Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho: Só não sei se esse initialize é pra resetar o preset para o original de fábrica (seria ótimo, assim poderia resetar cada um individualmente) ou se isso apenas deleta todos os efeitos/simulações, deixando o patch zerado para poder configurar.

Reseta tudo pros padrões de fábrica, incluindo todos os presets/pacthes. Por isso é bom fazer backup no Edit & Share, conforme disse.

Valeuuuuuuuuuuuu!

MarcoGuti
Veterano
# set/14
· votar


Olá pessoal!
Passei as 45 páginas deste tópico e não vi nenhum link para download do manual em português da G3X. No site da zoom tbm não tem.

Alguém tem o manual ou link para me enviar? Ou não existe em português?

Abraços

Marco

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MarcoGuti: Passei as 45 páginas deste tópico e não vi nenhum link para download do manual em português da G3X. No site da zoom tbm não tem.

Velho, até onde sei, não tem. Eu baixaria o em espanhol e mandaria ver. É muito parecido com o português.

http://www.zoom.co.jp/download/E_G3.pdf

Boa sorte!

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhhh!

Você tá se referindo especificamente à G3X né? Não tem nem em espanhol. As diferenças são poucas pra G3. É a questão da rolagem de página (ver dicas do meu 1º post) e ter mais 3 efeitos simultâneos.

Qq coisa, pergunta aqui que eu te respondo,

:)

HamMeR-oN
Membro Novato
# set/14
· votar


Por favor, alguém poderia me dizer qual a configuração ou sequencia dos efeitos do bank/patch D6 Progressng "Kiko Loureiro"?! Emprestei minha pedaleira para um idiota e ele desconfigurou a sequencia dos efeitos. POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE!


VALEU GALERA DA PESADA!

ATRAVÉS DAS DICAS SUAS CONSEGUI RESOLVER, PERDI ALGUNS AJUSTES MAS NADA QUE Ñ DE PARA RESOLVER. ÓTIMAS IDEIA DO "EDIT&SHARE" VALEU MESMO!!!

MarcoGuti
Veterano
# set/14
· votar


MauricioBahia, obrigado pela resposta!
Vou brincando com a pedaleira e se surgir dúvidas posto aqui.
Obrigado!

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14
· votar


Galera do rock fritação total!! hahahaha

Uma pergunta rapidinho, relacionada com pedal de expressão.. Porque eu achei esse tópico faz pouco tempo, não li todo ainda, o que farei com certeza absoluta, mas assim; a G3 aceita pedal de expressão, blz, pra usar wha, whamy, whatever dela, ela, em relação a custo x benefício, hoje ela tá entre 600 e 700 dilmas, mas a G3X, que já vem com pedal de expressão e acho que até alguma coisa a mais em relação a efeitos, tá pouco mais de 700! E um pedal de expressão é uns 200 mais ou menos..

Penso que não seja vantagem se o pedal de expressão da G3X for zuado, mas será que é? Alguém já testou a G3X? Qual a impressão que teve? E quais as vantages de comprar um pedal de expressão separado? Usar com outro "bagulho"? É?

Encomendei um valvulado crúzão, de 10W, 2 canais, e já tô vendo uns pedais que compraria, mas acho que vai ser mais vantagem comprar essa danadona marvada da G3 (ou G3X).. Muito bom ter vocês por perto, Headbangers!!

Peace!

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# set/14 · Editado por: JesusChristAndTheHeadbangers
· votar


ah, lembrei que tenho um wha wha que acho zuado hoje, mas já brinquei bastante com ele, o hellbabe, e vou arriscar numa pergunta: Será que dá pra usar esse pedal, por exemplo, ou qq outro pedal de wha na G3, como pedal de expressão, ou nada a ver? :-S
Desculpa a jumentice ae..

Lord-g
Veterano
# set/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers
, ou nada a ver? :-S

Beleza cara?!
Essa seria a resposta, não tem como não, só pedal de expressão mesmo.
Se fosse de volume talvez servia mas Wah não serve.
abs

pedico
Veterano
# set/14
· votar


Galera, segue um vídeo meu usando a Zoom G3, usei a simulação de um fender+analog delay+ ultimate distortion. Ainda não achei um timbre ideal para gravação, mas achei este até que aceitavel. Acredito que alguns já tenham visto pois criei um tópico divulgando e pedindo a avaliação. Mas de qualquer forma é uma contribuição para o tópico, gosto bastante das simulações da Zoom me atendem perfeitamente, principalmente ao vivo :P

https://www.youtube.com/watch?v=P8iw2BqzgIk&list=UUopxOmkx8dAUvXM2phYD TGQ

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/14
· votar


Galera, não sei se já falaram isso por aqui, mas fiquei feliz com uma descoberta que fiz acidentalmente. Não lembro de ter lido isto no manual.

