Autor |
Mensagem |
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
Resolvi criar este tópico porque sou louco por delays e pouca coisa tem achado aqui no fórum, por isso muitos tópicos de qual delay? Pra que isso serve? Vou tentar reunir o que eu conheço para ajudar alguns que estão iniciando neste mundo e gostam. Eu sei que tenho pouco conhecimento, então espero ajudo dos demais membros para enriquecer este tópico. Queriam que falassem de alguns modos dos delays mais conhecidos e fazer uma breve comparação entre Analógico e Digital.
Modos de delays (digitais). Encontrados no Tc nova delay e outros. Delay Line: é o delay padrão, conhecido por todos nós. Dynamic: permite que o volume das repetições seja diminuído enquanto se toca, mas que aumentam à medida que vamos parando ou paramos de tocar. Reverse: como o próprio nome já diz, é um delay reverso, repete o que tocamos ao contrário. Perfeita configuração para um verdadeiro efeito de estar tocando ao contrário é com o tempo dessa configuração no máximo (1000ms), feedback no 0 e o mix em 100% Ping Pong: alterna entre os canais L e R do pedal. Pan: aqui as repetições ficam passando do L para o R, depende do tempo ajustado no pedal e passa do L para o R em 5 repetições. Slap-back: velho conhecido da galera, é o delay ajustado com um tempo curto e com poucas repetições. Tempo máximo nessa configuração é de 300ms. Tem mais modos, esperam que tenha mais coisas que vocês podem falar.
Delay Analógico: Tipo de delays simples atrasa o som da guitarra com repetições, tem alguns delays que como alguns digitais já vem com tap tempo. Alguns puristas o preferem porque ele deixa o som mais fiel da guitarra.
Digital comparando com um analógico, as vezes mais caro ou barato dependendo do modelo, pró para alguns é que tem muito mais coisas, e versatilidade que um analógico, o ruim que ele processa o som da guitarra, para alguns “digitalizando o som” (coisa de purista), ele também da um brilho e uma cristaliza (depende muito do delay).
Controles de delay: Feedback: tempo de repetição (quantas vezes iria repetir). Time: o tempo que esta repetição irá soar. Color: o nivel de coloração do sinal, se a repetição será mais baixa ou na mesma altura do sinal original da guitarra. Estes são os controles mais utilizados e simples, queria que vocês falassem de outros também.
[i]A minha ideia é dar o pontapé inicial para reunir informações sobre delays, queria ajuda de pessoas mais experientes para complementar este tópico, pois existem inúmeros delays e ‘parâmetros’... opniões sobre, testei tais delays, um sou assim e outro assim, este custam tanto e aquele tanto.
P.S: Não julguem meu português. rsrs
Tomara que um dia tenha um para cada tipo de pedal.
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
REVIEWS DE DELAYS:
Review Tc Electronic Nova Delay http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/225326/
Landscape Delay: Review http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/175926/
Review: Novo Pedal de Delay Axcess by Giannini http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/226863/
Review - Delay Behringer DD100 http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/164765/
Review: Behringer DD400 Digital Delay by Guitar_Luppi http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/197453/
Review: Delay Marshall Echohead EH-1 http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/149443/
Review Anlog Delay Fuhrmann http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/182387/
Review: Seymour Duncan Deja vu tap delay http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/231919/
Review Analog Delay Artec http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/222009/
Review DL-4 Delay Modeler e Blackstar HT http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/190734/
Vox DelayLab (vídeo review) http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/292379/
Tópico supostamente definido (não deu muito certo, tem poucas informações, mas aproveitável). http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/194883/
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
Jeff.gomes Delay Analógico: Alguns puristas o preferem porque ele deixa o som mais fiel da guitarra.
É exatamente o contrário. No domínio digital, é possível fazer um delay hi fi (entre outros), mas no domínio analógico as repetições deterioram progressivamente o sinal original. Ocorre que é possível obter efeito similar com algoritmos em DSP ou misturando um chip digital com filtros analógicos. Recentemente, discutimos bastante em outros tópicos sobre isso, incluindo o fato de que tem delays com "analog" no nome por aí que usam chips digitais.
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
Bog Mas a ideia que falei, é do o som nao ser processado, até porque delay 100% analogico são muito raros, até os que dizem ser analogicos, nao são 100%....
