Autor |
Mensagem |
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/04
· votar
Robinson
Sua análise é correta, mas na verdade eu advogo o uso do compressor apenas como booster, daí colocá-lo DEPOIS da distorção ou overdrive.
Abç
|
gustavo macaco Veterano |
# set/04
· votar
qual a diferença prática de se colocar o compressor antes do pré e depois?
|
|
# set/04
· votar
dannyvh
Concordo plenamente com o Robinson. Este pedal Shredmaster é difícil de se encontrar, tem som caracteristico e logo logo pode até se transformar em um "vintage". Sabe, até hoje me arrependo de ter me desfeito de alguns ítens que agora já não posso mais comprar!
Abç
|
bebm Veterano |
# set/04
· votar
Compressor->Distorção
O som que entra no pedal de distorção já é comprimido ou seja já está sempre "na mesma altura"(o compressor achata os sons altos e aumenta os baixos) logo vc não vai ter dinamica na distorção, vc não vai ter como tirar um overdrive na mão por exemplo
Distorção->Compressor
O sinal já com a sua dinamica é comprimido logo vc não perde a sua pegada ela continua intacta porem vc tem um "volume constante" com a dinamica que vc tocou...
As duas "" é pq to exagerando quando falo volume constante e na mesma altura... pq tb não é tão agressivo assim oq o compressor faz! Ele na verdade só mantem o som com uma certa constancia de volume...
|
dannyvh Veterano |
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar
botar o compressor depois da distorção como booster?se eu entendi direito o compressor não ia afetar o sustain ou ataque,apenas aumentar o volume,então não precisa ser um compressor,pode ser um equalizer ou um overdrive.
|
|
# set/04
· votar
dannyvh
Sim, o equalizer é ainda melhor que o compressor e o overdrive, pois vc pode destacar as frequencias médias e médio grave, dando um som penetrante e encorpado ao seu solo. Basta vc regular o volume do pedal para acrescentar ao da guitarra limpa ou com a distr. ligada.
Abç
|
dannyvh Veterano |
# set/04
· votar
Mauricio Luiz Bertola
E se eu usar o compressor depois da distorção e acrescentar um pouco de sustain e ataque?
|
bebm Veterano |
# set/04 · Editado por: bebm
· votar
Vc vai ter oq eu falei ali em cima...
Um som com sustain e mais constante porem que mantem a sua pegada e a dinamica que vc fez... (isso em termos de saturação) pq o volume vai se alterar e ficar mais constante...
O compressor depois da dist. é bom pq vc tem o sustain e a compressão ser alterar o nivel de saturação que vc deu com a sua pegada e a sua batida... tendeu!?!?
|
dannyvh Veterano |
# set/04
· votar
bebm
entendi,mas eu li uma matéria na guitarclass em que o guitarrista faíska fala que compressor depois de distorção nunca dá bom resultado,aliás,diversas fontes(internet,amigos,revistas)sempre falam que compressor é melhor antes da distorção.Aqui é a primeira vez que eu vejo alguém falar o contrário.
|
|
# set/04
· votar
dannyvh
Compressor é melhor antes da dist se vc quiser deixá-lo sempre ligado e toca com um som comprimido; isto é uma diferença de concepção de som e forma de tocar, nada mais. Leia a discussão levada à cabo entre mim, o bebm e o Robinson que vc vai entender o que estamos falando.
Abç
|
dannyvh Veterano |
# set/04
· votar
Antes de postar esse tópico,eu usava o seguinte set.
guitarra-compressor-shredmaster-overdrive-chorus-delay-ampli
Resultado:o compressor deixava o ataque mais nivelado e melhorava o sustain,mas também tirava o peso do timbre e deixava o som achatado e artificial .
O overdrive entrava como boost ,o timbre ficava legal,mas gerava muito chiado(mesmo com compressor desligado)
Depois de ouvir as diversas opiniões do forum eu estou usando o seguinte set:
guitarra-overdrive-shredmaster-compressor-chorus-delay
Resultado:o overdrive(agora sempre ligado) continua produzindo um timbre bacana,só que sem a chiadeira de antes.
