compressor faz mesmo diferença????

Autor Mensagem
dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Mauricio Luiz Bertola
a distorção que eu uso é um shredmaster,o timbre é legal,mas meio duro,ruim para solar.,por isso,eu uso o SD-1 como boost.O cubo também influi,já que uso um staner kute 60.Eu estou procurando um pedal que tenha o peso do shred e a "maciez" do SD-1,se é que existe um pedal assim

bebm
Veterano
# set/04
· votar

Cara compressor só é bonito em algums momentos e sempre com uma regulagem bem baixa... o compressor não deve ser notado e muito menos tirar a dinamica, mais acaba que ele sempre tira um pouco... compressor não é bom... principalmente pra quem tira o som na mão... e o compressor ao contrario do que um cara falo ai em cima embola o som e não define... pq o compressor levanta os soms mais baixos e achata os mais altos... logo vc quando tá tocando comprimido tem que ter um cuidado monstruoso pra não dexar sobra de nota... e evitar "sujera" no som(esbarrar em cordar, raspar muito o dedo na corda, etc...).
O silencio é a coisa mais importante da música gente... sem o silencio a música não é nada... é o silencio que define a música... e o compressor dificulta esse silencio e a limpeza do som! Alem de tirar dinamica...
Já falei e volto a repetir... cuidado com o compressor... se não sabe regula-lo direito não o use!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

bebm
Exato.
dannyvh
Cara, vc tem dois bons pedais, talvez esteja lhe faltando só um pouco mais de pesquisa, ademais, este seu amp é caracterizado por ter um som meio abafado, talvez se vc mudar de amp (Warmusic 112GT, por exemplo)o som irá melhorar com certeza.
Aliás, qua é sua guitarra, ela está regulada, com encordoamento de 0.10 para cima? Tudo isto influi e muito no som.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
O MXR Dist+ é um distorção clássico, o Fuzz e o Big Muff são fuzzes e o RAT tem um espectro amplo. Pedal para 'imitar o som de válvula" é o overdrive ou tubescreamer.
Abç

Randy78
Veterano
# set/04
· votar

ja que o tema é compressor, qual seria o melhor compressor do mercado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

Randy78
Sinceramente os únicos compressores usáveis são dispositivos de estúdio, valvulados e cariiiiiiissiiiiimos. Compressor de pedal não serve para muita coisa não (para guitarra, pois no baixo é essencial!).

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

Galera... o pedal compressor faz muita diferênça sim. Eu tenho o da BOSS e não consigo tocar sem ele estar ligado o tempo todo. É claro que se trata de uma opção pessoal e alí é que radica o "X" da questão. Se você for um músico que se "pauta" nos outros músicos, então terá de ter uma puta grana pra comprar toda a parafernália que seu ídolo usa pra tentar "copiar" o timbre. Agora se você já conhece suas limitações e aptidões como músico, então pode deixar de lado tudo o resto e procurar o "seu" timbre. Mas vamos ao efeito em questão: eu acho que a diferênça pode ser de 100%. O compressor não é um efeito que vai "colorir" ou "texturizar" o som natural do instrumento. Ele na verdade otimiza respostas sonoras: prolonga o sustain (ou decay), torna os registros lineares (gráves e agudos, fortes e frácos) ou enfatiza/suaviza o ataque da palhetada. Mas para tirar proveito mesmo das suas qualidades,é bom saber como funcionam os parámetros de ajuste. Para quem não conhece bem o aparelho,recomendo deixar a quantidade de compressão em torno de 50% para poder mexer apenas nos outros controles e observar as diferênças. É bom não tocar uma música e sim apenas uma única nota em cada ajuste, até se extinguir. Facilita muito a compreensão do efeito.

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

AHN!... recomendo mesmo o Compressor/Sustainer da BOSS mas, caso a grana ande justa a melhor opção nacional e com uma resposta sonora de igual qualidade, é o Compressor da extinta OLIVER/ROLAND. Aliás... a única opção viável de qualidade que já tivemos no país e por um preço mais jústo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

Robinson
Você está correto, mas esta é uma questão de opinião, em minha pequena experiência como músico e luthier aprendi na prática a dispensabilidade dos compressores no som de guitarra, quase ninguém que eu conheço os usa, a não ser um amigo, para dar "boost" na hora do solo. Mas de qualquer forma suas dicas são muito boas e denotam experiência e sensatez no uso do efeito.
Concordo plenamente com vc sobre os Oliver's
Abç

bebm
Veterano
# set/04
· votar

MXR DynaComp! :)
Pra mim se vc quiser usar um compressor pelo menos use esse cara! heheuaheuahueahe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

bebm
Cara, o grande problema dos pedais MXR, de TODOS eles, é o uso de chaves SPDT, por isto este pedais roubam muito sinal, p Phase90 então é o campeão da roubalheira, eh,eh,eh!
O ideal é trocar sua chave para DPDT, aí fica F....
Abç

masc073
Veterano
# set/04
· votar

Compressores são legais para dar mais sustentação e uniformidade a um som limpo ou ser usado junto a uma distorção leve para aumentar a sustentação (overdrive). O distortion (DS-1 Boss) já possui sustentação e o compressor neste caso não acrescenta muito...

