MKAZAN ajuda tube driver

Autor Mensagem
glaucius
Veterano
# jan/04 · Editado por: glaucius


MKAZAN,Eu vou montar o tube driver do GGG e eu queria saber se tu tem alguma observação sobre esse pedal,cuidados que eu devo tomar,etc.
É a primeira vez que eu mexo com válvula e eu não tô afim de queimar a válvula ou ter outro tipo de dano.

kaskudo
Veterano
# jan/04
· votar


cara, procure montar o "real mctube". no goggle vc acha. é bem simples, bem explicado e funciona, certeza!!!!

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
Eu achei o"real mctube"no tonepad mas lá está como preamp valvulado,e eu achei mais difícil que o tube driver,se não me engano vai dois trafos no"real"e tb vai alta voltagem,e o tube driver vai 12,6v e ainda tem controles de drive,volume,grave e agudo.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
faça uma fonte de 12 volts.
pré-amp valvulado tb pode ser usado como se fosse pedal valvulado.

kaskudo
deixa o cara montar primeiro algo mais simples.

glaucius
na verdade o Real McTube não é mais complicado q o Tube Driver. mas tem o lance da fonte, q vc tem que sacar como funciona para montar certo. se fizer cagada, um curto pode queimar muita coisa.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Pelo que eu observei no tube driver já está incluido a retificação,é só ligar o trafo direto,ou não?

O Real mctube está como preamp mas tem controles de volume e"drive"então ele deve ter distorção.

Eu resolvi fazer o tube driver pq pelas amostras de som que eu peguei eu achei o tube driver melhor,mas eu posso estar errado,e tb pq tem grave e agudo.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


se fizer cagada, um curto pode queimar muita coisa.

Esse é o meu medo,eu já estou com trauma de tanto choque que eu já levei.
Só por curiosidade,220v dá um choque mais forte que 110v ou não?Até agora eu só levei choque de 220v.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Outra coisa,eu tenho que botar os capacitores cerâmicos e de poliéster como manda lá ou tanto faz?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
O Real mctube está como preamp mas tem controles de volume e "drive" então ele deve ter distorção.
O Drive, é um controle de ganho. você ajusta a amplitude do sinal q estará entrando na próxima válvula. Como TOTOS os sistemas valvulados, se você saturar, terá distorção. é para isso q se usa hj os pré amps valvulados. é para isso q existe o Real McTube, para distorção.

ah, sim. pode crer. ja tem o retificador na própria placa.
sim, o choque é mais forte, pois a corrente q passa é maior.

o Real McTube tem a vantagem de poder ser saturado por um pedal externo.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan

Outra coisa,eu tenho que botar os capacitores cerâmicos e de poliéster como manda lá ou tanto faz?

Eu tb queria te perguntar se nos capacitores de poliéster que tem escrito 473k ele se refere a 473kpf ou é 473pf?

amondin
Veterano
# fev/04
· votar


hey MKAZAN, c tah recebendo meus emails cara ? É o jaime aqui, certo ?
Até !

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


4- primeiro digito
7- segundo digito
3- quantidadde de zeros
k- tensao de isolação

no caso, 47000 pf, ou 47 nf, ok?
1uf=1000nf=1000.000pf

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


pra usar onde passam tensoes mais altas é melhor usar os de poliéster, pois os de ceramica são danados prá entrar em curto!!!!

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
então o k é a tolerância?
eu achei que fosse igual a resistor 47k=47000.

vlw pela ajuda.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Eu montei o tube driver hoje e tá saindo som mas está com uma interferência,será que tem alguma coisa errada?

Outra coisa,eu estou achando que vai fonte e não o trafo direto,pq lá aparece polaridade do trafo e o trafo direto não tem polaridade e tb vai um led ligado direto no trafo.

Só mais uma coisa,eu fui comprar o capacitor de 0.47uf e o vendedor me deu um u47,está certo?

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius

só um detalhe:

o k é a isolação, que é diferente de tolerancia. tolerancia é a variação possivel do valor do componente, para mais ou para menos. qdo não vem indicada, assume-se o valor de 10%. ok?

kaskudo
Veterano
# fev/04 · Editado por: kaskudo
· votar


glaucius

Só mais uma coisa,eu fui comprar o capacitor de 0.47uf e o vendedor me deu um u47,está certo?

é isso mesmo, omitiu o zero á esquerda

Monstéra
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
Pelo que eu sei, isso é 47uF, ele tem que te dar um de 470nF, ou um que diga 470K ou 474 -> 4 = n° de zeros em pF
Ou seja:
474 =
47 + 0000 = 470000pF
470000pF = 470nF = 0.47uF

Espero ter ajudado!

