compressor faz mesmo diferença????

Autor Mensagem
dannyvh
Veterano
# set/04


E ai,pessoal,eu recentemente comprei um compressor boss CS-3 por que todo mundo vivia me dizendo que era fundamental para ter uma palhetada limpa e uniforme.O problema é que eu não vi uma diferença muito grande, o pedal influi,na minha opinião,muito pouco,uns 10%.Eu uso o SD-1 boss como boost e ele me dá muito mais sustain e brilho que o CS-3.Resumindo,estou pensando seriamente em vendê-lo,até porque eu andei pesquisando e descobri que os guitarristas que eu gosto(van halen,steve morse) não usam...

Moacir Guitti
Veterano
# set/04
· votar


Olha cara, eu não sou perito no assunto (e tbem adoto poucos efeitos no meu som) Mas o compressor é importante pq ele corta os "picos" do seu som deixando-o mais uniforme (como o próprio nome diz) é muito usado no baixo principalmente na hora do Slap! Creio que na guitarra ele é mais util (alias quase indispensável) na gravação!
É isso ai!

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


eu to com um CS-3 mas não curti mto não, achei que interfere mto na pegada. será que tem alguma regulagem que não mude mto o timbre?

Sgt_Peppers
Veterano
# set/04
· votar


eu comprei esse CS-3 e o som melhorou 200% , tá muito melhor agora do q antes, mas isso é oq eu acho, pra mim valeu muito a pena comprar um compressor

falow

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


Sgt_Peppers

fala a regulagem que vc usa pra não ficar mto chiado e não mudar a pegada

so liga ele nos solos né?

Sgt_Peppers
Veterano
# set/04
· votar


gustavo macaco

depende das músicas, o tone eu deixo uns 75% , o Atack uns 50 %, e o sustain 75% tb, eu deixo a chave na segunda posição de baixo para cima(a minha guitarra é uma squier)...

então do ruido nãa dá pra fugir, apesar de eu usar tb uns cabos blindados... mas por incrivel q pareça não fica um ruído insuportável, quando tá solando nem dá para notar!

danubio_gpi
Veterano
# set/04
· votar


Eu Montei um Orange Squeezer e não gostei muito não, fui na loja e testei um CS-3 e vi que tava igual o Orange (deixava o som uns 10% ou menos mais "aveludado"), deduzi que compressor não tem muita utilidade pro meu som.

minha opnião: COMPRESSOR NÃO CONTRIBUIU QUASE NADA PRA MELHORAR O MEU SET.




* talvez com uma guitarra de primeira tipo Gibson ou fender, e um Amp. de primeira tambem ele contribua mais.

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


Sgt_Peppers
putz cara eu deixei o tone e o attack no flat e o sustain no 75, achei que mudou mto o timbre, tirou um pouco da pegada

seila vai de gosto, alem do que tenho uma certa preguiça de efeitos eheh, tem hora que nem o reverb do ampli eu uso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Cara, pedal compressor não serve para muita coisa não, na verdade o uso de compressores na guitarra não acrescenta nada ao som, aliás prejudica pois tira a dinâmica, ao contrario do que um cara aí falou, deixa o som "achatado" e fazendo algo como um "quack - quack" desagradável, além de aumentar fortemente o ruído. Mas vc pode usá-lo como pedal de boost para solos, reduzindo ao máximo a compressão e aumentando o volume.
Abç

III_SlasH_III
Veterano
# set/04
· votar


Poh...eh meio obvio q almente o ruido...pensem comigo...se o som fica uniforme, e ruido tbm eh som, entao os ruidos vão almentar, entao eh dajusta a guita pra na ficar vazando ruido....e o compressor ajuda, no cara qnd ta se usando arpejo, velocidade, e ate em bases simples, como punk e talz...claro q tira uma polco da emoçao, ja que na quela hr q a nota era pra ser tocada mais alto nao sai diferenciada...mas que ajuda ajuda...mas logico que treinar para que o som nao sai defeituso, e sem o compressor, eh muito melhor...

