Autor |
Mensagem |
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
up de novo.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
não, eu tô dizendo q no q tem dois fios de 12V e um de 0V vc usa dois diodos. e no q tem dois fios de 12V e nenhum de 0V vc usa quatro. mas o resultado é o mesmo nos dois casos.
Os fios q conduzem força, devem estar bem separados dos fios q conduzem sinal. Pq não aumenta a tensão e usa um regulador de 12V? isso tira fora o Ripple.
Tem como botar tipo um footswitch para alternar entre limpo/dist,ou só no pot"drive"?
ué, bota um bypass nele.
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
Pq não aumenta a tensão e usa um regulador de 12V? isso tira fora o Ripple.
Como que eu faço isso?
pelo que eu entendi eu tenho que eliminar o circuito retificador e colocar uma fonte com regulador de 12V,é isso?
E como eu faço para aumentar a tensão?
Tem como botar tipo um footswitch para alternar entre limpo/dist,ou só no pot"drive"?
O que eu falei é tipo alternar entre dist e limpo,e no limpo usar o preamp valvulado,e não o sinal direto anulando o preamp.Tem como?
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
mais um up!
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
pelo que eu entendi eu tenho que eliminar o circuito retificador e colocar uma fonte com regulador de 12V,é isso?
não. você continua com o retificador, com o capacitor de filtro e tudo mais. mas vc aumenta a tensão para pelo menos 14,5V (ou mais) e coloca um regulador de tensão para 12V depois do capacitor filtro. pronto, agora a sua fonte não ronca mais.
glaucius
coloca dois potenciometros de ganho. aí vc da bypass em ou ou no outro.
ajusta um para som limpo e o outro para distorção.
mas isso é mais vantajoso em um pre-amp totalmente valvulado, no tube driver não tem tanta vantagem. mas se vc faz questão, é possível sim.
|
glaucius Veterano |
# fev/04 · Editado por: glaucius
· votar
MKazan
coloca dois potenciometros de ganho. aí vc da bypass em ou ou no outro.
ajusta um para som limpo e o outro para distorção.
mas isso é mais vantajoso em um pre-amp totalmente valvulado, no tube driver não tem tanta vantagem. mas se vc faz questão, é possível sim.
Esse sistema eu estava falando para o real mctube,mas se for possível talvez eu faça isso no tube driver.
você continua com o retificador, com o capacitor de filtro e tudo mais. mas vc aumenta a tensão para pelo menos 14,5V (ou mais) e coloca um regulador de tensão para 12V depois do capacitor filtro. pronto, agora a sua fonte não ronca mais.
Esse regulador é um transistor né?
Eu tenho o Lm 317,o MC7808 e um 7805 mas esse eu acho que é regulador de 5V.
Dá para usar algum desses?
E como eu faço a ligação desse reg 12V?
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
tem outra coisa que eu estou desconfiando,da uma olhada no tube driver aonde tem a placa e as ligações externas,aonde se deve ligar o trafo tem + e - e tb vai um led direto no trafo e o pino 4 e 5 da valvula,eu estou achando que ali vai 12VDC e não AC,e tb eu estava olhando o real mctube e lá vai corrente DC para o pino 4 e 5 da valvula.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
é, então. você pode botar dois potenciometros para ganho e fazer uma espécie de A/B entre eles.
o regulador não é exatamente um transistor, ele é um circuito integrado mas o encapsulamento dele é idêntico ao de um transistor (por isso muita gente faz confusão).
você precisa de um 7812 ou algum equivalente ou ajustável a 12 volts. Os comuns, você simplesmente liga a entrada em 14,5V ou mais (com uma retificação +/- razoável), o GND vc liga em GND mesmo e na saída você terá 12,00V limpinhos.
ah, tem essa tb. se vc alimentar o filamento da válvula com corrente AC, em muitas válvulas vc pode ter "Hum" (ronco).
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
então tu acha que eu devo botar corrente DC no circuito ou só na valvula?
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
cara, depois do retificador, o circuito fica com corente DC. o retificador serve para criar DC.
mas eu acho q vc deve tentar alimentar os filamentos TAMBÉM com DC. saca?
|
glaucius Veterano |
· votar
MKazan
blz,eu vou tentar fazer isso,se não der eu boto o reg de 12V.
Esse 7812 serve para alta amperagem? É que eu tenho um trafo de 24V e + de 10amp(não consegui medir pq meu multimetro vai até 10amp)e eu vou botar ele num modulo de potencia de carro que é de 12V e 10amp.
Testei usando o retif. do circuito e não deu sinal.
