Alguem fez o Phase 90 do Tonepad? casar fets? como fazer?

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: kelson


    Eu estava afim de fazer esse efeito mas há um bom tempo que estou recioso devido a não entender como isso de casar FET´s funciona.. pra q.. e pq.. já que por onde moro é dificil de axar os fets e tbm pq o diodo zener deve variar de acordo com esses fet´s a serem casados..
    dei uma olhada no pistones.com mas nao consegui entender bem.. pq meu espanhou eh meio porco.. hahahaha
    mas quem conseguiu.. pode dar dicas sobre esse efeito aqui..

    ou seria melhor fazer um Small Stone d EH?? e como funciona akilo "OTA??"

    vlw..

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    um oscilador lento faz variar a resistencia interna dos fets e estes fazem variar a ação de cada filtro constituido por cada integrado, assim se cada fet tiver maxima e minima resistencia interna parecidas (ao serem aplicadas tensão de controle vindo do oscilador) farão uma variação mais regular da onda produzida pelo efeito.
    haverá também diferença de profundidade do efeito dependendo do fet em si, tipo um BF245 pode dar um efeito mais pronunciado do que um 2N3819 ou um MPF102 ou vice versa etc devido a diferença de resistencia interna de cada modelo, não sei dizer qual é melhor do que qual (qual varia mais a resistencia). só experimentando com uns e outros.
    OTA é um integrado que se pode variar o ganho em um dos pinos de controle que ele tem, assim não precisa de fet, varia o filtro diretamente no integrado, na minha opinião este tipo de phaser é mais eficiente apesar dos integrados mais caros. não li o artigo do pistones portanto não sei se a explicação é parecida.

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    brigado macaco.. o pistones só fala do phase 90 e como tentar casar os fets pra ver as variaçoes de resistencia e tudo.. eu tava lendo em nao sei aonde ki os fets dah ateh pra usar como resistencia por causa disso.. sei lah.. ou to falando nada ah veh.. eu to pensando seriamente em faser um phase 90.. mas essa parte digamos "tecnica" demais tah me deixando com um pé atraz.. eu estava pensando em fazer mesmo com o BF245.. mas agora eu intendi mais ou menos.. o certo entao eh nesse tipo de efeito.. akeles "4 casados" estiverem com as variaçoes semelhantes..(ou igual se possivel)?
    eu tava lendo nakeles review do tonepad.com e um cara falou ki colocou um pot com o trimpot e um resistor.. nao me lembro e fez um potenciometro de "intensidade"... tah aki:

    "I put a 500k linear pot in series with the 1M resistor which ties to the 250k trim-pot. This is a great mod, it gives an external "Intensity" control. RECOMMENDED!"

    e tbm fez isso aki..

    "I also put a 100k resistor in series with a 100k linear pot in place of the 150k resistor which connects between the collector and base of the output transistor (2n4125). This gives you a subtle "Level" control. This allows you to dial-in unity gain at all times. You kind of need this if you like tweaking the intensity frequently."

    ahhh e ele falou tbm.. ki tirou akeles resistores de feedback de 22k pq eles só tao ali pra no caso os FETs nao estiverem bem casados.. mas os dele estavam tao proximos ki ele decidiu tirar.. e o efeito ficoumais "vivo" sei lah.. eu axo ki eh soh isso..

    mas voltando.. Brigadao pelo esclareciemento macaco.. aliás o small stone ai vai ser mais complicado de fazer devido tanto há disponibilidade desses CIs.. kuanto a demora ki eh pra montar akela placa enorme..
    abraçoss...

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    a primeira modificação de colocar um pot de intensidade é legal, pode experimentar mudar o valor de 1M para um valor menor talvez e ter um vibrato mais intenso e regular no pot, alem de ficar dois pots na caixa do pedal ficando mais estético.
    os resistores de 22k poderá experimentar aumentar o valor ao invés de retira-los por completo.
    este phaser é quase indentico a um phaser lançado em kit na revista nova eletronica a bem tempo atraz, eu montei uns tres desse fiz mudanças experimentais mas não me lembro mais. os fets eram MPF102.

    andyeffect
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kelson
    eu acebei comprando 100 transistores e consegui casar alguns quartetos. do 2N5952. faça aquele esqueminha do geofex para testar as voltagens.

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu estava pensando em fazer com o bf245.. apesar dele ter um ganho alto.. ele eu encontro facil e barato..
    e vou ver se essas modificaçoes funcionam bem.. se vale a pena tentar ou nao.. pq eh soh assim ki a gente descobre neh..
    e andyeffect voce me venderia um kuarteto já casado por kuanto cara?