bebm
Veterano
# set/04
· votar


Cara é isso que o mauricio falo ai... o compressor pode te dar um sustain, e as vezes até uma massa no som... mais não é legal não... tira a dinamica e a beleza do som(ele fica meio achatado dependendo da regulagem) quanto ao soko do compressor que o Mauricio falo, é verdade da... mais em Blues por exemplo é muuiittoooo usado esse soko... mais o compressor geralmente está com uma regulagem baixa o soko é devido a uma palhetada que eles daum puxando a corda pra frente :) ai o compressor soka... é bonito... mais tem que saber regular pra isso ficar bonito...
Compressor é algo muito dificil de regular... cuidado com o uso dele... c naum tem experiencia ainda pra regula-lo não o use... seu som vai ficar melhor!

Bráulio Bosi
Veterano
# set/04
· votar


Kra... pra alguns solos com Clean é extremamente necessário tipo num Country, num Blues, até nuns solos de Metal mesmo pra vc definir nota por nota eh mto melhor se naum fica mto embolado o som... curto D+ compressor...

Bráulio Bosi
Veterano
# set/04
· votar


Kra... pra alguns solos com Clean é extremamente necessário tipo num Country, num Blues, até nuns solos de Metal mesmo pra vc definir nota por nota eh mto melhor se naum fica mto embolado o som... curto D+ compressor...

gustavo macaco
Veterano
# set/04
· votar


eu nao curti, mas confesso que não fiquei mto tempo tentando aachar uma boa regulagem

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Eu sinto que o CS-3 deixa a palhetada mais "redonda",mas acho a diferença mais gritante em solos ultra-rápidos,eu fico pensando se não seria mais negócio vender o CS-3 e trocar os captadores,não sei,talvez compressor seja bom para quem frita o braço da guitarra o tempo todo.ele deixa o som um pouco artificial na minha opinião.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


Bráulio Bosi
Você está certo no caso do Country, estilo onde se usa muito o "chicken pickin". No blues, só se vc tiver um amp valvulado (não de pré valvulado, que é enganação), e queira dar boost na hora do solo. Para Metal, só se vc não aumentar demais a compressão, pois aí é que vai embolar mesmo.dannyvh
Qual é o seu instrumento?

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


sei lah, eu nao curto compressor tb... comprei um mas acho que vou vender mesmo... nao sai o som que eu quero, soh dah esse tipico quack :/ e olha que eu sou viciado em ficar descobrindo timbres e regulando equipamentos... to tirando um som razoavelmente bom mesmo com meu staner Kute 55 :P

acho que pra mim seria mais negocio vender esse compressor e comprar um delay, bem mais util no estilo que eu toco (pink floyd e outras coisas do tipo) ...

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É uma jackson professional.Por que pré valvulado é enganação?Eu ouvi dizer que esses caras famosos não usam compressor por que eles tocam em amps valvulados que comprimem o som como um compressor faria.Mas e quanto aos meros mortais?que tocam em amps transistorizados?será que o compressor ajuda ou não faz diferença?Eu acho que o compressor faz diferença,só que é uma diferença muito pequena que não justifica a aquisição do pedal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Boa guitarra. Amps de prés valvulados apenas servem para distorcer o som como faz qualquer pedal. A geração de harmônicos pares (que torna e caracteriza o som "musical" e "agradável" [gerado pelos processo de emissão termiônica], caracteristica do funcionamento das válvulas, para nossos ouvidos) só é gerada pelo Power, ou melhor, pelas válvulas de power (6L6,EL34,6550,5881,EL84,KT66/88,etc), por isto muitos amps profissionais possuem prés transistorizados e powers valvulados (Marshall JCM900/2000, Vox U740..., etc).
Os amps transistorizados possuem uma faixa ótima de atuação, que vai de 1/3 à, no máximo, 2/3 do espectro do pot de volume, à partir daí ele "clipa". Só que o transistor o faz de forma diferente das válvulas, produzindo harmônicos ímpares, ou seja, a distorção resultante é "feia","desagradável" (som "peidado"); se vc usar um compressor ele vai comprimir este som ruim e torná-lo ainda menos dinâmico. De fato os amps valvulados (os verdadeiros) comprimem o som, mais uma caracteristica da válvula.
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Se eu entendi direito,o compressor ao invés de melhorar o som de um amp transistorizado ele piora,mesmo quando se usa pedais de distorçao bons(shredmaster,SD-1 boss).É isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Sim e não. Piora se vc utilizá-lo erradamente. Vc mesmo concluiu que qualquer melhora é muito pequena, e quando isto acontece a possibilidade de piorar é alta.
Na verdade qualquer amp transistorizado para guitarra possui um som apenas razoável (existiram amps transistorizados com som bom, eram os LAB Series, segundo consta) em função das caracteristicas dos transistores que citei acima, assim, se vc usar um compressor em um amp transistorizado "clipado" ou "bichado" vc vai piorá-lo ainda mais.

