2 equalizer no set?

Autor Mensagem
GuitarMa
Membro Novato
# jun/14
· votar


Desisti do equalizer. Depois tiro a foto do meu set e posto. Estou fazendo essas perguntas pra ter uma base já que a fonte que comprei só chega amanhã. Ficaria legal eu colocar o volume logo após os drives? Ou é melhor no final do loop de efeitos? Sei que isso é muito relativo e depende de muitos testes. Mas queria saber a opinião de vcs.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarMa
Seguem os resultados do pedal de volume em algumas posições do set:
- Primeiro pedal da cadeia: funcionará da mesma forma que o potenciômetro da guitarra, diminuindo o ganho dos seus drives quando abaixado;
- Após todos os drives: funcionará realmente como controle de volume, não alterando o ganho dos drives e não alterando o volume das repetições do delay;
- Último pedal da cadeia de efeitos: funcionará como controle de volume geral, inclusive das repetições do delay.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Iversonfr

pois funciona como o pot da guita.

Na verdade não. Pois, o pedal de volume associado a indutância do cabo forma um HPF o que muitas vezes corta só freq muito baixas, que não mechem no som. Já o pot da guita associado a a indutância do cabo, forma um LPF, que tira o brilho (pode ver que o som é mais brilhante com o pot a 100% que a 70%).

No final da cadeia eu não vejo utilidade, ele atua como um PAD variável... Depois dos drivers é interessante pra deixar o pedal com uma saída alta e baixo volume (bom pra alternar entre solo e base, com direito a fazer o efeito de fade in/violining/slow gear)

Iversonfr
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
o pedal de volume associado a indutância do cabo forma um HPF o que muitas vezes corta só freq muito baixas, que não mechem no som. Já o pot da guita associado a a indutância do cabo, forma um LPF, que tira o brilho

Hahaha num entendi nada rsrs mas peguei a ideia, valeu a intenção! rs

pode ver que o som é mais brilhante com o pot a 100% que a 70%

Isso eu to ligado =)

Rafinha B. Moraes
Membro Novato
# jan/16
· votar


e quando se usa o equalizer pra timbrar o timbre distorcido e o clean fica ruim? Pode-se usar 1 equalizer pra clean e 1 pra distorção? ou tem outra maneira melhor?

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Rafinha B. Moraes

Ajuste o amp para clean, e o eq para balancear a distorção.

Euclidessn
Veterano
# jan/18
· votar


Olá galera

Ressuscitando esse tópico pois tenho uma dúvida semelhante.

No meu caso, que toco trash metal, minha banda ensaia muito alto (sem possibilidade de baixarmos o som... já tentamos e não conseguimos ainda. Alguém fica sem se ouvir...rs. Um dia agente evolui).

Somos duas guitarras. Eu estou usando um GE7, e consigo boa equalização para médios com ele nas minhas bases. Mas meu solo continua muito agudo, muita estridência. Tenho um spark mini booster para solo e delay. Mas o som parece que sai com muito sinal e não estou conseguindo timbrar isso sem influenciar na base tbm.

Minha proposta era ter um equalizer para a Base e outro para o Solo inclusive usando o próprio pedal para boost... acho que aí eu conseguiria exatamente o som que eu quero em cada uma das situações.

O que acham disso??? Alguma sugestão?
Vi nos comentários acima que sugerem usar overdrive e tal... eu ja uso um zakk wild pra melhorar a distorção, mas não como booster.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Euclidessn
Fera , eu acho interessante sim ... Desde que não fiquem ligados simultaneamente... Coloque lado a lado bem juntos para conseguir ligar um e desligar o outro simultaneamente ou o mais rápido...
Ou então vc pode timbrar sua base só na guitar+amp+pedais (sem o eq) e ligar o eq só para o solo ...

Euclidessn
Veterano
# jan/18
· votar


Fernando de almeida

Fala Fernando, obrigado pelo retorno.
Foi exatamente o que pensei... deixar lado a lado fazer a ativação contrária entre solo e base.

O problema é que meu parceiro usa um pedal do Kirk Hammett que tem muito médio. Ja o meu pedal não da tanto médio e eu acabo ficando abafado. Ja tentei abrir tudo que tinha de médio e não consigo alcança-lo com amp+guitar+pedal. Ja com EQ eu consegui equiparar, e as duas guitarras agora aparecem bem. Mas aí na hora do solo "boostado", vai muito sinal em cima de um volume ja muito alto. E é difícil achar um pedal de distorção que não se altere muito em volume muito alto.

Então alternando os EQs acho que terei dois timbres do jeito que eu quero.

Obrigado pelo "voto a favor"... agora sei que não parece ser algo tão absurdo..rsrs

Valeu

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Euclidessn

O Gilmor já usou assim:
http://www.gilmourish.com/wp-content/uploads/2010/12/pulse_pedals_righ t.jpg

http://www.kitrae.net/music/Images_Secret_Music_Page/1987%20Pink%20Flo yd%20Pedal%20Board.jpg

Euclidessn
Veterano
# jan/18
· votar


Olha.. minha idéia não foi um total delírio.

Valeu, muito obrigado.

ejames
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: ejames
· votar


Euclidessn
No meu caso, que toco trash metal, minha banda ensaia muito alto (sem possibilidade de baixarmos o som... já tentamos e não conseguimos ainda. Alguém fica sem se ouvir...rs. Um dia agente evolui).

