Nivelar volumes de Strato e Les Paul, no msm setup! É possivel?

    Autor Mensagem
    steel_guitar
    Veterano
    # abr/12


    Fala galera do FCC!
    Como sempre, to aqui pra compartilhar minha experiencia e minha dúvida, e tentar aprender um pouco mais (mais ainda do que já aprendi) com vcs, que sempre me ajudam pra caramba!

    Bom... minha dúvida vem protelando alguns topicos ae, mas como não achei a solução ideal (se é que existe), e não encontrei nenhum topico específico sobre tal assunto, vou arriscar abrir este... e vamos ver no que dá!
    (De antemão, agradecimentos ae aos colegas Drinho e Fernando de almeida, que já estavam me acompanhando na caminhada a alguns dias!)

    Vamo lá... é o seguinte:
    Depois de anos e anos de muita pesquisa, estudo e testes, graças a Deus consegui finalizar meu setup de pedais analógicos!
    Era um sonho, e um grande desafio pra mim... mas com a graça de Deus, ele está pronto, e tá animaal!
    MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS.... estou tentando resolver um pequeno "probleminha"... e sinceramente, não sei se talvez esse problema não tenha msm solução!

    Para alguns minha preocupação pode ser banal, e para outros, desnecessaria... Mas eis a questão:

    Uso duas guitarras diferentes, uma Custom com caps Humbuckers.... e uma strato (e vez ou outra uma tele)...!
    E eu gostaria de saber se é possível nivelar o volume de ambas, para que possa utilizar as duas guitas com a msma "quantidade de sinal audivel", no msm setup! Sim????

    Obviamente, sei que caps humbuckers tem mais ganho que os singles, e conseguentemente mais volume... e oq eu queria msm seria nivelar os VOLUMES, e não necessariamente igualar os ganhos, por exemplo!
    (Já que cada guita tem sua caracteristica timbristica, e a sacada é aproveitar isso).

    Já tive a oportunidade de fazer alguns testes nos ultimos dias, e tive esses resultados.

    - Humbucker, passando pelos pedais, e indo pro amp:
    Bala! Show de bóla!
    Timbre clean definido, claro e alto.... Drives com punch, regulados para soar levemente mais baixos que o clean. Ótimo!!!

    - Sigles, passando pelos pedais, e indo pro amp (usando a msm regulagem de pedais e amp da situação anterior):
    Clean beeem mais baixo, se comparado aos humbuckers (meio que óbvio), mas sem muito punch, e sem muita pegada!
    Drives bons, com menos ganho (caracteristica dos caps), mas com boa definição, e mais altos que o som clean.

    - Silgles, passando pelos pedais, EQ (depois dos drives), indo pro amp:
    Horrivel! Não curti!
    Pra igualar o volume clean dos singles com os humbuckers, o EQ ficou com o volume praticamente no ultimo... tive aumento de ruidos (claro), e ao ligar um dos meus drives (no caso, o Xotic BB Preamp), o som entope... e MATA o som do pedal... fica super baixo! Muito estranho!!!

    - Silgles, passando por um booster clean (Organic Drive Booster) antes dos drives, indo pro amp:
    Esse pedal da landscap é bem bacana...! Muito legal msm!
    Tive um bom resultado, em partes...! Consegui um bom aumento do som clean, com punch e uma comprimida legal! Mas, de quebra, ruidos aumentaram!
    Mas o booster (naturalmente) aumentou MUITO mais o volume (e ganho, msm na opção clean) dos drives... Ou seja, eles ficaram extremamente altos.. muito mais altos que o clean! Deixa de ser interessante!

    - Singles, passando pelo booster clean, depois dos drives, e indo pro amp:
    Clean com o msm resultado!
    Boa melhor nos drives... sem aumento de ganho significativo (já que não é essa a intenção), mas o aumento de volume excessivo em relação ao clean é inevitável, e continua!!

    A grosso modo, o que percebi é que na situação normal (ou seja, sem usar nem EQ e nem Booster, pra tentar aumentar o volume), os humbuckers soam perfeitos, tanto no clean, quanto no drive!
    Com os singles, percebo nitidamente que a diferença de volume entre esses e os humbuckers, com drive, é MUITO PEQUENA! Entretanto, a diferença do volume e corpo no clean é absurda!

