Dica de pedaleira top ou quase top.

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # mai/09


    Bom... Espero que não esteja importunando vocês. Sou participante deste forum e já fiz uma busca detalhada sobre o assunto que estou perguntando. Ainda não obtive respostas claras e ainda não tirei minha conclusão.

    O fato é que eu estarei viajando para SP no dia 11/06 e como fanático por música, vou separar a terde de sexta-feira, dia 12/06 para ir na Teodoro Sampaio.

    Eu estou pretendendo comprar uma pedaleira bacana e acho que vou poder gastar uns R$1.500,00 nesta brincadeira.

    Por este preço, acho que não vai dar pra pegar nem uma POD X3 live, nem uma Boss GT-10 e nem uma VOX Tonelab, correto? Essas pedaleiras estão mais na faixa de uns R$2.000,00 pelo que pesquisei, não é isso?

    Bom... Então, vou partir para uma "segunda linha" de pedaleiras e acho que minhas opções serão: Boss GT-8, Boss GT-6, POD XT live, Digitech GNX3, Digitech GNX2, Zoom G9, Zoom G7, etc

    Minhas necessidades:

    Gravação: necessidade muito pequena, pois as gravações que faço são apenas em casa, com uma interface Behringer UCA102, apenas para treinar e estudar. Não tenho necessidade de porta USB na pedaleira e não tenho necessidade de fazer "super gravações" com a pedaleira.

    Ligação em PA: necessidade média. Dificilmente haverá um show onde eu tenha que tocar "direto na mesa", mas essa possibilidade sempre existe. Se a pedaleira tiver umas simulações razoáveis, pra mim já tá bom.

    Efeitos: Esse é o grande uso da pedaleira. Eu preciso de uma pedaleira que tenha efeitos muito bons. Preciso de chorus e phaser de qualidade e de reverb realmente bons. Algumas distorções também são bem-vindas. A maioria dos meus timbres são de som clean ou simulação de violão ou compressor leve ou chorus dedilhado, etc. Em 1 ou 2 músicas é que eu usaria uma simulação de Mesa/Boogie para tocar bases de power-chord.

    Porque não comprar pedais então? Eu prefiro ter uma pedaleira que possa dar uma formatada e uma padronizada no timbre, pois eu acabo tocando em diversos tipos de amplificador e se eu usasse somente os pedais, acaba que o timbre vai mudando muito de um amplificador para outro.

    Eu tenho acesso a um Fender FM head, com caixa 4x12; Huges & Kettner com caixa 4x12, Crate com 2x12, Marshall MG100 1x12, Fender FM212, Peavey Bandit, etc.

    Preciso, também, de uma pedaleira que tenha uns 4 switches de acesso rápido, pois há umas músicas em que eu tenho que mudar de efeito durante a execução. Assim, Zoom G2 ou qq outra pedaleira que seja "bank up e bank down" está totalmente fora de cogitação.

    Estou pensando muito na Boss GT-8... Tô muito errado?

    Obrigado a quem puder ajudar ou quem puder indicar link's de informações úteis.

    Valeu!!!

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea

    gt-8 na cabeça, eu tenho uma 6 e apesar dos timbres tão bons qto, acho que os efeitos a mais, amplis a mais (e idade a menos) vale a pena, até pq a diff no preço é praticamente nula entre as 2.

    usando método dos 4 cabos e outras ligações possíveis com a gt vc consegue usá-la na boa ligando em PA, ampli ou qq outra coisa, pode usar a saída digital para gravações, e mesmo em linha fica perfeito.

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    zoom G9 pra ti

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea

    pelo q vc falou gt8 na cabeça. O foda é o preço dessas nabas e tudo quanto é instrumento, no lançamento achava-se a gt10 por mil quinhentos e pouco, agora tá quase 2 pau. Mas se a grana é essa gt8 é uma baita pedaleira, ótimos efeitos, e toda essa jogada na hora de trocar os presets - isso é uma das poucas coisas q sinto muiiiita falta dela.

    Fora que vc usa mais sons clean, isso ela supre muito bem.

    abçs e boa sorte no investimento!

    Sioux
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea
    Por este preço, acho que não vai dar pra pegar nem uma POD X3 live, nem uma Boss GT-10 e nem uma VOX Tonelab, correto? Essas pedaleiras estão mais na faixa de uns R$2.000,00 pelo que pesquisei, não é isso?