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
como assim?clipado" ou "bichado?não entendi

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# set/04
· votar


Rapaz, sinceramente... eu acho q tudo isso de compressor, valvulado, transistor, vai depender do ouvido do cara. E treinar o ouvido pra diferenciar, pra até mesmo reconhecer seu gosto timbrístico não é fácil.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Dá-se o nome de "clipado" ao amp transistorizado que atingiu seu limite de volume ótimo e começa a distorcer. Isto pode acontecer também por superaquecimento; o resultado é um som distorcido horroroso, parecendo um alto-falante rasgado, como se o som estivesse "roncado" (estes termos são apenas para dar uma idéia do som real, já que aqui não se pode reproduzí-lo). Como eu disse, este fenômeno não acontece com os valvulados; na verdade acontece sim, só que de outra forma, e a distorção gerada não é feia, é agradável e musical.
Abç

paulgilbert
Veterano
# set/04 · Editado por: paulgilbert
· votar


Mauricio Luiz Bertola
uhhh
meu nunca acontece essas coisas comigo
esse marshall avt 50 eh mt foda
e paguei mt poko por ele se for ver
ainda bem q eu catei ele, nao um meteoro q eu ia cata (flei q ia compra e tals mas na hora ia pga em 3 vezes e meu pai soh tinha 2 xeques, dai comprei um marshall)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


paulgilbert
Este de fato é um bom amp transistorizado, melhor que as versões anteriores Valvstate que não eram boas (o melhor era o 8080), mas se vc usá-lo acima de 2/3 do volume, ele vai "clipar" (acho muito difícil, pois isto é alto pra caramba!).
Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O meu Sd-1 boss tem um timbre muito legal quando usado como boost,bem parecido com a distorção de um valvulado,existe outro pedal analógico que imite legal o som de um valvulado?pois a saturação que sd-1 gera sozinho não é forte o suficiente

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Ibanez TS-9 ou equivalentes. Se vc quer emular o som de um valvulado, ligue um pedal de overdirve da seguinte maneira: Zere todos os controles do pedal; aumente o volume até que o som do pedal ligado seja igual ao desligado. Vá aumentando bem devagar o drive do pedal até conseguir um ligeiro brilho ou drive no som (antes de atingir 1/3 do curso do pot), recalibre o volume e, se for o caso, regule o tom no meio ou um pouco mais. Deixe o pedal sempre ligado e use outro para solos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/04
· votar


dannyvh
Vc escreveu qu a saturação do SD-1 não é forte o suficiente. Bem, não é para ser mesmo pois ele é um overdrive, para isto vc precisa de um distortion (MXR Dist+, RAT, Fuzz, Big Muff, etc). Abç

dannyvh
Veterano
# set/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
os pedais que vc citou (MXR Dist+, RAT, Fuzz, Big Muff, etc) imitam legal o som de um valvulado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a compressor faz mesmo diferença????