    Drinho e Fernando de almeida, deram algumas sugestoes e dicas...! Como o uso de boosters (como tentei)... e tbm de compressor, mas tenho medo de aumentar os ruidos, ao usar tal pedal... e perder a dinamica com os drives!
    Além disso, pode ser que aconteça o msm que já aconteceu, ou seja... o nivelamento do vomume clean, e o aumento excessivo dos drives! (oq não me seria interessante).

    Não sei oq fazer, galera!
    Não sei se troco o Eq por um Comp, apenas para usar no som clean com a strato...!
    Não sei se uso o Eq para fazer o caminho inverso e dimiunir o volume da Custom, ao invés de aumentar o volume da strato (mas ai corro o risco de matar o drive de novo, já que... se já aconteceu com o volume no talo, imagina com o volume baixo???).
    Não sei se encaro o setup assim msm, e deixo isso pra lá!!!!

    Sei lá caras, sei lá!!
    To perdidasso!!!

    E vcs, oq acham????
    Alguem pode me dar uma luz???
    Agradeço desde já!!!

    Abração pra todo mundo ae!

    rocknroll1234
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    arruma um pedal de compressor para ambas as guitarras.

    mas de quebra, sei de uma musica em que há muita diferença entre o ganho das guitarras(les paul e flying v, eu acho)


    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    steel_guitar

    Pode ser um comentário estúpido, mas a altura dos captadores em relação as cordas faz uma diferença. E isso inclui ganho e timbre. Talvez seja um fator a ser considerado.

    Abs

    Drinho
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    vixe deu pane aqui

    Drinho
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    mas vou aproveitar e responder de novo

    Drinho
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    olha cara, se isso: http://t-rex-effects.com/products/booster/twin-boost-1.aspx nao resolver seu problema eu nao sei mais hehehe...

    é um booster duplo, cada lado voce deixa configurado pra uma guitarra, liga no loop do amplificador se necessario pra ele mexer no volume da potência caso sature indesejadamente ligando no input, é só pisar que ele faz o resto de acordo com o que voce regulou.....


    boosters tendem a enviar mais sinal ou seja aumentar ruidos caso existam, procure usar bons cabos, guitarra bem blindada e etc... mesmo assim dependendo dos niveis de distorção que voce usa os ruidos sao inevitaveis, se lhe incomodar um noise gate sera necessario... experimente os da isp....

    Outra coisa, voce tah tentando mexer em volume com pedal de overdrive, experimente usar um booster especifico, se tá aumentando a distorção mesmo no limpo, liga no loop do amplificador...

    As vezes esse booster duplo é até desnecessario, configura seu equipamento pra funcionar com a lespaul que é mais alta, quando for usar a strato pisa em um booster ESPECIFICO que esta ligado no seu loop pra nao saturar.... deve funcionar


    outra solução talvez é um pedal de volume, você deixa ele aberto pra sua strato que é mais baixa, quando usar a guitarra mais forte voce pisa nele que automaticamente ele vai baixar o som dela de acordo com seu pé....

    eu nao gosto de pedal de volume porque ele nao tira só volume mas tira timbre também... agora o booster não mata nada por isso eu prefiro...

    mas experimente as vezes voce gosta...

    e só pra finalizar...

    vou insistir...

    Esqueça disso, arrume as diferenças que lhe incomodam no ampli, se você precisasse modificar o seu timbre em uma fração de segundo tudo bem, mas é pra trocar de guitarra meu, pra perder 5 segundos trocando de guitarra perde mais 5 e vai até o ampli. É grátis e o resultado é perfeito afinal é do amplificador que sai o som, a regulagem do ampli é sempre o martelo final nunca a de um pedal, principalmente quando a questão é volume...

    Flavio Jr.
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara passei por isso a pouco tempo,
    só tenho guita com humbucker e peguei uma com singles de um aluno meu
    e coloquei no meu set,
    deu uma baita perda de volume
    e os pedais de drives ficaram desregulados no 'Level'
    por exemplo ligava o drive ficava bem alto o som em relação ao clean
    as modulaçoes funcionaram normal

    então minha conclusão: com a troca de guitarra: deve subir o master do amp, e baixar o level dos pedais de distorção

    Encontrar uma regulagem que fica bom com ambas guitarras e dificil que fique perfeito, da para encontrar um meio termo mas não vai ficar bom
    não sei se teu caso é o mesmo mas no meu foi assim
    falou

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Humbuckers e singles são propostas diferentes. Eu, com todo o respeito, não vejo motivos pra tentar igualar um ao outro. ;)

    Drinho
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia

    acredito que ele quer igualar apenas o nivel de db's, ele disse em outro topico que gostaria de um pedal pra isso pois nao quer ir ao amplificador arrumar a diferença.....

