2 equalizer no set?

Autor Mensagem
GuitarMa
Membro Novato
# mai/14


Galera gostaria de saber se é melhor usar dois pedais equalizer no set(1 pra equalização mesmo e o outro com função de booster) ou 1 equalizer e outro pedal booster mesmo tipo o mxr microamp.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa

Se puder explicar o que muda em usar A ou B, além do fato de que no B vc pode bostar uma certa gama de freq...

Van_Lorien
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa
Depende do que tu precisa. Se tu precisa equalizar o som de uma maneira e de um boost que aumente apenas o volume ou ganho, algo mais flat, um equalizer e um booster simples (ou um overdrive estilo Tube Screamer se tu quiser um mid hump resolveriam. Agora, se tu quer um booster que aumente apenas frequências específicas, corte outras ou qualquer coisa assim, aí o ideal seria um equalizer.

Se tu se encaixar no segundo caso e quiser aumentar os médios no solo, como eu disse, tu pode usar um overdrive na linha do Tube Screamer, pois eles tendem a aumentar consideravelmente os médios, sendo ótimos pra solos. Eu uso um Bad Monkey como booster pra aumentar a saturação e os médios.

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa
Antes de incluir um pedal de EQ no set, pare pra pensar na utilidade que o mesmo teria. Muitas vezes você consegue um timbre legal manipulando a EQ do próprio amplificador, aí um pedal se tornaria inútil. Eu, por exemplo, só estou cogitando incluir um pedal de EQ no meu set para cortar uns agudos do meu Marshall que o controle de agudos do ampli não consegue cortar.

GuitarMa
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: GuitarMa
· votar


Eu sei que isso é bem individual, mas como não da pra testar como fica melhor. Gostaria de ter uma base de quem tem mais experiência no assunto(no caso vcs). Então no som de vcs, preferem um equalizer para equalizar mesmo e um overdrive tipo tube screamer para booster? Preferem dessa forma mesmo do que 2 equalizer(1 pra equalização e 1 como booster) ou 1 equalizer + um booster mesmo tipo mxr microamp?

Van_Lorien
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa
Eu, pro meu gosto e minhas necessidades, não vejo necessidade de ter um equalizer no set. Normalmente o próprio tone stack do amplificador faz bem o trabalho e pra empurrar prefiro usar um overdrive.

No máximo dos máximos eu usaria um equalizer no loop do amplificador pra poder ter acesso rápido a um timbre scooped pra quando precisasse, mas seria uma coisa totalmente supérflua.

Tu já usou alguma vez um pedal equalizador? Dependendo das tuas necessidades, tu pode muito bem não precisar de um.

Abraços!

GuitarMa
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: GuitarMa
· votar


Em relação ao equalizer, não usei ainda. Estou estudando a possibilidade de ter um mais por indicações dos próprios membros do fórum. Com o equalizer segundo alguns membros do fórum vc tem mais variações de timbre, e quando pega um amplificador que não é muito bom ele da uma melhorada. Verdade ou mito?

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


GuitarMa
Velho, como você mesmo disse, isto é algo bem individual... dá sim para tirar um bom som com dois equalizer... mas isto se o teu som, guita + amp está te agradando... eu por exemplo, uso um pedal de overdrive para dar aquela timbrada final no som do meu amp, e outro pedal de overdrive para dar um boost no som, e ambos com pouco ganho, mas eles dão aquela contribuída no som que eu curto.

Ajudar, ajudar, ninguém vai te ajudar, mas pode pegar alguma dica bacana.
A minha é o seguinte: Se tua guita e amp estão dando o som que você curte, e falta aquela coisinha, tipo um a frequência sobrando ou faltando, um equalizer pode ajudar, mas um com várias bandas, senão tenta mexer no amp mesmo, e se está falando algo de leve, aquela colada nas notas, compra um pedal de overdrive leve para timbrar.

Uso três overdrives no setup:
Meu setup/pedalboard


GuitarMa
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: GuitarMa
· votar


Muito obrigado galera pela ajuda! Jeff seu set é muito legal! Eu me decide. Vou pegar um equalizer ge7 da boss(pra equalizar e variar nos timbres) e um overdrive da ibanez ts9(pra ficar como booster). Só preciso de uma última recomendação quanto a ordem dos meus pedais. Como ficaria melhor montar um set com:
- afinador korg pitch black
- wah cry baby
- ge7 da boss (queria que fosse um mxr, mas falta money)
- boss od 20
- ibanez ts9 Tube Screamer
- pedal de volume onner
- super chorus da boss
- delay dd7 da boss

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Velho, este pedal da onner vai tirar mt sina da tua guitarra.
Peedal de Volume Bacana e barato

O GE-7 é bacana, da uma olhada no Mxr 6 band e o Mxr 10band eles não estão tão caros assim.

erico.ascencao
Veterano
# mai/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


GuitarMa
Estou estudando a possibilidade de ter um mais por indicações dos próprios membros do fórum.
Não é porque pessoas indicam que você precisa. A decisão por comprar um equipamento; seja guitarra, pedal ou amplificador; tem que surgir de uma necessidade ou problema seu. A partir da sua necessidade você começa a pesquisar que equipamento que resolva o seu problema. Vide o meu caso: não estou curtindo o timbre ardido do meu Marshall e a solução que encontrei foi pegar um pedal de EQ.

