Pedaleiras atuais e o som digitalizado

Autor Mensagem
Konrad
Veterano
# out/09
· votar


luiz_aug

É isso ai. Como dizem meus alunos. Cada um em seu quadrado.... hehehe

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
só que o preço do m13 tá fora de condições pra mim >.<
nenhuma alternativa mais barata?

Eu estou tendendo para este caminho também. É certo que os drives serão de latinhas, mas quanto aos efeitos eu tenho minhas dúvidas. Estou buscando um set definitivo no sentido de que eu possa guardar estas coisas por muitos anos. Nesse sentido de "eternidade", pedaleiras são ruins pois elas ficam ultrapassadas com o tempo, então eu poderia ficar com uma pedaleira ultrapassada e ficar tentado a pegar o novo lançamento.

Outra alternativa que venho pensando é pegar latinhas dos efeitos que eu mais uso (delay, chorus e phaser) e usar uma pedaleira mais simples para coisas mais esotéricas. Uma Zoom G2 pode resolver esta parada tranquilamente, e também pode atender às suas aspirações.

Nardimm
Veterano
# out/09 · Editado por: Nardimm
· votar


brunoliam
o negócio de ninguém perceber que é simulação é real mesmo...
se o guitarrista tocar a música bem tocada, com uma distorção natural sem chiadeira, nenhum ruído no som e bom volume, quem que vai reclamar? a maioria vai querer curtir a música e não ficar prestando atenção pra ver se a distorção vem do amp ou do pedal.
mas é isso aí, negócio é se divertir!

luiz_aug
pedaleira ao vivo tô vendo que não rola mesmo então :P

erico.ascencao
pois é cara, levo muito em consideração esse negócio de guardar por anos porque não sei se vou ter grana pra ficar repondo válvulas do amp e comprando sempre a pedaleira top de linha.
se eu for pegar pedaleira vai ser uma beeem basicona mesmo também.



eu tenho uma dúvida quanto à distorção:
a MT-2 é boa pra metal porque faz "scoop" nos mids né? (me corrijam se eu estiver falando m*)
se eu pegar um pedal tipo DS-2 e um GE-7, consigo fazer o MESMO efeito? (desconsiderando a quantidade de ganho do MT-2)
queria pegar um pedal de distorção que fosse desde um crunchzinho até um death metal como o Digitech Hardwire TL-2, independente do preço.

janick
Veterano
# out/09
· votar


pedaleira ao vivo tô vendo que não rola mesmo então :P

Porque?
Conheço vários músicos profissionais usando XTL/X3, GT10/GT-8. São pedaleiras que além de possuirem ótimos timbres, tanto em baixos quanto altos volumes, são completas, tem muita praticidade pro músico. E esse é o maior fator no setup de um músico. Muitos não pensam nisso porque não tem costume de tocar em situações como exposições, shows gigantes para 5.000 pessoas, ou em um barzinho para umas 400 pessoas onde o ampli não vai ser bacana ou não vai ser viável, ai sempre entra a pedaleira. Garanto que muitos dos que falam mal de timbre de pedaleira não conseguem diferenciar um teste cego.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Nardimm
eu tenho uma dúvida quanto à distorção:
a MT-2 é boa pra metal porque faz "scoop" nos mids né? (me corrijam se eu estiver falando m*)
se eu pegar um pedal tipo DS-2 e um GE-7, consigo fazer o MESMO efeito? (desconsiderando a quantidade de ganho do MT-2)

Acho que deve dar certo este lance do DS-2 + GE-7. Se você quer tanto a estridência do DS quanto o scoop do MT, aí vale a pena.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
Tu acredita que o doido aqui resolveu pegar uma GT-10 também?

