Boss GT-100: Finalmente Boss lança pedaleira top pra bater a POD HD 500

Autor Mensagem
Berga
Veterano
# fev/12
· votar


Fala aí galera?! Sou adepto aos multiprocessadores devido ao seu avanço e custo-benefício, uma vez que aqui no BR é quase inviável ter um set analógico/valvulado em função dos altos preços praticados no mercado(não que as chamadas "pedaleiras" também não sofram desse mal). Já tive uma GT-10 e hoje tenho um POD HD 500. O que percebi foi: Ambas tem quase os mesmos recursos, com pontos fortes e fracos. Um dos pontos mais fortes da GT-10 é a usabilidade(que pelo visto foi retirada na GT-100), com ela dá para ajustar qualquer parâmetro de forma ágil, além de criar timbres facilmente com o EZTone(Quanto mais você aprende sobre a pedaleira, menos utiliza esses recursos de timbrar automaticamente). Outro ponto a se notar são as simulações acusticas(não são excelentes, mas quebram um galho) que o POD não tem. A GT-10 tem bons timbres, mas é preciso fazer vários ajustes para obtenção desse timbre, basta ver uns vídeos do brazuca Alex Machado ou do gringo Glenn Delaune para descobrir os "workarounds" tipo EQ Free Willy, Ressonators, , etc para obter um bom timbre... mas nada que o tempo e o estudo do equipamento não resolvam. Um dos pontos fracos são as simulações que são todas muito parecidas e artificiais, mas mesmo assim da para fazer ótimos timbres. Posso dizer que a GT me atendeu perfeitamente no tempo em que esteve omigo. Tudo mudou mesmo depois que comprei o POD. Por ser mais novo, o POD trazia um looping melhor e com mais recursos que o da GT, entre outros recursos, que como já dito, são quase iguais aos da GT-10(simulações de pedais, harmonizer, compressores, etc...). O que realmente faz a diferença no POD são as simulações, essas sim são impressionantes, sem fazer muito esforço da pra ter em casa um bom Dual Rectifier, Fireball, AC-30, Blackface, ou até mesmo um JCM-800... me parece um timbre mais natural... tudo isso sem estudar por semanas artificios para fazer um bom timbre... isso não exclui, claro, o estudo do equipamento. Outro ponto forte do POD é a comunidade Line6 e o suporte online, incluindo atualizações de firmware sem nenhuma dor de cabeça. Software de edição para configurar a pedaleira no PC(a GT-10 não tinha, não sei se a GT-100 terá). Dessa forma a Line6 publica um novo firmware com correções de BUGs e novas simulações e um software instalado no PC(Monkey) identifica essa atualização, baixa e instala na pedaleira através de uma cabo USB. Os recursos de gravação via USB são semelhantes aos da GT-10. O POD também possui mais entradas e saídas que a GT-10, incluindo Mic, instrumento auxiliar e saídas balanceadas. Com todo esse diferencial, fica difícil bater a Line 6. Notem que não sou vendedor, muito menos marketeiro ou fanboy da Line 6, estou apenas contando um pouco daminha experiência. Admito que o produto tem seus pontos baixos como a falta de um simulador acustico e, botão de solo nos amps(isso realmente faz falta!!!), limite de DSP(limite de itens que podem ser inseridos na cadeia) e a usabilidade da GT-10(que não poderia ser aplicada no POD, pois a GT-10 tem uma cadeia mais "engessada" que a do POD, assim fica mais fácil de fazer botões para controle.Mesmo assim a usabilidade do POD é boa e se a pessoa não se adaptar em ajustar no hardware pode configurar via software, que é bem mais amigável). Sabendo de acertos e falhas me sinto bastante satisfeito com o POD, visto o que temos no mercado hoje e o seu custo-benefício(não podemos esperar que uma simulação de um equip de $500 substitua sem nenhuma diferença um head que separado custa $2000[só o head!!!]).

