Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx

Fuzz com som de pum trovejante é o melhor que existe...kkkkk

krz4fx
Veterano
# jun/14
· votar


O mesmo pedal, outro guitarrista:



Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Não sei se já colocaram este fuzz aí prá trás...afinal 80 páginas dá uma preguiça de verificar uma à uma...hehehe.

Resolvi colocar, porque, após tantos "Fuzzes" caros, de boutique e chiques, achei legal colocar um pedal baratinho e pequeno e sem um monte de botões.

Nada de novo, clone de pedal consagrado, mas, como Fuzz é que nem ovo frito, ou seja, simples e impossível fazer um igual a outro, esse é uma boa opção num set econômico.

A Mooer possui 3 Fuzzes, este é o tipo que mais me agrada, mas prá quem prefere algo na linha "American Woman" o Blue Fuzz é mais indicado.



krz4fx
Veterano
# jun/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Lelo Mig

Valeu por nos lembrar que tem fuzz bom em qualquer faixa de preço e que não é preciso ser de boutique para satisfazer ninguém. Não tenho nenhum talento para montar pedais senão tentaria montar alguns, rsrsrs.

A Electro Harmonix é que está ajudando com pedais a preços bem acessíveis, como o Big Muff Nano e o Satisfaction:







Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx

Que timbre legal esse do satisfaction, lembra o tonebender não?

FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx
Li um review no link que o MauricioBahia postou, dizendo que tem menos ruído que o "grandão". Sem dúvida, agora é "o" pedal para quem quer Muff a baixo custo.

Alex guitar man
Passou perto; ele é baseado no "pai do fuzzes", o Maestro FZ-1. Na minha opinião, o Tone Bender consegue reproduzir timbre e pegada bem parecidas ao Maestro se quiser, mas vai muito além também.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


FBlues_rock
Li um review no link que o MauricioBahia postou, dizendo que tem menos ruído que o "grandão". Sem dúvida, agora é "o" pedal para quem quer Muff a baixo custo.

O Grandão não é ruidoso, o problema é que o grandão foi feito pra rodar em bateria, não em fonte (afinal qual outro pedal tu conhece que roda com fonte com plug P2), se você usa em bateria, não tem nenhum ruído a mais do que esperar de um fuzz de qualidade.

A motivação pro lançamento do Little e do Nano são justamente para quem quer som de Muff, mas amigável com fonte e com pedal board, mas isso muda significativamente o som deles, dá pra notar a diferença do grande pros dois pequenos.

Passou perto; ele é baseado no "pai do fuzzes", o Maestro FZ-1. Na minha opinião, o Tone Bender consegue reproduzir timbre e pegada bem parecidas ao Maestro se quiser, mas vai muito além também.

Acho que quase todo fuzz, tem alguma regulagem que sai um som de Maestro Fuzz Tone... kkkkkkk

Alex guitar man
Veterano
# jun/14
· votar


ouve algum pedal antes do fuzz face?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Alex guitar man
O Maestro Fuzz Tone, se não me engano. Pai dos fuzzes.

FBlues_rock
Veterano
# jun/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Alex guitar man
Vixe, muitos... a começar pelo que eu e o GuitarristadeApelidoEsquisito citamos.
O Tone Bender que tanto falamos é o MKII e MKIII (pedais bem parecidos, (com exceção do knob adicional no MKIII), mas o Tone Bener MK1.5 é anterior ao Fuzz Face e é muito parecido com ele. O TB MK1 é mais antigo ainda.

O Muff, por exemplo, é baseado no Foxey Lady, que é baseado em um pedal mais antigo (e beem pesado), o Mosrite Fuzzrite.

Um antigo pesadão (bom demais!), o Shin-ei Companion Fuzz, teve um "remake" recém-lançado pela Earthquaker, uma das melhores marcas de pedais que existe na minha opinião (meu compressor ótico é da marca) e que possivelmente será adquirido por mim em breve:





krz4fx
Veterano
# jun/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Muito bom este Terminal Fuzz; é um fuzz para quem gosta de fuzzzzzzz! Já que o FBlues_rock mencionou o FY2 Companion Fuzz, ei-lo:





krz4fx
Veterano
# jun/14 · Editado por: krz4fx
· votar


E aqui tem um clip de fuzz bem fuzzzzz, também. Meu amigo Jack Wright com o Electron Fuzz e o Four Eyes Fuzz:

https://soundcloud.com/wrightdude/electronmadness

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx

Isso daí não é um Univox Super Fuzz, que era feito pela Shin-ei?

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


nichendrix

O "vermelhinho" do Pete Townshend??

Épico!! Parece mesmo....

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Isso embora todos os que vi pessoalmente fossem pretos...kkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


nichendrix

Não tenho certeza, mas acho que o pretinho foi lançado depois, também conhecido por Univox U-1095.

Acredito que o vermelho é o original da Shin... não sei o preto.

Também nunca vi o vermelho pessoalmente!




nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Eu não sei, todos os Univox Super Fuzz que fiz eram pretos. mas pode ser que eles sejam de um tempo depois.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


nichendrix

Eu "chuto" essa opinião, porque a foto clássica do Pete Townshend com o vermelho, na verdade eles chamam de Orange Univox, é de 1971. Mas, repito, é "achismo"...

Pete Townshend

O que me chama a atenção neste pedal é que ele é da década de 70 e já tem uma carcaça e footswitch "padrão Boss".