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


Monstéra

o símbolo u (micro) está no lugar da vírgula.

u47 = 0u47 = 0,47uf = 0,470uf = 470nf = 470000pf

se fosse 47uf teria que ser eletrolítico...

Toddynho
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
O Tube Driver naum pode ser ligado num outro pedal de distorção (tipo um tube screamer) pra se conseguir uma dist. mais pesada? (È q eu ja montei o Tube Screamer e tava pensando em montar esse pedal tbm)

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
tu já montou esse tube driver?

eu estou com umas dúvidas sobre ele (olha no meu último post),ele está funcionando mas está com interferência será que não é a retificação?pq ele têm só dois diodos retificadores.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
Eu já estou quase desistindo dele e partindo para o real mctube.
Olhando bem as ligações do trafo não são muito difíceis.

Monstéra
Veterano
# fev/04
· votar


Eu montei o Tube Screamer, mas ñ lembro de ja ter ouvido o som de um original, e o som do meu ficou uma distorção meio "suja", mesmo se vc tocar uma nota só o som distorce, é assim mesmo ou era pra dar outro som???
Valew!

kaskudo
Veterano
# fev/04 · Editado por: kaskudo
· votar


glaucius

olha, todo circuito p/ efeitos trabalha com um sinal bem fraco, e muito sujeito a interferencias. sua caixa é de metal? se for, está bem conectada ao negativo,(terra)?. vc usa bateria ou fonte externa? se for fonte, verifique e/ou aumente o valor do cap. de filtragem.(ou acrescente mais um)

use cabos coaxiais entre a placa e os conectores e potenciometros. aterre a carcaça dos potenciometros. (se a caixa for de metal, não precisa.

se não tiver caixa, arranje uma... de preferencia de aluminio!

Monstéra
Veterano
# fev/04 · Editado por: Monstéra
· votar


glaucius
kaskudo

Se ñ tiver uma caixa de alumínio, vc pode forrá-la com papel alumínio, como ele é fino, forre com umas 3 camadas, isso ajuda bastante. Isso parte do princípio de Faraday que, conforme a experiência que ele fez com sua gaiola provou que em seu interior não podem penetrar emissões elétricas ou eletromagnéticas.
Falow!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Toddynho
poder até pode, mas você vai saturar o op-amp e não a válvula. não vai dar o som q vc ta esperando.

Monstéra
ué, vc esperava tocar uma nota e sair som limpo com um pedal de distorção?

Monstéra
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan

Ñ é isso velho...
Quando vc toca uma nota com pedal de distorção ae da um som, certo!? e se vc tocar duas notas dá um som bem mais sujo, e esse som bem mais sujo ja está saindo tocando apenas uma nota... ela sai xiandu.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
Eu ainda não botei na caixa,nos conectores eu botei fio coaxial,mas nos pots eu botei fio comun mas meio grosso,mas nos outros pedais que eu fiz eu liquei assim e não deu interferência.

Eu vou trocar os caps. da retificação que são de 470uf por 1000uf e ver no que dá,mas eu estou desconfiando tb der ter só 2 diodos na retif. já que o mais comun é 4 diodos.

vc usa bateria ou fonte externa? se for fonte, verifique e/ou aumente o valor do cap. de filtragem.(ou acrescente mais um)
A fonte é no próprio circuito aí é só ligar o trafo direto na placa,e é esses caps. que eu vou trocar.

Monstéra
vlw pela dica,mas eu vou fazer uma caixa de ferro,se eu tivesse como soldar alumínio eu fazia de alumínio.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


kaskudo
MKazan
Mais uma coisa,eu botei um trafo de 500ma será que é suficiente para esse pedal?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
o lance de 2 diodos e 4 diodos não faz diferença. vc usa dois diodos quando seu trafo tem um terminal intermediário no enrolamento secundário. e usa 4, quando só tem dois terminais.

a onda final da ponte de 4 diodos e do retificador de 2 diodos é exatamente a mesma.

Mais uma coisa,eu botei um trafo de 500ma será que é suficiente para esse pedal?
putz, muito mais q o suficiente.

glaucius
Veterano
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar


MKazan
o lance de 2 diodos e 4 diodos não faz diferença. vc usa dois diodos quando seu trafo tem um terminal intermediário no enrolamento secundário. e usa 4, quando só tem dois terminais.
Tá,o que tu está dizendo é quando o trafo tem 12 0 12(12+12) se usa dois diodos e no que tem só uma saída de 12 se usa quatro diodos?

se for isso o trafo que eu usei tem só uma saída de 12 então teria que ter 4 diodos.

O que eu posso fazer para tirar essa interferência? troquei os cap de 470uf por 1000uf mas continuou a mesma coisa.

Esse realmctube tem uma dist boa?
Tem como botar tipo um footswitch para alternar entre limpo/dist,ou só no pot"drive"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MKAZAN ajuda tube driver