"Tá bom cara, você falou, falou, falou e nada de GT-100"... Disse isso tudo só para contextualiza-los sobre as experiências que já tive. Acredito que a BOSS/Roland deve melhorar muito ainda seu produto e suporte para conseguir concorrer fortemente com seus concorrentes(principalmente a line 6). É difícil falar sem testar, mas todos os vídeos que vi da GT-100(que deve ser timbrada por musicos ajudados por engenheiros de contrução do equipamento) parecem mais do mesmo(GT-10 melhorada) e aquele timbre ainda está lá. Será com certeza um ótimo equipamento, mas deveria vir acompanhado de outras vantagens, assim como o POD. A impressão que tenho é que de uns tempos pra cá a Line 6 está um passo a frente, e quando seus concorrentes a alcançam, ela consegue melhorar o software através de atualizações até que se dê um novo grande passo(lançar novo hardware). Tomara que a GT-100 e a Roland queimem a minha lingua e que essa seja realmente um multiprocessador fenomenal que traga todo o pacotão de comunidade web, bons softwares, etc, etc, etc... Sou da opinião de que quanto maior a concorrência, melhor para nós, consumidores, pois os preços abaixam e qualidade aumenta. Porém, não tenho muita esperança de que isso aonteça. O que vi até agora achei sem sal, não deu aquele tesão de trocar o equip, não me parece vantajoso trocar meu equip por algo que PARECE ser mais do mesmo.

Isso tudo que eu disse, claro que é a minha opinião, não existem verdades ou mentiras e serve apenas para comparação dos equips que eu conheço e da categoria da GT-100.

Espero ter acrescentado algo interessante à discussão.

Videos da GT-100 vistos no youtube da NAMM, Site oficial da Roland e na http://www.sweetwater.com/store/detail/GT100

Regis Yama
Veterano
# fev/12
· votar


Preamp: Advanced:
Natural Clean, Full Range, Combo Crunch, Stack Crunch, HiGain Stack, Power Drive, Extrem Lead, Core Metal

Preamp: Vintage:
JC-120, Clean Twin, Pro Crunch, Tweed, Delux Crunch, VO Drive, VO Lead, Match Drive, BG Lead, BG Drive, MS1959 I, MS1959 I+II, R-Fier Vintage, R-Fier Modern, T-Amp Lead, SLDN, 5150 Drive

Effect List: Efect:
Comp, OD/DS, Preamp, EQ, FX1, FX2, Delay, Chorus, Reverb

Effect List: OD/DS: Advanced:
Mid Boost, Clean Boost, Treble Bst, Crunch, Naturl OD, Warm OD, Fat DS, Lead DS, Metal DS, Oct Fuzz

Effect List: OD/DS: Vintage:
Blues OD, OD-1, T-Scream, Turbo OD, Dist, RAT, Guv DS, DSt+, Metal Zone, '60 Fuzz, Muff Fuzz

FX1/FX2:
T. Wah, Auto Wah, Sub Wah, Adv. Comp, Limiter, Sub OD/DS, Graphic EQ, Para EQ, Tone Modify, Guitar Sim., Slow Gear, Defretter, Wave Synth, Sitar Sim., Octave, Pitch Shifter, Harmonist, Sound Hold, AC. Processor, Phaser, Flanger, Tremolo, Rotary, Uni-V, Pan, Slicer, Vibrato, Ring Mod., Humanizer, 2x2 Chorus, Sub Delay

Regis Yama
Veterano
# fev/12
· votar


Saiu o preco e a data lancamento da Boss GT-100 aqui no Japao.
Vai ser lancado no final de Marco e o preco sera 49,000 yen ( convertendo da uns 1,000 reais).

JJJ
Veterano
# fev/12
· votar


Regis Yama
convertendo da uns 1,000 reais

Acho que aqui vai ser um "pouquinho" mais caro...

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


Regis Yama

Estou torcendo para sair mesmo no fim de Março (em algumas lojas, está previsto para "final de Março/começo de Abril"). Minha esposa volta para o BR no começo de Abril, então se atrasarem o lançamento eu não posso pedir para ela. Comprar no Brasil, sem chance.

Regis Yama
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Quanto voces acham que vai ser o preco ai no Brasil?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Regis Yama

Não faço idéia. Mas no geral, as coisas aqui costumam custar 2 a 4 vezes mais do que no Japão. Por exemplo, eu paguei 12.500 ienes na minha Tonelab ST - uns 250 reais. Ela pode ser encontrada por aqui custando de 750 a 1000 reais.

Além disso, no Japão funciona assim: temos o produto X1.0 sendo vendido por 50 mil. Quando lançam o X2.0, o preço é 50 mil, e abaixam o preço do X1.0 para 35 ou 40 mil até esgotarem o estoque. No Brasil funciona diferente. O X1.0 é vendido por 2 mil. Aí lançam o X2.0. O X1.0 continua sendo vendido por 2 mil, o X2.0 é que vem custando 2500 ou 3000 até acabar o estoque de X1.0.

