Tire suas dúvidas sobre Boosters

Autor Mensagem
MusicDan
Veterano
# set/12 · Editado por: MusicDan


Fala Galera, estive pesquisando sobre o assunto e encontrei esse artigo.
Entre no Sitelink e veja também os videos, que são bem mais claros... Bons
Estudos

QUE PORRA É ESSA? - Booster
27/08/2012 | Assuntos: BOOSTER, DISTORÇÃO, OVERDRIVE, QUE PORRA É ESSA?
QUE PORRA É ESSA? – Booster (Charles Fernandes)

Há tempos já tem me dado vontade de falar sobre Boosters, não pela complexidade do equipamento, mas exatamente pela sua simplicidade, e por ser tão incompreendido pelos guitarristas; o booster não atua diretamente, ele é um meio de campo, ele desenvolve idéias, mas nunca as realiza. Neste sentido, o booster não pode ser lido fora de um contexto, se não é apenas um pequeno equipamento de pré-amplificação, igual a vários que temos no nosso set.

Inicialmente acho importante definir um conceito, voltado a som limpo e ao som saturado, sujo, distorcido, alterado:

HEADROOM (WTF ???? )

Todo equipamento de amplificação possui um range de trabalho, uma zona onde é capaz de REPRODUZIR o sinal apenas aumentando sua intensidade e mantendo as características de timbre e spectro de freqüências. Após atingir este LIMITE de TRABALHO, o equipamento não consegue reproduzir o som com perfeição e passa a alterar as características do sinal, distorcendo-as. Esta linha de limite de incremento de intensidade é chamada de HEADROOM, o ponto onde o equipamento não é mais capaz de produzir som limpo, perfeito, ou pelo menos com características iguais entre input e output, exceto pela intensidade.

Eita, mas e daí? Qual a vantagem de se trabalhar com som distorcido? Porque não usar um som reproduzido perfeitamente?

Intuitivamente o guitarrista sempre foi tentado pela distorção, mesmo sem entender como funciona, pois as mudanças geradas pelo som saturado trazem ferramentas interessantes de timbre e técnica. Ao iniciar a distorção, o equipamento cria um limitador de intensidades, que de forma abrupta (hard clip) ou mais suave (soft clip), estabelece uma taxa de compressão, melhorando o sustain, diminuindo a dinâmica e aumentando a intensidade de harmônicos, deixando-os mais evidentes, inserindo brilho.

Esta distorção pode ser forte e alterar muito as características do sinal, ou se apresentar de maneira sutil, mais transparente, apenas criando CALOR, PESO, TEXTURA... palavras abstratas, sim, para falar de um uso ligado a sensibilidade do guitarrista.

E o booster, onde entra nessa história ?

Pois é, o booster é o equipamento que vai levar seu amplificador ou distorção a ULTRAPASSAR o headroom, iniciando uma saturação, ou aumentar a taxa de distorção, aumentando a intensidade do sinal. Costumo dizer que um booster é um botão de GAIN fora e antes de um equipamento de amplificação.

Uma outra leitura EQUIVOCADA e que dificulta o entendimento do booster é:

“O Booster antes de uma distorção aumenta o Gain e depois dela aumenta o Volume.”

ISSO ESTÁ ERRADO!!!!!! Não funciona em 100% das utilizações. O correto seria falar:

“O Booster antes de uma distorção aumenta o Gain, e depois dela, irá influenciar o equipamento seguinte da cadeia.”

NA PRÁTICA, vou apresentar situações possíveis para uso de booster, e para tanto, acho fundamental fazer a leitura das opções DO FIM PARA O INÍCIO da cadeia de efeitos, pois as perguntas mais comuns vêem da falta de um panorama do equipamento usado.

Antes do POWER do ampli, no send/Return, pode-se usar boosters que possuam grande capacidade de alteração de intensidade, pois o sinal já está pré amplificado, ou alterar o level de output de um processador de efeitos posicionado no loop. Isso vai agir conforme as características do power do ampli e sua taxa de trabalho; se for um ampli de grande headroom, você vai promover um aumento de volume, de nível de intensidade sonora, e não terá distorção; mas se seu ampli já estiver FRITANDO o power, será como jogar batata no óleo (será que fui claro? Hehehe).

Antes do PRÉ amp, no INPUT do amplificador, você tem uma ação muito usual e que proporciona grande evidência do booster, pois em geral este estágio do amplificador distorce facilmente.

