Como esse circuito funciona? (mini-fuzz bertola)

Autor Mensagem
Balls Balls Balls Of Steel
Membro
# ago/13


Então gente, to estudando eletrônica e to interessado em fazer o tal do Mini-fuzz do Bertola. Cacei aqui uma explicação e num achei, cacei no fórum do handmades e também não achei.

Alguém poderia, se possível, me explicar como funciona este circuito? Por exemplo, como mando o sinal da guitarra pro condutor da saída e ele NÃO VAI pro negativo (GND)?

Quem quiser ver o circuito, tá aí http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pedais/minifuzz/Fuzze_s1 2-07-05.pdf

Eu até perguntaria no fórum handmades mas lá não aceitam novos registros...

macaco veio
Veterano
# ago/13
· votar


Por exemplo, como mando o sinal da guitarra pro condutor da saída e ele NÃO VAI pro negativo (GND)?
Por onde ele iria para o ground se existe resistência entre o sinal e o ground?(R2 emissor de Q1 P2 e P3).
Este fuzz é um simples pre-ampli (chamado de pre-ampli universal por causa da configuração dos dois transistores) porem os resistores que ajustam o ponto de trabalho dos transistores são calculados de tal forma que que os transistores trabalhem no limite entre o ponto de corte ou de saturação (quase fora do ponto onde os transistores param de funcionar), o que provoca uma espécie de mal funcionamento do transistor causando a distorção. A configuração em cascata dos transistores (direto um sobre o outro sem nada no meio) da um alto ganho no estagio que já saturaria o som em termos de sujar o som por excesso de amplificação (a palavra saturar é a mesma quando transistor trabalha fora do ponto o que pode causar certa confusão de termos).
R2 limita a impedância a um certo valor alto mas não no infinito.
P1 dosa o sinal pra C3 ou C5.
C3 e C5 limita a frequência que vai passar, menor valor vai barrar mais os graves, também impede que voltagem continua de alimentação passe por ali.
R3 fixa o ponto de trabalho do coletor de Q1 e base de Q2.
C1 curto circuita alta frequência então pode ser para barrar estação de radio ou diminuir agudos ou as duas coisas.
C2 mesma coisa.
R1 realimentação de sinal (da saída pra entrada) para equilibrar ganho.
limpeza e sujeira do som. (o sinal tanto sai pelo coletor como pelo emissor de Q2).
R4 com Trim 1 ajusta o ponto de trabalho de Q2 (fora do ponto ideal do transistor pra distorcer).
P2 ajusta ganho de estagio.
C6 aumenta o ganho quando em paralelo com P2.
C4 barra a tensão continua e claro dependendo do valor deixa passar mais grave ou mais agudo.
P3 limita a impedância de saída ao valor de P3.
Eu sei, é difícil achar isso mastigado por ai.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/13
· votar


Balls Balls Balls Of Steel
Alguém poderia, se possível, me explicar como funciona este circuito? Por exemplo, como mando o sinal da guitarra pro condutor da saída e ele NÃO VAI pro negativo (GND)?
Cara seria difícil alguém com bons conhecimentos de eletrônica entender certinho o que cada componente do circuito faz ...

Vou te falar a verdade:
- Conheço uns FABRICANTES de pedais (de marca conhecida no mercado) que não sabem isso ... Os caras pegaram um circuito já existente como base e foram fazendo testes, alterando um detalhe ou outro e no fim lançaram suas próprias linhas de pedais ...

- Por outro lado conheço outro fabricante de conhece TUDO de eletrônica ... O cara saberia explicar onde cada elétron passa e o que acontece com cada elétron em cada componente ...

Conheço de eletrônica e te indicaria um livro que trate de Eletrônica Analógica - mais especificamente a parte de semicondutores (começaria com Diodos, depois iria para transistores, depois para Amp. Ops., etc ) onde vc veria como cada componente é feito, como funcionam, aplicações, etc ...

A princípio a aula do macaco veio já é o suficiente para vc entender um pouco do circuito.

Balls Balls Balls Of Steel
Membro
# ago/13
· votar


Fernando de almeida
Vou ver esse livro.