Com base nisso, por alto, a GT100 deve aparecer no Brasil custando algo entre 2500 e 3000 reais mesmo, principalmente em lojas físicas.

Depois de viver por vários anos aí, só olhar os preços no Brasil já me tira totalmente a vontade de comprar qualquer coisa, ainda mais porque eu sei que são coisas supérfluas.

JJJ
Veterano
# fev/12
· votar


Regis Yama

Bom, vejamos... 1000 reais na origem + 1000 de imposto + 1000 pro lucro do lojista. Uns 3000 reais...

André8994
Veterano
# fev/12 · Editado por: André8994
· votar


ja acho a zoom g9 mais bonita e seilá melhor.
se for 3000 acho a zoom mais barata né kkkkkk
e qem sabe

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


André8994
ja acho a zoom g9 mais bonita e seilá melhor.

Defina "seilá melhor", levando em consideração que estamos falando de um produto que nem foi lançado.

André8994
Veterano
# fev/12
· votar


siim
desculpa aii
kkkkkkkkkkkkkk
me presipitei
mas é vamo deixar assim
vamo esperar ser lençado a boss gt-100
aii depois nois fala de qual é melhor né.
kkk blz entao.

Regis Yama
Veterano
# fev/12
· votar


Nossa que absurdo de preco ai no Brasil ne. Se eu soubesse como fazer eu podia vender efeitos de guitarra daqui para o Brasil.
Alguem sabe se poderia dar certo?
Como que eu faria para mandar os produtos sem ter problemas com a alfandega?

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Regis Yama
Alguem sabe se poderia dar certo?

Se você não quiser cometer um crime, provavelmente não é tão vantajoso quanto pode parecer à primeira vista.

Como que eu faria para mandar os produtos sem ter problemas com a alfandega?

Encarando a burocracia e pagando todos os impostos. O único jeito de não ter problemas com a lei é não fazendo do jeito ilegal.

TG Aoshi
Veterano
# fev/12
· votar


Regis Yama
Legalmente não tem jeito mesmo.

Só por causa do frete e taxas o preço final já fica 3 vezes maior.

espman
Veterano
# fev/12
· votar


sacanagem.......

Ramsay
Veterano
# fev/12
· votar


Eu acho essa discussão, no mínimo, inútil!!

Conforme um colega do fórum disse, a Boss está sofrendo um processo de mamutização, porque simplesmente não abre mão de tecnologias antigas de 10 anos ou mais atrás que foram bem sucedidas em produtos anteriores, mas, que estão totalmente ultrapassadas.

Alguém sabe me dizer, se a GT-100 suporta pelo menos USB 2.0 ??

Regis Yama
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
TG Aoshi

Valeu pela informacao

espman
Veterano
# fev/12
· votar


saiu a informacao de q ela estara a venda por aqui no brasil em julho
com o preco sugestivo de 1999 dilmas...

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


Vendo esses vídeos, percebi que a Boss em termos de sonoridade mudou muito pouco, mudou a quantidade de recursos e como usá-los, mas, o som dessa GT-100 não mudou muito em relação a pedaleiras como GT-8/10 ou até mesmo minha Boss - Me 70...
Não que o som seja ruim, muito pelo contrário, mas acho que dá para melhorar bastante...
Aposto que aqueles preamps MS1959 I e MS1959 I+II, não diferem em nada do meu "stack", consigo timbrar parecido com o som do Jimmy Page ao vivo, e pelo que vejo, a diferença será mínima....

joris_141
Veterano
# fev/12
· votar


Bem, pelo que lí no tópico inteiro, posso sugerir 3 coisas:

-Caso voce não possua nenhuma das 3 pedaleiras, e deseja a melhor, vá de Line 6 POD HD 500.

-Caso voce for BOSSMANIAC, compre a GT 100

-Não compre nem a GT 10, nem a GT 100, compre a Line 6 POD HD 500.

Obrigado a todos, em julho pretendo viajar aos EUA e vou trazer uma POD junto! hehehe, quem sabe, sobra um dinheiro e compro um cabeçote Line 6 pra "ornar" ( como diz minha vó ) com meu novo equipo.

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


joris_141

Me impressiona que você consiga sugerir coisas sem ter testado a fundo os produtos.

