Clonando pedais...

Autor Mensagem
snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
tipo, a tomada q eu digo ali eh tipo um interruptor de luz... tinha um lá de pisar, q seria muito bom pra fazer um pedal, soh q era soh com 2 pinos, dai eu acho q nao da pra fazer o seu true bypass

o jack tinha 2 tipos, 1 q era todo fechado - 2,60 e outro q era aberto, esse de 1,80

esses capacitor de 250 e 400 eram os mais baixos q tinha :/

a placa universal era grande mesmo

e, o transistor ali (akele do pentelhinho´s) pode ser substituido por outro? existe similiar, generico ou qqr coisa q dê pra substituir ele?

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

snd
com 2 pinos não da pra fazer bypass nenhum

olha cara, o transistor, talvez possa ser utilizado outro similar sim. eu não testei com mais nenhum então não posso te afirmar.
eu escolhi esse, pq achei q seria fácil de encontrar (aqui em sp vc acha fácil ele) por isso q catei esse.
vou dar uma olhada em outros.

olha, usar os capacitores de 250 e de 400 não trará problema nenhum.

snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
eu tava pensando de ates de soldar testar tudo tipo, ligando tudo com fios, vendo o efeito (dai eu posso testar com akeles 3 tipos de diodo q vc falou, jah q diodo eh baratinho msm) e depois eu posso tentar fazer o controle de ganho.. mas tipo, sem o controle de ganho, com o circuito q vc fez, ele está com ganho máximo? ou se eu adicionar um potenciometro na entrada eu posso ganhar mais ganho do q o modelo q vc projetou?

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

snd
ligar tudo com fios, chama-se "ligação aranha". é meio dificil de fazer mas é possível. exige um pouco de abilidade.

para testar com vários diodos, vc não precisa fazer ligação aranha.
compre soquetes de Circuito Integrado (compra o de 8 pinos que é menorzinho) aí vc coloca o soquete no lugar onde iriam os diodos. aí vc pode trocar na hora que vc quiser os diodos direto na placa.

sem o controle de ganho, o circuito fica no ganho máximo. aí, vc pode controlar o ganho pelo botão de volume da guitarra.
se vc adicionar um potenciometro, vc apenas irá atenuar o ganho. com o pot no máximo, vc terá o ganho que teria se não tivesse nenhum controle de ganho.

snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
vlw pelas dicas.. to esperando atualizações no seu site, e já to pensando q quando eu entrar na facul de ciencia da compu eu quero pegar todas as disciplinas optativas q envolvam eletrônica :]

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

snd
ciencia da computação, se não me engano, não tem nada a ver com eletrônica. é só programação.

ah cara, vai fazer engenharia. muito mais legal, muito mais divertido, da mais grana, e tudo mais! hehehe

snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
ainda tenho 1 ano pra decidir, hehehe

_KirK_HammeT_
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
snd

eh nessas lojas de Componentes eletrônicos que eu acho as peças para fazer um pedal?

vlw

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

_KirK_HammeT_
sim

_KirK_HammeT_
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
o Transitor 2N3904 que eu olhei era equivalente, tem algum problema se eu mudar?

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

_KirK_HammeT_
se for REALMENTE equivalente, não tem problema.
qual q vc viu?

_KirK_HammeT_
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
soh. eu liguei pra la e passei a lista dos componentes que precisava pra fazer o Baby distortion e passei um fax pra la, ai ele me respondeu com os preços e tudo.

sousacosta10
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan, valeu pelos projetos da sua página, acabei de fazer o Babydistortion, tb tive que substituir o transistor, e o melhor, não sei nada de eletrônica....trabalho com medicina....valeu pelas dicas...se tiver como...mostra para agente como se deve colocar o capacitor...os polós deles....Até mais e Obrigado

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

sousacosta10
que transistor vc usou? funcionou? ficou bom?

bom, como colocar os capacitores? cara, tem um desenho com a posição correta de cada componente. vc não olhou?
o único capacitor polarizado é o Eletrolítico de 10uF do Pentelhinho's, no Baby distortion não vai nenhum capacitor polarizado.

snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
vc poderia fazer um faq explicando oq cada peça do baby e do pentelhinho faz.. seria bem interesante saber oq cada capacitor, cada trasistor, cada diodo ta fazendo lá

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

snd
hum... vc quer saber como trabalha e o porque da presença de cada componente no circuito. é isso?