Eu achava que o scroll da tela só fazia pelos dois botões, o que me fazia abaixar toda vez que precisava. Mas aí eu pisei em dois dos 3 foots, e pra minha surpresa mudou o scroll na tela. Pisando no do meio e no da direita, ou no do meio e esquerda. Interessante!

MauricioBahia
Moderador
# set/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GuitarristaDoNickEstranho: Eu achava que o scroll da tela só fazia pelos dois botões, o que me fazia abaixar toda vez que precisava. Mas aí eu pisei em dois dos 3 foots, e pra minha surpresa mudou o scroll na tela.

"4) a rolagem dos efeitos também pode ser feita pressionando simultaneamente os foots 1/2 ou 2/3"

Pô, tava lá na 1ª postagem!

:))))

SrMouraSilva
Veterano
# out/14 · Editado por: SrMouraSilva
· votar


Ei Galera! A quanto tempo!

Sabem de uma coisa que me fez trocar a G2Nu pela G3? A possibilidade de desativar um pedal específico sem ter que criar um Patch pra isso. Mas, depois de sei lá, dois anos com ela, ainda me atrapalho se preciso desligar o primeiro pedal e ligar o último rapidamente, por exemplo.

Fuçando na net, descobri que existem formas alternativas de comandar a pedaleira além dos mods estilos ashbass:

Exemplo:


Simplificando, o processo é pegar os comandos que passados para a pedaleira pelo Edit&Share e mandá-los quando eu quiser para simular uma ação, como, desativar um pedal, ir para um patch tal, alterar um parâmetro do pedal.

Minha ideia é fazer um controlador externo para eu controlar a pedaleira do jeito que eu bem entender. Na verdade é dispor de uma interface que qualquer pessoa que queira usar minha "biblioteca de código" possa programar do jeito que bem entender.

Pois bem, um dos caras criou um projeto no GitHub e eu criei um Fork. Estou fazendo em Java e atualmente é compatível a G2Nu e estou implementando a G3

https://github.com/SrMouraSilva/JavaMIDI

Se por acaso algum programador quiser se aventurar e me ajudar,
estaria grato :D

---
Edit:
Gravei um exemplo exemplificando de forma bem simples



Lord-g
Veterano
# out/14 · Editado por: Lord-g
· votar


SrMouraSilva
Cara eu já vi projetos em Arduino inclusive eu estou tentando fazer o meu funcionar ^^.
Eu tenho uma FCB 1010 e vou fazer a troca de presets com ela, vou enviar as mensagens midi para o controlador Arduino e ele converte pra USB e manda pra G3.

Já tenho todo o Hardware , já programei o Arduino inclusive mas ele não funcionou ainda, preciso apurar com calma onde eu errei.

Assim que eu tiver alguma evolução eu posto aqui.

SrMouraSilva
Veterano
# out/14
· votar


Lord-g
Show, cara! Esse aí em Java é um aquecimento do que eu quero fazer também em Arduino. Mas vou deixar mais para frente e aproveitar como trabalho de alguma cadeira da Faculdade :D

Agora, do que mapeei, na G3 a única coisa que dá para controlar com o MIDI - mandando as mensagens padrão - é a troca de Patch mesmo. É algo como "C0 00 idPatch 00"

Na G2, para ativar/desativar algum efeito também dá.

De Resto, como ativar/desativar um "pedal" (efeito) e alterar os parâmetros (os potenciômetros) do pedal é tudo com mensagem customizada (Sysex messages):

Como para alterar um parâmetro ou ligar/desligar o pedal:
04 F0 52 00 | 04 5A 31 NUM DO PEDAL | 04 PARÂMETRO Valor1 Valor2 | 05 F7 6C 6F

Minhas anotações estão aqui da G3. Tenho que dar uma arrumada até:
https://github.com/SrMouraSilva/JavaMIDI/blob/master/JavaMIDI/src/br/c om/srmourasilva/multieffects/zoom/pedal/ZoomGSeries.java

Lord-g
Veterano
# out/14
· votar


SrMouraSilva

Cara talvez eu teste em Java curti as opções.
Quando tiver com mais tempo vou tentar fazer a troca de presets e essa é a minha intenção mesmo no momento.