Com o equalizer segundo alguns membros do fórum vc tem mais variações de timbre, e quando pega um amplificador que não é muito bom ele da uma melhorada. Verdade ou mito?
Eu parto do princípio que você tem que primeiro tirar um bom som da sua guitarra e do seu amplificador. Não adianta ter outros equipamentos ruins e/ou inadequados e esperar que um equalizador vá fazer milagres. Um equalizador serve pra corrigir algumas frequências, não pra transformar o seu timbre. Além disso, ficar mudando as regulagens de um equalizador não é muito trivial pois ele tem vários controles, ou seja, no fim das contas ou você deixa ele ligado ou desligado.

Usando meu exemplo novamente: fazendo alguns testes com um equalizador da Zoom G3x, consegui descobrir que um corte em 12 kHz resolve meu problema. Agora, se eu tivesse que ficar sambando em diversas frequências das 6 que o equalizador me proporcionava para que eu chegasse num timbre legal, aí na verdade alguma coisa estaria de errado na minha escolha do ampli ou da guitarra.

Sobre o uso do equalizador como booster, é válido desde que ele tenha um controle de ganho e/ou volume para você ter um aumento real de volume em todas as frequências (inclusive naquelas que você deixou o slider em 0 dB). Geralmente quem usa um equalizador assim dá uma aumentadinha nos médios para a guitarra ganhar destaque no mix da banda.

Como ficaria melhor montar um set com:
- afinador korg pitch black
- wah cry baby
- ge7 da boss (queria que fosse um mxr, mas falta money)
- boss od 20
- ibanez ts9 Tube Screamer
- pedal de volume onner
- super chorus da boss
- delay dd7 da boss

Guitarra -> volume -> wah -> TS9 -> OD-20 -> chorus -> delay.

Se o amplificador tiver loop de efeitos:
- Guitarra -> volume -> wah -> TS9 -> OD-20 -> input do ampli;
- Send do ampli -> chorus -> delay -> return do ampli.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar


Guitarra -> volume -> wah -> TS9 -> OD-20 -> chorus -> delay.

Se o amplificador tiver loop de efeitos:
- Guitarra -> volume -> wah -> TS9 -> OD-20 -> input do ampli;
- Send do ampli -> chorus -> delay -> return do ampli.


Viu é questão de gosto, eu uso o Volume depois dos drives, daí eu não perco ganho. E isto é uma briga se o cara usa o drive do amp.


E outra, para que o boss od 20, porque não um pedal de drive legal?

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


Jeff.guitar
Exato, é questão de gosto mesmo. Pedal de volume antes do drive vai ter o mesmo efeito do potenciômetro da guitarra - ou seja, vai diminuir o ganho. Já depois do drive, ele vai diminuir o volume mesmo. Dependendo da aplicação, um pode ser mais interessante que o outro.

erico.ascencao
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa
- boss od 20
Ao invés deste, eu sugeriria um drive um pouco mais forte, como um Fulltone OCD (ou algum clone da vida). Com este pedal e o TS9 você tem pelo menos três níveis de ganho: um drive bem levinho com o TS9, um drive mais encorpado e com mais ganho com o OCD e uma distorção legal com os dois juntos - desde que regulados pra que "casem" bem. Ontem experimentei esta dupla e consegui chegar em resultados bem legais.

BrotherCrow
Membro Novato
# mai/14
· votar


Olha, eu até consigo ver motivo pra usar dois equalizers (um antes da distorção pra empurrar, outro depois pra dar aquela modelada, talvez um mid scoop). Agora, se vale a pena eu não sei, porque você pode empurrar com um overdrive, o que dá mais versatilidade, e fazer a equalização final com o eq do amp mesmo, como falaram aí em cima. Acho que o Gilmour usava vários eqs uma época. Só na tentativa e erro pra saber se serve pra você.

Sugestão: simule esse set num Amplitube ou Guitar Rig e veja se você acha que a diferença compensa no som. Já deve dar pra ter uma ideia.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


Fulltone OCD + TS9 é uma ótima sugestão =)

GuitarMa
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: GuitarMa
· votar


Na verdade nessa montagem de pedais, os pedais que já possuo são afinador korg, boss delay dd7, super chorus, e o volume da onner(no futuro trocarei pelo da ernie ball), outro certo no meu set é o cry baby que tbm ainda não possuo. Mas em relação ao od-20, uma melhor opção seria eu adquirir um fulltone ocd no lugar dele mesmo? E no lugar do ibanez ts9 posso usar o mxr gt-od? Ou um mxr zakk wylde? substituiria legal?

GuitarMa
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ajuda aew galera! Please

Jeff.guitar
Membro Novato
# mai/14
· votar


GuitarMa
... melhor opção seria eu adquirir um fulltone ocd no lugar dele mesmo?
O que você toca?
Se o OCD cobrir no nível de ganho que você precisa, não há dúvida que um pedal nesta onda MidGain seja melhor, tanto OCD, BB preamp, ou até mesmo um Plextortion da Wampler (tenho ele, é foda).