Eu não falava de ti, eu falava de outro usuário, que efetivamente vendeu o Classic 30 dele pra outro usuário daqui do fórum, para ficar com a Tonelab dele, e não é tu... hehehehhehe.

ogaitnas
Veterano
# out/09
· votar


Sobre os testes cegos, eu mesmo fiz posts aqui sobre pedal vs simulação vs qq outro equipo que simulasse o pedal x em questão e ninguém acerta hehehe

Essa de pedaleira é digital e etc..etc, é só na base do ouvi falar, na hora H, ninguém diferencia nada e é tudo "timbrão"

Ornitorrinco
Veterano
# out/09
· votar


cara, eu não resisto... toda vez que eu vejo esse tipo de debate "analógico vs. digital" eu fico extremamente tentado a postar... sendo assim...

vou direto ao ponto: dinheiro pra gravar é coisa que praticamente ninguém tem e eu já ouvi gravações onde os caras juntaram todas as moedas que tinham e que ficou uma grande bosta! eu gravo todas as músicas da minha banda em casa, usando o meu Guitar Port da Line 6 (com todos os plug-ins) e o programa de gravação RiffWorks... gravo tudo sem pressa (posso levar meses gravando), tenho zilhões de efeitos à minha disposição que eu posso configurar do jeito que eu quiser, posso ir polindo o som para ficar do jeito mais profissional possível, posso editar do jeito que eu quiser, cortando e colando partes, gravando acorde por acorde ou vários de uma só tacada, etc... sem precisar gastar uma fortuna no estúdio e muitas vezes ficar puto com o resultado! esse negócio de tentar reproduzir o padrão das grandes bandas que trabalham com os melhores produtores nos melhores estúdios do mundo é coisa de louco... ou vc gasta rios de dinheiro pra fazer isso ou então fatalmente vc vai se decepcionar com o resultado... por exemplo: essa história do Nuno Mindelis gravar com o Amp Farm. O cara gravou blues direto no computador, só que foi em Austin e não na Xurupita... e com certeza não foi nada barato. Então, fica o conselho: desconfiem de estúdios baratos. É muito melhor perder um tempo em casa gravando em equipamento digital do que gravar numa Marshall toda judiada em meia hora num estúdio!
E tem mais: da mesma forma que eu aconselho a todos a gravarem com equipamento digital e também DESaconselho a tocarem ao vivo com este mesmo equipamento! Minha banda toca um misto de metal/hardrock/hardcore, com o volume no limite e o baterista sentando o braço nas peles! Eu entrei numa de tocar com o Uber Metal da Line 6, que quando eu testei na loja tinha o melhor timbre de metal que eu já havia ouvido, mas é DIGITAL! Cara eu tentei por diversas vezes usá-lo, regulava incansavelmente para achar O SOM, mas depois de muitas tentativas frustradas, de não conseguir ouvir quase nada do que eu tocava, de perceber que a distorção digital parece mais um flanger barulhento, eu acabei vendendo o Uber Metal e voltei para o esquema de distorção analógica/valvulada! Hoje eu toco com um Vintage Proco Rat em conjunto com uma distorção valvulada do Pedrone (handmade) e consigo muito mais peso e definição do que todas as distorções que eu já toquei em toda a minha vida! Mas que fique bem claro: toco no ensaio e ao vivo, pra gravar eu vou de digital! E é por isso que o luiz_aug não conseguiu o mesmo resultado ao vivo com a pedaleira... o digital é uma simulação, ele simula todo um ambiente (microfone, tamanho da sala, tipo de reverberação, distância do microfone, amplis, falantes, etc...) e essa simulação na gravação pode ser muito mais eficaz do que vc tentar fazer a coisa REAL (a menos que vc seja milionário), e no fim das contas, a música vai ser convertida em um arquivo digital, ou seja, vai virar um monte de 0 e 1... já na hora do "vamos ver", quando vc tem que apresentar o seu som no MUNDO REAL, que é analógico, aquilo que foi simulado pelo digital tem que ser apresentado de forma convincente às pessoas... eu sei que tudo é muito subjetivo, mas pra mim o som OBRIGATORIAMENTE tem que ter peso, profundidade e clareza, e nesses 3 quesitos vitais o digital perde de 10 a 0...
O engraçado é que sempre tem um cara pra dizer: "o público não percebe a diferença!", aí eu digo: "depende de quem é o seu público!"... se vc toca dezenas de estilos diferentes num barzinho, vc é praticamente obrigado a usar uma pedaleira, pois é praticamente impossível carregar o estilo de 100 guitarristas diferentes num pedalboard! Sem falar que o público geralmente está um tanto alcoolizado e mais preocupado com a farra do que com o timbre da guitarra! Há públicos e públicos... claro que quem vai num show do Chiclete com Banana tá pouco se lixando para o timbre da guitarra e o equipamento que o guitarrista tá usando, mas eu acho que quem toca axé nem entra nesse fórum, e todos os VERDADEIROS amantes de música tem a pretenção de fazer o melhor som possível.
Da mesma forma, também há momentos e momentos... obviamente que para tocar em casa de bobeira e ficar viajando nos efeitos eu uso o Guitar Port, pois é só plugar no computador e sair tocando, e garantir horas (ou até dias!) de pura diversão! E meus vizinhos nunca vão reclamar de barulho!

