MKAZAN ajuda tube driver

Autor Mensagem
glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan

Vcc+ = V+ ou 9V+
Vcc- = V- ou G
1IN- = entrada inversora
1IN+ = entrada
1OUT = saída

era esse esqueminha que eu te perguntei se estava certo.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
sim.
dependendo do seu layout, se vc preferir, pode trabalhar tb com o segundo op-amp.

vc só vai usar um e deixar o outro abandonado?

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
blz,valeu.

Como eu já te disse antes se tu tiver interessado nesse esquema do DOD308 eu te passo ele.

vc só vai usar um e deixar o outro abandonado?

era isso que eu estava pensando que era para fazer.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
ah ta, então tudo bem.
se o teu circuito só usa um, então abandone mesmo o outro.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
vlw.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Me desculpa eu estar te incomodando de novo mas tem uma coisa no tube driver que eu ainda estou com dúvida,no esquema das ligações dos fios,aonde vai o trafo tem + e - e tb tem um led que vai ligado direto ali,mas se tu botar o trafo direto não tem polaridade e o led não vai acender,mesmo com a retificação será que não vai corrente DC ali inves do trafo direto?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
bom, o led vai retificar por si só a própria corrente. (lembre-se que o led tb é um diodo).
mas dependendo do led e do resistor q vc puser nele, ele pode queimar.
corrente DC no led é melhor.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
O que eu estou achando estranho é ter polaridade aonde vai o trafo já que o trafo não tem polaridade.

O led acende com corrente AC?Pq o led vai direto no trafo,sem retificação por isso eu acho que vai corrente DC ali.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
se for aquele de 3 pontas, o do meio é sempre GND, né.

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
se for aquele de 3 pontas, o do meio é sempre GND, né.
pois é mas no tube driver vai o de duas pontas e tem polaridade aonde liga ele e ainda vai o led,por isso eu estou achando estranho.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
pode crer, eu vi lá agora.
mas é aquilo q te falei, o Led é um diodo como outro qqer. se ele aguentar a tensão inversa, ele retificará sozinho, por ele mesmo a própria corrente.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
mas será que no circuito não vai corrente DC já que tem + e - aonde vai o trafo?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
peda, xo ver direitinho

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


não não.
é isso mesmo, ali vem direto do trafo mesmo.
quem faz a corrente ficar DC são aqueles dois diodos e os capacitores de 470uF e o resistor de 470ohms

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


se vc preferir, ligue o led depois do resistor de 470, ali já é DC.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Eu vou abandonar esse tube driver,eu estou deve fazer 2 semanas nele e estou só me stressando com essa merda,eu vou é fazer o real mctube.

Aproveitando o post,no real mctube não prescisa nescessariamente ligar um trafo de costas para o outro né?da para ligar um de "110/220 e 12V" e outro "110/220 e 120V" ligando o enrolamento primario dos dois juntos né?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
sim, da sim.
mas já q vc vai comprar um de 110:12, compra logo dois e liga um no outro.

não se esqueça de que, eles tem q ter, pelo menos 300mA.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
blz.

Eu já até tenho os dois de 12V,um é o do finado tube driver e o outro está com o fio de 220 arrebentado,como aqui é 220 eu uso ele de costas para o outro.

valeu,desculpa estar te incomodando toda hora.

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius

Aproveitando o post,no real mctube não prescisa nescessariamente ligar um trafo de costas para o outro né?da para ligar um de "110/220 e 12V" e outro "110/220 e 120V" ligando o enrolamento primario dos dois juntos né?[i][/i]


negativo!!!!! use conforme o esquema original! do jeito que vc quer fazer não há isolação entre a rede eletrica e o secundario de alta tensão, o que é MUITO PERIGOSO!!. esses trafos de 110/220 X120 nÃo tem isolação entre primario e secundario, eles sÃo os chamados autotransformadores, sÃo apenas um enrolamento com derivação. a razão de se usarem dois traffos no realmctube é justamente a segurança de se ter dupla isolação!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
você não entendeu.
ele disse ligar um trafo de 110:12 para os filamentos e OUTRO de 110:110 para a alimentação do circuito.
sim, isso fará a isolação entre a rede elétrica e B+ se ele usar um dakeles trafos de potencia 1:1.

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
kaskudo
Aqui na minha cidade é 220V então eu teria que ligar um de 220V:12V e outro de 220V:110V que neste caso se não me engano é o autotransformador.Mas isso não importa pq eu vou ligar como o esquema original,até pq o trafo 220:110 é bem mais caro.

Aproveitando que o assunto é trafo eu queria perguntar uma coisa,eu liguei um 220:12 e depois um de 110:12 de costas um para o outro mas o meu trafo de 110:12 é daqueles 12-0-12 então eu peguei um 12 e o 0V e liquei no primeiro trafo,só que o primeiro trafo começou a esquentar e saia 3V dele e do outro saiu 30v,dá para usar esse tipo de trafo(12-0-12).

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
olha, o McTube funciona legal em 220 volts de B+, o clean fica até mais limpo, mas aí você tem que aumentar a tensão de vários capacitores.

não, o segundo trafo tem q ser dakele 12-12 mesmo.
hum... talvez ligando os dois 12 juntos e o centro no 0V dê certo, mas nao tenho certeza.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
olha, o McTube funciona legal em 220 volts de B+, o clean fica até mais limpo, mas aí você tem que aumentar a tensão de vários capacitores.

Tu tá dizendo ligar 220V direto na placa retificadora?

hum... talvez ligando os dois 12 juntos e o centro no 0V dê certo, mas nao tenho certeza.

Mas ele não entra em curto? uma vez eu liguei um trafo desses na rede e no secundario eu liguei o 12 junto com o outro 12 e saiu faísca.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
não. eu tô dizendo usar 12:220 no segundo trafo tb.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
E com 220V ele só deixa mais limpo ou influência em mais alguma coisa?

Eu vou tentar agora juntar os fios do meu trafo 110:2x12V e ver no que dá.

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


o glaucius

o melhor é usar 2 trafos de 220x12, de preferencia iguais, eu usei daqueles de camelô mesmo, funciona bem (a corrente é baixa). a tensão final pode ser entre 150 e 250 volts, veja bem que depois de retificada e filtrada, ela aumenta +- 40%...

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
no caso do Real McTube, se os trafos forem de 300mA, ja ta de ótimo tamanho.

ja viu qta corrente ele drena em B+???!!! é ridículo! rs...
me deu até vontade de colocar mais válvulas para aumentar o ganho.

ah, é. pode crer. depois q retifica, qdo vc usa o trafo de 220, da algo em torno de 250 volts.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
MKazan

pois é,o meu no primeiro trafo deu 15V e no segundo 150V.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
hum... talvez seja legal vc colocar um resistorsinho para diminuir os 15V. assim os filamentos da válvula durarão mais tempo.

kaskudo
vc não concorda?

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


o trafo é de 12 ou 15? talvez vc tenha medido sem nada ligado à fonte, realmente sem carga a tensão sobe...

se com o circuito ligado continua com 15v, seria legal usar um ci 7812, ou calcular um resistor de queda, o foda é que o filamento tem uma resistencia qdo frio, mas ela aumenta com o calor.... E filamentos sÃo delicados quanto à tensÃo, que idealmente deve ser 6,3 ou 12,6v mas 12 dá legal...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MKAZAN ajuda tube driver