Autor |
Mensagem |
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
e aê kra....vi num outro fórum que vc vai colocar layouts de pedais para iniciantes no seu site...estou aguardando anciosamente...quando mais ou menos vai por???? já vou até comprar o equipamento...por falar nisso...um kit de eletrônica (que tenha os componentes essenciais) custa quanto mais ou menos??????
valew MKazan....paladino dos pedais...rs...já inventei um codinome...
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
cara, não sei quanto custa um kit de eletrônica com os componentes essenciais não, nunca usei um. eu sempre compro os componentes na medida que eu preciso.
o que eu costumo ter na minha bancada é um multímetro (cerca de 12 reais), um ferro de solda, solda preta e azul, um kit para confeccionar placas (esses pedais para iniciantes não vão precisar de placa especial, vai dar para fazer em placa universal), uma proto-board (50 reais, mas só serve para quem projeta), uma bateria de 9 volts, vários componentes, lápis, borracha e uma furadeira.
tô preparando agora a página com um dos pedais para iniciantes. quando ficar pronto eu aviso.
uia! paladino dos pedais, que chique!!!! tô ficando tão importante assim, é? hahaha
|
MKazan Veterano |
# jun/03 · Editado por: MKazan
· votar
Finalmente!
para aqueles que tinham pedido (e para os que não pediram tb) coloquei no site um circuito bem simples para o pessoal iniciante que nunca montou um circuito eletrônico na vida.
[url=http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/projetos.asp?escolha=mkzba bydistortion
]http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/projetos.asp?escolha=mkzbabydi s tortion
[/url]
a quem batizou foi o Sam.
em breve colocarei mais um desse tipo
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
ops, deu defeito: http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/projetos.asp?escolha=mkzbabydis tortion
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
pois é paladino dos pedais MKazan...
então....qual o tipo de efeito que seu pedal para iniciantes faz??? é overdrive????
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
o botão DPDT pode ser encontrado em algum aparelho de casa???? num som por exemplo?????? posso resproveitar os componentes de uma placa de circuito de um aparelho de som velho????
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
é, é uma distorçãozinha facil de fazer.
se vc não usa mais o aparelho e os componentes não estão queimados, pode aproveitar sim.
só toma cuidado com os capacitores eletrolíticos (cilindrinhos coloridos com capa de plástico e chapinha petálica em uma das extremidades). eles costumam estragar com o tempo e principalmente com a falta de uso.
o DPDT é encontrado no botão liga/desliga de alguns monitores de computador. outra coisa q vc pode fazer é colar dois botões simples um no outro e juntar a cabecinha deles com alguma coisa, para q os dois sejam acionados juntos como se fossem um só.
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
pode crê MKazan....vou fazer esse seu "protótipo"....mas ele funciona mesmo né?!...rsrsrs....hehehe....brincadeira.. como não iria funcionar sendo um pedal do "Paladino dos Pedais"........
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
como posso saber se os capacitores estão estragados????
posso fazer isso sem precisar testálos no cirtcuito????
por que posso...eventualmente...danificar a placa não é mesmo???
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
observei o layout do seu "protótipo"....tem uns fios lá na placa....devem ser soldados naqueles buracos onde eles estão???? por que usa-se fios nesse pedal??? é pelo fato de ser uma placa universal????
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
os fios são para poder fazer a conecção entre uma trilha e outra. (no caso, foi necessário)
se fosse uma placa feita, provavelmente não precisaría-mos desses fios pois teríamos a possibilidade de fazer uma trilha na vertical.
quanto aos capacitores, talvez valha mais a pena comprar em uma loja de componentes eletr6onicos. eles são baratos.
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
mas tem uma coisa. esse não é o protótipo dakele pedal de distorção mais legal q eu tinha dito.
esse aí eu coloquei pq o pessoal tava pedindo um pedal pros iniciantes e tal.
o que eu tinha falado outro dia é um que usa diodos no feed back ou no clipping, é um projeto maior. qdo eu terminar eu coloco no site.
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
Mas.....esse pedal faz um som legal né???? ou não???
se for uma distorção....tipo as que vem em amplificadores já tá bom...ao menos já pego experiência criando esse...
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
cara, é APENAS um projeto para os iniciantes.
distorção ele faz, mas não espere o som de um Metal Zone nele.
é basicamente para o pessoal aprender a soldar e aprender a fazer as ligações. não tem segredo nenhum.
ae, amanhã vou comprar os componentes para fazer um outro pedal desse mesmo gênero. se ficar bom, aí eu coloco o projeto dele. ele usa os mesmos componentes, só que em outras posições.
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
pode crê.....eh bom tu projetar bastante.....quem sabe num monta uma fábrica de pedais.... a "Pedais MKazan"...hehehe.....
