Pedalboard modesto - Fotos e idéias

Autor Mensagem
Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10 · Editado por: Christhian


Já tem algum tempo que tenho me dedicado mais a guitarra (além do canto) e tenho tido muito gosto em trabalhar timbres e efeitos. Resolvi, no final do ano passado, montar um pedalboard pequeno com o essencial: Distorção (um drive e um distortion), Chorus, Afinador, Wah e um Delay, além de acomodar o meu Footswitch - na foto está faltando o DD3 que está na manutenção, por um problema com o regulador de voltagem. Tenho usado um delay genérico analógico fora do board que tem me quebrado o galho!

http://img716.imageshack.us/img716/681/93632161.jpg

Antes que alguém pergunte >> Wah Cry Baby da década de 80, modificado por mim (TBP, led, alguns valores de resistores pra deixar mais grave, etc), Korg Pitchblack, OCD V3, Empower Labs Burn Box, BBE Mind Bender (Chorus e Vibrato analógicos) e Delay que está fora do board (DD3 ou outro analógico que não lembro a marca). Ainda há o footswitch do LC30, em que adaptei um led.

Enfim, desde de novembro venho usando isso e resolvi postar uma foto... Na verdade, acompanhando a foto, tive uma idéia e quero a sugestão de vocês.

Baseado na minha experiência - e necessidade - com pedais analógicos e TBP, pesquisei (e testei) e cheguei a alguns modelos que são bastante aceitáveis em termos de timbre e relação custoXbenefício. Muita gente acaba indo na direção dos 'digitais' de baixo custo (zoom, v-amp, etc) pela 'versatilidade', mas esbarra na qualidade da dinâmica das distorções ou até na modificação do sinal na cadeia.

Partindo disso, pensei em montar (eu não diretamente, mas com a ajuda de um amigo técnico em eletrônica) pedais de boa qualidade geral com baixo custo final (pensei em algo de R$70, R$80, praticamente o preço de custo) e oferecer em conjuntos, para baratear ainda mais. Ou seja, o cara poderia por exemplo, pegar um Drive, um Chorus e um Delay por, sei lá... 240R$. O que vocês acham?

Bom, não é algo pra agora e minha idéia parte da minha opinião particular sobre equipamentos digitais: São bons até um ponto, principalmente para serem usados em casa. Quando há outro guitarrista na banda, por exemplo, que usa distorções analógicas, a dinâmica do digital fica completamente comprometida. E algumas pedaleiras acabam colocando alguns efeitos numa ordem diferente da que gostaríamos e não dão a opção de mudança. Além disso, modulações digitais são diferentes em suas características e tem sido cada vez mais procuradas.

Digam o que acham da idéia, por favor!

Abraços.

diogoslr
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian

Acho uma ideia super bacana e interessante. Gostei do seu ponto de vista,e se o custo/beneficio for bom,será uma grande ideia. Principalmente para pessoas que querem ter um set de qualidade mas que não dispoe de muita grana,como no meu caso rsrs

Boa sorte!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian: Ou seja, o cara poderia por exemplo, pegar um Drive, um Chorus e um Delay por, sei lá... 240R$. O que vocês acham?

Eu acho uma maravilha e sugiro "de cara", hehe:

- pedais pequenos (tipo MXR);
- bonitos e com nomes "cool";
- caixa resistente;
- jacks de qualidade.

Espero que as sugestões não encareçam o produto...

Abs ;-)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


MauricioBahia
diogoslr
Valeu!

MauricioBahia
Certeza desses paramêtros! Por isso não chutei menos no valor dos pedais. Acho que daria pra montar até com uns 50R$, mas é melhor fazer algo que dure mais tb - e seja bonito de olhar hehe!

lgapontes
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian
Ótima ideia cara. Pode fazer que vai ter sucesso. Eu vou ser um consumidor.

Para mim, o mais importante é ter o pedal "de qualidade" que não "influencie negativamente" no som (mesmo quando ligado com outros pedais). Os outros detalhes de beleza não me importo muito, mas é relevante para dar um Plus nos seus produtos.

Falando nisso, vou aproveitar a situação e encomendar um pedal de uma vez... heheheh.... gostaria um "Christhian´s Delay"
Quando fica pronto? .... hehehhe

vlw

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


apoiado

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10 · Editado por: Christhian
· votar


lgapontes
a.y.o
Valeu pessoal! Se rolar, vai demorar ainda, mas é bom saber que há gente interessada. Não tenho nenhuma intenção em ficar rico com pedais (principalmente a 70R$) mas sim ajudar as pessoas que não tem condições de comprar pedais de 100 ~ 200US$ a ter algo aceitável.

lgapontes
ahauhaua esse nome ficou parecendo coisa de igreja!

janick
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian
Simples e direto. Sapateado demais é um pavor no palco. Só tenho duas sugestões:

- Sobre o delay, por praticidade, seria melhor pegar algo com tap tempo e outras funções, isso acaba sendo muito prático.