Como disse o colega aí acima: cada um no seu quadrado!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Eu não falava de ti, eu falava de outro usuário, que efetivamente vendeu o Classic 30 dele pra outro usuário daqui do fórum, para ficar com a Tonelab dele, e não é tu... hehehehhehe.

Olha... hahaha eu fiz a mesma coisa, e além disso, comprei uma GT-10, dai vou manter as duas pedaleiras.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick

Vixe, vai ficar sem amp mesmo?

alanstu
Veterano
# out/09 · Editado por: alanstu
· votar


Da uma olhada no timbre que esse kara tira:
(ouçam todos até o fim para chegar a uma conclusão)
me-70


me-70 (outro guitarrista)


gt-10


Alguem poderia fazer um teste cego entre digitais e analogicos, com o mesmo ampli, para ver no que dá?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Ornitorrinco
Boa cara!!!! +1 com louvor


É exatamente esse o ponto. Se você tem milhões para gastar, nem pense numa pedaleira ou simulador, mesmo para gravação. Faz como o Júnior (irmão da Sandy), junta um pessoal e vai gravar num dos melhores estúdios, com os melhores equipamentos, nos EUA. Ou então, quem sabe, aluga uma semana o Abbey Road na Inglaterra. Resultado garantido, pelo menos em termos de timbre... Se não é seu caso, provavelmente o de ninguém daqui desse fórum - suponho -, as simulações são uma mão na roda. Será que o Nuno Mindelis realmente gravou tudo no esquema guitarra-computador? Será que não tinha um pré-amp, um reverb analógico, um compressor valvulado, absolutamente nada? Isso para não falar de coisas mais "obscuras", como uns guitarristas brasucas famosos que por um patrocínio lixam o headstock da sua guitarra importada e metem um adesivo de fabricante nacional (eu já toquei numa dessas, não é lenda). Mas acho que o Nuno Mindelis não precisaria disso...
Ao vivo, nada como um valvulado com uns falantes empurrando um som quente.
Nessa busca do melhor dos dois mundos, tenho uma GT-10, que para mim não serve para muita coisa além de estudar em silêncio com os fone plugados, mas também montei um rack com equipamentos Mesa Boogie. Tenho dois prés, um Triaxis e um Rectifier. Para quem não sabe, o modelo chama-se Rectifier recording preamp porque foi feito para gravação, tem uma saída para gravação em linha, assim como o Triaxis. Para gravar em linha, requer alguns ajustes cuidadosos para timbrar, não é a mesma coisa do que ligado no power amp. Mas em linha e ajustados, dão um bom som Mesa Boogie com algum som de válvulas, melhor que muita simulação, excelente para tocar em casa à noite, só que mesmo assim pior do que se estivesse em condições ideais (sala, técnico, microfones...). Mandando para um Guitar Rig da vida, com simulação de caixas, só com um wah antes do pré, talvez com alguma modulação digital, fica melhor que muito estudiozinho é capaz de fazer. Porém, ligado no power amp, com os falantes berrando, não acredito que tenha simulação que iguale ou supere. Mas é um equipamento caro e fora da realidade de muita gente que toca, reconheço. Imagine então ter esses e mais outros, com condições ótimas, excelente engenheiro e técnico de som, sala e equipamentos top...

MauricioBahia
Moderador
# out/09
· votar


MMI: Para quem não sabe, o modelo chama-se Rectifier recording preamp porque foi feito para gravação, tem uma saída para gravação em linha, assim como o Triaxis.

Essa coisa feia aqui né? hehe

Cara, custo benefício e questões de gosto pessoal estão envolvidas nesse assunto que, pra mim, é algo hiper complexo de sequer opinar.