Mas se vc testar um DD3 da boss e comprar com um Mxr carbon (fiz a 3 semanas) verá que o carbon é bem mais orgânico, dando mais ambiencia.
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
Jeff.gomes Mas a ideia que falei, é do o som nao ser processado
Acho que tem uma pequena confusão aí.
Em vários delays digitais, o sinal original é mantido no domínio analógico, apenas as repetições são geradas no domínio digital. Isso quer dizer que o sinal dry não é processado (não estou falando de bypass).
Nos delays ditos analógicos - mesmo os de fita - as repetições SEMPRE apresentam deteriorações em comparação com o sinal original. Eles não são hi-fi. A característica que os adoradores dos delays analógicos (mesmo os que se enganam) é exatamente a forma como o sinal se deteriora - ou seja, é o oposto de fidelidade.
Em resumo:
a. Nos delays digitais, o sinal dry não necessariamente é processado, podendo ser mantido no domínio analógico. Portanto, não faz sentido falar em maior fidelidade dos analógicos no sinal dry.
b. Nos delays analógicos, o sinal wet SEMPRE tem deteriorações. Portanto, também não faz sentido falar em maior fidelidade dos analógicos no sinal wet.
|
Bog Veterano
|
# set/12 · Editado por: Bog
· votar
Jeff.gomes
Aliás, processamento analógico também é processamento. O sinal ser "processado" não é uma característica do domínio digital.
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
Bog Entendi, devo ter me expressado muito mal....
qual sua explicação para o delay digital não soar tão orgânico como alguns anologicos? (isso é opnião, até porque prefiro timbre de digital).
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Bom, classificar como digital ou analógico é apenas um detalhe no meu modo de ver. Pra mim, as funcionalidades desse tipo de efeito contam muito mais. :) O The Edge deve concordar comigo nisso... hehe
Eu tenho duas dúvidas:
1) É possível implementar "Tap Tempo" em delays analógicos? 2) E "Triplets"?
_________________
Uma outra coisa legal dos digitais é o tal do "Trail". Isso significa que ao desligar o efeito, o "resto" do delay ainda continua soando. Acho isso bem mais natural do que um corte abruto no efeito.
|
juninholiveira Veterano |
# set/12
· votar
Po Bog, deixa o cara ser feliz!!!! hehehehe Não comecem a discutir isso de analógico vs digital pra manter o som origianl d novo não, pelo amor de deus.
Ótimo topico Jeff.gomes!!! vai ajudar bastante gente aki que ta querendo delays.
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
MauricioBahia Delay analogico com tap/tempo. http://www.ehx.com/browse/delay-loopers tem alguns.
Agora o problema é a versatilidade, delays tipo, DD20, Tc nova delay e dl4, tem presets e bancos para guardar, sem falar que delay como tc nova delay se consegue um numero de exatidão bem maior, para detalhistas são ótimos, anologicos, são mais simples e muita das vezes mais baratos, como Mxr Carbon, barato e ótimo timbre, mas simples demais ao meu ver.
Triplets Nunca análogo com isso, e talvez nem sei se tenha, ou se é possivel.
juninholiveira Obrigado, tem muita gente com muito conhecimento, tentar reunir num tópico, seria uma boa mesmo, ai esta.
|
Bog Veterano
|
# set/12 · Editado por: Bog
· votar
Jeff.gomes qual sua explicação para o delay digital não soar tão orgânico como alguns anologicos? (isso é opnião, até porque prefiro timbre de digital).
Duas coisas:
1. Placebo. O cara lê "analog" na carcaça do pedal e daí já ouve tudo de um jeito diferente.
2. Os filtros que deterioram o sinal. É por isso que alguns delays usam um chip digital para produzir repetições hi-fi, mas um monte de filtros em volta para deteriorar o sinal. Outros - e o DD3 NÃO É um deles - fazem a deterioração com filtros digitais.
No caso da tua comparação com o DD3, você esqueceu de três detalhes fundamentais. Primeiro, este é um pedal projetado para soar diferente dos delays analógicos. Segundo, ele não é representativo de todos os delays digitais, que têm imensas variações entre si. E terceiro, me parece que o MXR funciona com amostragem, com o sinal discretizado no tempo, o que é meio caminho para a digitalização.
|
Deco_ufrj Veterano |
# set/12
· votar
tem alguns delays que como alguns digitais já vem com tap tempo. isso eu acho que não é verdade, até onde sei delays analogicos não tem tap tempo, só digitais...