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Uso 0.09,mas estou pensando em trocar para 0.10.Apesar de eu achar a 0.10 ruim de dar bends.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Cordas 0.9 não prestam, não tem massa, por isso não vibram à contento, resultado, som fino, sem sustentação, sem timbre.
Quanto aos bends é só questão de costume; os guitarristas da minha banda usam 0.11 ou 0.12 e o Stevie Ray Vaughan usava 0.13!
Leve sua guitarra à um bom luthier aí onde vc mora e peça para ele regulá-la para 0.10, se for tipo Gibson use 0.11 mesmo, e manda ver!
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar

Para quem não conhece bem o aparelho,recomendo deixar a quantidade de compressão em torno de 50% para poder mexer apenas nos outros controles e observar as diferênças. É bom não tocar uma música e sim apenas uma única nota em cada ajuste, até se extinguir. Facilita muito a compreensão do efeito.
Robinson
è ai que eu estava querendo chegar,o compressor só te dá um resultado agrádavel quando usado com os parâmetros baixos,e mesmo assim,a diferença é muito sutil.Eu acredito que posso obter o resultado que eu quero do compressor(suatain e ataque nivelado)através de outros meios,como usar cordas 0.10 e um cubo de qualidade.Estou pensando também em vender o compressor ou o shredmaster e comprar um simulador de amp S3 fortes,amps valvulados comprimem o som,não?espero que um simulador faça algo parecido

dannyvh
Veterano
# set/04 · Editado por: dannyvh
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cordas 0.9 não prestam, não tem massa, por isso não vibram à contento, resultado, som fino, sem sustentação, sem timbre.
Quanto aos bends é só questão de costume; os guitarristas da minha banda usam 0.11 ou 0.12 e o Stevie Ray Vaughan usava 0.13!

concordo.Sabe,eu usava 0.10 e aí passei para 0.09 e eu sinto falta da pegada da 0.10.Outra coisa,me disseram que cordas 0.10 só pode ser usada com afinação meio-tom abaixo,senão enpena o braço da guitarra,isso é verdade?
Ah,minha guitarra é uma jackson professional

bebm
Veterano
# set/04 · Editado por: bebm
· votar

Eu uso 0.10 na California e 0.11 na gibson! :)
É só questão de costume... 0.9 da não vei... muito fraquinho o som mesmo falta, punch e massa fica osso mesmo...

AHeuaEHaueHAueAHEUaheaue quem te falo essa barbaridade!!?!? Cara usa 0.10 com a afinação que vc quiser! EAHeAHuaehae isso não existe não... a unica coisa é o seguinte... quando vc colocar 0.10 vc vai ter que regular o tensor do braço denovo(isso é importante, as vezes o cara que te falo isso nem sabe que existe um tensor no braço pra regular a curvatura dele e falo que o braço empena), as oitavas, altura das cordas(as vezes nem precisa ai vai de vc) e se a sua guitarra usar uma ponte com alavanca a tensão das molas! Se vc quiser mais explicações de como fazer as regulagens te ajudo... no seu caso da jackson, ela deve usar uma Floyd Rose logo vc vai ter que regular a ponte denovo quando mudar pra 0.10... se quiser explicação sobre a função do tensor ai vai:
O braço da guitarra tem um ferro curvo dentro dele... o qual atravez de uma das chaves de regulagem que veio com a sua guitarra vc gira ele lá dentro... oq o tensor faz é o seguinte... a madeira da guitarra tem uma tendencia natural a empenar ele segura isso ao mesmo tempo que te da uma regulagem da curvatura que vc quer nela... o braço tem que ser assim(imagine que vc está olhando sua guitarra de pé e de perfil hehehehehehe):
(
É essa a curvatura que vc tem que enchergar no braço da guitarra mais pelo amor de deus não vai colocar essa angulação é uma coisa minima quase imperceptivel... ou seja o meio do braço é mais afundado que as pontas... a regulagem correta pode ser testado da seguinte forma:
Aperte no primeiro e no 13 traste da sua guitarra e toque a corda entre os seus dedos ela tem que soar... se ela não soar está errada a regulagem do seu tensor! Tipo eu explique a grosso modo aqui c vc for mecher eu peço encarescidamente que me pessa uma explicação melhor pq não quero ser responsavel por vc destruir sua guitarra! :P
Ai eu te explico direitinho o procedimento e como ver se a regulagem tá certinha ou naum! :)

Espero ter ajudado! :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Os simuladores não comprimem o som. A compressão natural ocasionada pelas válvula é um "sub-produto" desta engenharia.
Regulagem de tensor e de um dispositivo Floyd Rose é uma ação delicada e complexa que exige prática e tempo, LEVE SUA GUITARRA A UM PROFISSIONAL HABILITADO PARA TAL, não tente fazer isto em casa pois as consequencias podem ser funestas!
Abç

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

Valeu Mauricio! O importante é mesmo propiciar discussões e informação. Quanto mais,melhores as condições para se fazer escolhas.

