Pedaleiras atuais e o som digitalizado

Autor Mensagem
Nardimm
Veterano
# out/09


Gente, o que vocês acham sobre as pedaleiras top atuais? (GT-8/10, Line 6 POD Series, etc.)

Sempre houve o problema da transformação de analógico pra digital porém atualmente o esse processamento está muito mais avançado.

Ouço muita gente falando bem das GT-8 e GT-10, porém fico com o pé atrás.

Sou um guitarrista iniciante, por isso não estou defendendo nem o analógico nem o digital, fico do lado da dúvida.

Sei que existem trilhões de tópicos sobre Pedal vs Pedaleiras, porém gostaria de saber a opnião de vocês em relação as pedaleiras atuais.

Valeu!

fill.zanchez
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
Sou um guitarrista iniciante, por isso não estou defendendo nem o analógico nem o digital, fico do lado da dúvida.

Sempre achei que analógico fosse melhor por manter as características do som da guitarra inalteradas (digo sem transformação AD). Mas parei pra pensar:

1 - Quando mando meus solos pra as jans do FCC o processamento AD é feito pela minha placa de som "on-bosta", e seria bem melhor se fosse por uma Boss GT da vida.

2 - Quando gravamos em estúdio o som sempre é masterialização e mixado DIGITALMENTE, e depois gravado em CD!

3 - A não ser que eu vá só usar pra tocar ao vivo em um set 100% analógico não faz sentido ter receito de usar algo digital!

Então depois disso acordei pra realidade, agora tudo o que quero é ter uma GT10 pra gravar minhas jams via USB! \o/

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm

O problema não é na conversão de analógico para digital... Os conversores ADA usados atualmente não são muito diferentes dos que eram usados há alguns anos. O que mudou é o processamento feito sobre os sinais convertidos...

fill.zanchez

O que eu disse acima também vale para o que você falou. É completamente diferente um CD, em que as trilhas são gravadas analogicamente e depois convertidas para o domínio digital, e eu simular todo o amplificador digitalmente.

Nardimm
fill.zanchez

O que normalmente se associa à suposta falta de qualidade das pedaleiras digiais não é a conversão, e sim o processamento, as simulações. É discutível se esse processamento é bom o suficiente ou não, mas só queria esclarecer que o X da questão não é a conversão do sinal.

Marcosrcf
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
GTs e PODs da vida são digitais.... mas não quer dizer que são ruins, que vai parecer um robô tocando....

Se souber configurar direitinho, tira um puta som!
Só não pode fazer que nem uns ai, que compra uma pedaleira top (pq tem grana) e entra nesses sites que compartilham Patches, baixa o primeiro que vê e acha que vai ficar com o som igualzinho!

MMI
Veterano
# out/09
· votar


O que normalmente se associa à suposta falta de qualidade das pedaleiras digiais não é a conversão, e sim o processamento, as simulações. É discutível se esse processamento é bom o suficiente ou não, mas só queria esclarecer que o X da questão não é a conversão do sinal.
Essa é a questão. Vamos considerar que a guitarra e o guitarrista é o mesmo, então essa parte não vou contar. A fonte sonora é muito diferente entre um amplificador top (são os que são simulados nos PODs, GTs, Guitar Rigs da vida), na maioria all tube, em comparação com um som totalmente digitalizado. Aí também entra outro problema que pode matar o som que é a captação do som do amplificador. Falar que a diferença está só na conversão é muito simplista.
Para tocar ao vivo, a diferença entre um amplificador valvulado e um simulado é enorme, brutal. Posso falar isso com absoluta certeza, tenho um rack Mesa Boogie, mas também tenho uma GT-10 e Guitar Rig. Para gravar, depende muito das condições de captação do som, microfones, ambiência, falantes etc. Mesmo assim, há uma grande diferença. Não vou dizer que o som digital é ruim, já sons bem decentes gravados assim, mas no geral é digitalizado e inferior ao som de um bom ampli. Funciona exatamente como o Marcosrcf escreveu, dá para tirar um som sim. Fala a favor também a extrema praticidade e preço que se paga nos simulados. Só que no simulado, configurando e acertando tudo, se chega a um som razoável, diferente de um som excelente que se chega com um amplificador, bons microfones e boa sala de gravação. Mas é verdade que em muitos estúdios por aí, o amplificador é zuado, os microfones tem defeito, a mesa está ruim, os monitores são péssimos... É melhor gravar em linha.
Já tem muito tempo que toco em amplificadores bons, me acostumei com o som. Para mim, quando pego a GT-10 ou toco em linha no Guitar Rig, a maioria dos sons não me agradam. O som das simulações melhoraram muito ultimamente, mas ainda falta bastante para se equiparar.