- Talvez uma fonte única para todos esses pedais? Como o DC Brick, por exemplo, traria ainda mais organização para o set.

Além disso, você está satisfeito com seu set? Se sim cara, sem mais, fecha e sai pro abraço. Poucos pedais, porém de qualidade de TBP.

Dycall
Veterano
# jan/10 · Editado por: Dycall
· votar


Ai eu fico com um drive e um reverb, pode ser?
Hehehehe, é uma otima ideia!
Totalmente apoiado!

Hero Guitarrist
Veterano
# jan/10
· votar


Apoiado! Só avisar quando estiver pronto, que com certeza mercado tem!

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Christhian


Fala meu camarada Christhian,blz? Meu velho,ao meu ver,está bem legal o teu set. Tudo bem organizado e limpo. Quanto à sujestões,eu acredito que o que vc fizer por aí estará muito bem feito. Pois experiência tú tem de sobra. O que posso dizer para tí,é que siga seu instinto. Se vc sabe o que precisa ser feito,então mete bronca !!! Abração e boa sorte por aí !!!

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


Christhian

Como você vive de música, acho que entende bem os perrengues que muita gente boa passa por ai para conseguir equipamentos decentes. Acho louvável sua atitude.

Só acho que você pode aumentar um pouquinho o preço final dos produtos, para não trabalhar na tightrope.

Abç

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Christhian
http://img716.imageshack.us/img716/681/93632161.jpg
tire uma foto melhor!
(non me ban ok?)

Partindo disso, pensei em montar pedais de boa qualidade geral com baixo custo final
a idéia é muito boa!
o Fernando de Almeida tinha um projeto deste tipo, ele pesquisou bastante e fez uns testes, mas nao conseguiu um preço tao bom como ele queria...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/152776/

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian

A sugestão que eu te dou é a seguinte se voce toca estilo proprio (onde não ha a necessidade de fazer a dança da macarena) e usa poucos efeitos, vale a pena um set. Eu mesmo estava indo por esse caminho mas eu tive problemas em cantar e tocar. Principalmente porque toco em igreja varios estilos e tenho que fazer base e solo.
Resolvi misturar "pedaleira" (uso a M13 que tem uma proposta diferente de todas que testei, ela é na verdade stompbox ) com drives analogicos e to feliz pois com uma pisada mudo tudo que eu quero no curso da musica. Mas que pedais separados é maravilhoso isso é. Inclusive fiz alguns e ficaram todos muito bom.

Toque muito , estude, ouça muita musica , busque o feeling e a pegada que ao meu modo de ver são o que realmente fazem a diferença de um guitarrista comum (Eu) pra um fera ( um dia pode ser voce)

Fica com Deus e boa sorte na sua pesquisa.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


janick
Cara, pensei mesmo num delay com tap. Talvez seja o pedal a acrescentar! De resto, meu set está bem satisfatório.

Sobre a fonte, concordo plenamente. Um dos caras que me apoiam esta com um projeto de fonte e será numa linha parecida com as DC. Vou esperar pra ver, daí é uma grana que eu economizo hehe
Abraços

Dycall
Hero Guitarrist
buddy guy
Konrad
kiki

Valeu pessoal! Bom saber que poderei ajudar em alguma coisa.

Só pra elucidar, tenho idéia de fazer inicialmente um drive baseado no OCD (que eu uso e acho muito bom), um delay e um chorus analógicos.

erdnaxela
Valeu pelas palavras, mas dá uma lidinha no tópico. Não tem muito a ver com o que você respondeu.

Abraços a todos.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Christhian

Tá sabendo que ligando esse OCD com tensões acima de 9v (até 18v) vc ganha em headroom e, portanto, dinâmica, né?

Abs

Dycall
Veterano
# jan/10 · Editado por: Dycall
· votar


Christhian

Eu é que agradeço pela sua iniciativa, tomara mesmo que dê certo, pode ter certeza que com isso você vai ajudar e incentivar muitos guitarristas aqui do forum!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Vou experimentar! Acho que tenho uma fonte de 18V aqui. Valeu a dica!

Dycall
:)

Vou dar uma olhada nos projetos que pretendo usar. Se alguém tiver sugestões de projetos simples, estou aceitando.

Inicialmente: Drive, Delay analógico e Chorus.