Antes de uma Modulação ou Delay você pode alterar o Mix, depht ou algum outro parâmetro, podendo até gerar distorção, que em geral não será muito interessante pois estes equipamentos não foram projetados para esta função. Portanto, se deseja alterar o pré do amplificador, e não os efeitos, use o booster exatamente como último pedal da cadeia.

Antes de uma distorção, outra forma muito usual, o booster gera a ação mais clara do equipamento, pois controla exatamente o ganho desta distorção.

Nesta posição, ou em qualquer outra posição onde o incremento de intensidade proporciona maior taxa de saturação, podemos usar um booster que possua algum controle de equalização, em uma função adicional, desejadíssima, chamada de Tone Shaper, ou “formatador de tonalidade/timbre”. O controle individual de graves e agudos antes de um drive pode incentivar ou atenuar a distorção por banda de freqüência, deixando parte do spectro passar mais limpa (sem saturação) ou mais distorcida, alterando drasticamente as características do equipamento.

Boosters Saturados também são interessantes, pois somam, nos equipamentos a sua frente, compressão e distorção próprias, criando novas taxas e características.

Fechando o raciocínio, e aproveitando para falar de um equipamento com ação exatamente oposta ao booster, vamos situar o PEDAL DE VOLUME neste contexto. Assim como o booster, ele altera a intensidade de sinal, mas sempre reduzindo e TIRANDO saturação ou volume do equipamento À SUA FRENTE, com o intuito de limpar o som ou reduzir seu volume. Se você entendeu o conceito de booster, facilmente irá entender as diferentes funções do pedal de volume no início ou no final da cadeia.

Muitos guitarristas usam um conceito interessante de regulagem, chamado de SWEET SPOT, onde regulam as intensidades dos equipamentos em níveis agradáveis de saturação, criando um ponto ideal de compressão, e que é alterado com boosters, pedal de volume ou simplesmente com o potenciômetro de volume da guitarra, limpando ou sujando ao seu gosto.

Passando a régua no assunto, eu afirmo que saber usar um booster é necessário até para quem não o usa, pois é uma forma de observar como seu equipamento se comporta em diferentes situações. Mais ainda, para saber usar um booster é necessário que se conheça o próprio equipamento, as taxas de trabalho de seu amplificador, tanto de pré como de power; de seus pedais de efeito e distorções; ou seja, usar boosters faz você pesquisar mais sobre seu próprio equipamento e descobrir suas potencialidades, seus pontos fracos, enfim, criar intimidade com o que é seu.

steel_guitar
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan
Bélo post, cara!
Excelente iniciativa!

luiztx
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan
dá um post pra positivarmos aí..
já sabia esses lances ai sobre boosters, mas mesmo assim achei muito legal o tópico, vai ajudar a evitar muitos tópicos desnecessários perguntando sobre o tema, que apesar de simples gera uma certa polêmica..

steel_guitar
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan
Vou tomar a liberdade de iserir aqui um link, de um tópico que eu mesmo criei a um tempinho atrás!
A solução para o meu "problema" foi justamente um o booster!
Talvez sirva tbm pra enriquecer o assunto!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284884/

;)

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Esclarecedor. Entendi porque vários pedais podem ser usados como booster acrescentando outras características no timbre.

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


uq vcs me dizem sobre usar um pedal de overdrive, com volume no talo, e ganho quase no zero, antes de uma distorção, é um bom tipo de boost?

steel_guitar
Veterano
# set/12
· votar


juninholiveira
É uma das coisas que eu faço por aqui!
Além de eu conseguir aumentar significamente o volume, tbm injeto mais sinal no drive posterior.... conseguindo maior saturação!
Não vivo sem um overdrive como booster, no meu setup! =D

MusicDan
Veterano
# set/12
· votar


Valeu galera.... Espero que ajude muitos
luiztx
Serve este, he he!

steel_guitar
Obrigado por enriquecer o tópico, muito legal

juninholiveira
Vc já tentou? tente e veja como fica... se te agradar, chame um colega, se ele tb achar legal, então tem grande chances de agradar a muitas pessoas. Bom divertimento , he he!

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


GAS de booster já faz tempo... kkkkkkkkkkkkkkkk...


MusicDan
Belo post!!!

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan Belo post cara!