Nardimm
Veterano
# out/09
· votar


Obrigado pelas respostas pessoal.

Pois é, porém tem muita gente que com pedaleira faz som muito bom.

A banda de Death Metal Progressivo Opeth, ao vivo, utiliza a GT-6 pra fazer distorções, deixando de lado o "power tube".

Analisando esse exemplo, fico na dúvida: uma pedaleira bem configurada vale a pena?

Minow
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
uma pedaleira bem configurada vale a pena?

Sim.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
Vc tem certeza disso ou é só mais um caso de patrocinador? Pergunto porque não é meu tipo de som, mas pelo pouco do que vi, tem um video que os caras usam stacks Laney, guitarras PRS... Muito estranho usar um equipamento desses para tirar som de uma GT-6 e mandar em linha o som. To para ver um guitarrista consagrado, em turnê mundial, subindo num palco com uma pedaleira. Se for, estou espantado e vai ser o primeiríssimo caso.
uma pedaleira bem configurada vale a pena?
Essa pergunta depende do que você chama de "vale a pena". Como eu disse, o som não chega nem próximo, usando uma pedaleira, pode configurar o quanto quiser. Só que, por exemplo, um Mesa Boogie custa umas 10 GT-10. Se você tem grana para ter um Fender Twin, um Marshall JCM-800 (ou um Vox AC30) e um Mesa Rectifier, eu te chamaria de louco psicótico se dissesse que valeria a pena trocar tudo por um POD, GT-10, Tonelab ou seja lá o que for. Se de repente para você "vale a pena" gastar pouco mais de mil reais e ter um som mais ou menos (pode configurar quanto quiser), quem decide é você.

GuitarHome
Veterano
# out/09
· votar


uma pedaleira bem configurada vale a pena?

E muito...

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


MMI

Pois é. Tudo depende de tudo! Acho que o Nardimm precisar avaliar "n" fatores, pesquisar, fazer cálculo$.. Esse "valer a pena" é uma pergunta capciosa.

Abs

Slash Hammett
Veterano
# out/09
· votar


gosto mais de pedaleiras do que pedais.
o que importa é se o som é bom, independente de ser analogico ou digital.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/179542/

Nardimm
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Peter Lindgren, o ex. guitarrista do Opeth disse em uma entrevista que usa o VH100R com distorção do GT-6.
Mas em estúdio eles usam distorção do amp sim.
Sei lá se é verdade ou se falam porque são patrocinados né...

MauricioBahia
Cálculo$... sim! ahauhauh

Slash Hammet
Legal man, que pedaleira vc usa?

Bom, já decidi. Vou começar um set de pedais mesmo.
Problema é que gosto de muitos sub-gêneros de rock e metal.
Desde Pink Floyd (calmaria) até Death Metal (destruição), ou seja, haja pedais!
Daqui uns 10 anos eu acabo meu set perfeito. Aí posto novamente :D

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
Uma opção que muitos têm seguido é combinar pedais analógicos de distorção com pedaleiras para efeitos. Assim você alia a qualidade das distorções de latinhas com a versatilidade de regulagem e programabilidade dos efeitos mais diversos das pedaleiras.