Tenho alguns, mas quanto mais opções melhor, pois posso escolher os mais simples, consequentemente, os mais baratos.

Abraços.

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian

Kit Vintage Pro.

>Vibe>Fuzz>TS808

A ideia é essa né? Montar pedais juntos na mesma caixa....Ou viajei??

Te dou até o preço, uns 200,00 pra sobrar uns trocados pra cerveja ainda!!...Esse preço é fictício não sei oq vc tem em mente em termos de acabamento e qualidade de componentes por exemplo, hehe...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


ogner
Separados, pra dar a opção do cara combinar o que quiser ou pegar o que o bolso permitir primeiro.

Mas é uma boa idéia! Se tiver links de projetos, são bem vindos. Já olhei os da tonepad e GGG, mas não tenho tempo de olhar com atenção um por um para ver qual os mais fáceis e baratos.

Já descartei o delay digital com o chip PT2399. Todos os pedais que testei com esse chip alteram MUITO o timbre.

LeandroP
Moderador
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar


´°.°`

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Christhian: Já descartei o delay digital com o chip PT2399. Todos os pedais que testei com esse chip alteram MUITO o timbre.

Vc testou o Rebote Delay? Cara, o meu não altera em nada. Bom, eu não percebi alteração.

Abs

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian
Set muito bacana cara!
Mas me fala uma coisa, tenho extrema curiosidade em saber qual a diferença entre um Cry Baby desse da década de 80 (se não me engano feitos pelo próprio Thomas Organ não?) e um Cry Baby da Dunlop, sabe me dizer?
Abração!!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10 · Editado por: Christhian
· votar


MauricioBahia
Testei sim cara, na verdade estou com um aqui. Ele altera bastante o timbre, infelizmente. Chega até a distorcer, com guitarras que tem saída mais alta.

GuitarHome
Então velhinho, não sei mesmo lhe dizer a diferença, mas acho que o Dunlop é meio estridente no final do curso e esse não, além de ter um som meio UÓ em vez de UA (meio na linha dos Vox).
Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


kiki
o Fernando de Almeida tinha um projeto deste tipo, ele pesquisou bastante e fez uns testes, mas nao conseguiu um preço tao bom como ele queria...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/152776/


Agora que acabei lendo isso com mais atenção.

Então, na verdade minha idéia veio dessa do Fernando, mas sem esse condição de que não pode ter nenhum pedal, mandar sem carcaça, etc. Na verdade, acho que deve ser de grande ajuda a qualquer pessoa dar acesso a um equipamento um melhor. E veja que não estamos falando de equipamentos de altíssimo nível, mas apenas algo que introduza as pessoas a um outro patamar além do 'digital'.

=)

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Christhian
Bacana cara, é um com essas características que estou buscando, talvez não estridente com o GCB-95 Cry Baby nem tão UO quanto o Vox. Vendi meu Cry Baby 535Q esse sim era "poderoso ia de "Weh" a "Woh" com suas configurações mas acho que não vou ter toda essa grana não!
Valeu a explicação man,
Forte abraço.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Christhian: Testei sim cara, na verdade estou com um aqui. Ele altera bastante o timbre, infelizmente. Chega até a distorcer, com guitarras que tem saída mais alta.

Ah sim, de acordo com as repetições né? Tipo num analógico.

Abs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10
· votar


GuitarHome
535 é muito legal mesmo!
Abraços

MauricioBahia
Não, não é isso. Ele distorce o sinal principal mesmo, sensivelmente. Esse CI (PT2399) é de baixo custo e baixa qualidade, tanto que é o mesmo utilizado nos karaokês como 'delay interno' (na verdade como um reverb extendido nos karaokês). Ele processa um pouco melhor vozes do que guitarras, pela limitação de frequencias e de processamento que ele tem - no próprio karaokê ele 'achata a voz', podando agudos. Eu diria que é um bom quebra galho, mas não é o que eu quero para esse projeto.
Abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/10 · Editado por: Christhian
· votar


MauricioBahia
Alias, acho que vale uma observação.

O delay que eu tenho aqui não permite um mix do efeito com o som limpo. Ou seja, tudo o que sai do output é som processado pelo CI. Talvez se for possível fazer com que o sinal limpo passe e uma regulagem tipo wet/dry, ele se torne muito interessante.

bruno_hen
Veterano
# jan/10
· votar


Christian

Muito boa essa sua ideia de montar pedais meio que a preço de custo, eu montei um amplificador (HiOctane) valvulado e posso dizer como é grande a diferença em vc tocar em um valvulado de verdade e tocar em uma pedaleira qualquer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedalboard modesto - Fotos e idéias