Cabinet Simulator (Qual escolher, gostaria de algumas opiniões)

Autor Mensagem
HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11


E aí pessoal td tranquilo?!

Antes de mais nada pesquisei no fórum e não achei nenhuma tópico com respostas conclusiva para a minha questão, então resolvi abrir este.

Alguém aqui conhece, possui ou já experimentou o Cabinet Simulator da EFX? Li algumas coisas a respeito do mesmo em comunidades do orkut e o samples que ouvi por lá não foram muito esclarecedores com relação ao timbre do mesmo, li comentários de que o mesmo ressalta agudos e médios.

Além do Cabinet Simulator da EFX sei que existem outros por aí como o Behringer GI-100 e o da Fuhrmann, procurei vídeos no youtube sobre eles, mas também não consegui achar muitas coisas a respeito dos mesmos que pudessem me ajudar a tirar uma conclusão. Pelas minhas pesquisas o EFX simula gabinetes 4x10 (tem uma chave modo Estados Unidos [simula Fender] e outra modo Reino Unido [simula Marshall]) e o Behringer simula gabinete 4x12 (além de ter uma chave que dá uma função de direct box). Quanto ao Fuhrmann, já não sei nada, ele simularia qual tipo de gabinete? Nunca tive produtos da Behringer, mas pelo que leio e escuto são poucos confiáveis e de baixa qualidade, enquanto o que leio da EFX são em grande maioria críticas super positivas e os samples que já ouvi dos produtos me agradaram, quase nunca li nada sobre a Fuhrmann, portanto não tenho opiniões sobre a marca.

Quem puder me dar uma ajuda com relação a Simuladores de Gabinet e conhecerem outros além dos que citei, seria de grande valia, pois em breve pretendo adiquirir um porque estou querendo para colocar no fim da minha cadeia de pedais afim de fazer gravações no PC e para tocar em linha quando encontrar amps ruins pelo caminho, vez que não tenho um amp descente só um combinho para estudos.

P.S. Estou fugindo de simuladores (PODs, Boss Gts, Amplitube, Guitar Rig e cia.) já tive diversas pedaleiras, Zoom 505, Boss Me6, Boss GT5, POD a única que me agradou foi antiquíssima Boss ME6 que tinha sons analógicos. Sou traumatizado com sons digitais.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai

Eu tenho um Hughes & Kettner Red Box velhão. Bem legal, mas acho que você não encontra fácil no Brasil. Também uso a simulação de gabinetes de um AMT Electronics F1, que é um na verdade um preamp (analógico), mas que pode ser usado como simulador de gabinete. Aliás, se você quer fazer gravações em linha, um desses pode ser melhor que apenas a simulação de caixa, porque você tem também a coloração do preamp. Neste sentido tem também os SansAmp Character Series da vida - sei que você disse que está fugindo de simuladores, mas associou isso a "trauma" com digitais, e esses são analógicos.

A propósito, não é hItokiri (人斬り, assassinato)?

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


Bog

Estou fugindo de simuladores digitais, talvez tenha me expressado mal. Estou montando um set analogico, portanto vejo a necessidade desse simulador pra tira o som que quero mas quero pesquisar bastante antes para acertar na compra..

Valeu!!!

Na verdade o Hotokiri foi um erro de digitação o "o" esta próximo do "i" no teclado quando vi já havia me registrado e não teve mais como mudar para Hitokiri não sei se a tradução correta seria assasino, em fim personagem de animé da minha época das antigas hehehe

ogaitnas
Veterano
# jan/11 · Editado por: ogaitnas
· votar


HotokiriBattousai

Eu tenho o ultra-g da behringer, a simulação de 4x12 dele é boa, sem ruído, e no quesito qualidade e etc, falam muito dos pedaizinhos, essa parte mais estúdio da behringer é bem mais bem construída, esse ultra-g inclusive pode ser alimentado por phantom power de mesa.

As chaves que tem nele são para ligar ou desligar a simulação de 4x12, e para atenuar o volume em gravações no caso de algum clipping incontrolável.