Primeiro comece adestrando o baterista de vocês, é o mais importante. O cara tem que saber tirar som do instrumento sem fazer barulho excessivo, se ultrapassar o volume que a sala suporta vai embolar tudo mesmo - e aprender a fazer isso exige técnica e estudo, então se ele for um daqueles caras que acha que bateria é só esporrar o mais forte possível, nunca vai dar certo isso.

Depois, equalize o baixo. Não adianta enfiar grave em tudo, quando misturar com a bateria ele vai sumir, o baixista não vai se ouvir e vai ter que aumentar o volume, embolando mais ainda. Tem que ter um equilíbrio ali, trabalhando nos médios e agudos mantendo ataque do baixo, para que se consiga ouvir ele sem precisar exagerar no volume.

Próximo passo é a voz. Se o baterista aprendeu a segurar a mão e se você equalizou o baixo direito, a voz agora deverá estar bem mais nítida e audível. Fez tudo isso? Só agora parta para as guitarras, que também devem ficar bem mais fáceis de equalizar se você seguiu os outros passos.

O problema é que meu parceiro usa um pedal do Kirk Hammett que tem muito médio.
Você não pode querer compensar a falha dele exagerando mais ainda, acho até errado comprar equipamento para tentar corrigir um problema que pode ser solucionado com uma simples passagem de som. Peguem uns quarenta minutos do ensaio de vocês e foquem em melhorar o som, achar onde estão os problemas. É importante ter noção que as frequências se misturam, não adianta todo mundo equalizar seu instrumento ali tocando sozinho.

Euclidessn
Veterano
# fev/18
· votar


ejames

Obrigado pelas dicas. Mas ainda acho bem difícil abordar isso com a banda, sendo que eu sou novo nela. O pessoal do estúdio ja falou que tocamos alto demais, e sei que isso embola principalmente as guitarras. Mas ninguém baixa o som...rsrs.

Mas sua dica certamente foi muito válida. Vamos ver se consigo achar uma forma de abordar essa regulagem dos sons com eles.

Ismah
Veterano
# fev/18
· votar


ejames
O cara tem que saber tirar som do instrumento sem fazer barulho excessivo, se ultrapassar o volume que a sala suporta vai embolar tudo mesmo - e aprender a fazer isso exige técnica e estudo, então se ele for um daqueles caras que acha que bateria é só esporrar o mais forte possível, nunca vai dar certo isso.

Eu assumi desde Dez passado como roadie de bateria (depois de 6 meses tocando em travesseiro rsrs) dentro de uma banda de pop rock 80's e um pouco de folk, com certo sucesso regional - não autorizaram nomes.
O baterista é um monstro do jazz. Tem gente que roda 300km pra fazer aula com o cara... Eu conheço ele desde o primeiro show com a banda a 8 anos, e conheço a banda a 16 anos, pessoalmente a 12... Não começamos ontem. Ele veio me dando instruções e dialogando comigo a meses
Caraca, em 3 shows, eu comecei a entender meus erros, e ver como MUITO baterista dito "bom" toca mal pra caralho... Os vídeos do Lisciel a esse respeito também somam muito.
Bater no tempo, qualquer relógio consegue fazer com mais precisão que um humano. Bater com a coisa certa, do jeito certo é que é o desafio...

Só da escolha do batedor e das baquetas já importa muito. O vivente usa um Iron Cobra simples mas tunado (mola, batedor) e baquetas personalizadas 5B ou até 5B. São as mais grossas...
É legal de ver ele batendo do jeito certo, como do errado, e ouvir as diferenças.

Euclidessn

Se é o jeito deles tocarem, e acham bonito ser feio... Não há o que fazer. E tem muita banda que acha que pré-produção é cagar no rock... Só que mal sabem eles que a primeira coisa que a gravadora fazia, era "dar um banho" na banda, e fazer eles parecerem minimamente apresentáveis.
Se consegue conviver com isso, excelente... Se não consegue, caia fora o quanto antes... No futuro tu olha pra trás e vê que viveu anos de frustração, na esperança de melhorar...

Euclidessn
Veterano
# fev/18
· votar


Ismah

Olá Isma...
Vou tentar introduzir aos poucos a idéia de baixar o som. Eu gosto da banda, tem muito meu estilo, tocamos por diversão mas claro que queremos melhorar. Vamos ver o que consigo, mas valeu pelas dicas valiosas.

dallman
Membro Novato
# fev/18 · Editado por: dallman
· votar


Euclidessn

Qual seu set? desde amp, passando por pedais, até a guitarra?

e qto a seu companheiro?

Euclidessn
Veterano
# fev/18
· votar


dallman

Opa...
Minha cadeia é
Guitar Jackson/Ibanez - politune 2 - noise supressor boss - Wha Ibanes wd7 - mxr overdrive zakk empurrando um Blackstar ht dual - agora 2 Eq GE7 - Delay DD3 -Spark mini booster - Vol FV50 (tdo isso dentro de um pedalboard bcb 60 boss - ampli Peavey VK212.

Meu parceiro usa guitar jackson, muitas vezes os cabeçotes marshall e/ou Mesa Boogie do estudio (eu tbm qdo nao levo meu ampli... os pedais dele sao esse kirk hammet.. um wha tbm da ibanez, um ge7 pra volume no solo e um delay dd3 tbm... e acho q um overdrive pra empurrar tbm se nao me engano.

Mais ou menos isso.
É o kirk hammett dele que me mata rsrsrs

Eu sou novo na banda e nao manjo muito de equipto. Então estou tendo que me adaptar. E ja a muito tempo venho sofrendo pra equalizar meus agudos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 2 equalizer no set?