Aproveitando, existe algum livro só de eletrônica voltada para a produção de áudio?

Balls Balls Balls Of Steel
Membro
# ago/13
· votar


macaco veio
Dá pra fazer essa saturação no transistor trocando eles por uma peça valvulada e usando os mesmos valores nos outros componentes?

HortaRates
Membro
# ago/13
· votar


Balls Balls Balls Of Steel

Eu não entendo muito de eletrônica analógica e de potência, mas trocar assim diretamente não é possível. As válvulas trabalham com tensões muito mais altas que os transistores, por causa do seu princípio de funcionamento. Logo diversos componentes teriam que ser recalculados e substituídos.

macaco veio
Veterano
# ago/13
· votar


quando se usa um transistor na função de amplificador (ele também pode ser usado como uma chave de liga e desliga), os valores dos resistores são calculados de modo que ajustem o transistor para trabalhar no seu ponto ideal de funcionamento (conhecida como reta de carga do transistor), esse ponto não é de todo muito critico (tipo não é preciso acertar na mosca), por isso que vários transistores diferentes podem funcionar num mesmo circuito numa amplificação simples normal do sinal (sem modificar ou distorcer). A medida que se vai fugindo desse ponto de equilíbrio o transistor começa cortar o sinal (ponto em que ele começa a desligar, ou ligar, pontos chamados de corte ou saturação do transistor), que é como se ele funcionasse mal como amplificador causando a distorção. Não sei se tiraram daí a expressão de "um som todo saturado" que é quando o volume está tão alto que causa aquela distorção carregada mas limpa de tanto volume, pelo menos no meu tempo de guitarrista se usava essa expressão. Porem esse funcionamento não tem nada a ver com válvula. A configuração em cascata (um transistor após o outro) pode ser feita com válvula mas este efeito de aproveitar a falha do transistor não existe, só iria conseguir mais ganho limpo (claro que de tanto ganho faria distorcer em alguma outra parte da continuação do amplificador, uma saturação se usar a mesma palavra). Acertar o ponto de funcionamento perfeito do transistor é fácil pois como eu disse ele não é critico, é mais difícil acertar o ponto do corte ou da saturação mas ate onde ele não pare de funcionar como amplificador, que é mais critico de acertar, ai é que se da a diferença entre usar transistores de germânio ou de silício, o de silício é um transistor bem mais estável, acertando se esse ponto, ele fica parado ali (sempre saindo aquele mesmo som), o de germânio é um transistor instável, qualquer coisa ele varia, quando se acerta esse ponto ele costuma ir variando um pouquinho e dando uma sensível variação na distorção (conforme o transistor usado costuma parecer que tem um leve phaser junto). Por isso fuzz face é mais legal com germânio. Foi assim que eu aprendi ou pelo menos entendi quando estudei transistores e amplificação (uns 30 anos atrás), não verão essa explicação em nenhum site gringo, mas pode ser que talvez alguém explique algo diferente.

Balls Balls Balls Of Steel
Membro
# ago/13
· votar


macaco veio
Seu nick realmente já diz tudo, hehe

Brigadão pela resposta, exclareceu muito!

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


Pera ai, vamos ver, em um pedal de distorcao, eu como os picos da ondas com diodos jogando para o terra? Quero dizer, quando a onda gera tensao acima de 0,5 ela vai pro terra deixando com os picos cortados? É isso?

amilanezi
Veterano
# out/13
· votar


To gostando de ver...a galera manda bem mesmo na eletrônica!

macaco veio

Fernando de almeida

Vocês também são doentes mentais assim como eu?
(fizeram engenharia elétrica/eletrônica)...rsrsrs

A descrição do macaco tá perfeita e mostra o caminho completo do sinal desde a guita até o ampli...eu que já tenho meio que um osciloscópio embutido no cérebro até consegui visualizar a forma de onda do sinal...hehehe

Parabéns galera...juro que um dia quando tiver tempo vou me dedicar a estudar um pouco mais sobre eletrônica voltada a pedais e inventar um pedal de "boutique" chamado:

"Hyper mega super fuzz com transistor de junção de displaçamento atômica bilateralmente auto alimentada com sistema de controle por redes neurais ultra conjugadas com rearranjo de impurezas dinâmincamente sincronizados mentalmente por nanotecnologia".