Fora uma coisa legal nela, vc pode ligar depois de pedais, ou por exemplo entre o cabeçote e a caixa do ampli para usar as caixas como retorno e jogar a saída com a simulação da ultra-g para mesa e PA´s

E dá-lhe Samurai X hehehe

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


ogaitnas

Andei lendo o manual desse Ultra G da Behringer e pelo que você disse e pelo que li parece bem interessante também. O meu medo de Behringer é a reputação, mas vou continuar pesquisando e ponderando as opiniões diversas postadas aqui.

Alguém tem algo a dizer sobre o Cabinet Simulator da EFX e o Da Fuhrmann ou algum putro que eu não conheça?

ogaitnas
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai

O meu eu tenho faz quase uns 2 anos, só tive um prob e foi culpa minha, puxei o clip de bateria com muita força e parti o fio, tive que colocar um clip novo hehe

mas de resto, o di é feio de alumínio, pés grandes de borracha, é pesadinho então não é bangunçado por cabos em geral hehe e por ser de metal, não pega ruídos e interferências externas.

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai
Estou montando um set analogico, portanto vejo a necessidade desse simulador pra tira o som que quero

Epa epa... Vou repetir: os SansAmps e AMTs são simuladores analógicos. E eles existem porque ligar direto em linha um set analógico ainda não te dá a coloração típica de um amp. Nem um simulador de gabinetes sozinho faz isso. Normalmente, um amp de guitarra deixa o som mais brilhante e dinâmico, e usando apenas pedais convencionais você fica com o som meio murcho e meio achatado (especialmente se usar algum pedal de drive). Para isso que existem simuladores como esses, e também outros preamps que não são simuladores (AMT SS-20, H&K Tubeman, Mesa V-Twin, etc.).

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Você vai gravar?????

Cara, se for gravar, compra uma mesa da behringer XENYX, de 2 canais pode ser, e ai compra um microfone GPA GM570, vai ser bem melhor que um simulador!!!!!!!!!!!

Bog
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK
Cara, se for gravar, compra uma mesa da behringer XENYX, de 2 canais pode ser, e ai compra um microfone GPA GM570, vai ser bem melhor que um simulador!!!!!!!!!!!

Eu "meio que" discordo por duas razões. Primeira: tenho uma mixerzinho desses Xenyx, e é bem ruidoso. Segunda: microfonar amps não se resume a enfiar um microfone na frente de um amp, exige alguma prática ou paciência para achar a posição certa. Se a pessoa tem essa prática ou paciência, beleza, do contrário...

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


ogaitnas

Depois da sua sugestão no behringer e de ter lido algumas coisas sobre ele, penso que não seria uma má escolha. Quando eu tiver um tempo vou sentar aqui no PC e procura uns videos dele no youtube.

Bog

Relamente quero colorir o meu som como a minha praia é o Heavy Metal "extremo" estou querendo um som que tenha punch e definições legais que pemitam entender os riffs que estão sendo tocados se peder o peso. Como não tenho amp e no momento não posso exagerar na grana com equipamentos procuro uma solução mais "em conta" digamos assim... Suas sugestões de amp simulator são perfeitas e anteriormente havia pensado nesta possibilidade de um pre amp ou simulador de amplificadores, mas deixei para um segundo plano estava pensando no Cabinet Simulator inicialn]mente para algumas gravações básicas para posteriormente partir para o simula amp.

DINO EK

Sim, minha intenção é gravar, mas porém são gravações maius simples, pois como não tenho mais pedaleira, preciso liggar os pedais no PC, tenho vontade em fazer um investimrnto em algo melhor para gravações, mas primeiramente vou investir em pedais para partir para o próximo passo.