Cara... eu tenho um Boss Hyper Metal lá em casa largado numa gaveta..., tenho usado como bosster o Boss Equalizer, mas acho q to desperdiçando os recursos dele.

Pra distorção eu uso o Sansamp GT2, hj quando chegar em casa vou fazer o teste de usar esse Hyper Metal só como boost, mas tenho medo dele "Abelhar" o som... bom vou testar, depois posto o resultado...

Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar
rs!!! Te endendo bem!
Vai fundo, cara!!!
Eu aqui, não vivo sem os meus! hehe!

juninholiveira
Veterano
# set/12 · Editado por: juninholiveira
· votar


MusicDan

na vdd, uso direto porem no Amplitube! não tenho ampli bom aki pra usar e o unico pedal (de vdd) que eu tenho aki é um Landscape Brutal Distortion, ou seja, de boosters, não tenho nada, por isso queria saber como acontece essa mágica com equipos reais, pq com VSTs eu consigo bons resultados, queria saber se acontece o msm.

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Keith.Scott
Preciso levantar uma graninha pra comprar um clean...

Uso só um DS1 e um DD3 da Boss... aí quando é o solo falta aquela pegada... aí, ligaria ele depois do delay (se não entrar muito chiado) ou entre os dois pedais.

E como meu amp é valvulado, uso muito tb só o drive do amp, então, ligaria o boost no loop... ghehehehe...

Vamos ver...
Abç

Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar
Entendi!!
Mas.... booster depois do delay???
Será que não vai deteriorar seu som???
Sua intenção é saturar um pouco mais (e ganhar de brinde um aumento legal de volume), ou apenas aumentar o volume do amp já boostado pelo DS1, por exemplo???

Não seria melhor vc fazer uma "rapida" inversão na ordem???
Vamos supor (já que vc usa bastante o drive do amp):
GUITA > DS1 > BOOSTER > AMP > DELAY (no loop)

Talvez essa ordem te dê mais resultados!
Bem... só testando pra saber msm, né!

PS: Falam muito bem do Black Snake... sái por cerca de 80 reais!
Para booster clean, eu uso o Fuhrmann Buffer & Boost... gosto muito... foi o que mais me agradou, até hj! É bem simples e não colore o som da guitarra!
Tenho tbm, no meu set de violão, um LPB1 da EHX.... é bem forte! Mas sinto um leve aumento de médios com ele...! Por isso, ainda prefiro o Fuhrmann...!

MusicDan
Veterano
# set/12
· votar


MarcosMalmsteen
Então, como vc deve saber, o Hyper Metal não é um booster, mas tente ligá-lo antes, depois mexa nas regulagens e veja como fica, se te agradar... é o que vale... Lembre-se que boost de drive é um função diferente de boost de volume, ok!

juninholiveira
Puxa, eu tô tentando fazer rodar o meu amplitube e ainda não consegui. Ele não identifica a guitarra. Já li os posts, mexi nas regulagens, instalei o ASIO4ALL e nada...
Bem quanto o seu boost, vá em uma loja como se fosse comprar, peça para testar alguns, e no final se vc não gostar, agradeça a atenção e diga que não gostou ou que vai pesquisar mais um pouco. Se não tiver como testar, veja no mercado livre tem uns baratos, ex: Black Snake Booster (site próprio também), Dragon Boost

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Keith.Scott
Mas.... booster depois do delay???
Será que não vai deteriorar seu som???

Pq deterioraria??? Se o booster é um aumentador de volume, aumentaria o volume da cadeia toda... foi como eu disse no meu post, se não der chiadeira, coloco no final.... senão, entre os pedais!!! Mas tô achando que o mais provável é entre os pedais.

Sua intenção é saturar um pouco mais (e ganhar de brinde um aumento legal de volume), ou apenas aumentar o volume do amp já boostado pelo DS1, por exemplo???
Então, ainda não decidi... por enquanto só aumento de volume é a ideia inicial, mas pode ser que o drivebooster não soe mal também.

