Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9

Autor Mensagem
Talmet_Br
Veterano
# dez/12
· votar


Poh Gpssa.... ja valeu e muito a ajuda!!! Obrigado!!!

Não conhecia este site!!! Vou dar uma "fuçada" nele aqui....


Em meio a esta busca por um equipamento que pudesse substituir os VST (amplitube, guitar rig)... acabei me deparando tb com as pedaleiras da digitech.... sei nao viu.... pelos testes que vi na internet da simulação do marshal plexi.... de boa.... foi um dos que eu mais gostei. Porém.... claro... ouvir soh na internet nunca da pra tirar conclusões reais sobre.

Agora.... minha duvida aumentou.. G5?? HD500?? ou uma digitech??? rsrsrs


de toda forma... valeu pela ajuda!!!! :)

AlanPPS
Veterano
# dez/12
· votar


Comprei uma zoom g5 e achei o som muito bom, as distorçoes de amp e pedais bem configurados ficam melhor quea distorção do meu laney lv 200, simplesmente show o som dessa pedaleira. Meu amigo tem uma pod hd 500 e o som que ele tira com ela não fica muito superior que o da zoom g5 não .

Estou me divertindo muito com a bichinha hehehe.

Só estou com uma dúvida nela, no manual fala que da para cair a afinação da guitarra de 1,2 ou 3 semitons mais não consigui utilizar esse recurso. Alguém sabe como mecher nisso ?

gpssa
Veterano
# dez/12
· votar


Como a G5 é muuuito fácil de mexer, a dificuldade pra mim está sendo timbrar mesmo. Estou prosperando lentamente, pois é tudo novo pra mim: entender os tipos de efeito, funcionamento da cadeia de pedais, regular uma serie de parâmetros, combinar diversas possibilidades pra conseguir algo que se está imaginando e etc., tá dando trabalho, mas trazendo muita satisfação também.
Pedaleira fantástica essa! Sensacional!

Pra quem já está com a G5:
Que tal compartilharmos uns patches para analisarmos o funcionamento e formas de aprimorá-los, pessoal?!!!

gpssa
Veterano
# dez/12
· votar


Acho inclusive que a proposta é válida pra quem tem a G3 também, não é?

PigO
Veterano
# dez/12
· votar


ela é boa pra gravar (direto pelo usb)???

da de por lado a lado a g3x com a g5? tem as duas aqui em uma loja e nao sei ainda qual comprar..tem outras tbm, mas quero saber dessas..

Trombini
Veterano
# dez/12
· votar


Oh Galera,
Pra quem ta falando aí da Zoom G5 olha aí o que esse cara fala dela.
http://www.youtube.com/watch?v=1Qq5ak6V70w
http://www.youtube.com/watch?v=iFEpA_Y30jQ

gpssa
Veterano
# dez/12
· votar


Muito bom esse review. Já postaram aqui uma vez. O Diogo Braga (autor desse vídeo), inclusive, participa aqui do fórum.

Mas e aí...quem topa compartilhar uns patches?

Por exemplo...estou tentando alcançar uns timbres tipo do Coldplay em "In My Place" e Strokes em "12:15". Pesquisei o pedalboard dos caras na net e tentei aproximar, mas ainda não tô passando muito perto. Algum help?
Pensei de fazermos disso um exercício coletivo...tipo: compartilharmos os patches, discutirmos e irmos aprimorando...só como estudo mesmo. Dentro dessa proposta topo tentar imitar o timbre de outros artistas que gostem também para podermos exercitar.
Sei que não tem como sair igual...por isso ressalto que é só um exercício.
E então?........Alguém se interessa?

AlanPPS
Veterano
# dez/12
· votar


Quase nunca dá certo compartilhar patches pois o timbre vai ser completamente diferente do que se posta devido a cabos, guitarra, amp , cordas e etc !! O negócio é você aprimorar seu ouvido e não se prender no set dos caras, tente fazer valer sua intuição e imaginação para pô-la em prática, eu por exemplo consegui a melhor distorção usando uma simulação de hiwatt com o pedal great muff !!

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Quase nunca dá certo compartilhar patches pois o timbre vai ser completamente diferente do que se posta devido a cabos, guitarra, amp , cordas e etc !!