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Drinho

    Então, pra mim, um booster seria uma opção!

    ;)

    Drinho
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MauricioBahia

    Na realidade o cara é teimoso hehehe

    é só andar 2 metros até o ampli

    jigo__
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    steel_guitar
    Drinho
    MauricioBahia
    tenho encontrado esse problema com o tone zone da ibanez e o 500t da gibson...

    somos em 2 guitarristas na banda, então utilizamos sempre os volumes o mais perto em db possivel...

    o q eu faço??

    deixo meu som pré-setado, no volume ja sei q qdo mudo p/ o 500t tenho q diminuir o volume em h mais ou menos, não tem erro, volto p/ o dimarzio subo 1h...

    faça isso tb amigo não precisa quebrar a cabeça!!

    abçs

    steel_guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Falae, galera!!!

    Valew ae a força que vcs estão dando!
    É sempre bom poder contar com vcs!

    rocknroll1234
    E ae mano...!
    Vc sugeriu um comp diferente para cada guita, é isso??

    MauricioBahia
    Humbuckers e singles são propostas diferentes.
    Foi exatamente oq eu disse lá no primeiro post!
    E como o Drinho resaltou, gostaria de igualar apenas o nivel de db's! E não necessáriamente alterar timbre! Apenas volume!

    Pode ser, Drinho... talvez eu seja um pouco teimoso! rs!
    E entendo perfeitamente sua sugestão do amp (e talvez seja msm a saida).
    Mas se houvesse realmente a possibilidade de corrigir essa diferença com um pedal... eu preferiria...! Afinal, seria mais comodo arrumar isso com apenas um pisão!
    E esse T-rex parece ser porreta, heim! Vou pesquisar a respeito!

    Como disse pra vcs... a referencia é a guita com humbucker!
    Ela tem um som clean alto e definido, e os drives regulados para soar um pouco mais baixo!
    Quando ligo a strato, sinto pouca diferença de volume dos drives, em relação aos humb. Mas a diferença do clean é brutal! A strato (obviamente, é MUITO mais baixa).

    Foi por isso que tbm perguntei a respeito de um comp, apenas para som clean!
    Como havia dito pra vcs, ao usar um booster (antes, ou depois dos drives), eu consegui uma ótima correçao do som clean... mas isso acaba aumentado demais o volume dos drives (já que, naturalmente, na strato os drives já são mais altos que o clean).
    Será que, ao usar o comp, eu consigo corrigir o db`s do clean, sem exagerar no drive?????

    Ou será "POSSIVIS", que vou ter que usar um equipo pra corrigir o clean, e um pra corrigir o drive????
    Ou apenas o comp para clean???????


    MauricioBahia
    Vc usa uma lespa e uma teleca, pelo que eu me lembre, num é?
    Vc compensa o volume entre elas? Ou encara exatamente como é msm?

    Valew mais uma vez, galera!
    Agradeço desde já!

    Abraço!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    steel_guitar
    (De antemão, agradecimentos ae aos colegas Drinho e Fernando de almeida, que já estavam me acompanhando na caminhada a alguns dias!)
    Opa ... tâmo aí pra ajudar ,,,

    - Silgles, passando pelos pedais, EQ (depois dos drives), indo pro amp:
    Horrivel! Não curti!

    Cara, qual regulagem vc usou??? Uso EQ e não abro mão dele no meu set ... Vamos tentar regular pra aí vc tomar uma decisão ...

