compressor faz mesmo diferença????

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

Robinson
Sua análise é correta, mas na verdade eu advogo o uso do compressor apenas como booster, daí colocá-lo DEPOIS da distorção ou overdrive.
Abç

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar

qual a diferença prática de se colocar o compressor antes do pré e depois?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Concordo plenamente com o Robinson. Este pedal Shredmaster é difícil de se encontrar, tem som caracteristico e logo logo pode até se transformar em um "vintage". Sabe, até hoje me arrependo de ter me desfeito de alguns ítens que agora já não posso mais comprar!
Abç

bebm
Veterano
# set/04
· votar

Compressor->Distorção

O som que entra no pedal de distorção já é comprimido ou seja já está sempre "na mesma altura"(o compressor achata os sons altos e aumenta os baixos) logo vc não vai ter dinamica na distorção, vc não vai ter como tirar um overdrive na mão por exemplo

Distorção->Compressor

O sinal já com a sua dinamica é comprimido logo vc não perde a sua pegada ela continua intacta porem vc tem um "volume constante" com a dinamica que vc tocou...

As duas "" é pq to exagerando quando falo volume constante e na mesma altura... pq tb não é tão agressivo assim oq o compressor faz! Ele na verdade só mantem o som com uma certa constancia de volume...

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar

botar o compressor depois da distorção como booster?se eu entendi direito o compressor não ia afetar o sustain ou ataque,apenas aumentar o volume,então não precisa ser um compressor,pode ser um equalizer ou um overdrive.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Sim, o equalizer é ainda melhor que o compressor e o overdrive, pois vc pode destacar as frequencias médias e médio grave, dando um som penetrante e encorpado ao seu solo. Basta vc regular o volume do pedal para acrescentar ao da guitarra limpa ou com a distr. ligada.
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E se eu usar o compressor depois da distorção e acrescentar um pouco de sustain e ataque?

bebm
Veterano
# set/04 · Editado por: bebm
· votar

Vc vai ter oq eu falei ali em cima...
Um som com sustain e mais constante porem que mantem a sua pegada e a dinamica que vc fez... (isso em termos de saturação) pq o volume vai se alterar e ficar mais constante...
O compressor depois da dist. é bom pq vc tem o sustain e a compressão ser alterar o nivel de saturação que vc deu com a sua pegada e a sua batida... tendeu!?!?

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

bebm
entendi,mas eu li uma matéria na guitarclass em que o guitarrista faíska fala que compressor depois de distorção nunca dá bom resultado,aliás,diversas fontes(internet,amigos,revistas)sempre falam que compressor é melhor antes da distorção.Aqui é a primeira vez que eu vejo alguém falar o contrário.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Compressor é melhor antes da dist se vc quiser deixá-lo sempre ligado e toca com um som comprimido; isto é uma diferença de concepção de som e forma de tocar, nada mais. Leia a discussão levada à cabo entre mim, o bebm e o Robinson que vc vai entender o que estamos falando.
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Antes de postar esse tópico,eu usava o seguinte set.

guitarra-compressor-shredmaster-overdrive-chorus-delay-ampli

Resultado:o compressor deixava o ataque mais nivelado e melhorava o sustain,mas também tirava o peso do timbre e deixava o som achatado e artificial .
O overdrive entrava como boost ,o timbre ficava legal,mas gerava muito chiado(mesmo com compressor desligado)

Depois de ouvir as diversas opiniões do forum eu estou usando o seguinte set:

guitarra-overdrive-shredmaster-compressor-chorus-delay

Resultado:o overdrive(agora sempre ligado) continua produzindo um timbre bacana,só que sem a chiadeira de antes.
O compressor é usado como boost nos solos,e o desempenho do pedal é outro,além de aumentar o volume ele também deixa o som mais gordo,mais quente.

Resumindo,estou muito mais satisfeito agora com meu timbre do que antes.Gostaria de agradecer a todos pelas dicas.Obrigado

Para finalizar,estou ainda buscando a regulagem ideal do compressor nesse novo set,se alguem tiver alguma sugestão....