É uma discussão eterna! :-)

Abs

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Se não é seu caso, provavelmente o de ninguém daqui desse fórum - suponho -, as simulações são uma mão na roda. Será que o Nuno Mindelis realmente gravou tudo no esquema guitarra-computador? Será que não tinha um pré-amp, um reverb analógico, um compressor valvulado, absolutamente nada?

Acho muito difícil, do jeito que americano adora um tube compressor ou uma Neve valvulada.

Mas a idéia dele é semelhante à minha, nada substitui um valvulado do ponto de vista pessoal, mas em estúdio, o cara pode e deve usar todas as ferramentas possíveis.

Mas acho que o Nuno Mindelis não precisaria disso...

Até pq via de regra ele toca com uma Strato Japonesa mais vagabundinha que minha Squier JV do início dos anos 80... heheheheheheheh

Eu acho ridiculo é o cara que taca aquelas fitas isolantes na marca... caralho qual o sentido de dar 12 mil reais numa Les Paul ou Strato ou num Marshall ou Mesa/Boogie e meter uma fita isolante alí? Pra mim é muita paunocuzice.

erdnaxela
Veterano
# out/09
· votar


eu misturo digital e analogico e to feliz. O lance é achar o seu som. Visto que a grande maioria das pessoas que nos ouve não sabe diferenciar timbre. Digo isto por que tocava com o vamp2 todo mundo gostava. Fiz alguns pedais comprei outros. Todo mundo gostava do mesmo jeito. Hoje toco com m13 + distorção analogica e todo mundo gosta do mesmo jeito. As vezes fico revoltado com a minha esposa, regulo tudo bonitinho alto sonzão e a minha esposa não sabe a diferença. Os unicos que conseguem perceber a melhoria ,são os musicos que tocam comigo. Domingo retrasado o baixista olhou pro meu pedal board pra ver o que eu tava usando ( visto que eu tenho varios pedais analogicos e digitais). Ele ficou surpreso em ver que todo o som saia da m13 direto no ampli ( overdrive + delay - de levinho e um pouquinho de reverb só pra dar uma molhadinha no som + chorus pra clean ).

Cada um busque a sua satisfação isso é muito importante. A uns dias me bateu uma angustia pois estava atras do meu timbre e mais rapido do que eu imaginei ,encontrei.

Agora o meu mais novo desafio e cantar e tocar sem errar na hora de acertar o pedal + palhetar a corda e entrar com a voz; tudo em sintonia.

A grande sacada e saber regular o equipo que tem.



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Cara, vou sim! É mais pratico! Para praticar em casa vou pegar também um AKG K-44, que é um fone bem bacana, e com ele, preparo os timbres em casa e treino, e em shows, ligo em linha, ou dependendo do amplificador, eu levo minha Tonelab mesmo! Mas vou dar preferencia para GT-10 pelos recursos que ela tem, que são muitos!

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick

É cada qual com seu cada qual... hehehehehhehe

MMI
Veterano
# out/09
· votar


MauricioBahia
É esse aí mesmo. É minha tonelab para gravar em linha, sacou? Mas o som disso aí sai legal mesmo ligado no power. Esse não é um equipamento de produção normal, a Mesa só faz sob encomenda, tem que esperar uns meses para receber. É baseado no Dual Recto. E eu sei que você acha que minhas guitarras e equipamento são feios e não valem uma cerveja. Mas é que nem mulher feia, a gente pega um carinho... Hehehehehehehehe

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Velho, brasileiro fazendo isso é ridículo... Os americanos até poderiam ter sua razão, mas não vejo fazerem.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Mas o som disso aí sai legal mesmo ligado no power.

Exato. Em casa, gravações via USB na GT-10, e preparo nos fones patches para se usar ao vivo nos PA's, funciona beleza. E deixo a Tonelab aqui também, tanto porque ela tem alguns timbres bem peculiares, quanto pelo fato de ser meu Backup também. Além de que, eu imagino aqui, Essas duas pedaleiras + um AB Box, que eu já tenho, me daria uma versatilidade dos infernos, e timbres muito bons... quem sabe quando inventarem um Pedalboard de dois andares com andar 'deslizante'? Fazer que nem tecladistas que usam diversos teclados, mas só que com pedaleiras... hahaha loucura.