Imagina o sucesso!

O nome vai ser complexo assim mesmo pra cobrar mais caro dos pequenos gafanhotos que pagam absurdos por pedais só porque tem o selo "boutique"....hehehe

o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


macaco veio
Grande Cara!
Só tem um detalhe macaco veio, a descrição que vc deu no 1° tópico foi do Bertola's SuperFuzz, que é uma versão do FuzzFace e trabalho com o "efeito cascata".
O MiniFuzz tem apenas um transístor Darlington e o modo de "clipagem" é o "diode clipping". Ele também é um circuitinho de pré, mas a forma de se "fazer" a distorção é distinta, é na "onda" do MXR Dist +.
Abç

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


i a minha pergunta? :,(

macaco veio
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
falha minha, agora vi o mini fuzz no Handmades.
Alex guitar man
isso mesmo, com diodos pode jogar pra terra ou provocando uma especie de curto circuito dos picos entre a base e o coletor matando eles como no esquema do mini fuzz, ou qualquer outra forma que modifique a forma de onda do sinal clean da guitarra irá distorcer como do fuzz face por exemplo. 0,7 volts pra diodo de silicio e 0,2 , precisa muita amplificação pra quebrar essa barreira ja que os captadores comuns geram na media uns 0,03 a 0,07 por isso a cascata de transistor. Um mosfet Bs170 talvez desse um melhor resultado no mini fuzz..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


macaco veio
Um mosfet Bs170 talvez desse um melhor resultado no mini fuzz..
Mas aí o ganho não seria muito alto e o valor dos resistores teria que ser mudado?
Abç

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


macaco veio

Como eu faço pra ter um clip com diodos de silicio?

Seria assim:?

Guitarra > pré ampliciador onde a tensão de pico da onda bate de 0.6 a 0.7 volts? é isso? e o nivel de distorção eu aumento a tensão?

Pra germânio a mesma coisa(só não amplifico tanto?)

E onde eu crio a diferença entre Fuzz e overdriver? Capacitores de filtro? Clip em exesso?

Mas se for o que difere um pedal de Metal de um FUZZ?

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


LoL Ia começar este tópico à tarde.

Como eu faço pra ter um clip com diodos de silício?

Pelo que entendi, o diodo atua como o inverso de um gate, deixando passar só acima de X volts. Cortando os topos tem a onda semi-quadrada.

e o nível de distorção eu aumento a tensão?

Em teoria é isso.

pré ampliciador onde a tensão de pico da onda bate de 0.6 a 0.7 volts? é isso?

ISSO! Sendo essa amplificação genérica, por CI's ou Válvulas (tem válvula tão fraca?).

Pra germânio a mesma coisa(só não amplifico tanto?)

Pode amplificar o mesmo, mas segue a regra de que vai distorcer mais.

E onde eu crio a diferença entre Fuzz e overdriver?

Menos ganho?!

Mas se for o que difere um pedal de Metal de um FUZZ?

A quantidade de ganho gerada na entrada!?

macaco veio
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o Bs170 tem muito ganho, usam ele sozinho pra fazer booster, mas não sei dizer quem amplificaria mais, um darlington (que ate poderia ser dois bc549 formando um darlington) ou um mosfet, acho que o mosfet ganha no quesito menor ruido. Teria que ajustar os valores de resistores de polarização (so olhar um circuito que tem um como booster e copiar os valores e ir ajustando).
Alex guitar man
Ismah
Como eu faço pra ter um clip com diodos de silício?
é mais como se fosse um limitador, quando a amplificação passa dos 700 mili-volts o diodo joga o excesso pra terra.
Mas se for o que difere um pedal de Metal de um FUZZ?
mas não é so o ganho, mais estagios (transistores e diodos) e as diferentes combinações usando leds, combinações de diodos, o que chamamos de fuzz geralmente é quando se usa apenas dois diodos um ao contrario do outro.

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


macaco veio
Ismah

Saquei, muito obrigado!