Digital comparando com um analógico, as vezes mais caro ou barato dependendo do modelo, pró para alguns é que tem muito mais coisas, e versatilidade que um analógico, o ruim que ele processa o som da guitarra, para alguns “digitalizando o som” (coisa de purista), ele também da um brilho e uma cristaliza (depende muito do delay). juro que não entendi nada...
P.S: Não julguem meu português. rsrs seja claro no seus topicos, isso ajuda MUITO....
qual sua explicação para o delay digital não soar tão orgânico como alguns anologicos? (isso é opnião, até porque prefiro timbre de digital).
sei que a pergunta não foi pra mim... mas, a diferença de timbre não é opinião, é fato... o timbre digital HIFI gera uma repetição identica ao sinal original... isso pode ser bom ou ruim, depende da apliucação... ja o timbre analogico ou digital com SIMULAÇÃO de analogico, gera uma repetição deteriorizada em relação ao sinal original, isso pode ser bom ou ruim, depende da aplicação.
Eu pessoalmente prefiro o SOM analogico, por que aos meus ouvidos, gera uma repetição com profundidade, ao contrário do HIFI....
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
Deco_ufrj e Bog Realmente há um pouco de preconceito com coisas "digitais", não sei a explicação técnica da coisa, MAS, um delay analogico dá mais ambiência, ao menos os que testei, e ao meu ouvido, posso até estar errado.
Deco: Quiz dizer que Digital é mais versatil e alguns cristalizam o som, dando mais brilho a guitarra. Anologico: Mais simples: e questão de preço, varia muito por marca e modelo.
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
Os delays que vocês usam, se puderem fazer um breve review aqui, dizendo para o que é mais indicado, ajudaria também.
|
alfacorrea Veterano |
# set/12
· votar
Peço que complementem minhas colocações, para corrigir meus erros.
Não tem como discutir qualquer coisa em termos de delay sem cair na discussão entre digital e analógico.
Ainda que a regra seja o timbre que seus ouvidos ouvem, o guitarreiro merece saber o que está debaixo de seus pés.
Em se tratando de delay, eu dividiria o sinal em 2 partes, para poder analisar as características técnicas de cada tipo de pedal: sinal original e sinal do delay.
Eu vejo 4 tipos de pedais, pelo que pude entender. Peço que me corrijam se eu estiver errado:
1) 100% analógico: sinal "seco" sem processamento digital e o sinal do delay também sem processamento. Poderia dizer que este é o 100% analógico - destacaria o MXR Carbon Copy neste grupo. Aqui estariam os pedais que utilizam os circuitos bucket-brigade (seria isso?) com timbres mais clássicos e alguma limitação em termos de delay time, que não passa de 350 ms (seria isso?)
2) Sinal seco sem processamento e sinal do delay com processamento. Esta categoria se redividiria em 2 outras:
A) sinal seco analógico e sinal processado 100% digital e querendo ser realmente digital (Line 6 M5) e
B) sinal seco analógico e sinal processado simulando analógico. Este seriam os delays de hoje que "simulam" o timbre analógico. Talvez neste grupo estariam, por exemplo, o Axcess Analog Delay D-103.
3) Sinal seco e sinal de delay devidamente processados - este seria o 100% digital. Talvez este seja o caso do Boss DD-3 e do Boss DD-7.
Não estou querendo dizer que um é melhor do que o outro, nem quero dizer qual o melhor e qual o pior. Apenas acho que cabe discutir a existência destas categorias, mesmo que a regra seja o timbre final.
|
BJAofficial Veterano |
# set/12
· votar
Entao, nessa discuçao de analógico digital, sempre preferi pedaleiras pela praticidade.. mas hoje em dia começo a pensar se nao vale a pena trocar minha pod hd500 por un set de pedais.. quando uso a hd 500 tenho a impressao de que ela modifica o timbre do meu amplificador, mesmo estando tudo desligado nela, o que pode ser a tal "digitalizaçao" que todos falam... mas a questao é, se eu montasse um set 'analógico'(generalizando), será que eu conseguiria manter o meu timbre exatamente igual ao original quando tudo estiver em by pass?
|
Jeff.gomes Veterano |
# set/12
· votar
Galera, a ideia e foco do tópico era reunir informações sobre pedais e suas caracteristicas, a algumas discuções pode confundir ainda mais aquele que quer comprar "seu primeiro pedal de delay"...