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


erico.ascencao: Uma opção que muitos têm seguido é combinar pedais analógicos de distorção com pedaleiras para efeitos. Assim você alia a qualidade das distorções de latinhas com a versatilidade de regulagem e programabilidade dos efeitos mais diversos das pedaleiras.

Considero essa a melhor pedida mesmo! +1

Abs

ps. tudo isso plugado num bom amp!

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
E pelo visto é Line6 M13 + distorções!

Slash Hammett
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
tenho umas boss me 20, mas vou ver se no natal eu troco ela por uma me 70.

rsf
Veterano
# out/09
· votar


Achei esse vídeo interessante, assistam até o final....



nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
O som das simulações melhoraram muito ultimamente, mas ainda falta bastante para se equiparar.

Se eu não conhecesse o Amp Farm do Pro Tools eu nem falava nada, ms já conheço, então eu acho que existem simulações e simulações... o lance é que as que chegam perto do som dum valvulado, custam bem mais caro que comprar um all tub, já que só o amp farm custa 600 dolares... fora o sistema protools TDM.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
uma pedaleira bem configurada vale a pena?

Particularmente, eu penso que sim. Em gravações, eu uso exclusivamente pedaleira, mesmo tendo os meus valvuladinhos para tocar.

Procure aqui no fórum por um tópico do MauricioBahia, onde ele coloca várias gravações, algumas feitas com pedaleiras e outras com valvulados. Compare e conclua por si próprio. ;)

erdnaxela
Veterano
# out/09
· votar


eu to usando a m13 pra efeitos e overdrive com distorção analogica; primeiro voce tem que definir quais os efeitos voce precisa dai é escolher uma pedaleira que influencie o menos possivel no seu timbre visto que muitos pedais juntos tambem modificam o som.

Eu cheguei aonde eu queria pois curto muito delays e reverb. Efeitos, poucos e bem de levinho, sem exagero Tenho um vox 847 pra wah wah, pra mim dá de sobra.

Nardimm
Veterano
# out/09
· votar


opa valeu gente, vou fazer a combinação do analógico + digital então :)

só que o preço do m13 tá fora de condições pra mim >.<

nenhuma alternativa mais barata?

Nardimm
Veterano
# out/09
· votar


rsf

Perfeito cara, a frase do final é a maior verdade:

"Confie nos seus ouvidos, não nos seus olhos."

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Se você tivesse um Fender Twin, Vox Ac30, Mesa Dual Recto e seus amplis atuais (de quebra), você trocaria tudo por um computador com o Amp Farm+protools?

Bog
Muitas variáveis tem que ser pesadas. Nesse teste que o Bahia postou, já tinha feito há bastante tempo. Tem que ver as condições de gravação, sala, microfones e tal. Mas deixa para lá. Tenho certeza que a maioria aqui ouviu os samples do teste nos falantes do computador ou no máximo nuns fonezinhos de ouvido. Não sou melhor que ninguém aqui, mas tenho alguma experiência em valvulados. Há mais de 1 ano quando conheci este teste, por sorte ou coincidência, estava testando monitores de referência JBL e Mackie e uns fones de ouvido Bose. Por brincadeira, ouvi umas duas vezes cada teste que fiz em cada equipamento. Só tive paciência de fazer 4, mas acertei os 4. Não dá para errar... Mas pega uns falantezinhos de computador do camelô (sei que onde você está não tem disso...) e faz o teste, certeza que é tudo igual, um som rachado que é uma desgraça.
Portanto, isso de som de valvulado é diferente, não há dúvida e é desse som que eu gosto e você também, eu sei. Mas a maioria das pessoas não reconhece esse som, é muito mais satisfação pessoal de quem toca. Ainda mais se for aqui no Brasil, tocar num boteco, para ganhar no máximo 100 reais. Levar equipamento de 20 mil reais para ganhar isso e a maioria das pessoas que vão ouvir não faz a menor idéia se é uma pedaleira ou um valvuladão? Mesmo em gravação, a maioria ouve em equipamento meia boca e soa tudo igual. Portanto, depende de cada um, das condições e muitas variáveis.

