Montei Phase 90 tonepad só sai som limpo

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16


    Olá a todos terminei hoje de montar o Phase 90 da tonepad, comprei a placa e todos os componentes o resistor 56k raro, o capacitor 15uf 50v raro tb,

    Alguns até demorou pra chegar como os Jfet 2n5952, so que como não encontrei casados comprei só pra fazer o pedal funcionar mesmo.

    Usei o Zener de 5.1v

    Montei tudo liguei, só som limpo , mudo o trimpot de 250k e nada, altero o potenciômetro de c500k, nada só so limpo

    testei com o multimeios a ponta (g) dos Jfet, estão variando a tensão, mas plugando a guitarra não noto diferença alguma.

    Revisei todas as soldas ligação, troquei os ci, usei os tl072, troquei por rc4558p, e nada a mesma coisa

    Tirei o resistor de 22k que o macaco veio falou em um post anterior e nada

    Alguém tem alguma ideia o que pode estar acontecendo pro efeito não sair?

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Está saindo sinal?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    E como se estivesse em bypass, so que com mais brilho

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    voce vai ter que procurar o defeito. Faça o seguinte: deixa sem o resistor de 22K, no desenho do esquema do tonepad ele esta em vermelho la em cima perto da palavra schematic, tem que achar aonde ele está na placa.
    Perto de Q5 tem dois resistores de 150k em vermelho na base do transistor, retire o que está em baixo (dessolde uma perna dele fora), tem que achar aonde ele esta na placa.
    Desse jeito, na hora que funcionar o sinal vai sair como vibrato (igual fazer bend na guitarra).
    Se parar de sair som entao o problema pode estar em ou em torno de IC1a ou IC2 ou IC3. Para saber se IC1a esta bom deixe o resistor de 150k de baixo soldado e retire o de cima. Se ele tiver bom vai sair som limpo, ai retire o 150k de baixo de novo e deixe so o de cima.
    Se tiver saindo som com o resistor de cima (sem o debaixo) mas o som está parado, nao esta dando vibrato, ai o problema pode ser IC1b ou os fets. Se tiver 5v em cima de D2 seria so ajustar o trimpot de 250k ate atingir o valor exato do ponto de funcionamento dos gates dos fets (se eles estiverem montados certos). Entao o problema seria o oscilador IC1b que eu sugiro diminuir o resistor de 3M9, vai pondo alguns de valores menores pra ver se esse oscilador deixa passar mais oscilação (tente 1M). Esse circuito é muito facil de funcionar se tiver tudo certinho, So coloque o resistor de 22k e o de 150K (o debaixo) depois que tiver dando bend nas notas. O de 150K pode ate deixar soldado.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    Obrigado Mestre farei amanhã por etapas e postarei o resultado

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    Bom dia, bom fiz algumas das etapas que o sr me sugeriu

    1 retirei uma perna do 22k, e do 150k co circuito, ficou do mesmo jeito sem oscilação

    no d2 estava dando 4,40v regulei o trimpot pra várias voltagens entre 3 2 1 v naquele ponto, nada de oscilação em 1 v o som para de vez.

    Retirei o 3m por 1m, nada de oscilação sempre do mesmo jeito o som

    Sera que comprei Jfet com defeito?

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Fiz alguns testes retirando o ci, e ligando p ver se continua o som, retirei o 1 parou tudo, ok coloquei retirei o 2, não mudou nada, tirei o 3 não mudou nada, Está acontecendo algo entre o 2 ci e o 3, ja troquei eles e não adianta

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    1 retirei uma perna do 22k, e do 150k co circuito, ficou do mesmo jeito sem oscilação
    Se voce tirar IC2 e IC3 vai continuar o som pois passa direto pelos 8 resistores de 10K mais o de 150K sem amplificacao, deve sair com menos volume. Mas se retirar o IC1 vai interromper o sinal e o oscilador.
    no d2 estava dando 4,40v - era melhor que desse mais, talves nao tenha tensao suficiente nos gates do fet, experimente dessoldar o zenner. e reajustar o trimpot. Acho que o problema pode estar ai. Ou os fets estao do lado errado, Queimado nao deve estar nao mas fets sao chatos de ajustar.
    Coloque o multimetro em DCV 20v (ou menos), ponta preta no terra e ponta vermelha no pino 7 de IC1b (e' o oscilador), Se estiver tudo ok a tensao medida no multimetro vai ficar variando os numeros a medida que o oscilador oscila e conforme o ajuste do trimpot de 500k.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    fiz o que o mestre disse:

    retirei uma perna do zener, ponta vermelha no 7 icb, e a outra preta no terra, a tensão ficou em 8,30 variando entre 8,20 era isso mesmo que deveria acontecer?