Somente pra saber meu atual set é:

Guitarra Yamaha com capatador Dimarzio Paf Pro (braço) e Punchbucker Plus do Sergio Rosar (ponte)> Metal Zone> Over Drive OD 2> RV 3> GE 7. E combinho meteoro atomic drive =(

Por isso quero algo para conectar direto no PC para além de gravar ficar com um som melhor hehehe

ogaitnas
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai

Estou devendo umas gravações no fórum, vou ver se consigo gravar uns barulhinhos sem compromisso (claro que com qualidade) hj a noite e jogo aqui para vc já ter uma idéia do som dela, eu diria para não comparar nenhum desses simuladores analógicos com guitar rig e pedaleiras mais top, já comparei e os simuladores analógicos são meros quebra-galho perto de qq pedaleira maior (tipo boss gt, pod x** e digitech da minha rp355 p/ cima e claro vsts como guitar rig, amplitube e afins) mas eles soam menos comprimidos do que a simulação de caixa da zoom g2 por exemplo.

São uma alternativa barata para conectar pedais direto na mesa nmho.

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


ogaitnas

Concordo que pedaleiras digitais são o melhor modo para gravações em linha, sem sobra de dúvidas, mas o que me incomoda é o tipo de som que os digitais produzem. Tive um POD 2.0 consgui fazer distorções pesadas nele, mas sentia que faltava algo um contorno uma cor (para o quesito gravações era muito bom), depois migrei para a velha Boss GT5 para utliza-la só para efeitos com a MT2 ligada no loop da mesma (a gravações saíam boas, mas as distorções passando pela pedaleira ficavam muito ruins). Quero fazer essas gravações com o speaker analógico para sentir como é o drama e porque os sons analogicos me agradam muito mais que os digitais.

Vou ficar esperando sua gravação para poder ouvir...

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Eu "meio que" discordo por duas razões. Primeira: tenho uma mixerzinho desses Xenyx, e é bem ruidoso. Segunda: microfonar amps não se resume a enfiar um microfone na frente de um amp, exige alguma prática ou paciência para achar a posição certa. Se a pessoa tem essa prática ou paciência, beleza, do contrário...

Xenyx com que placa de som??? Qual xenyx? Meu amigo tem esses equipamentos, e nao da um se quer ruído, a não ser o normal de dist que vem do cubo!

E vc vai ter um som bem mais profissional! Se fosse assim, a galera profissional nao colocaria microfone pra seus amps! Com mic vc capta o som original que vc tira em shows e tudo mais! Sim vai precisar de um pouco de paciencia, mas nada que algumas leituras, vistas em und videos, e testes nao resolvam!

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


DINO EK
Xenyx com que placa de som??

Xenyx ligada em equipamentos de áudio hi-fi (já coloquei em vários), ligada em uma Edirol UA-1G, ou mesmo ligada em lugar nenhum, apenas com a saída de fones. Sempre ruidosa, comparada com outras coisas ligadas nos mesmos equipamentos.

Qual xenyx?

502

Meu amigo tem

Bem vindo ao mundo de inconsistências da Behringer. ;)

E vc vai ter um som bem mais profissional! Se fosse assim, a galera profissional nao colocaria microfone pra seus amps!

O "profissional" da equação não está no ato de microfonar, e sim no fato de saber usar o microfone certo na posição certa diante do amp certo, no ambiente certo. Ninguém vai ter um som "bem mais profissional" ligando um microfone em uma posição aleatória diante de um Meteoro Atomic Drive enquanto ônibus passam na rua e o vizinho de baixo dá vassouradas no teto por causa do teu barulho.

Sim vai precisar de um pouco de paciencia, mas nada que algumas leituras, vistas em und videos, e testes nao resolvam!

Como eu disse: se o cara tem essa paciência e/ou conhecimento, beleza. Se não tem, não sou eu ou você que vamos fazer alguém tê-la.

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Xenyx 502 é a mais fraca da XENYX, as mais topzinha são bem fodas! E pra uma mesa no valor de 120 reais, XENYX 502 ta bem boa!

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


DINO EK

Voce nao mencionou "as mais fodas" na tua sugestao. Sugeriu uma "de 2 canais" (que eu nem sei se existe).