Eu já estou de cara com essa merda,eu vou tirar a retif. dela e vou botar uma fonte externa com esse 7812 e quero ver essa merda não funcionar direito,vai ser na marra.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
o 7812 aguenta até cargas de 1A.
mas você pode colocar varios em paralelo. lembre-se que o 7812 também tem o consumo próprio, de modo que para te 10A você precisará de mais do que 10 reguladores em paralélo.
caralho, pra que você vai colocar isso num módulo de carro?!?!?!
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
caralho, pra que você vai colocar isso num módulo de carro?!?!?!
Eu vou usar como caixa amplificada,aí tem que botar a fonte,e depois um pré.
|
glaucius Veterano |
· votar
[b]MKazan[/b
Eu estava testando ele agora e notei que com o botão do agudo fechado ele dá bem pouco chiado mas quando bota mais agudo ele aumenta o chiado,será que não é erro na montagem ou por ele estar sem caixa?
Parece que é problema de aterramento,eu botei um fio entre o terra dos jacks IN e OUT e ele diminuiu um pouco esse chiado.
mais uma coisa,na lista de peças tá resistores de 1/4W e os que eu botei eu acho que são de 1/8,isso pode influênciar nestes chiados?
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
blinda tudo então e usa cabo coaxial. seu sistema ta captando chiado mesmo. não é ronco da fonte não.
e sim, é MUITO possível que seja pq ta sem caixa. use caixa metálica e aterre-a.
mais uma coisa,na lista de peças tá resistores de 1/4W e os que eu botei eu acho que são de 1/8,isso pode influênciar nestes chiados?
nos chiados nem tanto, mas isso pode queimar o teu circuito ou até mesmo por fogo na sua casa. mas qto aos chiados, fique tranquilo pois não é isso não.
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
eu usei cabo coaxial mas só nos jacks,nos pot eu botei fio comum com + ou - 10cm de comprimento.
eu vou fazer uma caixa e ver no que dá.
vlw.
|
DGuiTar Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
Vc sabe de algum site que fale sobre aterramento/blindagem nos pedais? Ou vc mesmo tem alguma dica para fazer um bom aterramento usando caixas de alumínio?
Só o fato dos pots estarem encostados na caixa já está bom?
Valeu!
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
DGuiTar
bom aterramento em caixas de aluminio?
bom, todas as dicas possíves se resumem a apenas uma coisa: "conecte a caixa de alumínio ao GND"
pronto, não tem mais nada a ser ensinado sobre isso.
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
mas isso pode queimar o teu circuito ou até mesmo por fogo na sua casa. mas qto aos chiados, fique tranquilo pois não é isso não.
Só isso que pode acontecer?Há então tô tranquilo.euaueheuhuuhe
No DOD 250 dá para substituir o ci 741 por um 4558 ou os pinos são diferentes?
|
kaskudo Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
os pinos são diferentes, pois o 741 é um ampi num ci, e o 4558 são dois. vc pode substitui-lo pelo TL071, que é um operacional com fet's e que tem a mmesma pinagem do 741.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
os pinos são diferentes. você teria de fazer outro layout.
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
kaskudo
MKazan
vlw.
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
kaskudo
MKazan
É que eu achei um esquema do DOD308 YJM e nele vai um 4558 e eu tentei adaptar o DOD250 do tonepad para ele mas nem deu sinal de vida.
Vcs tem o esquema dos pinos desse ci(4558) para mim fazer essa adaptação?
Depois se vcs não tiverem esse esquema do DOD308 YJM eu passo para vcs.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
o mesmo esquema do TL072.
olha no datasheet do 4558: http://focus.ti.com/lit/ds/symlink/rc4558.pdf
|
glaucius Veterano |
· votar
MKazan
vlw pelo esqueminha.
Com relação ao datasheet do link a ligação é essa?
Vcc+ = V+ ou 9V+
Vcc- = V- ou G
1IN- = entrada inversora
1IN+ = entrada
1OUT = saída
É isso aí?
Pelo que eu entendi por ser dual opamp eu escolho entre as ligações de saída,ent,etc entre 1 ou 2.É isso aí?
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
são dois op amps identicos dentro da mesma cápsula.
o primeiro é indicado pelo número 1. e o segundo é indicado pelo numero 2. sacou?
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
Saquei,e o esqueminha das ligações está certo?
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
q esquema?
|
glaucius Veterano |
# fev/04
· votar
MKazan
O esquema que eu te perguntei no ultimo post da pagina anterior.
|
MKazan Veterano |
# fev/04
· votar
glaucius
o do DOD308?
|