Não seria melhor vc fazer uma "rapida" inversão na ordem???
Vamos supor (já que vc usa bastante o drive do amp):
GUITA > DS1 > BOOSTER > AMP > DELAY (no loop)

Essa opção de cara está descartada... eu não gosto de muitos cabos, meu negócio é mais direto sem muito vai-e-vem, saca??? rs... Coisa minha, sempre fui muito simplista. Digamos que pra ficar totalmente versátil com minha realidade, seria Guit>DS1>Amp>(Booster>DD3), aí teria o clean boost pro DS1 e drive do amp. =)

O meu lance com os pedais é o seguinte: dependendo da ocasião eu levo os pedais ou só guita+cabo+amp!!! hehehehehehe
Estou meio que "me forçando" a mudar essa realidade e usar só o drive do amp. Aí um boosterzinho cairia bem... mas como minha "pedaleira" é "muito grande", fico pensando até onde vale a pena. O grande vilão na história toda é a falta de apresentação. Quando eu tocava direto, usava um outro amp, aí tinha o DS1+BF3+DD3 e os usava sempre... quando os shows foram minguando e eu peguei meu valvuladinho, comecei a dar "um descanso" pros pedaizinhos e fui curtindo essa ondado drive do amp.

Enfim, um booster é uma coisa que precisarei SE voltar a tocar efetivamente... pra tocar só em casa, só amp e guitarra mesmo.

---------------------------------------------------------------------- --------------------------------
Mudando um pouco de assunto, mais ainda não totalmente fora, e os knobs da guitarra??? Ultimamente tenho usado muito, faço uma regulagem com o volume no 8, aí nos solos mando pro 10!!!

Keith.Scott
Veterano
# set/12 · Editado por: Keith.Scott
· votar


Will Bejar
Como eu e vc sabemos, não existe ordem "correta" pra cadeia de pedais!
Citei a deterioração de sinal pq já vi isso acontecer muitas vezes... (além de que, o booster antes do delay tende a potencializar a ambiencia... oq pra mim é ótimo, e pra vc pode não ser...!).
Tudo varia....! Pode não dar certo, mas tbm pode dar!
Eu msm disse no meu post, como vc pôde ver, " só testando pra saber msm, né!"

Essa opção de cara está descartada... eu não gosto de muitos cabos, meu negócio é mais direto sem muito vai-e-vem, saca??? rs... Coisa minha, sempre fui muito simplista. Digamos que pra ficar totalmente versátil com minha realidade, seria Guit>DS1>Amp>(Booster>DD3), aí teria o clean boost pro DS1 e drive do amp.
Ué... Qual é a diferença do tipo de ligação que eu citei, para essa sua sugestão, em se falando de cabos ou "vai-e-vem de sinal..."???
Baseado no que vc está falando, e no que deu a entender, vc pensa em colocar o booster e o delay no loop, não seria isso??? Sendo assim, cara... vai dar na mesma!

Entendi sua sugestão de ordem... mas não entendi sua colocação quanto a "quantidade" de cabos!
Mas enfim... se vc diz!

O fato é que um booster clean cái sempre bem (e um saturado tbm! rs!)!
São úteis, sempre... e não são caros! É uma "mão-na-roda"... pelo menos pra mim!
;)

Boa sorte!

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Keith.Scott
Ué... Qual é a diferença do tipo de ligação que eu citei, para essa sua sugestão, em se falando de cabos ou "vai-e-vem de sinal..."???
Baseado no que vc está falando, e no que deu a entender, vc pensa em colocar o booster e o delay no loop, não seria isso??? Sendo assim, cara... vai dar na mesma!

hahahahaha... não, vc entendeu errado... eu quis dizer que se usasse os 2 drives na mesma ocasião, isso seria o IDEAL, mas eu não faria... muita coisa pra pouca paciência... kkkkkkkkkk... gosto de plugar e tocar!!!

Eu vou acabar comprando um mais pra frente... e eu já tô até me imaginando com um bichinho desses, acho que acabo passando os outros 2 pedais... ehehehehehe...

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


Music Dan
Lembre-se que boost de drive é um função diferente de boost de volume, ok!

Realmente cara... Fui na neura ontem, e o negocio foi é um Boost de chiado! hauhauh Vou comprar aquele MXR Micro Amp mesmo, tava adiando isso a mto tempo... e até lá... vou usando o EQ msm... Valeu...

Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar
Ah bom... então, assim sim!
rs!
;)

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


MarcosMalmsteen
juninholiveira
MusicDan
ex: Black Snake Booster (site próprio também), Dragon Boost
Tô muito pendente pra pegar um desses dois aí. Tem bons relatos de ambos aqui no fórum. Penso também no EQ-400 da Groovin!!!