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
cara
essa com 2 canais que falei, até a xenyx 502 da pra tocar muita coisa, e vc nao quer mais nada pelo preço de uma mesa dessa (120 reais)

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


DINO EK

Eu não disse que não dá para tocar muita coisa. Eu disse que ela é ruidosa. Nunca falei sobre funções ou outras características que não fossem a quantidade de ruído. Do que você está discordando?

Recapitulando:
DINO EK: sugiro uma Xenyx das mais simples.
Bog: eu tenho uma dessas e é bem ruidosa.
DINO EK: mas as topzinhas são bem fodas.
Bog: é, mas você sugeriu uma das mais simples.
DINO EK: mas mesmo com as mais simples dá para tocar muita coisa, e pelo preço é de se esperar.
Bog: e isso não muda o fato de que ela é ruidosa - que é o que eu disse logo no começo.

ogaitnas
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai

Opa, demorei um pouco, mas aí está, um sample simples que mostra bem o efeito do simulador de 4x12 e a diferença positivo no timbre hehe

O set da gravação foi -> http://plixi.com/p/71775807

ds1 - gdi21 - ge7 - dd6 - ultra-g e reaper só com um limiter para não dar tanto clipping quando desliga o 4x12 e o volume acaba estourando...

No começo o gdi fica em bypass e é só o ds1 com os outros pedais a ultra-g, começo com a simulação de caixa desligada e ligo na sequência e vou alternando até o final, espero que ajude, tem um pouco de ruído pq acho que a fonte do meu note está indo para fita, mas com certeza dá para perceber o esquema.

Link para o sample -> http://www.4shared.com/audio/bRdQOB4Y/direct_recording_limiter.html

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


ogaitnas

Cara deu para ter uma boa ideia com o seu "ilustrativo" exemplo. Deu para perceber nitidamente o quanto o som ganha mais corpo quando vc coloca na simulação de caixa 4x12. Já dei uma procurada aqui em BH por este Ultra G, mas ainda não encontrei. Comparando o seu sample com o dealguns Cabinet Simulator feitos a mãos (EFX e Amorin Custom Efects [Fuhmann não localizei nenhum sample])achei as diferenças bem razoáveis talvez na minha deisão faça uso da ponderação do custo x benefício, vez que as diferença pelo que ouvi ter achado miníma, embora tenha achado o som do Ultra G com um pouco mais de punch que os demais.

Vlw cara vc ajudou bastante!!!!!!!

ogaitnas
Veterano
# jan/11 · Editado por: ogaitnas
· votar


HotokiriBattousai

No ML esse ultra-g aparece barato, preço de overdrive, no meu acho que paguei 120 qdo comprei.

Hj está brincando mais um pouco com ele, não cheguei a gravar nada, mas com os marshall da rp355, em algumas situações a ultra-g soava melhor do que as simulações da digitech.

Sobre as diferenças entre o som dela e das handmade é pq lá no fundo todas derivam de um projeto semelhante, aí um componente ou outro diferente é que dão uma certa variação no som, aquele da efx que faz 4x10 e 4x12 parece interessante tb, só uma questão de ver o custo/benefício de cada um.

E se for comprar a behringer, cuidado para não confundir a ultra-g (vermelha) com a ultra-di (prata), a segunda não tem simulação de caixa, é só uma direct box.

flwz

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11
· votar


HotokiriBattousai
Uma sugestão que parece interessante:



É da EFX, eu pelo menos tenho bastante confiança no trabalho do Eugênio, que é o cara que monta os pedais.

http://www.efxpedais.com/cabinet.html

Tem o da fuhrmann tb, ainda não conheço, mas dizem que é bem legal.

http://www.fuhrmann.com.br/v3/produtos.php?id=11

Sobre os cabs analógicos, vivi muito esse seu dilema cara. Chegou um momento em cansei e decidi usar pedaleiras e seus próprios simuladores pra isso. Pedais eu uso só no amp e pronto.