DGuiTar
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
Muito legal o seu site. Acabei de fazer o MKZ Pentelhinho's Overdrive, tb tive que substituir o transistor (tive que inverter o E pelo C). Funcionou legal..
Por não saber quase nada de eletrônica, tb fiquei com dúvida na polaridade do capacitor (10uF), nos sites que achei na Internet todos falavam para nunca inverter, mais não mostravam como identificar os pólos. Acabei colocando no lado que achava correto e funcionou... :)
Obrigado pelas dicas.

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

DGuiTar
qual transistor vc usou?

o foda é que o pessoal substitui por outros e não me falam por qual estão substituindo, para eu ver se tb fica bom, se tem algum problema como por exemplo posição diferente, etc...
O capacitor de 10uF ta com a polaridade marcada no desenho, e no texto do site ensina a ver a polaridade.

funcionou? ficou legal?

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

DGuiTar
foda, né? dei a bronca e não expliquei.
Os capacitores eletrolíticos (o de 10uF por exemplo) tem no corpo, na lateral próxima a um dos terminais, uma seta com vários sinais de "-". esse é o polo negativo.
alguns (esses são raros) tem o polo positivo indicado com uma seta e sinais de " + ".

DGuiTar
Veterano
# jul/03 · Editado por: DGuiTar
· votar

MKazan
O Transistor que usei foi o BC546 (foi isso que a pessoa que me vendeu marcou), no lado dele está escrito C546B.

Quanto ao capacitor, a minha dúvida não foi no seu desenho, que está bem detalhado, mais sim no próprio capacitor que tinha uma marcação que me deixou com dúvida.
Ficou legal....

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

DGuiTar
o C546B é um BC546 mesmo. o B indica a faixa de ganho dele.

é, eles são pequenininhos, as vezes da dúvida mesmo.
e aí, já que ficou legal, vai montar outros tb?
fiz um Tube Screamer esse fim de semana q ficou legal.

DGuiTar
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
Vou montar sim... estou querendo montar um GT-2 mais acho que vou ganhar um pouco mais de experiência com projetos mais simples...
Aquela sugestão do snd de colocar a explicação dos componentes seria legal... Eu queria incluir um LED no Pentelhinho's Overdrive, para mostrar quando o efeito esta ligado, mais não tinha idéia onde colocar.

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

DGuiTar
para colocar o led, vc precisa de um botão DPDT (aquele botão duplo, com 6 contatos).
sem ele não da pra colocar o led.
o ideal seria vc encontrar um 3PDT, mas esse é praticamente impossível de se achar (é um botão triplo, tem 9 contatos).

hum, pode crer, eu não coloquei o esquema para ligar o led, né. vou colocar depois, se vc conseguir arrumar um DPDT, é fácil colocar o led.

snd
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
isso, eh exatamente oq vc entendeu

snd
Veterano
# jul/03
· votar

eu tive muito azar, fui na loja ontem disposto a comprar tudo... mas tava faltando resistor de 800 e poucos nf :~

ahh. e o cara tbm disse pra eu levar o BC546 e usar invertido pq nao tinha o outro transistor

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

snd
foi oq o DGuiTar fez. Usa o BC546 com o E e o C invertidos (vira ele ao contrário).
o resistor vc procura em outra loja, não é dificil de encontrar.

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

andei dando uma olhada. quem não encontrar o 2N3904, pode usar 2N2484, 2N5088, BC108, ou qualquer similar NPN, este componente é necessário mas não é crítico. Só tomem cuidado com a orientação dos pinos. por exemplo, os ponos estão de um jeito no 2N3904 e estão ao contrário no BC546.

guschard
Veterano
# jul/03
· votar

MKazan
c vc tiver alguma coisa falando sobre montagem d pedais, por favor me manda
gustavoschardong@terra.com.br
mas tipo, eh foda pq eh naum manjo NDA, mas meu irmaum manja
ow, mas c vc n tiver nda nem eskenta

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar

guschard
em outros tópicos já coloquei uma lista de sites sobre esse assunto.
http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/ (o meu, fala sobre montagens)
www.geofex.com
www.muzique.com
www.tonepad.com
www.generalguitargadgets.com
(esses são só alguns)

guschard
Veterano
# jul/03
· votar

vlwzaum MKazan

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Clonando pedais...