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
O pedal começou a ser produzido em 68, aqui vai o que a Wikipedia tem a dizer sobre o lance da cor:

"The first units were made in a simple stamped sheet metal box, painted grey, with a blue Univox sticker on the top. Around 1970 production was changed to a die-cast metal box, with a large pedal featuring a rubber cover that had the words "Super-Fuzz" embossed on it. The first die cast units were either grey or black, with a green or black foot pedal. Around 1973 or so, they were all produced with an orange pedal, with a green or blue foot pedal. The later models also featured an internal trim pot for controlling the octave balance."

Eu tenho um MJM China Fuzz, que é baseado no mesmo circuito, não sei o quão fiel ele seria, mas me parece ser bem próximo. Pra mim esse é o som do Mud Honey... kkkkkk

Dois fuzzes que eu achei legal, foram o Fender Blender e o Fuzz Wah, nunca tive contato com os vintage, mas adorei tocar nos Reissue dos anos 90. Dizem que o Blender também é baseado no Shin-ei Supper Fuzz, mas modificado. Esse controle lateral do Fuzz Wah é muito interessante, mas apanhei pra caramba dele.




No fim, o que eu acho mais massa dessa linha é o Phaser.



Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


nichendrix

O Fender Blender, é um pedal muito interessante e ficou mais famoso depois, quando veio a febre de ressuscitar os clássicos do passado, do que na época em que foi lançado.

Tive a oportunidade de tocar em um original... é bem legal, mas não é prá um set padrão. É um pedal extremo, muito agressivo e difícil de domar.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Meu Black Snake Max Fuzz chegou e agora faz sentido a paixonite pelo fuzz...

Se abrir o ganho (chamado de "sustain", sei eu por que), dá pra tirar um som de "peido trovejante" até um "ice cream"...

O solo veio como eu desejava, linear, limpo de ruídos, e com um drive bom hehe

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Se abrir o ganho (chamado de "sustain", sei eu por que), dá pra tirar um som de "peido trovejante" até um "ice cream"...

Porque é o nome que o Mike Mathews deu pro botão de drive dos big muffs, ja que essa era a característica mais marcante dele.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
Mas que os big muffs tem a ver com o meu Max Fuzz? Não achei algum lugar que dissesse clone de qual pedal ele é.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
O fato de copiar os mesmos esquemas de botões, som na praia dos muffs, enfim, posso até estar enganado, mas dado o fato que a maioria doa handmakers copiam ou fuzz, face, ou tone bender ou big muff, e que eles ja tinham lançado um na praia dos fuzz faces.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix

Vou abrir o dito hahaha

Mas achei graça que ele é levíssimo, o que me leva a crer em um circuito bem pequeno.

nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
O Fender Blender, é um pedal muito interessante e ficou mais famoso depois, quando veio a febre de ressuscitar os clássicos do passado, do que na época em que foi lançado.

Tive a oportunidade de tocar em um original... é bem legal, mas não é prá um set padrão. É um pedal extremo, muito agressivo e difícil de domar.


Ele é bem nervosinho, mas nada do outro mundo, tipo na época que testei eu tinha acabado de comprar e domar um Z.Vex Fuzz Factory, então não foi nada do outro mundo me entender com ele... kkkkk

Agora é engraçado que a maioria dos pedais que hoje são "cults" na época que foram lançados não eram considerados muita coisa. Grande parte do sucesso inicial desses pedais era o fato de serem baratos, não porque eram a melhor alternativa do mercado.

Ismah
Vou abrir o dito hahaha

Mas achei graça que ele é levíssimo, o que me leva a crer em um circuito bem pequeno.


Circuito do Bug Muff é miudinho, a placa tem menos de 10cm.

krz4fx
Veterano
# jun/14
· votar


nichendrix
Lelo Mig

Não sei se estavam falando do FY-2 do vídeo ou do pedal que estava embaixo dele no segundo vídeo, mas o FY-2 é diferente do FY-6 Super Fuzz (Univox/Shin Ei). Este é o FY-6 que o Wattson faz atualmente:



nichendrix
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx

Eu falei que não conhecia o FY-2 e só o FY-6.

krz4fx
Veterano
# jun/14 · Editado por: krz4fx
· votar


nichendrix - Isso daí não é um Univox Super Fuzz, que era feito pela Shin-ei?

Esta foi a única coisa que ví que escreveu a respeito. Não pude responder antes pois estava numa correria braba (viajando a trabalho). Gosto dos dois circuitos e ambos são bastante agressivos.

Adoro octave fuzz e pode ser de qualquer tipo ou tamanho: Super-fuzz, Foxx Tone Machine, Octavia, Fender Blender, Ampeg Scrambler, Bearfoot Candy Apple Fuzz, Foxrox Octron, ZVex Octane, Joyo Voodoo Octave... You name it, I like it!!!

E aproveitando, eis aqui uma opção muito acessível de um octave fuzz, o French Toast da Danelectro (e pra quem não sabe, o CEO da Danelectro, Steve Ridinger, é o cara que desenvolveu o Foxx Tone Machine, quando tinha 19 anos!!!)



abs

FBlues_rock
Veterano
# jun/14
· votar


krz4fx
Essa semana talvez compre meu último fuzz por um bom tempo (não, não me curei da FAS, é por "destinação certa dos recursos"! hehe); pensando em pegar o EQD Terminal Fuzz, já que tenho estilo FF, TB MKIII e Muff que muitíssimo me agradam (além do Candy Apple, que não se parece com nenhum).
Aproveitando que conhece muito fuzzes, tem alguma sugestão de algum fuzz que tenha na Prymaxe? (comprarei cabo e o Octron lá, além da questão RF)

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!