Um abraço

bebm
Veterano
# out/04
· votar

É oq a gente disse né naum mauricio! :P
Compressor antes de dist. num rola! :P
:) que bom que ajudamos dannyvh

dannyvh
Veterano
# out/04
· votar

bebm
Qual a regulagem ideal do compressor nesse novo set?

bebm
Veterano
# out/04
· votar

Depende do teu som cara! :)
Eu acho o compressor bonito sempre em baixa quantidade... eu nem uso compressor cara... só comprimo AS VEZES o som limpo pra dar um sustain e um som de solo assim... mais sempre muito de leve!

dannyvh
Veterano
# out/04
· votar

bebm
Eu toco é mais hardrock(van halen,rush,deep purple)e estou usando a regulagem dos knobs(sustain,atack,level) bem baixa,não ultrapassa 50%

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar

dannyvh
Só aumenta um pouco o level e diminua os outros, assim vc terá um bom boost.
Abç

Robinson
Veterano
# out/04
· votar

Galera,o assunto de som "artificial" é complicado. Bom seria definir um contexto para não embolar demais as apreciações afinal, qualquer coisa que se faça alterando timbres originais é uma artifício. Bem, quero acrescentar que a questão do tal "achatamento" (na verdade mesmo "compressão") vai depender dos graus de regulagem, daí a necessidade de se manusear bastante estes efeitos até que seus parâmetros se tornem familiares. A dinâmica pode ser favorecida, controlada ou neutralizada com os ajustes da combinação Compression/Distortion. Nosso própio amigo Mauricio já alertou oportunamente sobre isso. Controlando o botão de volume da guitarra podemos trabalhar a dinâmica dos efeitos, mesmo a distorção e controverso compressor. A ordem da linha de pedais é mais um quesito a ser estudado na hora de configurarmos o nosso som e é bom saber o que ocorre. Por uma questão de "gosto" pessoal, eu não uso distorção antes do compressor porque do jeito que regulo, a compressão eleva o ruído gerado pela distorção o que me resulta muito desagradável, e como na montagem "compress e dist depois" atende bem às minhas espetativas, resolví adotar esta configuração. Legal seria que, caso vcs tenham estes dois efeitos, experimentassem estas sugestões (tódas se possível) e depois nos comentem seus pereceres.
Abraço!

Robinson
Veterano
# out/04
· votar

Ahn... esquecí... o Mauricio lembrou de outra utilidade que se pode dar ao Compression, é a função de BOOST. Bastante útil tmb, e não esqueçamos, é o controle tipo LIMITER tmb oferecido pelos compressores.

dannyvh
Veterano
# out/04 · Editado por: dannyvh
· votar

Robinson
eu não uso distorção antes do compressor porque do jeito que regulo, a compressão eleva o ruído gerado pela distorção o que me resulta muito desagradável, e como na montagem "compress e dist depois" atende bem às minhas espetativas, resolví adotar esta configuração.

Engraçado,na minha guitarra,mesmo com os botões tudo no máximo,o compressor não gera muito ruido,gerava ruido mesmo antes da distorção

dannyvh
Veterano
# out/04
· votar

Seguinte,quanto a troca de cordas de 0.09 para 0.10.duas coisas:
1-cordas pesadas dão mais sustain e têm uma resposta mais nivelada ao ataque da palheta justamente pelo seu peso,então o compressor não se torna dispensável por isso?
2-Eu andei me informando sobre como trocar de 0.09 para 0.10 e não parece muito dificil(revistas e internet explicam com detalhes como fazer)pois regular a ponte e as oitavas eu já sei fazer,apenas nunca mexi no tensor antes.Basicamente,o segredo tá em deixar o braço reto,e analisando o braço da minha guitarra,acho que basta um quarto de volta ou meia volta para conseguir um ajuste satisfatório.