(2)

diogo.multiefeitos
Veterano
# jan/13
· votar


Amigos em breve vídeos comparativos da parte fisica e sonora da vox tonelab st e da zoom g5, dúvidas e idéias de videos e so me falar que faço na medida do possivel segue link do meu canal;
http://www.youtube.com/channel/UCwjKr5ZefasxjWuSCkoZA2g

janick
Veterano
# jan/13
· votar


Depende muito. Pra regulagens de delays e modulaçoes específicas acho legal compartilhar patches!

Tramp Mad for Revenge
Membro
# jan/13 · Editado por: Tramp Mad for Revenge
· votar


AlanPPS
Estou me divertindo muito com a bichinha

hmmmmmmm , aé garotão ? :)

Pra não falarem que eu não ajudei em nada , já testei essa G5 , achei legalzinha , nada demais , no fim acabei comprando uma Gt100 mesmo .

diogo.multiefeitos
Veterano
# jan/13
· votar


Só estou com uma dúvida nela, no manual fala que da para cair a afinação da guitarra de 1,2 ou 3 semitons mais não consigui utilizar esse recurso. Alguém sabe como mecher nisso ?

É simples, a g5 tem dois tipos de pitch o monofonico e o polifonico, no monofonico o pitch so soaria legal em uma nota por vez, já no polifonico vc pode tocar em todas as cordas, escolha a opção pitch shifter coloque o balance no máximo o tone no máximo, e na parte pitch vc almenta ou baixa tonalidade de semiton em semiton

JoeGomes1994
Veterano
# jan/13
· votar


PigO

ela é boa pra gravar (direto pelo usb)???

da de por lado a lado a g3x com a g5?


Adorei a qualidade de gravação USB dela... Um som bem limpo, sem perda de qualidade. A qualidade dela é 44.1kHz, 16Bits, a mesma qualidade de um CD já gravado (não iludindo-se muito, já que um estúdio grava com a qualidade na faixa dos 44.1 - 48kHz, 24Bits, e depois masteriza em 44.1kHz, 16Bits). Com certeza não é nível profissional, mas com certeza dá pra brincar sem reclamar.

A G3 e a G5 foram feitas na mesma proposta (mesmo processador, modo de stompboxes, facilidade de programação)... A G5 tem mais efeitos (145, contra 116 da G3), tem o Z Pedal (para três efeitos, dois controlados ao mesmo tempo) contra o de expressão padrão da G3, entre outras observações... Se não for se basear nesses e outros pontos específicos, poderia colocar elas como quase a mesma coisa, vai da necessidade, gosto ou disponibilidade.

;)

AlanPPS
Veterano
# jan/13
· votar


diogo.multiefeitos

Obrigado parceiro, eu já tinha descoberto como mexer , não fica totalmente 100% mas é bem interessante para mudar de afinação sem ficar afrouxando ou apertando as tarrachas .

PigO
Veterano
# jan/13
· votar


JoeGomes1994

opa, vlw pela resposta!

gpssa
Veterano
# jan/13
· votar


AlanPPS
MauricioBahia

[/i]Quase nunca dá certo compartilhar patches pois o timbre vai ser completamente diferente do que se posta devido a cabos, guitarra, amp , cordas e etc !![i]

Entendi. Valeu!

janick
Depende muito. Pra regulagens de delays e modulaçoes específicas acho legal compartilhar patches!

Pelo que percebi parece que compartilhar só se justificaria em situações muito específicas, onde hajam delays e modulações evidentes ou algo assim, é isso?...enfim, o que acha?...abandonamos a ideia ou levamos adiante?

MCMLXXX
Veterano
# jan/13 · Editado por: MCMLXXX
· votar


Acho totalmente válido compartilhar patches, sejam eles drives, modulação ou ambiência, pois independente do equipamento utilizado, o patch pode servir de parâmetro para qualquer guitarrista. É exatamente como faço com os presets de fábrica, procuro algum "com a minha cara" e dou aquela reguladinha necessária. Vejam os patchs criados pelo Oziel para a G3. A menos que vc tenha um cabo de vassoura com cordas de varal no lugar de uma guitarra, eles podem servir de ponto de partida para qualquer guitarrista com dificuldade na edição de efeitos.

kevlloyd
Veterano
# jan/13 · Editado por: kevlloyd
· votar


Pessoal, estou já há uns três meses com a G5 e posso garantir: Ela tem atendido todas as minhas espectativas e necessidades! Estou até sem usar meu set analógico (deixei com meu pai/mestre, que me ajudou a montar o set e tá usando mais que eu). É o tipo de equipo que dá vontade de ligar a guita todo dia!