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
aliás, esqueci de comentar. este é apenas um pedal pra quem nunca montou nada. o ganho dele é bem fraquinho (se colocar ganho muito alto, o transistor não aguenta).
ele só da uma modificadinha no timbre adicionando pouca distorção. é só "pra começar" mesmo.
talvez colocando 4 desses em série, vc consiga um ganho legal, mas ainda não testei essa opção
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
mas.....vc num vai "bolar" um com um ganho maior????
passe o layout desse pedal com um ganho mais forte....pode fazer isso paladino dos padais????
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
e quando vc vai colocar o layout da MXR+ no seu site???? acho que vou montar ela......quem sabe eu monto primeiro a sua MKZBaby.....mas quero uma com maior ganho.....a MXR possibilita um ganho mais alto neh?!?!?!
valew MKazan......té mais......
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
Kurtnog
o MXR+ tem um ganho alto pra KCT!!!!
ow, o q eu tava pensando seria em fazer, sei lá, uns 4 Baby distortions só que sem os potênciometros.
aí, fazer uma sequencia ligando a saída de um na entrada do outro, sacou? e so colocar o potenciômetro pra regular o volume no final.
|
freethinker_pe Veterano |
# jun/03
· votar
aew "paladino dos pedais" hehe eu acho que na sua pagina so faltam duas coisas... 1 a galera que montou pedal com sua ajuda e tal devia mandar uma fotos e tal pra colocar na pagina (eu ainda nao fiz um por falta de tempo $$$ heheh)
e outra vc bem que podia ensinar como fazer uma caixinha pq eu nao encontro nenhum tipo de caixa que de pra colocar o circuito!!
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
eh mesmo MKazan....essa idéia ai do freethinker_pe não eh nada mal....vc poderia colocar tb umas fotos de sua "criações"...de algo que vc já tenha produzido....sabe...
|
Kurtnog Veterano |
# jun/03
· votar
MKazan
outra coisa kra....com uma placa de circuito universal posso reproduzir qualquer circuito de pedal certo???!! teria que ligar o q faltar com fios neh????
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
freethinker_pe
bom, qto as fotos dos meus, se vc leu o FAQ vc sabe oq se passa.
quanto ao pessoal q monta, ninguém manda muito retorno, poucas pessoas (como o nIgThWoLf) dizem se ficou bom e tal.
caixinha, cara. vc pode pegar uma caixa de qqer coisa. se não encontrar de metal ou alumínio, pega qqer outra e fura com uma furadeira ou com um prego quente e aumenta o furo o tanto necessário com uma lima cilíndrica.
eu mesmo ja usei até caixa de conduíte para fazer.
na Santa Ifigênia tem umas lojas q venden caixa de alumínio para vc furar e colocar o circuito dentro.
Kurtnog
pode, mas vc tem q saber oq ta ligando onde, né. e em geral, com placa universal, a placa fica muito maior q uma placa feita específicamente para um circuito.
|
freethinker_pe Veterano |
# jun/03
· votar
eu to ligado eu li o faq!! seus pedais seriam interessantes de ver, mas o do pessoal (que normalmente num manja muito de eletronica) seria mais estimulante, o cara podia ver e pensar "pow o cara que fez tb num manjava muito e ficou legal talvez de pra fazer tb" ta ligado!! nessas férias eu vou tentar fazer o baby heheh!! so pra ver como fica!! vlws!!
|
MKazan Veterano |
# jun/03
· votar
freethinker_pe
é aquilo q eu falo no site, o Baby é fraquinho. ele distorce pouco, mas já da pra brincar (para um pedal de iniciante...)
mas é gostos de tocar com ele (eu, pelo menos gosto)
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
ae, o pessoal tinha pedido para avisar, então eu tô avisando.
coloquei um novo, o som desse ficou bonzinho (eu, pelo menos, gostei muito)
http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/projetos.asp?escolha=mkzpentelh inhosoverdrive
|
Kurtnog Veterano |
# jul/03
· votar
MKazan
o som dessa.........como eh??? eh um "overdrive" mesmo ou tem pouco ganho????????
|
Kurtnog Veterano |
# jul/03
· votar
outr coisa...necessita de dois jacks.....um "mono" e um "stereo"....um vai na entrada e outro na saída???? qual vai em qual lugar???
valew MKazan
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Kurtnog
A diferença entre Distorção e Overdrive, em qqer circuito q não seja valvulado, é apenas o nome.
eu chamei esse de Overdrive pq, mesmo distorcendo, o som é um pouco mais definifo q o Baby Distortion.
é um circuito tão barato que até vale a pena vc montar os dois e ver qual mais gosta. eu curti os dois. eu t6o usando o Baby Distortion com um diodo 1N4148 e um LED vermelho para gerar a distorção.
quanto ao jack stereo e ao mono, basta olhar o desenho.
o stereo eu costumo colocar na entrada
|
MKazan Veterano |
# jul/03
· votar
Kurtnog
o jack stereo não é obrigatório, eu uso para economizar bateria. se quiser, pode fazer só com mono mesmo.
|