dannyvh
Veterano
# out/04 · Editado por: dannyvh
· votar

Afinal,eu não sou cego,eu sei olhar para um objeto e dizer se ele está torto ou não.Tambem descobri que se o braço da guitarra for muito bom nem precisa mexer em nada.

cliquem nesse forum:
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=48702

floyd rose
Veterano
# out/04
· votar

dannyvh
Cara,coloca giannini 0.10,por algum motivo que eu desconheço ela não exerce muita tensão no braço,talvez vc ñ precise nem mexer no tensor

bebm
Veterano
# out/04
· votar

Reto naum... já falei... braço reto é errado... ele tem uma curvatura cara... braço reto começa a trastejar... quanto a .10 da giannine exercer menos tensão no braço é mito... ela é exatamente a mesma coisa da dadario inclusive o nickel que eles tão usando diz-se ser o mesmo da dadario... a não ser que ele não use dadario... eu usava dadario mudei pra gianinne nem mechi em nada... fico perfeito...

floyd rose
Veterano
# out/04
· votar

bebm
eu só sei o seguinte:eu usava NIG 0.10 e era pesada pra caramba,me quebrava os dedos,ai passei a usar giannini 0.09,é +confortável,mas o timbre dói de ruim e então passei para giannini 0.10.Cara,a giannini 0.10 é menos pesada que a NIG 0.10.por que?não faço a minima idéia.só estou relatando a experiencia que eu tive com ambas as marcas.No final precisei mexer pouco no tensor para ajustar a diferença.

dannyvh

o braço precisa ficar com uma leve "barriguinha" no meio,é essa a curvatura que o cara tá falando.ñ sei se deu pra entender,é dificil explicar sem mostrar

1-cordas pesadas dão mais sustain e têm uma resposta mais nivelada ao ataque da palheta justamente pelo seu peso,então o compressor não se torna dispensável por isso?

É uma pergunta interessante....Alguém sabe responder?

bebm
Veterano
# out/04
· votar

Essa barriguinha ae é na verdade uma depressão c vc tomar como base a frente da guitarra a barriguinha tem que tar nas costas do braço e o afundado no espelho do traste deu pra entender!??!!?

Quanto a pergunta... não... apesar da 0.10 ter essas caracteristicas ela não dispensa o uso do compressor por isso não... acho que independente de ser 0.9 ou 10 o compressor é dispensavel... mas a 0.10 não tem resposta mais nivelada da palhetada não... ela só tem mais massa e mais sustain mesmo... o som é mais gordão... o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham! :)
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda!

floyd rose
Veterano
# out/04
· votar

bebm

me desculpe,mas agora fiquei confuso,na primeira frase vc diz:
o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham!
e na segunda frase:
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda!

dannyvh
Veterano
# out/04
· votar

bebm
eu tambem ñ entendi
na primeira frase vc diz:
o compressor não tem a função de dar massa ao som ao contrario do que muitos acham!
e na segunda frase:
Ele pode dar massa mas se vc conseguir uma boa massa sem o uso dele é melhor ainda

veve
Veterano
# out/04 · Editado por: veve
· votar

cordas 0.09 e compressor são indispensáveis para quem curte o estilo neoclassico.já para outros estilos cordas 0.10 dispensam compressor,pois o peso delas nivela o ataque, evitando aqueles estalos da 0.09 além de dar mais sustain

schimitz
Veterano
# out/04
· votar

meu,vcs tao confundindo o cara com essa história de curvatura.danny,um braço bem regulado a primeira vista parece reto,mas se vc olhar bem vai perceber um leve afundamento no meio da escala,é uma espécie de zigue-zague.outra coisa,talvez vc tenha que mandar um luthier(bom) nivelar os trastes porque troca de calibre gera um trastejamento que só regular o tensor ñ adianta

dougtog
Veterano
# out/04
· votar

cara... o compressor da boss é uma bosta, na boa!!! o melhor que ja testei foi o da marshal, na boa mesmo!!! mil vezes melhor,,, muita diferença de peso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a compressor faz mesmo diferença????