Bog
Veterano
# out/09 · Editado por: Bog
· votar


MMI

Pois é cara, eu concordo com você em boa parte aí. Mas acho na verdade que depende muito da aplicação. Em gravações caseiras, feitas de forma amadora, é complicado usar um valvulado. Mesmo que o amp seja bom, ele precisa estar num bom volume para deslocar ar e ser microfonado como se deve, o posicionamento do microfone precisa ser certo, a ambiência precisa ser acertada, enfim, existe tanta coisa envolvida, que usar um simulador pode dar resultados até melhores e com menos trabalho.

Já ao vivo, eu sou o primeiro a admitir: minha pedaleira ligada em monitores de referência produz um som legal, mas os valvuladinhos (tenho 2) produzem um som MUITO legal. Na verdade, com o volume baixo, é difícil de notar alguma diferença, mas conforme o volume aumenta, a distância também aumenta. Só que eu sou um cara meio vidrado em equipamentos, que já tocou em coisas que vão desde uma caixa Frahn que foi o meu amp por 5 anos até alguns dos mais cobiçados, como AC30, Twin Reverb e afins - aqui é comum tocar nesse tipo de amp em lojas. Então, casos como o meu - e provavelmente o seu - são um pouco diferentes da grande maioria do pessoal, que vai tocar no meio de um monte de barulho, para um público que não vai notar diferença, e muitas vezes sem o próprio guitarrista poder ouvir direito.

Por isso, eu acho que na maior parte dos casos, a pedaleira vale sim a pena. Idealmente, todos teríamos valvulados grandes, feios e maus, tocaríamos em volumes ótimos para platéias atentas, gravaríamos com microfones perfeitos em setups ajeitados por técnicos de som experientes...

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Se você tivesse um Fender Twin, Vox Ac30, Mesa Dual Recto e seus amplis atuais (de quebra), você trocaria tudo por um computador com o Amp Farm+protools?

Depende... tem uma coisa que o Nuno Mindelis falou uma vez que achei interessante. Ele tinha acabado de lançar um disco e perguntaram pra ele quais amps ele usou, e ele falou o nome de 3 faixas e disse que naquelas tinha usado o Tremolux Reverb dele e nas demais o Amp Farm.

O reporter surpreso falou algo do tipo: Amp Farm? Usando computador pra gravar Blues?

Ele respondeu que ele não ia com a cara do Amp Farm, mas que durante as gravações teve que levar o amp dele pra manutenção, e chegou no estudio em Austin sem amp (foi um dos discos do double trouble), testou os disponíveis lá, mas não gostou de nenhum timbre que achou. Então sugeriram o amp farm e ele testou, conseguiu um timbre "razoável" e mandou ver. Só que depois que botou os fones pra acompanhar a musica enquanto gravava, viu que com os outros instrumentos ficou show e a partir daí gravo o resto do disco com o Amp Farm. No fim ele diz pro cara, eu já tive virtualmente todos os Fender que interessa ter antes de parar no Tremolux Reverb, e se ele é bom o suficiente pra eu preferir deixar o meu Amp em casa, é porque os timbres que consegui são tão bons quanto. Então hoje em dia se eu ficar sem amp e precisar gravar eu não vou precisar correr atrás de um amp na pressa, gravo com o Amp Farm.

Acho que cada tecnologia tem seu uso. Com certeza o Amp Farm manda tão bem quanto um valvulado, em algumas situações até melhor (já que dificilmente alguém vai ter tantos amps quanto ele é capaz de simular), mas ele é voltado pra gravação pra ser extremamente util em estúdio.

Já os valvulados podem ser muito bom em estúdio se você tem uma boa sala, bons microfones e tempo e paciência o suficiente pra achar a melhor microfonação. Só que se tu não faz tudo certinho o som fica bem meia boca e querendo ou não, as vezes tu não tem o tempo, ou o conhecimento, ou o equipamento, ou mesmo o saco pra deixar tudo do jeito que devia estar. Aí muitas vezes vc vai ver simulação dando de 10 a 0 em amp valvulado.

