt-2 é capaz que saia por uns 100 reais... mais o seu trabalho :).

cheers

oak
Veterano
# dez/04 · Editado por: oak
· votar


dum_guitar

Tem hand-mades e hand-mades, um aspecto interessante que eu observei nos pedais barber por exemplo eh que eles desenham o circuito impresso, fazendo com que todos os componentes externos sejam ligados direto na placa, com o menor tamanho de cabo possivel. O cabo eh um condutor e a induçao eletromagnetica nele tende a ser maior quao maior for seu comprimento, reduzir o tamanho e quantidade de cabos por onde o audio passa diminui drasticamente a chance de se ter ruido. Na descriçao do clone gt-2 da hobbert eles mencionam algo semelhante, onde as chaves de seleçao sao ligadas direto na placa tambem. Outro fator que influencia muito no som eh a qualidade dos resistores e principalmente dos capacitores. Os resistores que se encontra normalmente no mercado tem margem de erro de 5% ou mais, pra um pedal isso pode trazer grandes diferenças no som, o andy parece que usa resistores com margem de erro de 1%. Os capacitores sao o grande problema, tem margens de erro bem maiores, principalmente os eletroliticos, por isso eh bom ver se o pedal usa capacitores de tantalo no lugar deles (os de tantalo sao do tamanho de uma gota e laranjas, os eletroliticos sao cilindros grandes). O ideal tambem eh usar capacitores de filme para os nao polarizados, mas ultimamente ta dificil axa-los no mercado. Os de filme sao melhores por que devido a forma como sao construidos eles sao blindados a induçao, coisa que os ceramicos e de poliester nao sao. É bom prestar atenção nos potenciometros tambem, geralmente se usa os da marca ALPHA, que sao bem bons. Jacks de audio ruins tendem a incomodar tambem depois de um tempo, pois as hastes que encostam na ponta do pino tendem a cansar e causar mau contato.
No site da barber o cara menciona que faz seleçao de todo material e usa equipamentos de qualidade militar, nao eh atoa que um ibanez ts9 custa US$ 100,00 e um barber ss direct drive custa US$130,00

O preço final de um hand-made normalmente é um preço justo, por se tratar de um trabalho artesanal, mas eh sempre bom dar uma olhada no circuito e ver oq foi usado.
Alguns como o do andy, hobbert e barber vc pode comprar sem preocupaçao, agora pedais em latas de sardinha e coisas do genero eh bom ter um pé atras

oak
Veterano
# dez/04 · Editado por: oak
· votar


b0fh

dr drive e gt-2 sao bem diferentes, dr. drive tem 2 canais valvulados (clean e blues) e 1 'ampopizado' (distortion), eh uma copia do mesa boogie v-twin, o gt-2 eh ci puro

oak
Veterano
# dez/04
· votar


^

macaco veio
Veterano
# dez/04
· votar


desculpe descordar em alguns pontos do que aqui foi colocado, resistores de metal filme ou carbono não farão diferença em uma montagem (a não ser em algum ponto crítico de algum circuito) desde que medidos os seus valores antes no multiprovador, assim se um resistor é de 5% mas seu valor medido deu exato ou erro menor que 1% pode ser ate melhor que um de metal filme.
capacitores de tantalo sua única vantagem é o tamanho reduzido, panasonic comuns (ou outros de boa procedencia) praticamente não perdem nada para os de tantalo.
Os capacitores não eletrolíticos dependem de onde estão colocados no circuito (tem que entender o que o circuito faz) para saber qual melhor tipo usar.
mas a grande diferença está é na soldagem, por melhor que seja o componente usado se ele é aquecido demais na hora da solda terá vida curta ou já perdeu parte de sua eficiencia (como acontece em capacitores) e é ai que eu ponho em dúvidas aparelhos (no caso aqui pedais) como onerr e outros que a linha de montagem são soldadores manuais em serie e como boss (roland) que a soldagem é por banho em maquinas ou robôs e handmades se são cuidadosos ou não.
o resto eu concordo com tudo principalmente a redução da fiação. palavra de macaco veio.

oak
Veterano
# dez/04
· votar


macaco veio

a questao eh de fato essa, se a pessoa que monta o circuito se preocupa em usar resistores de baixa margem de erro ou medir e usar os que apresentam maior precisao, usar resistores de metal filme que a margem de erro eh 1% eh uma garantia de que o circuito vai se assemelhar com o original
os capacitores eletroliticos de aluminio, devido a sua forma de construcao, onde 2 laminas com um certo espaçamento sao enroladas isoladas com um fino papel, tem uma maior chance de ter erro, por que eh a distancia entre as laminas que determina a capacitancia
eh claro que se for de boa procedencia havera um controle de qualidade, mas eu ainda prefiro pagar um pouco mais pelos de tantalo e garantir
capacitores nao polarizados de ceramina e poliester estao sujeitos a induçao, eh claro que isso nao passa de teoria num circuito onde a corrente eh 5mA, mas eh um ponto em que os de filme se sobressaem, apesar de nao usa-los por nao ter mais achado no mercado
A solda eh bem importante tambem, o ideal eh usar pistolas de solda, e outro componente tambem que eh beem sujeito a danificaçao com a temperatura sao os transistores, se usa mto jfet nos pedais e ele eh bastante sensivel

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


O Pedal Faíska lembra qual outro pedal?

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


Alguem já testou?

Speed_of_light
Veterano
# jan/05
· votar


WhileMGGW

Os pedais tem algumas modificações, não são apenas uma cópia desses projetos q tem na internet. O cara realmente entende de efeitos, ele escreveu uma matéria sobre amplificadores para a Guitar Player. Se vc não consegue montar pedais iguais ou não tem dinheiro pra comprar, não fala merda.

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


Alguem já testou?

maurice
Veterano
# jan/05
· votar


Sei que o Faíska gostava do Tube scramer mas queria um pouco mais de drive. Será que é por aí?

André Marques
Veterano
# jan/05
· votar


concordo eu tenhu um simulamp do hobbertt com bypass eletronico e o meu amigo tm um true bypass e o dele chia pra kct qndo aperta!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hobbertt pedais