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    macaco veio

    esses dias eu tava falando pra minha mae da nova eletronica, meu pai tinha a coleçao completa e ela vendeu tudo pro sebo, dai eu falei pra ela que nelas tinham esses eskemas do irmao do arnaldo batista, ela ficou com maior peso na consciencia haha

    macaco veio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    não faça isso com ela, mãe é mãe.

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    hahahahaah coitada, seja boa com ela.. x)
    meu pai tinha cara os cursos do instituto universal....
    e um punhado da nova eletronica.. soh ki ele doou tbm.. e falano ki estudou soh ki mal xegou a montar um circuito por ele proprio.. soh akeles radios e tudo mais.. pq teve ki mexer com outras coisas..
    eu voh veh se tem os livros ainda da universal ki eu tenho certeza ki tao no meio da poera aki..

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu falo de brincadera isso pra ela hehe, na epoca que ela vendeu eu ateh apoiei pra tirar um poco de coisa velha daqui de casa (meu pai guarda tudo), esses dias só que fui descobrir aqui no forum que tinha isso nakela revista (na epoca que ela vendeu eu nem tinha guitarra)

    kelson
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    hahahaaha isso acontece.. aki em casa eh o contrario.. minha mae guarda tudo.. e meu pai joga tudo fora.. milagre essas coisas estarem lah encima ateh oji.. hahhaah mas jah ouvi meu pai falano ki vai jogar tudo fora.. aliás tem um equalizador de 9 bandas guardado aki de carro.. de 12 volts ki eu taava pensano em usar como um "rack" e ver fazia um power suplie e uma caixinha pra ficar bunitinho e tudo.. mas como eh de carro eu tenho ki entender akela fiarada toda.. eram akeles antigos "motoradio" ki por sinal.. alguns eram ateh de boa qualidade..
    vou ver como ele anda das pernas.. e se conseguir fazer um rack com ele.. ki eh stereo ainda.. vai ser um trem bemmmmm legal...

    lype123
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    teste

    lype123
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: lype123
    · votar


    ai lavai para quem ja sofreu demais com o phase 90 tonepad de tanto tentar sabe aquele capacitor de 15uf que vai la no canto direito do esquema de montagem ele e que faz a magica de tanto tentar eu cheguei ao ponto gente se voces colocar o serto la nao vai dar aquele som que vcs quer do phase eu quebrei a cabeça de tanto tentar um belo dia eu vi um cara ai na internete que postou uma imagem do circuito falando que deveria colocar o capacitor de 15uf mais como que ele e dificil de achar e na minha cidade nao tem por que o valor nao e comercial eu coloquei o mais proximo 22uf e liguei o pedal feito por mim e logo veio na cabeça que bosta o som do efeito queria eu muito chegar ao som do mxr 90 mais quanto mais eu lia na internet li tudo aqui no forum do cifras mais tinha gente falando de casar fets mais ninguem explicava eu pesei o cara deve ter ligado uns capacitor em serie para colocar no dele (lembrando galera ele ensinava a colocar um de 10uf e um de 4,7 para chegar ao valor ) ai que eu pensei se colocar capacitores ligado em serie ao inves aumentar a capacitancia vai diminuir , pronto liguei na fita peguei o multimetro e coloquei os dois em SERIE
    pimba capacitancia baixa 3,9 uf que deu ai eu pensei nao tenho 3,9uf nao sei nem se e fabricado esse valor, CARA EU PENSEI VOU COLORACAR O QUE EU TINHA POIS NAO QUERIA COLOCAR DOIS EM PARALELO DARIA SERTO E O CARA NAO SABIA E SO COLOCAR O DE 4,7UF NO LUGAR DO DE 15UF VAI FICAR MUITO BOM O SOM FICOL IDENTICO VCS FAI GOSTAR LEMBRANDO QUE OS TRANSITOR E O 2N5952 E TEM QUE REGULAR O TRIMPOT , E EU TROQUEI O RESISTOR LA DA ENTRADA 10K EU COLOQUEI O DE 1K PARA O SOM FICAR MAIS ALTO FICA BOM ... ESPERO TER AJUDADO QUERIA EU TER POSTADO ANTES MAIS NAO ESTAVA CONSEGUINDO ENTRAR NO FORUM PARA AJUDAR FAZ LA GENTE E DEPOIS ME FALA SE AJUDOU EU JA FIZ 4 PEDAL PHASE 90 DE POIS QUE EU CONSEGUIR

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem fez o Phase 90 do Tonepad? casar fets? como fazer?