    Bom... Então, vou partir para uma "segunda linha" de pedaleiras e acho que minhas opções serão: Boss GT-8, Boss GT-6, POD XT live, Digitech GNX3, Digitech GNX2, Zoom G9, Zoom G7, etc


    Não qualifique uma pedaleira pelo seu preço. Teste e veja qual é melhor para você.
    Eu testei Gt10 e XTlive por 3hs pau a pau e escolhi o XT Live, paguei 1600 a vista na playtech, a GT-10 tava 1700. (3 meses atrás).

    Abrs!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tudo bem que as mais caras são GT-10 e X3 Live, mas chamar GT-8 e XT Live de segunda linha é malvadeza...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    [edit]

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea
    Primeiramente, alguns reviews que eu fiz:
    - Zoom G9.2tt
    - Zoom G9.2tt x POD X3 Live

    Bom, agora vou pescar algumas das suas decarações pra dar a minha opinião:

    Eu estou pretendendo comprar uma pedaleira bacana e acho que vou poder gastar uns R$1.500,00 nesta brincadeira.
    Não sei se com R$1500 você leva uma das duas que eu fiz o review. Talvez nem pagando a vista. Procurando no ML, você acha a G9 por justos R$1500. Se você quiser comprar em loja mesmo, eu indicaria a Zoom G7, que em termos de efeitos e distorções é muito semelhante à G9. Mas sugiro fortemente que você teste a G9 numa loja pra ver se gosta. Se gostou, compra no ML.

    Eu preciso de uma pedaleira que tenha efeitos muito bons. Preciso de chorus e phaser de qualidade e de reverb realmente bons. Algumas distorções também são bem-vindas. A maioria dos meus timbres são de som clean ou simulação de violão ou compressor leve ou chorus dedilhado, etc.
    Bom, acho que neste quesito a Zoom ganha (apertado, mais ganha) das PODs. Mas cuidado com as simulações acústicas, pois elas são fraquinhas (e na POD nem tem). Eu dou a seguinte dica: se você quer mesmo fazer um som de violão, recomendo muito a compra de um violão barato e bom (tipo os Hofma), um suporte pra tocar violão de pé (caso você precise alternar entre guitarra e violão) e um pedalzinho tio o ADI-21 pra dar uma suavizada na captação piezo do violão. Assim você terá de fato um som de violão.

    Estou pensando muito na Boss GT-8... Tô muito errado?
    Acho que não valeria tanto a pena assim. Você está relativamente perto da GT-10 (R$300 de diferença) e está na faixa de preço da G9.

    alfacorrea
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Obrigado aos que responderam.

    Vou só fazer umas poderaçoes:

    Foi mal quando eu chamei a GT-8 e a XT Live de "segunda linha". Eu não queria depreciar essas pealeiras, é que não achei expressão melhor para classificar essas pedaleiras que são excelentes, mas não são os últimos lançamentos de cada marca. Eu coloquei a expressão "segunda linha" na melhor das intenções. Até porque é uma dessas que eu devo pegar mesmo.

    Outra coisa que eu estou lendo bastante é que, teoricamente falando, eu não seria muito beneficiado com a aquisição da GT-10 ou POD X3 live. As inovações que elas trazem em relação aos modelos anteriores, ao menos pra mim, não parecem que vão fazer muita diferença.

    Com relação às Zoom, eu já passei 2 meses com uma Zoom G7 e achei os timbres muito fracos. Não gostei mesmo. Por outro lado, já tive a oportuniade de tocar por algum tempo com um POD XT live e não achei os efeitos excelentes. São muito bons, mas falta alguma coisa.

    Por outro lado, fiquei uns 3 meses com um rack Boss VF-1 e já toquei algum tempo com uma GT-6 e incrivelmente foi muito fácil chegar nos timbres que eu queria conseguir.

    Eu não sei se foi sorte ou coincidência, mas eu consegui timbres bem bacanas e satisfatórios em muito pouco tempo com 2 equipamentos da Boss, por isso estou com esta "quedinha" pela GT-8.

    alfacorrea
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu continuo fuçando tudo que posso na net e acabei encontrando uma Boss GT-8 por R$1.200,00 no mercado livre. E o cara ainda faz um desconto e vende ela por R$1.100,00.

    Achei esse preço inacreditável e já dei o lance para fechar a venda. Ele mora perto do meu bairro e eu vou retirar pessoalmente. Podendo testar, acho que não vai ter erro.

    Se alguém falasse muito mal da GT-8 ou se alguém dissesse que ela tem problemas crônicos, eu até pensaria mais, mas acho que a escolha está feita.

    Obrigado a todos.

    Depois eu falo mais.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Se alguém falasse muito mal da GT-8 ou se alguém dissesse que ela tem problemas crônicos

    muito pelo contrário, ela é um tanque de guerra!!

    abs

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea

    fez uma boa escolha, e o preço tb está justo.

