Tire suas dúvidas sobre Boosters

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# nov/13
· votar


maicon_z3
Opa, então... nem manjo muito disso de headroom e tals... mas acho que é o talo do som limpo, né???
Eu uso mais o DS1 pra mandar bala no som sujo. Normalmente uso ele com o volume no 6 (metade) e o master conforme o local manda... mas ele cruncha bem pouco nessa configuração. Acho bacana, mas não uso muito... preciso utilizar mais ele e "chutar" outras configurações!!! huehuehueh

MusicDan
Veterano
# dez/13
· votar


Olá Mandean. Cara, seu caso tá meio complicado heim...
Bem, não sei se vou conseguir sanar suas duvidas, porque não entendi que tipo de som que vc quer tirar. Vamos por partes...

Cara Parabéns vc tem muito equipamento... ampli com vários efeitos, (porém não gosta da distorção), vários pedais, sendo que tb não gosta de alguns, etc.

O que vou dizer primeiro,é que vc deve recomeçar (do começo), dê uma secada no seu equipo, só ligue os que vc realmente utiliza. Explore mais os recursos do Ampli. Como o Keith.Scott lembrou, vc até pode usar quantos boosters quiser, mas há necessidade???

Lembre-se MENOS É MAIS: quanto menos efeitos vc usar mais timbrado fica seu som, quanto mais efeitos, mais vc perde as características do timbre da sua guitarra, portanto:

Minha sugestão é: se vc quer peso, venda alguns equipos e compre uma guitarra com timbre pesado (utilize afinação baixa se for o caso) veja qual é o tipo de CORDA que te dê o som desejado. Depois pesquise e escolha o pedal que combine com seu interesse (mais peso, mais drive...), não escolha apenas pela marca, pesquise bastante várias marcas e modelos.... E use o boost sabiamente (como boost de drive ou de volume), além disso, alguns pedais de overdrive são excelentes boosters

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Um zilhão de anos depois, acho que consegui achar o que queria:


Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


Mais algum tempo depois...

Como funciona esse booster???
http://www.aliexpress.com/item/CP-22-Boost-Guitar-Effects-Guitar-Pedal s-Effect-Pedal-CP-22-Boost-Effects/1855343698.html

http://www.calinemusic.com/article/?52.htm

Pra que serve o gain nesse caso???
O level serve pra acertar o volume... mas qual a função do gain???
Seria pra dar uma "cor" a mais no som???
Será que o booster reage igual tanto com o drive (que quero ligar DEPOIS desse pedal) ligado e/ou desligado???

Iversonfr
Veterano
# out/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Will Bejar

O level serve pra acertar o volume... mas qual a função do gain???

Em um amp valvulado, se ligado na frente do amp, esse "volume" mal afeta o volume de verdade, ele apenas aumenta o sinal distorcendo ainda mais as válvulas do pré adicionando mais drive. Pra aumentar o volume propriamente dito para solos por exemplo, tem que ligar ele no loop, assim aumenta consideravelmente o volume além de distorcer um pouco as válvulas do Power, distorção essa bem mais light e suave que se distorcer o pré.

Esse pedal provavelmente pode ser usado como clean boost ou você pode adicionar um drive com o botão de Gain. Uma das funções pra esse Gain creio eu seja pra dar uma versatilidade a mais.

Na verdade eu acho meio estranho esses "boosters" com knob de Gain. Pra mim booster são aqueles pedais de 1 knob ou no máximo o knob de volume mais alguns de equalização, tipo o Keeley Java Boost, MXR Micro Amp, Xotic EP Booster, Fire Booster, etc. Pra mim se aparece um knob de Gain no pedal já não é mais booster, é overdrive. Sim, overdrives boostam o sinal, mas pra mim uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Será que o booster reage igual tanto com o drive (que quero ligar DEPOIS desse pedal) ligado e/ou desligado???

Não, se você adicionar um outro drive depois dele, o som mudará obviamente. Aí é questão de ver qual configuração "casa" melhor com os dois pedais juntos. Se for pegar um "booster" com drive de ganho, pega logo um overdrive tipo tubescreamer, ou um tipo Mooer Flex Boost ou Clean Boost que são cópias do Xotic AC booster e RC Booster respectivamente, ou algo do tipo que pelo menos tenha controle de Tone que deixa mais versátil. Abs!

ds_bart
Veterano
# out/14
· votar


Muito legal o vídeo. Comprei um ds1 há um mês, mas ainda n consegui tirar ele da caixa. Vou fazer um teste boostando ele com o gt-od e ver se consigo um fuzz parecido, já q tb estou a procura d um.

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


Iversonfr
Esse pedal provavelmente pode ser usado como clean boost ou você pode adicionar um drive com o botão de Gain. Uma das funções pra esse Gain creio eu seja pra dar uma versatilidade a mais.
Aê, mano, valeu pela resposta.

Acho que a minha segunda pergunta não foi muito clara, mas vc chegou no ponto próximo de onde queria:

Se for pegar um "booster" com drive de ganho, pega logo um overdrive tipo tubescreamer, ou um tipo Mooer Flex Boost ou Clean Boost que são cópias do Xotic AC booster e RC Booster respectivamente, ou algo do tipo que pelo menos tenha controle de Tone que deixa mais versátil.
Beleza!!! Saquei. Vou pensar aqui o que farei... hehehehe... valeu, abraço!

Iversonfr
Veterano
# out/14
· votar


Will Bejar
Acho que a minha segunda pergunta não foi muito clara
O level serve pra acertar o volume... mas qual a função do gain???