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/11
· votar


Bog
HotokiriBattousai

Ah, hitokiri, pelo menos segundo a tradução do desenho aqui no Brasil, era "O Retalhador" hehehe !!!

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


ogaitnas

Tive até uma experiência razóavel quando ligava a Metal Zone no loop de uma Boss Gt5 e usava as simulações de ampli, tá certo que não são tão boas quanto das atuais pedaleiras, mas dava para gravar um som bem interessante, o único porém é que a distorção ficava muito digitalizada ainda mais quando eu usava o equalizador da dita cuja, ficava com cara de distorção de pedaleira e não de pedal. Já com o POD 2.0 (o POD 2.0 não tem loop [não sei seo XT, X3 e os demais têm]) fiz essa experiência ligando a MT2 em série com ele, ficou horrível. Quando vc fala em ligar as simulação de ampli da rp355, vc liga os seus pedais no loop da pedaleira ou liga em série?



thmenezes_RJ

Vi esse video ele bem ilustrativo o cara que o fez consegiu dar um boa exemplificada e vi um outro também, que não tenho como postar agora, pois estou no trabalho.

Cara estou para descidir entre o Ultra G o EFX, o Fuhrmann achei ele aqui em BH, mas achei bem caro em vista dos outros. A vantagem do EFX sobre os demais é que andei lendo que você pode negociar para ser colocado no pedal um jack para acionar e desacionar além de um botão de tone. Já tratei com o Eugênio uma vez, mandei minha Metal Zone para ele retirar o enxame de abelhas, talvez por isso opte por este handmaker, vi que tem na Amorin Custom Efects também tem um Cabinet Simulator bem parecido com o da EFX, mas acho que vou em uma das duas opções citadas acima. VOu tentar fazer essas experiências com simulador de gabinetes pq pedaleira não da mais!

Qto ao Hitokiri, sei que a tradução literal é Hitto = pessoas, Kiri = cortar (algo como cortador de pessoas), mas como isso não soa bem no português passaram para Retalhador...

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


Falei em uma parte de jack é o botão "stack" acho q isso rsrsrs

Bog
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bog
· votar


thmenezes_RJ
HotokiriBattousai
Qto ao Hitokiri, sei que a tradução literal é Hitto = pessoas, Kiri = cortar (algo como cortador de pessoas), mas como isso não soa bem no português passaram para Retalhador...

Nota: Japonês é um idioma por vezes estranho. Existe um verbo kiru (切る) que significa cortar - cortar tomate, cortar uma folha de papel - e um outro verbo kiru (斬る) que é usado em situações mais específicas: amputar, cortar alguém com uma lâmina, etc. Junto com o kanji de pessoa (人, hito), fica 人斬る, que significa "assassinar". É comum juntar kanjis diferentes e montar palavras novas, o sentido literal não é "cortar pessoas", é assassinar mesmo. 人斬り é o substantivo derivado do verbo, que significa "assassinato", "matança".

Diga-se de passagem, é uma palavra que vive aparecendo em filmes de samurai e taiga dorama, eheheh.

Guga Ramone
Veterano
# jan/11
· votar


Tenho um Behringer Ultra G e não tenho do que reclamar. Ele (como todo poduto Behringer) é uma cópia do Hughes & Kettner Red Box, só que bem mais barato.
Nesse link tem algumas coisas que gravei usando ele, só dar uma olhada nas descrições q vc vai ver.
http://www.soundclick.com/bands/default.cfm?bandID=534493

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


Aulas de japonês com Bog rsrsrsrs..

ótima explicação camarada!

HotokiriBattousai
Veterano
# jan/11
· votar


Guga Ramone

Muito boas suas gravações com o Behringer, atenção especial a New Metal Riff, ficou muito porrada, gostei mt. Muito bom esse Utra G da um punch bem legal.

Gasparzim
Veterano
# jan/11
· votar


Também tenho o ultra-G mas não uso pra gravar e sim pra usar ao vivo mesmo. Não tenho do que reclamar dele não

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cabinet Simulator (Qual escolher, gostaria de algumas opiniões)