    Slash Hammett
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eu ficaria entre line 6 pod xt live ou boss me 70.

    THRASH3R
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    pq nao pega no mercado livre uma GT-10 usada? esta nessa faixa de preço.

    alfacorrea
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Obrigado pelas dicas galera...

    Comentando sobre a Boss ME70. Achei bacana o visual, mas não vi muita praticidade nela.

    A ME70, muito toscamente falando, seria uma GT-8 ligada em modo MANUAL o tempo todo. Exagerei?

    Analiso a ME70 e as anteriores, ME-50, ME-30... como pedaleiras mais ligadas para pessoas que buscam os efeitos em evidência mas que não pretendem usar simulações.

    No foot 1 você programa uma compressão, no foot 2 programa uma distorção, no foot 3 vc programa uma modulação e no foot 4 vc programa uma ambiência.

    Talvez, pra mim, fique um pouco enrolado. Eu acho que vou precisar de algo mais variável dentro de cada efeito.

    Eu vou acabar montando um timbre clean que seja minha base. Esse timbre pode até ter 1 ou 2 variações, mas vai ser minha base de timbre limpo. Essa programação eu vou colocar no foot 1.

    No foot 2 vou colocar esta mesma programação só que regulada e adequada a um pouco de phaser. No FX1 vou adicionar um tremolo e no FX2 vou adicionar chorus ou outro efeito qualquer.

    No foot 3 vou colocar uma distorção para as bases, tipo um crunch e no foot 4 vou colocar uma distorção mais forte.

    Assim, eu tenho a possibilidade de 4 tipos de timbres clean e 2 distorções em apenas 1 pisada. Adeus ao sapateado! Isso sem esquecer que no pedal CTL eu vou programar o uso do afinador.

    Valeu.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea
    A ME70, muito toscamente falando, seria uma GT-8 ligada em modo MANUAL o tempo todo. Exagerei?
    Exagerou cara... Ela tem como trocar patches sim.

    Analiso a ME70 e as anteriores, ME-50, ME-30... como pedaleiras mais ligadas para pessoas que buscam os efeitos em evidência mas que não pretendem usar simulações.
    Tá no caminho certo... =D

    A série GT tem bem mais recursos, verdade. Se você precisa de simulações e aquela tonelada de recursos, então a ME não é a solução mesmo não. Quanto tá custando uma?

    alfacorrea
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Eu saquei a mudança de bancos da ME70. Acho que se vc apertar o foot 1 e 2 simultaneamente ela faz bank up e se vc apertar o fott 3 e 4 simultaneamente ela faz bank down.

    Com relação aos preços, não tenho achado a ME-70 anunciada, mas vou dar uma procurada melhor. Nos sites gringos, a ME-70 está sendo vendida por US$300,00.

    Em comparação com a GT-10, que está sendo vendida por US$500,00 podemos dizer que a ME-70 estaria custando algo em torno de 60% a 70% do preço da GT-10.

    Considerando que uma GT-10 esteja custando R$2.000,00 a ME-70 estaria em torno de R$1.200,00 a R$1.400,00. Mas as lojas daqui do Brasil sempre arrumam um jeito de aumentar os preços.

    Abraço.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    alfacorrea
    Cara, vou criar um pouco mais de dúvida na sua cabeça...rs
    Recentemente comprei a RP 500 da Digitech por R$1200,00 e a pedaleira é excelente!
    Um aspecto interessante é que ela opera em dois modos: um deles é o tradicional modo onde vc configura patches e o outro (que eu acho bem legal) é que vc pode usar o modo pedalboard onde cada foot liga ou desliga um efeito como se fosse em pedais ligados numa cadeia. Ela possui saída USB, P10 e XLR para ligar a mesas ou PA.
    Dá uma avaliada nesta possibilidade tb.
    Valeu!!!

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    alfacorrea

    Acredite, o pedal ctrl faz muito mais coisas que isso nas gt hehe vc configurar coisas do tipo, qdo input level ficar mais alto (aka vc tocando), ela entra em modo manual sozinha, o ctrl pode ligar e desligar vários efeitos, então vc ligar por exemplo: overdrive, eq, e delay tudo apertando um botão só, ou pode aumentar o ganho em um valor x, mudar o tempo do delay em y e outros parâmetros quaisquer, tem mais coisas, mas daria um mega post só com dicas bons usos dos foots da gt :)

    Anyway, se vc precisa de muitos efeitos com muitas confs diferentes, vai de gt, não sei se outras pedaleiras tem programação parecida, mas são esses recursos que valem o que custa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica de pedaleira top ou quase top.