O compressor é usado como boost nos solos,e o desempenho do pedal é outro,além de aumentar o volume ele também deixa o som mais gordo,mais quente.
Resumindo,estou muito mais satisfeito agora com meu timbre do que antes.Gostaria de agradecer a todos pelas dicas.Obrigado
Para finalizar,estou ainda buscando a regulagem ideal do compressor nesse novo set,se alguem tiver alguma sugestão....
Um abraço
|
bebm Veterano |
# out/04
· votar
É oq a gente disse né naum mauricio! :P
Compressor antes de dist. num rola! :P
:) que bom que ajudamos dannyvh
|
dannyvh Veterano |
# out/04
· votar
bebm
Qual a regulagem ideal do compressor nesse novo set?
|
bebm Veterano |
# out/04
· votar
Depende do teu som cara! :)
Eu acho o compressor bonito sempre em baixa quantidade... eu nem uso compressor cara... só comprimo AS VEZES o som limpo pra dar um sustain e um som de solo assim... mais sempre muito de leve!
|
dannyvh Veterano |
# out/04
· votar
bebm
Eu toco é mais hardrock(van halen,rush,deep purple)e estou usando a regulagem dos knobs(sustain,atack,level) bem baixa,não ultrapassa 50%
|
|
# out/04
· votar
dannyvh
Só aumenta um pouco o level e diminua os outros, assim vc terá um bom boost.
Abç
|
Robinson Veterano |
# out/04
· votar
Galera,o assunto de som "artificial" é complicado. Bom seria definir um contexto para não embolar demais as apreciações afinal, qualquer coisa que se faça alterando timbres originais é uma artifício. Bem, quero acrescentar que a questão do tal "achatamento" (na verdade mesmo "compressão") vai depender dos graus de regulagem, daí a necessidade de se manusear bastante estes efeitos até que seus parâmetros se tornem familiares. A dinâmica pode ser favorecida, controlada ou neutralizada com os ajustes da combinação Compression/Distortion. Nosso própio amigo Mauricio já alertou oportunamente sobre isso. Controlando o botão de volume da guitarra podemos trabalhar a dinâmica dos efeitos, mesmo a distorção e controverso compressor. A ordem da linha de pedais é mais um quesito a ser estudado na hora de configurarmos o nosso som e é bom saber o que ocorre. Por uma questão de "gosto" pessoal, eu não uso distorção antes do compressor porque do jeito que regulo, a compressão eleva o ruído gerado pela distorção o que me resulta muito desagradável, e como na montagem "compress e dist depois" atende bem às minhas espetativas, resolví adotar esta configuração. Legal seria que, caso vcs tenham estes dois efeitos, experimentassem estas sugestões (tódas se possível) e depois nos comentem seus pereceres.
Abraço!
|
Robinson Veterano |
# out/04
· votar
Ahn... esquecí... o Mauricio lembrou de outra utilidade que se pode dar ao Compression, é a função de BOOST. Bastante útil tmb, e não esqueçamos, é o controle tipo LIMITER tmb oferecido pelos compressores.
|
dannyvh Veterano |
# out/04 · Editado por: dannyvh
· votar
Robinson
eu não uso distorção antes do compressor porque do jeito que regulo, a compressão eleva o ruído gerado pela distorção o que me resulta muito desagradável, e como na montagem "compress e dist depois" atende bem às minhas espetativas, resolví adotar esta configuração.
Engraçado,na minha guitarra,mesmo com os botões tudo no máximo,o compressor não gera muito ruido,gerava ruido mesmo antes da distorção
|
dannyvh Veterano |
# out/04
· votar
Seguinte,quanto a troca de cordas de 0.09 para 0.10.duas coisas:
1-cordas pesadas dão mais sustain e têm uma resposta mais nivelada ao ataque da palheta justamente pelo seu peso,então o compressor não se torna dispensável por isso?