    troquei os jfet por bf244b como a pinagem e diferente dos 2n5952 o gate do bf é no centro, coloquei tudo de acordo, não funcionou tb, ficou do mesmo jeito

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    volta com o zenner pro lugar dele, nao e' la. Parece algum problema em torno de IC1b, parece que nao esta oscilando, A tensao no pino 7 deveria ficar variando muito e bem menor que 8,2.
    Se trocou os fets (e teve a paciencia de entortar as pernas do BF244 pro gate ficar no canto) e nao funcionou entao parece ser o oscilador mesmo.
    Eu sugiro por enquanto deixar 1M no lugar do 3M9 e observar os componentes em volta de IC1b pois creio que todos os CIs e fets estejam bons, e talves usar um fonte de 10V. Nao sei mais o que lhe sugerir, esse phaser e' igual a um que saiu na revista Nova eletronica (mais de 30 anos atraz), eu montei mais de meia duzia destes, o unico problema eram os fets, alguns nao funcionavam mas nao parece ser o seu caso. Sempre usei BF244 (esse 2n5952 nao existia) e sempre funcionou (nao funcionava com MPF102 112). Talves tenha que remontar de novo, medindo o valor de todos os componentes, principalmente os capacitores ceramicos (se tiver usando algum deles). Realmente incrivel nao estar funcionando.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    troquei o zener hoje, so aumentou um pouco a tensão sobre ele ficando em 5v exatos

    troquei todos os resistores exceto os 22k, continuou a mesma coisa

    So que notei algo, não sei se ajuda, quando eu ligo ele ele da o efeito por 3 segundos depois volta pra bypass, toda a vez que ligo na hora faz isso, será que essa informação ajuda pra descobrir o problema?

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    ja é um progresso, sinal que nao tem componente ativo ruim. Imagino que isto esta acontecendo sem o resistor de 22K e o de150K e independente da posição do potenciometro de velocidade (500k) mas dependente da posição do potenciometro de 250K que ajusta os gates.
    Esse circuito falta um capacitor entre a linha de 9V e o terra, muitas vezes não é necessario mas todo circuito tem um. Não sei se fará diferença mas na dúvida coloque um. Retire o o diodo D1, esse diodo não é necessario, ele esta no circuito como proteção apenas para o caso de se errar e ligar invertido (o polo positivo no lugar do terra). Assim terá espaço na placa para soldar no lugar um capacitor, qualquer valor serve acima de 1nF (ponto um ou 104) mas o mais comum e´de uns 10uF ou mais. A função de um capacitor entre a linha positiva e terra é não deixar que haja desigualdade na distribuição da corrente nas trilhas de circuito. Se isso não ajudar, pela logica e´algum problema relacionado a capacitor, ai eu começaria pelo de 15uF trocando por um de 10uF (em tese faria o oscilador oscilar mais rapido, alguns osciladores tem problema quando ajustados pra muito lento. Tudo é hipotese mas apenas uma luz por onde começar.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Finalmente resolvi

    Medindo com multímetro pra verificar se todas as trilhas estavam boas

    O problema era na trilha da placa que não estava rompida, mas não estava funcionando entre o resistor 1m e os gate dos Jfet, notei pois ao ajustar o trimpot não fazia efeito nos gate dos jfet.

    Fiz um jumper, e liguei funcionou na hora, fica de alerta pra quem quiser comprar essas placas teste todas as trilhas antes pra evitar dor de cabeça, a minha placa comprei desse vendedor
    http://perfil.mercadolivre.com.br/YEAH2007

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    Obrigado pelas dicas mestre me ajudaram a chegar na região do problema

    Sobre os Jfet, testei os 2n5952 e os que comprei depois bf244b, particularmente os Bf me agradaram mais, aos meus ouvidos pareceram mais fortes embora de uma pequena distorção nas frequências graves do captador da ponte, que no 2n5952 é bem menor, me agradou mais o timbre geral, pelo menos no meu pedal achei melhor

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Os fets atuam como resistores variaveis variando a resistencia ali, assim depende do modelo do fet (aluns são horriveis tendo pouca variaçao). O fato deles serem casados ou nao e´que os casados tem aproximadamente a mesma variação. Os capacitores 0,05 em associação com resistores de 10K (pinos 2 e 3) nao podem ter muito erro de capacitancia (entao e´melhor de poliester do que ceramicos) e dependendo do fet usado dão um efeito mais forte se o valor for maior, no proximo tente 0,1 ao inves de 0,05 pode ser que note muita diferença ou não, mas nao tem problema nenhum ser maior.
    Se voce repetir todo circuito igualmente fazendo dobrado, 4 integrados e 8 fets em serie como está no desenho, o phase fica muito mais forte (fica 180 graus em vez de 90). Boa sorte nos proximos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montei Phase 90 tonepad só sai som limpo