    Não sei se troco o Eq por um Comp, apenas para usar no som clean com a strato...!
    Uso ambos em meu set ... Não abro mão de nenhum ... Se por acaso subir um pouco o ruído, ligo o noise gate bem leve pra tirar só o ruído sem matar o timbre ...

    steel_guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fernando de almeida

    Então, cara!!!
    Eu não mexi muito na equalizaçao com o EQ nao!!!
    Até msm pq, essa nao era minha intenção principal, na realidade!
    Oq fiz foi apenas dar um tapa em uma frequencia especifica de grave, e tirar um poquinho do agudo...! O restante ficou basicamente flat!
    Oq eu tentei msm fazer foi aumentar o volume com ele! Mas para que o clean da strato chegasse "proximo" ao clean dos humbuckers, precisei mandar o volume do EQ no maximo, mano... e ainda asim ficou um pouco mais baixo.
    Fora que, com isso, os ruidos vieram matando. (Ressaltando que testei o EQ depois dos drives).
    O problema é que, estranhamente, o EQ ligado MATOU o som de um dos meus drives, msm estando com o volume no pau!
    O OCD responde até que bem (apesar de alguns contras), mas o BB preamp fica baixinho, sem peso nenhum e nem puch...! Como diria o Drinho, "é como se tivesse ENTOPIDO o som". Pra vc ter uma ideia, o drive ficou mais baixo que o proprio clean!
    Curiosamente, é só desligar o EQ, e o drive volta a rasgar, como sempre!
    Vc tem alguma ideia do que seja isso, cara?????
    Saberia como resolver....?
    Teria alguma sugestão pra regulagem do EQ?
    E ae... to certo ligando o EQ depois dos drives msm, ou eu deveria ligar antes, neste caso????

    hehe! Baita desafio!!!
    Obrigado pela força!

    Abração

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    steel_guitar
    precisei mandar o volume do EQ no maximo, mano... e ainda asim ficou um pouco mais baixo.
    Qual é o seuEQ??????????

    Fora que, com isso, os ruidos vieram matando.
    Isso é próprio dos singles ...

    o EQ ligado MATOU o som de um dos meus drives,
    Cara, tem alguma coisa errado ... o certo era pra trazer seus drives na cara ... eu uso meu EQ após os drives e fica ótimo ...

    Veja algumas idéias que o site da boss dá pra usar EQ :
    http://static.roland.com.br/flash/demoEQ20.htm

    Se vc observar o exemplo 3 (trash/metal) usa guita>drive>EQ>ampli ... Veja que "engordada" legal que dá no som ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ah, veja o GE7 tb ... no exemplo 3:
    http://static.roland.com.br/flash/demoGE7.htm

    Leomju
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    steel_guitar
    Cara... isso é realmente um problema... porque não é tão simples como abaixar o volume no knob do instrumento, porque por muitas vezes o ganho vai embora junto se abaixar ou "estoura" se subir demais!
    Bem acho que o ideal é vc aprender a regulagem pra cada guitarra e alterar!

    Posso falar da forma que faço... eu estabeleci um ponto entre o knob de ganho do amp e o da guitarra e é neles que eu mecho no final... geral mente deixo os knobs dos pedais da forma que gosto e não vou mecher mais, se tiver que alterar mais, faço no amp... e por último, quando estou tocando... ae já era, tenha a terceira opção que é o knob da guita...

    Agora no seu caso, creio que terá que achar um meio de deixar os volumes delas iguais, combinando esses três elementos ae... de forma que em Db's os ganhos fiquem parecidos!

    Valeu, mas sei que pude ajudar pouco neste caso!

    steel_guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Valew galera!!!!
    Estou aqui em meio aos testes!
    Quando tiver uma solução fechada e definida, informarei pra vcs!
    Muito obrigado por toda a ajuda ae! Foi essencial!

    Fiquem com Deus!
    Abraçãio!!!

    steel_guitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Falae, turma! Blz?

    Depois de muita pesquisa, e muitos testes aqui, cheguei a uma conclusão... e encontrei a solução!!!!
    E to vindo aqui compartilhar com vcs!

    Bem... segui o conselho e as dicas de vcs!
    Como eu não tinha intenção de mudar as caracteristicas da minha telecaster (e não mais de uma strato), mas sim aumentar os db's, igualando o volume dela e da minha custom (que era muito mais alta), passei a fazer uso de um booster clean!
    Na verdade, de dois booster's cleans!!!!
    Ok... vou explicar!