2-Eu andei me informando sobre como trocar de 0.09 para 0.10 e não parece muito dificil(revistas e internet explicam com detalhes como fazer)pois regular a ponte e as oitavas eu já sei fazer,apenas nunca mexi no tensor antes.Basicamente,o segredo tá em deixar o braço reto,e analisando o braço da minha guitarra,acho que basta um quarto de volta ou meia volta para conseguir um ajuste satisfatório.
|
dannyvh Veterano |
# out/04 · Editado por: dannyvh
· votar
Afinal,eu não sou cego,eu sei olhar para um objeto e dizer se ele está torto ou não.Tambem descobri que se o braço da guitarra for muito bom nem precisa mexer em nada.
cliquem nesse forum:
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=48702
|
floyd rose Veterano |
# out/04
· votar
dannyvh
Cara,coloca giannini 0.10,por algum motivo que eu desconheço ela não exerce muita tensão no braço,talvez vc ñ precise nem mexer no tensor
|
bebm Veterano |
# out/04
· votar
Reto naum... já falei... braço reto é errado... ele tem uma curvatura cara... braço reto começa a trastejar... quanto a .10 da giannine exercer menos tensão no braço é mito... ela é exatamente a mesma coisa da dadario inclusive o nickel que eles tão usando diz-se ser o mesmo da dadario... a não ser que ele não use dadario... eu usava dadario mudei pra gianinne nem mechi em nada... fico perfeito...
|
floyd rose Veterano |
# out/04
· votar
bebm
eu só sei o seguinte:eu usava NIG 0.10 e era pesada pra caramba,me quebrava os dedos,ai passei a usar giannini 0.09,é +confortável,mas o timbre dói de ruim e então passei para giannini 0.10.Cara,a giannini 0.10 é menos pesada que a NIG 0.10.por que?não faço a minima idéia.só estou relatando a experiencia que eu tive com ambas as marcas.No final precisei mexer pouco no tensor para ajustar a diferença.
dannyvh
o braço precisa ficar com uma leve "barriguinha" no meio,é essa a curvatura que o cara tá falando.ñ sei se deu pra entender,é dificil explicar sem mostrar
1-cordas pesadas dão mais sustain e têm uma resposta mais nivelada ao ataque da palheta justamente pelo seu peso,então o compressor não se torna dispensável por isso?
É uma pergunta interessante....Alguém sabe responder?
|
bebm Veterano |
# out/04
· votar
Essa barriguinha ae é na verdade uma depressão c vc tomar como base a frente da guitarra a barriguinha tem que tar nas costas do braço e o afundado no espelho do traste deu pra entender!??!!?
Quanto a pergunta... não... apesar da 0.10 ter essas caracteristicas ela não dispensa o uso do compressor por isso não... acho que independente de ser 0.9 ou 10 o compressor é dispensavel... mas a 0.10 não tem resposta mais nivelada da palhetada não... ela só tem mais massa e mais sustain mesmo... o som é mais gordão... o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham! :)
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda!
|
floyd rose Veterano |
# out/04
· votar
bebm
me desculpe,mas agora fiquei confuso,na primeira frase vc diz:
o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham!
e na segunda frase:
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda!
|
dannyvh Veterano |
# out/04
· votar
bebm
eu tambem ñ entendi
na primeira frase vc diz:
o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham!
e na segunda frase:
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda
|
veve Veterano |
# out/04 · Editado por: veve
· votar
cordas 0.09 e compressor são indispensáveis para quem curte o estilo neoclassico.já para outros estilos cordas 0.10 dispensam compressor,pois o peso delas nivela o ataque, evitando aqueles estalos da 0.09 além de dar mais sustain
|
schimitz Veterano |
# out/04
· votar
meu,vcs tao confundindo o cara com essa história de curvatura.danny,um braço bem regulado a primeira vista parece reto,mas se vc olhar bem vai perceber um leve afundamento no meio da escala,é uma espécie de zigue-zague.outra coisa,talvez vc tenha que mandar um luthier(bom) nivelar os trastes porque troca de calibre gera um trastejamento que só regular o tensor ñ adianta
|
dougtog Veterano |
# out/04
· votar
cara... o compressor da boss é uma bosta, na boa!!! o melhor que ja testei foi o da marshal, na boa mesmo!!! mil vezes melhor,,, muita diferença de peso!
|