araujo250
Membro Novato
# out/14
· votar


bom dia, tenho uma dúvida, sei q alguém ja fez essa pergunta mas eu n encontrei a resposta ... o tap tempo da zoom g3 é só aquele botãozinho minúsculo la em cima ou dá pra configurar pra usar um dos 3 botões principais? desde ja muito obrigado

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# out/14 · Editado por: JesusChristAndTheHeadbangers
· votar


Pessoal,

Pfv, aos que conhece além da G3, este pedal também da Zoom o MS-70CDR - http://www.zoom.co.jp/products/ms-70cdr. Sabem me dizer se na G3 estão todas as modulações que existem neste??

Porque no ML a G3 está 600 mais ou menos, e este pedal MS 70CDR está de 500 à 600, mas eu achei as modulações fantásticas dele!!

Eu encomendei um Valvulado e um OverDrive com o mesmo pessoal (handmade alienígena), estou pensando num pedal High Gain separado, num pedal para modulações e num looper, e aí encontrei esse MS 70CDR, mas já estava meio que com a G3 na cabeça, aí a dúvida; será que vale mais a pena comprar essa pedaleira G3 então do que o MS 70CDR?

Tipo, usando a G3 no FX Loop fica diferente do que no Input, ou não?
E ela altera negativamente de alguma maneira o sinal da guita, ou fica de boa msm? Tipo, vocês que tem essa pedaleira, estão realmente satisfeitos com ela?

Esqueci de perguntar uma outra coisa, sobre o looper: 40 segundos. Dá pra criar algumas coisas legais com esse tempo? Ou é só estudo mesmo e olhe lá? Já usaram o Looper com algum rítmo de bateria juntos? Fica legal? Dá pra fazer coisas bacanas ou nem?

Dá mais um help ae pessoal!

Vlw!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/14
· votar


araujo250

Só o botãozinho mesmo, cara. Não tem como usar algum dos 3 swithches pra configurar, a menos que você esteja no modo de loop ou no modo da bateria eletrônica, daí um deles se não me engano assume a função de tap tempo.

Mas, você pode arrumar um pedal controlador externo e ligar no control in pra essa função. Eu uso de vez em quando um pedal sustainer de teclado que tem na igreja. A zoom tem um modelo de pedal pra essa finalidade também.


JesusChristAndTheHeadbangers
Cara, não sei se as modulações são as mesmas não. Mas, em relação à parte da sua curiosidade, eu tenho uma Zoom G3x (com pedal de expressão). De vez em quando, quando tô em casa e não quero ligar o set de pedais, eu toco com o Alien Monster e com a zoom no loop do amp.

Não uso muitas modulações... Eu curto mais o vintage chorus dela e o vibrato. Pra mim soam muito bem no amp. O que eu uso mais são os delays (analog, delay+reverb e modulation delay) e curto pra caramba.

Sobre o looper, eu uso também. Pra mim 40 segundos dá pra brincar e se divertir bastante, nunca uso esse tempo todo. Também uso com a bateria. É legal pra você brincar, é bacana pra marcar o tempo, mas não tem lá muita qualidade, lembra aquelas baterias de teclados mais antigos. Aliás, nunca ouvi nenhum looper com uma batera que servisse pra alguma coisa além de estudo e diversão. Então... Pra mim é suficiente.

Se quiser, quando eu tiver um tempinho eu posso fazer um vídeo. Mas vai ser com câmera de cel. porque não vai dar pra ligar a pedaleira no loop do amp e usar como interface ao mesmo tempo, e eu não tenho nenhuma outra interface de áudio.

JesusChristAndTheHeadbangers
Membro Novato
# out/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho Vlw man!!

É, pensando muito bem acho que vale mais a pena, pelo conteúdo da pedaleira em sí, né?
Tem algumas coisas que ando lendo que me deixam meio cabreiro sobre ela, como perda de sinal por ela não ser true by pass e não ter FX Loop nela mesmo, mas como você tá dizendo que usa no FX Loop do ampli e não citou ver problema, muito pelo contrário, diz que curte mesmo o som, e tenho visto que você tem investido em algumas coisas boas também, então acho que dá pra ir pra cima dela sim!

Vou abraçá-la!! =)

Mas grava sim, brother! Assim que fizer um sozinho e achar que róla de gravar, grava e posta aqui pra gente apreciar!