Se você tem um amp valvulado e deixar o volume bem baixo sem nem distorcer as válvulas do pré (que distorcem bem fácil), o knob de volume vai conseguir aumentar um pouco o volume. Se as válvulas estiverem já distorcidas com o botão de ganho do ampli alto, o knob de volume vai distorcer/adicionar mais drive ao ampli pois irá saturar mais ainda as válvulas do pré (função principal do booster na frente do ampli) e não irá aumentar muito o volume. O knob de Gain é um knob de drive, ele vai adicionar distorção independente se seu ampli ainda tem headroom sobrando ou não. O booster se colocado no fx loop, ele pulará as válvulas do pré que distorcem muito fácil e irá agir nas válvulas de power, que saturam com mais dificuldade. Com isso, aumenta o volume consideravelmente e cria aquele drive mais bonito que todos gostam. Distorcer demais as válvulas do pré chega a entrar na área do fuzz, as vezes até aquele buzz exagerado que nem sempre fica bom.

Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


Iversonfr
Uso Giannini Classic T, mas não tinha pensado ligar só o pedal e o amp, pq uso delay e o amp não tem loop.

A ideia era ´boost pro DS1 mas que funcionasse legal tb quando o DS1 estivesse desligado.

Mas tô pensando em pegar esse pedal aqui, aí já terei o boost assim embutido e um pedal diferente pra "brincar"... hehehehe
http://www.calinemusic.com/article/?49.htm

Iversonfr
Veterano
# out/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Will Bejar

Nunca vi esse pedal mas parece ser um low-mid gain bacana. Só comprando pra saber, parece ser versátil.

Apenas uma coisa que não comentei. Ligar pedal de drive (aquele com botão de gain) no loop geralmente fica uma porcaria. Porém um pedal de volume no loop irá aumentar o volume consideravelmente. Dizem que isso pode danificar o power amp, mas tem muita gente que liga booster e EQ no loop pra dar um up nos solos.

O meu Micro Amp vai no loop com essa função e até agora o amp ta funcionando rs. Só to escrevendo isso pois corre o risco de alguém um dia olhar esse tópico e danificar o amp testando um drive forte no loop, então só para ficarem cientes disso pois não sou expert em eletrônica de amplis, seria bom perguntar pro Pedrone, Carlos Adolphs etc. O TMiranda por exemplo fala que é para JAMAIS colocar drives ou boosters no loop. De qualquer maneira olha um exemplo de como fica:

https://www.youtube.com/watch?v=8LdJ6SwSncE

Edit: Achei a informação do TMiranda, está no Facebook:

Dica da Vovó:
1-No effects loop do amplificador, só devem ser plugados pedais de chorus, delay, phase, tremolo(modulações).
-Nunca use pedal de distorção, overdrive ou boost de volume no loop de efeitos, pois isso amplifica muito o sinal que vai pro return e pode queimar seu amplificador facilmente.
2-Pedal de overdrive, distorção, wah e compressor, devem ir no input do amplificador.
Abraço!
T. Miranda


Will Bejar
Veterano
# out/14
· votar


Iversonfr
Nunca vi esse pedal mas parece ser um low-mid gain bacana. Só comprando pra saber, parece ser versátil.
Então, parece que é cópia descarada do Full Drive 2. Esse é na pegada do DS1 da Boss²?

Will Bejar
Veterano
# jan/15
· votar


Caraio... Tá osso achar o booster perfeito. Pelo que li e vi, o Keeley Katana seria perfeito.
Ele dá uma quebrada no clean (quando o pedal de od/dist está desligado) e dá um gás de volume e drive (quando o pedal de od/dist está ligado).

Maaaaaaaaaas, como esse pedal é caro demais, qual poderia usar???

Iversonfr
Veterano
# jan/15
· votar


Will Bejar
Maaaaaaaaaas, como esse pedal é caro demais, qual poderia usar???

Xotic RC Booster, Paul Cochrane Timmy. Também existem as cópias como o Pure Boost da Mooer e o Pure Sky da Caline, respectivamente.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Vá de BlackSnake se a grana estiver curta!

Will Bejar
Veterano
# jan/15
· votar


Iversonfr
Valeu!!!

Ismah
Mmmmmm... lendo o tópico novamente, deveria ter ido nele há alguns anos... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Valeu!!!

Natanael_DM
Veterano
# jan/15
· votar


Will Bejar
Cara, sei que tô chegando meio atrasado no tópico, mas, de qualquer forma, aí vai meu pitaco: o RC Booster também é caro. Na real, custa quase a mesma coisa que um Katana, nos EUA.

Tu não curte o Micro Amp, da MXR?

Ele é bem mais barato e, certamente, vai te proporcionar alguma diversão! E se tu quiser mais controles e possibilidades timbrísticas, tem o Micro Amp +, que tem regulagem de graves e agudos.

O da BlackSnake eu não conheço.

o/

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Will Bejar

Não entendi bem o que quis dizer. Mas... Ok.

Não há tanto mistério num booster.

Will Bejar
Veterano
# jul/16
· votar


Mais um ano e meio depois, ENCONTREI!!!

Um amigo meu fez um booster pra mim, que à partir de um determinado nível ele "cruncha". Liguei ele depois do DS1 e ficou do jeito que eu queria, que quando dando um grau (ganho) na distorção e quebrando o clean com uma pitada a mais de volume!!! Vou postar uma foto aqui e depois uns vídeos!!!
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tire suas dúvidas sobre Boosters