Practus
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Me impressiona que você consiga sugerir coisas sem ter testado a fundo os produtos.

+1 pro'ce, rapaz...

joris_141
Veterano
# fev/12
· votar


Eu já testei sim, não por um determinado tempo, mas sim em lojas. Não deu pra ver TODAS funçoes, porês na teoria já se sabe diferenciar "bunda" com "cu"

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


joris_141
Eu já testei sim

E como você testou a GT-100 se ela nem foi lançada ainda?

MauricioBahia
Moderador
# fev/12
· votar


E como você testou a GT-100 se ela nem foi lançada ainda? (2)

Testou pelo Youtube, aposto!

mvmarquezini
Veterano
# fev/12
· votar


Pessoal que pedaleira feia ????

Não acredito que a Boss conseguiu regredir desse jeito!!!!

Cade as funcionalidades da GT-10?

Pelo visto minha GR-55 vai ficar comigo por longos anos!!. no máximo comprar mais um captador mid para instalar na outra guitarra!!

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


mvmarquezini
Pessoal que pedaleira feia

De acordo. Isso a gente já pode falar, e quase todo mundo que eu vi opinando concorda.

Cade as funcionalidades da GT-10?

Quais funcionalidades? Eles não lançaram ainda nem o manual, não dá para saber exatamente quais são as funcionalidades. Eu sei que a cadeia paralela continua ali. O tal do EZTone também. E eles estão dizendo que atacam uma velha demanda dos que reclamam que "pedaleiras só copiam" (o que já não era verdade), com a possibilidade de customizar amps e pedais a partir de um character básico.

Claro, mais detalhes são pura especulação por enquanto. Em especial com relação à qualidade. Oficialmente, eles dizem que reescreveram os algoritmos das simulações de amps para o novo processador. Mas é impossível saber no momento se algo realmente melhorou.

mais um captador mid

Nota: o GK-3 não é um captador MIDI. Ele manda 6 sinais independentes (um por corda), mais um de controle, mas os sinais que ele manda são "normais". A conversão para MIDI é feita na própria GR-55.

E em tempo: a GR-55 é muito foda, eu estou usando ela para TODAS as minhas gravações, no mínimo para simular instrumentos como baixo (que eu não tenho) e aqueles preenchimentos com synths. Se por algum motivo eu tivesse que me desfazer de alguns equipamentos, provavelmente a GR-55 seria uma das últimas a ir embora.

Musico_Edu
Veterano
# fev/12
· votar


ae ahei essa loja na net vendendo a gt 100 só nao sei se esta aki no Brasil ou se eles importam pra cá, quem tiver mais informações será bem util
segue o link:

http://www.gangmusic.com.br/pedais-e-efeitos/pedais/boss-gt100-guitar- multieffects-pedal-3,10,2486.GangMusic

mvmarquezini
Veterano
# fev/12
· votar


Bog
Veterano# há 5 horas
citar · votar · denunciar

mvmarquezini
Pessoal que pedaleira feia

De acordo. Isso a gente já pode falar, e quase todo mundo que eu vi opinando concorda.

Cade as funcionalidades da GT-10?

Quais funcionalidades? Eles não lançaram ainda nem o manual, não dá para saber exatamente quais são as funcionalidades. Eu sei que a cadeia paralela continua ali. O tal do EZTone também. E eles estão dizendo que atacam uma velha demanda dos que reclamam que "pedaleiras só copiam" (o que já não era verdade), com a possibilidade de customizar amps e pedais a partir de um character básico.




Funcionalidade com relação a facilidade dos botões separados para editar rapidamente um efeito sem precisar entrar no menu principal......



É Vamos esperar para ver!!! O problema é que aqui no Brasil para testar vai ser um problema, pois as lojas do RJ são ridículas, só testa se for comprar!!!

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


mvmarquezini
Funcionalidade com relação a facilidade dos botões separados para editar rapidamente um efeito sem precisar entrar no menu principal......

Eles mudaram a interface mesmo. Juram que foi para deixar mais fácil e simples, mas vai saber se não vai acabar sendo mais uma daquelas aventuras de futricar no sub-menu do sub-menu do sub-menu...

Musico_Edu

O produto ainda não foi lançado. Está em pré-venda em vários sites gringos.

E eu fiquei com medo da tradução de Google Translate neste link que você passou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss GT-100: Finalmente Boss lança pedaleira top pra bater a POD HD 500