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


Eu tinha uma G1X. Sempre pensei em comprar grandes guitarras, grandes amps, grandes pedais.
Comprei um ShredMaster da EFX, e com minha humilde vivagold + condor gx35R consegui um timbre de distorção que simplismente é real. E é assim que eu gosto, ele fica bom ao vivo. Para gravação também não é ruim'
Hoje já não fico com aquela neura de ter bons equipamentos e etc. para ter um bom timbre, uma simples latinha pode fazer um bom som. Coisa que nínguem percebe pra falar verdade, mas ao vivo uma pedaleira(dependendo da regulagem) fica muito embolada, e a galera, SIM, eles realmente percebem quando esta embolada. Já não é o caso do pedal.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


janick
quem sabe quando inventarem um Pedalboard de dois andares com andar 'deslizante'?

Tem um Luthier daqui que faz sob encomenda e sai mais barato que um Ladscape da vida.

Zero Zen
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx

Eu tinha uma G1X. Sempre pensei em comprar grandes guitarras, grandes amps, grandes pedais.
Comprei um ShredMaster da EFX, e com minha humilde vivagold + condor gx35R consegui um timbre de distorção que simplismente é real. E é assim que eu gosto, ele fica bom ao vivo. Para gravação também não é ruim'
Hoje já não fico com aquela neura de ter bons equipamentos e etc. para ter um bom timbre, uma simples latinha pode fazer um bom som.


Puxa cara...Você está doente ! Você sofre de Anti - G.A.S. ! kkkkkk

janick
Veterano
# out/09
· votar


Tem um Luthier daqui que faz sob encomenda e sai mais barato que um Ladscape da vida.

CAAAAARALHO cara, nem me fala isso, que senão eu pego o contato com você e crio um pedalboard desses.... hahahah

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


Zero Zen
Nem é, cansei de procurar o timbre perfeito enquanto:
G2 + Shredder (EFX) + SuperScreamer(EFX)
Faz com que você não precise de mais nada.
No máximo mais um Drive,Booster e Wah.
Fica perfeito. Fica VIVO, é bom em gravação e ao vivo. Eu achava que o timbre da guitarra embolar ao vivo era culpa do mal equipamento, mas era só a distorção da pedaleira que não é muito legal ao vivo. Mas a Tonelab LE simula distorções para se tocar ao vivo.

=)

janick
Veterano
# out/09
· votar


Mas a Tonelab LE simula distorções para se tocar ao vivo.

Tanto ela quanto as GT's da vida, Pod X's da vida... se bem reguladas, essas pedaleiras fazem um estrago!

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Zero Zen
Puxa cara...Você está doente ! Você sofre de Anti - G.A.S. ! kkkkkk

Rapaz isso é uma doença serissima, até hoje a unica coisa que segurou minha GAS foram períodos de desordem financeira, mas agroa que está tudo nos conformes, a bixa tá atacando os escudos planetários do meu bom senso com todos os Super Star Destroyers Imperiais.

janick
CAAAAARALHO cara, nem me fala isso, que senão eu pego o contato com você e crio um pedalboard desses.... hahahah

Cara, acho que tu nem preciza fazer aqui, a NCases e a Mistercase fazem esse tipo de coisa se tu encomendar, eu só não compro mais dele, porque aqui tão fazendo na mesma qualidade e bem mais barato já que não pago frete.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Zero Zen
Hoje já não fico com aquela neura de ter bons equipamentos e etc. para ter um bom timbre, uma simples latinha pode fazer um bom som.
Tá maluco? hahahahaahahahaha
Se isso é verdade, eu ainda estou procurando esse "bom som". Por isso eu continuo pensando em comprar latinhas e latonas para ver se eu acerto nessa simples latinha que você acertou... Rs
Abç!

Soul Wyx
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Eu acertei violentamente!
Todas outras latinhas que eu testei não me agradaram.
Dos que testei fiquei com:
Tube Screamer - Direct Drive - ShredMaster

São os 3 pedais que fariam meu som. O Shred eu já tenho.
=)

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Soul Wyx
Parabéns, cara, virou ativista anti-GAS...
A minha luta continua, já passei por esses pedais. Hehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleiras atuais e o som digitalizado