Em palco, ao vivo eu nem falo nada pq aí valvulado é Imperador, sem contar a massagem no ego que é tocar com eles, poder ajudar tudo, sei lá, o meu lance com valvulado não é o som propriamente dito, mas o fato de que tocar com um é uma experiência quase que espiritual. Tem todo um ritual, ligar, esperar as valvulas esquentarem, plugar todo o equipamento, tirar do stand by, timbrar ele até estar no ponto ideal, e só então tocar... pra mim todo esse ritual vale tanto quanto o som em sí e é por isso que eu jamais deixaria de usá-los, o motivo pela qual não uso Solid State (embora goste muito do som de alguns), enfim, tocar guitarra é minha religião, e usar um valvulado é uma das ritos desta religião.

Então minha resposta é que com certeza eu ficaria com os amps porque nem me imagino sem um valvumado e ainda teria o Amp Farm + Pro Tools, essa inclusive é minha meta de longuissimo prazo, ter um estúdio com Pro Tools HD e atuar como produtor de bandas locais e adivinha qual vai ser meu primeiro plug-in?

E quer saber duma coisa, to cagando e andando pro que o publico vai achar, afinal eu toco é pra mim, quem não gostar que se exploda... heheheheh

Agora aqui no fórum outro dia tava conversando com um carinha que botou o Classic 30 dele pra vender no Mercado Livre, porque achou o som da Tonelab dele melhor... enfim o mundo é cheio de doido e é só chegando mais.

guitartube
Veterano
# out/09
· votar


Daqui a pouco entra um nerd de web que leu na web que matematicamente a conversão AD destrói a onda sonora original. Que está escrito e que ningupém pode negar a ciência, que é uma constatação matemática blábláblá......
Matematicamente sim, a onda convertida está cheio de descontinuidades, só que o ouvido humano não consegue identificar esta anomalia e distinguiir a onda original da convertida. Logo o som digitalizado com defeitos é coisa do passado.


flw!!!!!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Agora aqui no fórum outro dia tava conversando com um carinha que botou o Classic 30 dele pra vender no Mercado Livre, porque achou o som da Tonelab dele melhor... enfim o mundo é cheio de doido e é só chegando mais.


Tu acredita que o doido aqui resolveu pegar uma GT-10 também? hahahaha... é o que você falou nesse parágrafo:

Já os valvulados podem ser muito bom em estúdio se você tem uma boa sala, bons microfones e tempo e paciência o suficiente pra achar a melhor microfonação. Só que se tu não faz tudo certinho o som fica bem meia boca e querendo ou não, as vezes tu não tem o tempo, ou o conhecimento, ou o equipamento, ou mesmo o saco pra deixar tudo do jeito que devia estar. Aí muitas vezes vc vai ver simulação dando de 10 a 0 em amp valvulado.

Eu não tenho isso saca? E mais, para mim valvulado tem pouca praticidade comparado à uma dessas pedaleiras modernas. E tudo é fruto de regulagem. Se regulando bem, com essas pedaleiras top de linha do mercado, você consegue vários bons timbres. Então, eu resolvi manter as duas aqui comigo, para diferentes situações. A GT-10 ela é mais completa, o que me ajuda muito em situações ao vivo e cia, e a tonelab tem alguns timbres únicos nela, apesar de serem um pouco limitados. Essa combinação, é muito bacana. Algum dia pego meu AB Box e ligo as duas juntas, cada uma com uma função!

Mas então gente, hoje em dia não tem porque ter preconceito com digitais. O nível de qualidade chegou num ponto muito alto, e acho viável sim substituir amplificadores por VST's ou Multi FX, só depende da necessidade e gosto do freguês.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm

Pedaleiras atuais e o som digitalizado

Rapaz, entrei nesse mundo há menos de um ano (valvulados, SS, pedasi, e afins), e já vi que é um mundo fabuloso, nos dois sentidos dos termos: No de ser encantador e no de conter muitas fábulas e histórias... (estórias).