    Com já havia comentado com vcs, meu amp e meus pedais foram regulados tendo como referencia a custom!
    Sendo assim, eu sempre deixo o Clean (straight into amp) um pouco mais alto que os drives!
    Na telecaster, com os drives ligados, eu percebia uma pequena diminuição de volume se comparado a custom... a diferença existia, porém não era tããão grande assim!
    Entretanto, com a tele no clean, o som literalmente MORRIA!!!! Ficava extremamente baixo, sem vida, sem corpo.... sumia totalmente! Não havia nenhuma condição de usar com a banda! Sem chance!

    Então, depois de fazer uma serie de testes (com EQ's, Compressores, Booster's) e ouvir a opiniao dos colegas... optei por colocar um booster clean, apenas no canal limpo!
    Escolhi o Fuhrmann Buffer & Boost... (ótimo pedal... compacto, bonito, poderoso, e muito fiel! Não muda o som da guitarra... e dá um boost de até 35 db! Gostei demais!).
    Bom... meu problema de volume clean estava resolvido!

    Mas aí, com a telecaster, os volumes e ataque entre o clean (já nivelado) e os drives começaram a destoar!!!!
    Não pensei duas vezes, e apostei de novo no Fuhrmann Buffer & Boost!
    O problema é que eu não podia usar a mesma regulagem do booster para o canal clean e para o drive...!
    Para nivelar o volume do clean, precisei colocar o booster quase no ultimo... e se eu usasse a msma regulagem com os drives, muito provavelmente os ouvidos explodiriam... ahiuaohauihaua!

    Então, adiquiri outro Fuhrmann, identico ao outro, e o coloquei antes dos drives...! Fiz uma regulagem bem sutil...!
    Esse pequeno ganho injetado antes dos drives serviu para aumentar o volume na dose q eu queria, além de produzir um pouco mais de saturação nos drives (oq eu particularmente achei perfeito.... melhorando muito o ataque e resposta dos pedais com a tele)!!!
    De quebra, ainda percebi uma intensificação na dinamica dos drives!
    Os pedais de drive que uso (Xotic BB Preamp, Fulltone OCD e Surh Riot) já são por natureza MUITO dinamicos...! E o aumento de sinal injetado pelo booster antes deles, favoreceu ainda mais essa dinamica, sobretudo com a telecaster!!!
    O pot de volume da guita ficou extremente sensivel... e agora consigo encontrar absolutamente qualquer nivel de saturação que eu queira, girando o volume! (o conjunto todo ficou muito mais dinamico, mais até do que com a custom)!

    Sim!!!!
    Estou usando um booster para o canal clean, e outro para o canal de drive.... cada um com sua respectiva regulagem!
    Como uso um pedal Line Selector de dois loops, eu deixo os dois boosters ligados o tempo todo, e a mudança entre os dois canais fica muito facil...!!
    Eu nem me lembro que os dois estão alí, fazendo seu papel... mas estão!

    Resumindo.....
    Não apenas nivelei o volume clean entre as duas guitarras, mas tbm nivelei o volume dos drives, além de melhorar muito a ação e ataque dos pedais, como um todo!!!!
    Enfim... o meu setup ficou MUITO MAIS versátil!!!

    Quanto ao Fuhrmann... gostei muito!
    É um pedal que recomendo de olhos fechados!
    Porreta!!!

    É isso ae galera!
    Muito obrigado pela força!
    Abração

    Leomju
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    steel_guitar
    Bom amigo, acho que você é realmente um excelente músico, realmente achou uma forma lúcida pro seu problema e debateu com a gente aqui!
    Passou uma experiência boa pra gente e auxiliou o pessoal nesse tema que é importante e muitas vezes a gente ignora!
    Realmente um pedal de Bosster tem essa função de controlador de volume!

    Valeu grande, sucesso!

    steel_guitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Leomju
    Valew a força, cara!!!
    Agradeço muito a oportunidade de poder contar com vcs!!! E é muito bom saber tb que pude contrubuir, de forma humilde, com o forum!!!
    É um ciclo né...! Aqui ajudamos no que podemos, e somos ajudados o tempo todo tbm!
    Afinal, sempre temos a aprender, não é msm?
    Muito obrigado!!!

    Grande sucesso pra vc tbm!!!
    Abração, mermão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nivelar volumes de Strato e Les Paul, no msm setup! É possivel?