Uma coisa interessante na G5 que ninguém falou aqui: a interface dela não nos passa a impressão de um set analógico, ELA TRATA OS EFEITOS COMO UM!

Vou explicar: nas configurações Globais, existe uma opção de caminho da cadeia de efeitos (>>>> ou <<<<). Aí é que está o segredo: a ordem dos pedais altera e muito o resultado final.

Como teve gente que sugeriu compartilhar patches, eu vou dar uma idéia, baseado no que eu estou usando atualmente:

Por ordem na cadeia:
- ZNR;
- Comp (MXR Dyna Comp);
- Wah (Ibanez);
- Dist (MXR Distortion +);
- Delay;
- HD Reverb.

Observações:
- O ZNR só uso em caso extremo, prefiro nem usar se o ruído for tolerável.
- Não aprendi ainda a regular direito os Wahs e Comps. Estou deixando tudo flat e está atendendo às espectativas. Ah, Comp antes do Wah fica melhor pra mim. Colocá-lo depois tira um pouco da agressividade características dos wahs que eu curto.
- Reverb QUASE NADA (às vezes desligo), Delay 450ms com Mix baixo e 3 repetições NO MÁXIMO, senão embola.
- Com base nessa sequência, pode-se usar qualquer simulação (eu to curtindo os que eu citei, MXRs, Ibanez, etc).

Pra encerrar:
Não use simulações de amp quando for ligar no seu amp. Eu uso um fone Porta Pro pra regular os patches com amp. sim.

QUANDO FOR USAR AMP. SIM.:
- Experimente um drive ANTES do amp.
Por exemplo: [Tube Screamer] ->[Orange].

Essa última dica eu peguei "no ar" em um vídeo do Ozielzinho da G5. Ele tava usando um Tube Screamer antes de uma simulação de Mesa Boogie. Testei em casa e ficou lindo.

Abraço a todos.

MauricioBahia
Moderador
# jan/13
· votar


kevlloyd
Uma coisa interessante na G5 que ninguém falou aqui: a interface dela não nos passa a impressão de um set analógico, ELA TRATA OS EFEITOS COMO UM!

Vou explicar: nas configurações Globais, existe uma opção de caminho da cadeia de efeitos (>>>> ou <<<<). Aí é que está o segredo: a ordem dos pedais altera e muito o resultado final.


Por isso fiz um tópico com dicas para a G3/G3X onde cita, além dessa questão da direção do sinal, outras. Aliás, algumas delas podem ser úteis pra quem tem a G5:

Central de dicas Zoom G3 e G3X
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284876/

Valeu!

kevlloyd
Veterano
# jan/13
· votar


Blz, não tinha lido esse tópico inteiro pra ver isso.

Ah, ainda não sei se dá pra colocar Wah e Volume no z-pedal no mesmo patch. Será que alguém obteve êxito nisso? Ou a G5 tem essa limitação mesmo?

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kevlloyd: Blz, não tinha lido esse tópico inteiro pra ver isso.

No tópico sobre a G3, as dicas estão no 1º post! :) Não precisa nem ler muito...

não sei se dá pra colocar Wah e Volume no z-pedal no mesmo patch.

Teoricamente dá pois o Z-Pedal tem funções programáveis independentes. Isso explica no manual. Eu o li, mas não me recordo muito bem.

Abs

kevlloyd
Veterano
# jan/13
· votar


Hmm, entendo.
O que eu descobri é que dá pra programar um wah e um vol. boost simultâneo. Só que as alterações de volume são feitas pelo Z-Pedal na horizontal, se não me engano. Vou explorar um pouco essa opção e ver no que dá. :D

Ah, desculpa aí! Eu olhei lá, tá no primeiro post mesmo! uhauhauah Vai ver, por ter lido antes de comprar a G5, eu nem prestei atenção no detalhe, por não conhecer o equipo. Mal aê pela falta de atenção.

kevlloyd
Veterano
# jan/13
· votar


MauricioBahia

Teoricamente dá pois o Z-Pedal tem funções programáveis independentes. Isso explica no manual. Eu o li, mas não me recordo muito bem.