Vlw man!! Vlw msm!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers

Tranquilo. Repetindo mais uma vez que eu não tenho muita experiência com as modulações dela, ok?

O mais legal mesmo seria você testar pra ver o que acha.

Dei uma passada agora pelo site da Zoom e vi que o pedal que você citou tem uns efeitos diferentes que a G3 não tem. Então aí fica mais uma ressalva, se você tiver como testar seria ótimo.

Eu curto a ideia da G3 por ela ter a bateria e o looper, que ajudam pra brincar/estudar, e também por ter 3 switches e poder usar até 6 efeitos no mesmo patch, o que facilita na hora de tocar ao vivo.

Gasparzim
Veterano
# out/14
· votar


Não sei se a dica vale sempre mas, toquei com a G3x ligada em linha e consegui um bom timbre (pelas circunstâncias) fazendo o seguinte:

Liguei na mesa de som diretamente da pedaleira mas com o cabo xlr na saída da pedaleira. Coloquei em modo "direct" e apertei o botão "pre" ao lado da saída da zoom, abaixo de "balanced out".

Ajustei o volume para o mais baixo possível na G3x e aumentei apenas na própria mesa.

Ficou "tocável", nada comparado a ligar num amp de guitarra, mas como não tinha e não levei meu direct box, quebrou o galho.

Jio-kun
Veterano
# out/14
· votar


Algo muito idiota, mas útil pros donos da G3X:

Estava no ensaio tocando numa boa e fui brincar um pouco com o Wah que tinha no patch que eu estava tocando. Liguei o Wah acionando ele pelo botão PDT na posição dele lá e tal e pisei com certa força no pedal de expressão, "abrindo" todo o Wah.

Quando voltei o pedal pra trás, vi que o Wah tinha desligado. Achei estranho e pisei de novo no pedal. Ligou o Wah.

Fui ver embaixo do pedal de expressão e vi que existe o botãozinho minúsculo que aciona ou desliga o Wah. E eu revirei a porra do manual e não vi uma citação sequer sobre isso huahuahua

Resumindo: dá pra acionar sim os efeitos com o pedal de expressão. Só precisa apertar ele com um pouco mais de força.

araujo250
Membro Novato
# nov/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho, muito obrigado pelo esclarecimento e pela dica, vou testar com o pedal sustain do teclado da igreja tbm. vlw

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/14
· votar


Jio-kun
Eu nunca consegui ativar o wah desse jeito... Vou testar depois.

Também não lembro de ter lido isso no manual.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/14
· votar


JesusChristAndTheHeadbangers

Gravei o vídeo. Como tinha dito, áudio do celular, então não saiu realmente todo o timbre do amp (microfonado sairia bem melhor). Como estou sem interface dispnível (a única que uso é a própria G3x, mas não dá pra jogar o som do mic pra ela e ainda usar como multiefeitos no loop ao mesmo tempo), então foi assim mesmo.

Eu a comprei pra ficar usando até eu conseguir um carro pra transportar meu amp pra igreja. Comprei o carro, mas ainda não levo o amp porque a 2x12 junto com o head formam um conjunto bastante pesado e não muito prático de se levar por aí. Enfim, ela tem modulações e efeitos bem interessantes, acho um bom custo benefício. Eu tentei usar o looper, mas o som da batera ficou muito feio no áudio do celular, então acabei cortando essa parte do vídeo.

Espero que dê pelo menos pra ter uma ideia:



-Diuff-
Veterano
# nov/14
· votar


Galerinha os efeitos da zoom g5, são os mesmos da g3?

Lord-g
Veterano
# nov/14
· votar


-Diuff-
Cara a G5 tem os efeitos da G3 e alguns outros.

G3
Number of effects: 116

G5
Effect Types: 145

abs

mestre cabeça
Veterano
# nov/14
· votar


e ai galera, to querendo pegar um zoom g3.
Normalmente só preciso de dois drives (um tube screamer + um outro para usar na hora do solo), um delay, um chorus e tremolo. São os efeitos que eu mais uso.....
Pra usar ao vivo, vcs acham que vai me servir bem? digo, na praticidade e trocar os efeitos e tals?
Já tive uma v-amp 2, mas achava complicado trabalhar com ela ao vivo, pois eu não tinha a controladora dela.........

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/14
· votar


mestre cabeça

Perfeita pra isso. Você coloca um patch com esses 3 efeitos que mais usa e aciona pelos foots como se fossem pedais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!