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Keith.Scott
hehehehe... isso aí!!!

MarcosMalmsteen
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar

Sabe qto mais ou menos sai o Black Snake? o MXR ta saindo uns 380, 400 nas lojas por ai...

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


MarcosMalmsteen
http://lista.mercadolivre.com.br/pedais-efeitos-som/booster_OrderId_PR ICE
Menos de de R$100,00 o BlackSnake e o Dragon!!! Mais que isso é bobeira...

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


Estou montando meu set usando somente overdrives, para usar fuzz precisa de volume e não curto distorção. Meus pedais são um NUX Vintage Overdrive e um Joyo Ultimate Drive, dois drives leves. Minha dúvida é se boostar um overdrive com outro fica bom?
Qual seria a melhor ordem?
Tenho também um Oliver Compressor/Sustainer que vai ficar no começo para bases limpas, um equalizador DOD que vai ficar depois dos overdrives e a Zoom G2.1nu para outros efeitos e afinador.
As opções de timbres com esses pedais são muitas. Estou "enfeitando o pavão com este board?

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


Marthin87
Minha dúvida é se boostar um overdrive com outro fica bom?
Muita gente usa assim...

Qual seria a melhor ordem?
Ixx, não conheço esses pedais aí...

Tenho também um Oliver Compressor/Sustainer que vai ficar no começo para bases limpas, um equalizador DOD que vai ficar depois dos overdrives e a Zoom G2.1nu para outros efeitos e afinador.
As opções de timbres com esses pedais são muitas. Estou "enfeitando o pavão com este board?

Se vc usa somente drives, eu diria que a Zoom tá meio que sobrando... apesar de que vc diz que usa alguns efeitos...

Explica melhor o que vc espera do seu set.
Abç!

Keith.Scott
Veterano
# set/12 · Editado por: Keith.Scott
· votar


Marthin87
Minha dúvida é se boostar um overdrive com outro fica bom?
Will Bejar
Muita gente usa assim...

Eu uso assim! o/
;]

MusicDan
Veterano
# set/12
· votar


Will Bejar
Tô muito pendente pra pegar um desses dois aí. Tem bons relatos de ambos aqui no fórum. Penso também no EQ-400 da Groovin!!!
Legal, mas teste o groovin antes de comprá-lo, e lembre-se, vc pode até utilizá-lo como boost, e tal, mas ele é um euqlizador. além desses que sugeri ( Black Snake Booster (site próprio também), Dragon Boost) tem o Hot Boost da Giannini que também é muito legal, veja esse video primeiro à partir do minito 14:10'' e depois este Review muito legal.
Para quem não quer gastar muito, acho que vale a pena conferir.

Marthin87
Posso dar uma sugestão? analise que tipo de som vc faz, quais músicas vc toca e quais "efeitos" (ou distorções) fraquinha, média, forte, absurda de pesada, daí vc monta o set de acordo com o seu Playlist (repertório, lista de músicas). Vale tudo, basta vc utilizar a sua criatividade e testar antes. Mas também tem umas regrinhas, que vc pode achar pesquisando nos tópicos e na rede mesmo. primeiro wahs, depois drives, depois efeitos de modulação, depois pedal de volume e daí por último delay/reverb. Mas nada impede de vc inverter a sequência se atender a sua necessidade e ficar com boa qualidade sonora... Boa Diversão

Marthin87
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan
Will Bejar
Eu toco Arctic Monkeys. Os drives são medianos mas variam muito.
A Zoom fica pra delay, chorus, reverb.
Na opinião de vocês, não estou enchendo linguiça acumulando dois overdrives tendo o equalizador? Estou na dúvida porque os Overdrives são muito parecidos (O Nux é um ts808 e o Joyo é um OCD) e nesse esquema posso usar o compressor como booster dos drives, um drive boostando o outro e ainda o equalizador como boost de volume. Só tem boost no meu set.
O que sugerem?

Will Bejar
Veterano
# set/12
· votar


MusicDan
Boa sugestão... valeu... vou ver esse vídeo!!!

Marthin87
Acho que vc poderia dispensar o compressor e descolar uma distorção no lugar de um desses... aí vc coloca o drive antes da dist. e quando for solar, liga o drive pra "bostear"... hehehe... aí o Zoom pra efeitos. O MauricioBahia usa um desse aí!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tire suas dúvidas sobre Boosters