Viu, cara, testei e funcionou o esquema. O Wah tá no jeito, ali entre o comp e a dist, e coloquei o Vol. Boost antes do Delay e Reverb. Aí é só deixar o Vol. Boost ligado o tempo todo que o Z-Pedal funciona como volume. Pra ativar o Wah, é só pisar na ponta do Z-Pedal que o G5 desliga o Vol. e liga o Wah automatico. Só não rola essa sincronia se usar os foots pra ligar/desligar o Wah. Mas não é essa a intenção mesmo ^_^

Obrigado pela dica. Às vezes o manual deixa na mão, pq não explica esse tipo de funcionalidade (ex. que o equipo sincroniza a ativação do Wah e o desligamento do Vol). Estou cada dia mais satisfeito com essa Zoom.

Abraço.

Saullito Batera
Veterano
# jan/13
· votar


Fala galera.
Estou de olho em uma pedaleira pra minha guitarra.
Eu sou tecladista, toco violão, e sanfona mais nos shows, mas em alguns casos eu pego guitarra para dar uma moral na melodia.
Estou até hoje com uma 505 2 emprestada que irei devolver.
Minha dúvida é a seguinte.
Será que compensa eu pegar a G3 ou já torrar a grana e pegar logo a G5 ?
Fico pensando que a G5 é muito para mim que toco guitarra ás vezes. Mas também fico pensando na diferença de preço das duas e pegar logo uma G5.
O que acham ?

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Saullito Batera

Eu iria de G3, por causa da portabilidade. Lembrando que pra controlar efeitos em realtime é preciso de um pedal de expressão externo, como na G3X. Agora, não esqueça dos novos "compactos" da linha Zoom: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/292595/ Fora os lancamentos recentes na NAMM 2013: http://www.zoom.co.jp/products/

Sem contar que muitas empresas estão seguindo esse estilo "ultra compacto", imitando um pedal clássico.

Abs

Saullito Batera
Veterano
# jan/13
· votar


Olá Mauricio, o pedal é tranquilo, eu tenho um da Behringher que uso no teclado que daria certo para ela também. Abraço. Obrigado pela opinião, vou ficar de olho.

diogorock
Veterano
# fev/13
· votar


Depois de 300 anos sumido voltei kkkk.

Venho deixar minha opinião sobre a G5.
Pedaleira muito simples de mexer, muito mesmo.
Recomendo uma G3 pra quem está começando até, pois n terá dor de cabeça e dificuldade alguma.

Gostei muito dos timbres, ela ligada em linha é um show a parte.
Confesso q a G5 tem até mais recursos doq realmente uso, mas preferi ter mais sem usar, doq me faltar algo.

Só me ocorreu um problema, e queria uma ajuda.
Liguei ela no pc, instalei o asio tudo certinho. Ela reconheceu e abriu o programa. Mas n consigo escutar o som qnto toco, somente depois de gravar pelo gravador de som e apertar o play q escuto.
Como faço pra tocar e ouvir ao mesmo tempo?

kevlloyd
Veterano
# fev/13
· votar


Saullito Batera

Será que compensa eu pegar a G3 ou já torrar a grana e pegar logo a G5 ?

Eaê, tudo tranquilo?
Cara, não sei se você já decidiu ou mesmo comprou um dos multiefeitos que vc mencionou dez dias atrás. Mas eu recomendaria pra você, nem G3 nem G5. Daria uma olhada no MultiStomp MS50G, da própria Zoom, que é mais barato que a G3, com a mesma tecnologia "embarcada".

Dê uma olhada nesse review do Roberto Torao:
http://www.youtube.com/watch?v=451z2U2DsZw&list=UUw_K0QMj3LgO8IL3XD5GF Lg&index=1

Parece interessante para quem precisa de um equipo fácil de transportar, com qualidade e preço tranquilo. Digo que parece, pq eu mesmo tenho a G5, mas ainda não uso muitos dos recursos que ela oferece. Sei lá, só não quero que você gaste uma grana num equipo com muito mais do que você realmente precisará.

Abraço!

Martin__TDT
Membro
# mar/13
· votar


Um site que eu tava olhando aqui falava que a G5 veio pra substituir a G7. Vcs concordam? seria no design? praticidade?

se for ver por praticidade essa é a grande diferença da GT100 pra GT10, tem um video da gringa que os cara poe uma do lado da outra e os timbres da Gt100 são apenas mais "vivos" que a gt10. Seria isso para a G5 em relação a G7?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom G5 - Agora sim, a sucessora da G7/G9