Sobre o pedal de volume... usa ele para que?
Se for para diminuir o "ganho", tenta aprender a usar o Potenciomentro da guitarra, é melhor, e mais pratico em alguns momentos.. meio dificil de pegar no começo, mas é jeito.
Se for para diminuir o volume, ou fazer umas frescuras com ambiências (uso muito ambientação com o pedal de volume) é bom pensar em algo legal mesmo.

Ts9, Gt-od, ou Mxr Zakk?
Tem gente que adora o Overdrive do Zakk, eu não curto, ainda prefiro o Gt-od, que é um pouco ardido assim para um overdrive, num amp vintage ele vai bem, todos eles serão semelhantes como booster, mas se for usar como drive principal, ou para somar com um OCD da vida, investi num tube-screamer mais bacana, como o proprio TS9, Od808, ou um Fulldrive, eu curto muito meu JHS Morning Glory (este mais carinho).
Ibanez TS9 - R$ 429,00

GuitarMa
Membro Novato
# mai/14
· votar


Obrigado Jeff pela atenção! Por todos os outro tbm! Muito obrigado! Vou tentar adquirir o fulltone e o ibanez ts9.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/14
· votar


GuitarMa
Galera gostaria de saber se é melhor usar dois pedais equalizer no set(1 pra equalização mesmo e o outro com função de booster) ou 1 equalizer e outro pedal booster mesmo tipo o mxr microamp.
Já vi um cara com tres equalizer no set ... Um EQ no começo do set, outro EQ no meio do set e um outro EQ no fim do set ...

Fuzatto
Membro Novato
# mai/14
· votar


Salve GuitarMa!!
Também já pensei em usar dois equalizer no set mas não tive coragem de comprar outro, embora acredite que ficaria muito bom.

Não sei se vc tem um GE-7 ai para testes, mas seria interessante. Para cada posição q vc o coloca na cadeia de pedais, ele surte um efeito diferente.
Exemplo 1: logo após os pedais de distorção (com a configuração adequada) vc tranforma um simples TS808 em um distortion para bases bem fortes. Parece até outro pedal.
Exemplo 2: se seu ampli tiver canais, ligando o GE-7 no loop, o canal de drive do ampli sofre a mesma alteração do exemplo anterior. Da uma melhorada significativa no som.

Eu uso 1 equalizer ligado no loop do ampli (ultimo pedal da cadeia) e um Clone do TS808 que eu mesmo montei ligado em linha, seguido de um Blues Bracker. Meu ampli é um Laney TFx3 twin, uso muuuuito o canal 2 dele configurado com levíssimo ganho, só um crunch para bases, e quando ligo o TS ou o blues bracker, o som fica mais encorpado e com a saturação na medida que eu preciso.

Qq dúvida manda aí....boa sorte

GuitarMa
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pessoal me passem por gentileza sugestões de como montar meu set. Meu amplificador possui loop de efeitos. Segue abaixo meus pedais:
- afinador korg pitchblack
- volume ernie ball
- wah crybaby classic
- mxr gt-od
- wampler plextortion
- mxr micro amp
- super chorus boss
- delay dd7 boss

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarMa

Exatamente como está aí. Só jogaria com os drives antes do wah, e ver se melhora ou não.

GuitarMa
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ajuda aí galera!

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarMa
O Ismah acabou de te ajudar. E não tem como fazer mais que isso. Tu que tem que encontrar a melhor forma de ligar o teu equipamento. É tentativa e erro.

Tira umas horas pra testar a ordem dos pedais que tu vai encontrar uma que te agrada mais. Não tem como a gente fazer isso por ti.

Abraços!

alfacorrea
Veterano
# jun/14
· votar


GuitarMa

Bota uma foto aí do teu set, pra gente dar uma olhada nele...

MauricioBahia
Moderador
# jun/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na boa, logo de cara, já tem equalizador na guitarra (tone e volume). ;)

O menos é mais! Nem sempre, mas quase sempre!

:)

Iversonfr
Veterano
# jun/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


GuitarMa
Meu amplificador possui loop de efeitos.

Guitarra > Afinador > Volume* > Crybaby > MXR > Wampler

Send > DD7 > Chorus > Micro Amp** > Return

* Pedal de volume pode ser usado no final. Usando no começo ele afeta diretamente os pedais pois funciona como o pot da guita. No final ele controla o nível de volume depois dos pedais.
** Tenho esse pedal e uso ele no loop por opção de boost em solos, ele aumenta o volume puramente, porém não uso pedal de volume. Usar na frente do amp vai funcionar saturando mais o pré, porém como voce já tem 2 distorções legais, fica aí minha sugestão.

MauricioBahia
Na boa, logo de cara, já tem equalizador na guitarra (tone e volume). ;)

Fora os que já tem no ampli rs

MauricioBahia
Moderador
# jun/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iversonfr: Fora os que já tem no ampli rs

E nos demais pedais!

hehe.

ps. mas é da guitarra que o som sai, por isso frisei. ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 2 equalizer no set?