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

Ahn, de fato alguns pedais como o distorcedores entre outros tem essa propriedade, a de gerar compressão, assim como as válvulas de amplificadores. Um bom simulador de amp gera uma certa compressão tmb. Agora é vc quem decide amigo, mas... se possível... experimente todas as opções que lhe sejam possíveis.
Abráço!

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

bebm
Mauricio Luiz Bertola
Está decidido,vou lecar a guitarra em um luthier para ele botar 0.10.valeu

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O overdrive para simular valvula deve ser colocado no inicio da corrente?

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Robinson
minha é a seguinte:usar a seguinte conexão:guitarra,compressor,overdrive,S3-fortes,delay.mas para isso vou ter que vender o shredmaster para comprar o S3-fortes,e isso não sei se vale a pena...

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar

Robinson
minha ideia é a seguinte:usar a seguinte conexão:guitarra,compressor,overdrive,S3-fortes,delay.mas para isso vou ter que vender o shredmaster para comprar o S3-fortes,e isso não sei se vale a pena...

bebm
Veterano
# set/04
· votar

Mais leva num luthier bom pq é cheio de mlk ae falando que sabe mecher!
Cara pra regular um tensor c tem que saber bem oq c tá fazendo e ter prática com guitarras pq cada braço responde de um jeito... a floyd rose c pode tentar regular pq o maximo que vai acontecer é tu fazer merda, ela ficar toda desrregulada e pronto heheuaheuahe ai c pede pra alguem regular... mais já que c vai levar no luthier leva num bom cara pq é meio complexo...
É preferivel vc levar que eu te ensinar pq isso ae c tem que ver alguem fazendo e tals um bucado de vez pra depois se arriscar! Só sei regular minha guitarra pq meu pai me ensinou tb hehehehehehe(papai é D+ hehehauehuaheae)!!! :PPP

bebm
Veterano
# set/04
· votar

Danny a primeira coisa da corrente na minha opção é o wha-wha... a segunda a distorção... sempre trabalhei assim...
E pelo amor de deus não me poem o compressor antes da distorção! Se quiser usar o compressor, oq eu sou completamente contra e o mauricio tb que eu já sei, poem ele dps da distorção e usa ele de leve!

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Meu amigo, não aconselho a vc vender seu shredmaster. É um bom efeito para o qual vc não encontrará um substituto. É claro que há outros de repente até melhores mas não com idênticas características. Agora se vc tiver uma urgência e/ou uma necessidade muito grande... bem, aí a gente apela pra tudo ,né? Seria melhor vc arrumar uma graninha e comprar outros ítens usados (há sempre boas ofertas) e se, ao comparar,vc percebe que outros produtos lhe agradam mais, aí sem vc troca ou vende com a certeza absoluta do que vc estará fazendo.
Abráço!

Robinson
Veterano
# set/04
· votar

Esquecí,dois alcances:
Concordo com a galera a respeito do uso do TUBESCREAM, este pedalzinho é uma maravilha da tecnologia transistorizada e melhor hoje em dia que ele voltou a ser fabricado. Já foi dita bastante coisa sobre a questão do compressor e já vimos que é algo meio relativo. Por diversas razões alguns gostam (como eu) e outros não, é algo pessoal. Contudo gostaria de acrescentar mais um dado: há um aspecto "psicológico" (éita!) nisto, é que se um efeito ou recurso oferece valores de 0 a 100, não implica em que vc deva usar 100% do que é oferecido. Não há nenhum problema em aproveitar 5%, 3%,1% do que é oferecido com tal de que o resultado seja bom pra gente. Bem, os pedais de distorção possuem harmônicos e texturas além de um ruído de fundo. Tocando com este efeito e sem nenhuma adição de outro efeito qualquer, vc tem uma textura mais "aberta" e um ruído relativamente baixo. Aumentando o grau de distorção, a textura vai se "fechando" e o ruído aumentando. Quando vc usa uma compressão (sempre antes e nunca depois) a tendência é que os ruídos aumentem e a textura fique mais linear obtendo como resultado um som mais "pastoso". Isso faz com que um efeito de distorção mais "suave" fique mais "gordo" ou "denso". Lembremos que a finalidade do compressor é básicamente aumentar a resposta de sons frácos e atenuar a resposta dos sons mais fortes e isto inclúi tambem os ruídos, daí o cuidado com o uso da compressão.
Abráço.

Les P4ul
Veterano
# set/04
· votar

cara realmente os estilos q vc curte naum eh mto pra compressor... maix se naum me engano os compressores sao usadaos mto para solo ... ... pq sempre qnndo vc toca.. as vezes tem uma nota sem qre q fica mais auta q otra ( um erro ja ) o compressor no final faz as notas suarem na mesma autura.. isso eh maix pra solo base eu axo q nem tanto ... um riff td bem =]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar

dannyvh
Sim, pois o efeito será sutil.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a compressor faz mesmo diferença????