E a distocao com transistor? É a onde pegando o corte e satucao dele? Como se foce um amplificador mal planejado? Mais ou menos isso?

Ismah
Veterano
# out/13 · Editado por: Ismah
· votar


quando a amplificação passa dos 700 mili-volts o diodo joga o excesso pra terra.

Então a ideia do noise gate não tá errada... no caso, ao invés de jogar pro terra, jogaria pra saída e a outra ponta para o terra.

EDIT no caso do Meteoro Revolution, a funcção da válvula é amplificar o sinal - adicionando harmônicos - e a distorção é obtida por um diodo?

Alex guitar man
Veterano
# out/13
· votar


Então a ideia do noise gate não tá errada... no caso, ao invés de jogar pro terra, jogaria pra saída e a outra ponta para o terra.

Que ideia? na minha cabeça gerou varias desvatagens e defeitos...

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Alex guitar man

A ideia do princípio de funcionamento... Mesmo assim, melhor perder sinal na estrada que ter uma po**a roncando (ainda mais quando se está na estrada).

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Galera, o mini fuzz, não tem polarização por divisor de frequência pra deixar o transistor na area ativa?

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Não seria divisor de tensão?

De brinde um up maroto. :)

Alex guitar man
Veterano
# jun/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Ismah

Entao, ele nao tem, suspeito que o transotor trabalha em corte, quando amplifica algo, o diodo clipa e mana o resto na base do transistor, que é polarizado e amplifica mais ainda e que faz o diodo clipar ainda mais um pouco e limita a esse ponto...

Um projeto simples mas com um funcionamento complicado...

#aparecemacacoveio

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man
o mini fuzz, não tem polarização por divisor de frequência
Não, não tem divisor de tensão ...

suspeito que o transotor trabalha em corte
Acho que vc quer dizer em saturação, não??? ... Acredito que cliparia mesmo sem o diodo (teria que testar para ter certeza) ...

quando amplifica algo
Bom, aí seria, a princípio, região Ativa ...

o diodo clipa e mana o resto na base do transistor, que é polarizado e amplifica mais ainda e que faz o diodo clipar ainda mais um pouco e limita a esse ponto...
Creio que é dessa forma mesmo ...


Para confirmar: #aparecemacacoveio

Alex guitar man
Veterano
# jun/15 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Fernando de almeida

Entao, mas sem polarização ele nao ira cortar o sinal? Porque ele nao esta na area ativa, naturalmente esta em como um gate por isso suspeito que ele corte, mas vou testar sem o Diodo pra ver oq acontece...

Como eu disse, o mini fuzz é fácil apenas pra fazer, porque ele é bem complicadinho de se enteder, ele é a famoso como BAZZ FUZZ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Alex guitar man
O que faz a "clipagem" é o diodo, o transístor só amplifica.
Se vc reparar, o circuito do meu MiniFuzz é diferente do BazzFuzz, embora as "arquiteturas" sejam semelhantes.
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que faz a "clipagem" é o diodo, o transístor só amplifica.

Mestre, sabemos que o transistor pode, dependendo do circuito, também clipar o sinal ... Você chegou a fazer o teste se esse circuito não faz com que o transistor clipe o sinal???

O último FUZZ que fiz para um camarada, fiz clipagem só com transistores (Ge) e acrescentei uma chave de 3 posições pra:
1 - Clip só com transistor;
2 - Clip com transistor diodo;
3 - Clip com transistor + led.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim, a arquitetura é a mesma, podemos dizer que muda do fuzz face pro Tone bender Mk1, onde é a mesma arquitetura mas foi aprimorado pra algo, tem uns esquemas com um transformador na entrada, mas não entendi pra que serve...

Fernando de almeida

Vou fazer exatamente isso no mini fuzz, todos esses modos de cliping, vou acrescentar um tone personilizado pro meu amp, controle de ganho, espero que fique bom.. hehe, comecei montar doningo mas não achei a chave pra comprar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida
Ele tua como booster...
Alex guitar man
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663632403-chave-fixa-dpdt2pdt-p ara-pedais-true-bypass-_JM
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como esse circuito funciona? (mini-fuzz bertola)