Se puderem explicar mais sobre o delays que usam e testaram, e dar dicas para cada aplicação seria ótimo...
Como eu tenho meu gosto para pedais, cada um tem o seu, eu poderia apenas colocar a minha visão e gerar uma DISCUÇÃO SEM FIM, mas eu quero reunir, informações e opniões, para quem ler, criar a sua propria visão e ver onde ele se encaixa melhor, ou melhor dizendo, qual tipo de delay é melhor para ele....
"Pessoas que querem comprar um delay, podem postar sua duvida aqui, creio que tem muitas pessoas para ajudar sem deixar o forum bagunçado, apenas com os membros que já postaram aqui, poderia se resolver alguma duvida.
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
alfacorrea
Acho que a tua classificação tem alguns problemas, porque não leva em conta que:
1. Processamento analógico também é processamento (você fala de "processado" como sinônimo de digital).
2. Existem circuitos que combinam partes analógicas e digitais. Por exemplo, você fala de "sinal processado simulando analógico", mas isso pode ser feito tanto no domínio digital quanto misturando um chip digital com filtros analógicos.
3. Para alguns puristas, mesmo o MXR não contaria como 100% analógico, por amostrar o sinal (um colega do fórum deu uma ótima explicação sobre isso esses tempos).
Eu dividiria de acordo com o tipo de processamento usado:
1. Delay de fita. Dispensa apresentações.
2. Delays baseados em chips analógicos com amostragem (como o MXR).
3. Delays onde um chip digital simples é usado para gerar repetições hi fi (como os Boss DD-qualquer-coisa mais antigos). A mistura do sinal wet e dry pode ser feita tanto no domínio analógico quanto no digital.
4. Delays onde um chip digital simples é usado para gerar repetições hi fi, mas filtros analógicos são usados para deteriorar estas repetições (num tópico recente, ficamos sabendo que o Analog Echo da Fuhrmann é assim).
5. Delays onde as repetições são trabalhadas com um DSP. Este é o único tipo que eu posso dizer que realmente entendo como funciona por dentro. Em vez de um algoritmo simples de cópia com redução do ganho, é possível aplicar transformações diversas ao sinal - inclusive, filtros digitais para simular a deterioração do sinal nos delays analógicos. TODOS esses delays com vários modos são deste tipo - os Boss DD mais recentes, os T.C. Electronic, o Delay Lab da Vox... A mistura dos sinais normalmente é feita no domínio digital (ou seja, o sinal dry é digitalizado), mas existem exceções, como o T.C. Electronic Flashback.
|
Bog Veterano
|
# set/12 · Editado por: Bog
· votar
BJAofficial quando uso a hd 500 tenho a impressao de que ela modifica o timbre do meu amplificador, mesmo estando tudo desligado nela, o que pode ser a tal "digitalizaçao" que todos falam..
Não necessariamente. Existem duas coisas que podem afetar o timbre do amp:
1. Volume. Se você simplesmente está desativando os efeitos mas mantendo algum tipo de 'patch volume' OU se o bypass não é dos melhores, o nível de volume do sinal de saída pode ser diferente do de entrada. Note que isso pode acontecer também com pedais analógicos.
2. Impedância. Pedais com buffer (o que inclui as pedaleiras) têm a saída com impedância diferente daquela que sai da guitarra. Isso pode modificar o timbre ouvido em alguns amps, e é uma das bases fundamentais da adoração pelos pedais true bypass.
Conversores AD/DA muito ruins ou sem a filtragem apropriada em volta PODEM deteriorar o timbre. Quem já teve uma Zoom 505II ou uma V-Amp sabe o que uma taxa de amostragem muito baixa pode fazer - o resultado é um som ligeiramente abafado. Sons "quebradiços" também apareciam nos equipamentos mais antigos ou muito low end. Mas este não devia ser o caso com o Pod HD500. Aliás:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/290301/
|
BJAofficial Veterano |
# set/12
· votar
Bog
quanto ao volume, tem uma diferença sim... mas acho que nao seja esse o ponto, pois se eu aumento o volume depois, continua uma diferença no timbre em si.. se for o caso de impedancia, nao teria como resolver, estou certo?
enfim, será que eu consigo regular bem o suficiente pra resolver isso, ou a melhor soluçao seria um bom set de pedais?
|
jaen Veterano |
# set/12
· votar
BJAofficial Cara creio que se todos os pedais forem realmente true by pass, bem alimentados (desligados faz diferença??) tirando a perda de sinal nos cabos e conexões (caso tenha muitos pedais, metragem de cabos e quantidade de conexôes), mantem o timbre sim. hahaha
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
BJAofficial se for o caso de impedancia, nao teria como resolver, estou certo?