Acho que para brincar em casa, e falo de um brasileiro de classe média, um pedaleira digital está mais do que suficiente. Mesmo que você tenha um ouvido muito bom.

Ninguém faria o comentário "muito boa essa simulação" se não soubessem que é uma simulação..... uma minoria reconheceria tratar-se de uma simulação, e dessa minoria, teria de se excluir alguns resultados por causao do fator sorte.

Meu ponto é que: 1- Em um país como o nosso, quem pode dispensar uma fortuna em equipamentos, só por hobby? Uma minoria.

Dessa minoria, que, não sendo de músicos profissionais, que pode realmente desfrutar do que tem, em potencial? Quem pode ligar um amplificador de 50 watts em volume alto para tocar em casa, por hobby? Uma minoria absoluta.

Meu ponto é que tem-se formado um mito a partir das opiniões de poucos, mas que não se aplicam às necessidades de muitos.

De forma nenhuma é uma crítica a esses "poucos". Mas é uma questão de se nortear pelo lógico e por aquilo que gerará resultados. Ser pragmático.

Tenho valvulado (tá, é um Champion, mas tem 2 válvulas!!!!), é ultimamente gravo no computador, tudo... mas por quê?, I hear you ask in a very surprised tone, eu respondo. Praticidade. Posso tocar em volumes que não incomodam ninguém, uso n delays, n reverbs, posso mixar, recortar e me divertir. Quando gravo em CD, fica legal, e posso ouvir o que toquei. O Champion soa melhor? HUm.... sim, e não. Como vai soar bem em um lugar pequeno, com mais de mil livros, mais móveis, cama.... ehehhehe. Sem contar que por ser pequeno, o eu tenho que ficar perto dele, e incrivelmente, é alto.

Como o Nicholas disse acima, o negócio é se divertir e estar contente de seu som. Se você vai fazer isso com um AC-30 ou com uma V-Amp, isso é relativo, depende tantos factores, mas tantos, que fica difícil emitir opinião. (contraditório, eu sei, eheheheh).

Eu me divirto. No dia em que para de me divertir, me separo, pego minhas economias e compro um Deluxe Reverb. =)

luiz_aug
Veterano
# out/09 · Editado por: luiz_aug
· votar


Olha, eu vou contar a minha experiencia, de forma simples e resumida, com pedaleira e pedais....
Teve um dia que eu tive que gravar uma música em estúdio.
Sabe como é, o tempo é curto e tal...
Levei minha v-amp (odiadas por alguns aqui, amada por outros...) e começei a programar um timbre limpo e com um compressor legal, mas o que me impressionou é que eu cheguei em um resultado SATISFATÓRIO em menos de 10 minutos, timbre bom mas sem a pretenção de simular nada, era simplesmente um timbre bom para o que eu queria... Conclui que relação entre versatilidade e praticidade de uma pedaleira na hora de gravar é incrivel...
Agora, na mesma semana rolou de tocar essa mesma musica ao vivo, pensei ser moleza, o preset tava pronto e agora eu ia colocar a v-amp no loop de um all tube e tal...
NADA disso !!! heahehahea
O timbre ficou uma droga, no final das contas demorei uma meia hora até desistir e ligar a tele direto numas latinhas de um outro guitarrista e no ampli sem nada de pedaleira... Moral do dia, um timbre que pra mim pareceu muito melhor do que na gravação (mas pouca gente percebe isso, pra mim que isso quase nem conta, visto que o timbre da gravação já tava muito bom) e o diferencial mesmo foi ter tudo, absolutamente tudo ao seu controle e com uma vibe beeem diferente ^^...
Era isso ae que eu queria falar...
Abraço !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleiras atuais e o som digitalizado