Sim.
E foi exatamente assim que começou toda a discussão em torno dos pedais true bypass. =P
enfim, será que eu consigo regular bem o suficiente pra resolver isso, ou a melhor soluçao seria um bom set de pedais?
Você pode testar todas as configurações de modo de saída da pedaleira e procurar ajustar o volume. Mas como estamos falando de bypass, acho que fora isso não tem muito o que ajustar, né?
Acho que para um set ser realmente 100% puro, teria que ser um set pequeno, sem ruídos vindo de fontes, com cabos ótimos, e tudo true bypass. Ou você simplesmente manda tudo para o alto e conclui que som 100% só mesmo ligando a guitarra direto no amp. =P
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Uma coisa que altera mais o timbre que qualquer outra coisa que eu conheço é nosso posicionamento em relação ao amp. Isso ninguém reclama!
Vai entender esse mundo doido dos guitarristas! hehe
|
Bog Veterano
|
# set/12
· votar
MauricioBahia Uma coisa que altera mais o timbre que qualquer outra coisa que eu conheço é nosso posicionamento em relação ao amp. Isso ninguém reclama!
Eu uma vez fiquei brincando com um combinho open back até descobrir que o som ficava bem estranho quando eu colocava o amp DE LADO para mim. O negócio ficou stereo, hahaha.
|
BJAofficial Veterano |
# set/12
· votar
MauricioBahia
verdade, é bastante diferença mesmo.. haha mas no meu caso nao é isso, já que eu to falando que muda o timbre em relaçao a mesma posiçao..
Bog
no caso, se eu comprasse pedais, a principio seria um carbon copy, um decimator e um cs3.. a principio, nao preciso muito mais que isso... talvez também um whammy ou coisa do tipo.. queria poder testar antes pra ver a diferença, mas fica dificil né.. hahaha
|
Tom.Morello Veterano |
# set/12
· votar
Posso tirar algo desse tópico pra mim.
Atualmente tenho um Behringer DR 400 (Delay+Reverb). Quebra um galho, mas é ruim de trabalhar com ele e o reverb ao mesmo tempo, acaba limitando um pouco as funções.
Então pesquisei algumas opções. Como toco bastante coisa do Audioslave eu me baseio no set do Tom Morello, e ele utiliza um BOSS DD3. Mas também toco outras bandas como Pearl Jam, Foo Fighters e além de fazer um som próprio...por isso pensei também no Line 6 DL-4, que me daria mais versatilidade para armazenar diferentes configurações. No entanto li algo de que esse delay não deve ser utilizado no loop de efeitos por alguma característica específica dele (essa informação procede?). Como meu amp é de 1 canal e com um som crunch, isso seria um problema, pois poderia deixar o som embolado se ligado no input.
Então...quem pode me ajudar? heuheue
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# set/12
· votar
Recentemente eu troquei uma ideia com o Bruno da GF Pedals.
O cara faz pedais handmade que, pelas fotos internas que o MauricioBahia postou e que o Bruno mandou pra mim são de excelente qualidade.
Eles têm um delay analógico com controle de tone e tempo de até 1400ms. É feito com tecnologia Bucket Brigade e pelo que ele me disse e pelas fotos, usa 4 integrados Bucket Brigade de 4096 estágios.
De início fiquei encucado porque a maioria dos delays analógicos que vi só chegam aos 600ms, e esse ainda tem dois knobs de tempo pra definir diferentes regulagens e alternar entre elas usando um dos switches, e com o tempo máximo de 1400ms e ainda o controle de tone. Porém, o cara me garantiu que ele é 100% analógico e que não usa chip PT alguma coisa.
Fica aí uma dica pra quem curte delay analógico (tipo eu). Ele me mandou uns 8 samples de sons do pedal e eu curti demais.
Abraço!
|