VSTs VS Pedaleiras atuais! E agora, quem ganha?

    Autor Mensagem
    The Red Special
    Veterano
    # ago/12


    Eu to fazendo este tópico depois de vários anos que venho alternando entre pedaleiras, amplificadores, pedais e VSTs inclusive! Foi muita coisa ao longo de 10 anos de trocas e trocas de equipamentos. Mas tiveram alguns que realmente me marcaram. E nesta lista, eu posso incluir os famosos VST's. No caso, eu destaco o Amplitube. Desde a versão 3.0, e até as novas versões 3.7 e 3.8, o programa ficou MUITO completo. Muitos racks, stompboxes, amplificadores, gabinets, microfones, e todos com qualidade. Me surpreendo a cada dia que passa. Eu passei por um período que meu head valvulado queimou, eu tive que vender alguns pedais. Dai precisei me virar com os VST's. Achei animal! Mas principalmente depois de descobrir as funcionalidades dele com um controlador midi! São ANIMAIS as possibilidades galera. Você controla praticamente tudo com pouquíssimo trabalho.

    Dai vem minha pergunta - Vocês acham que os VSTs já ultrapassaram as pedaleiras? Já tive Pod X3L, Vox Tonelab, 2 GT10, 2 GT8, Uma Zoom G2, V-Amp 2, dentre várias outras.

    E ainda assim, prefiro os VSTs. Acho que os algorítmos, a qualidade do som, as possibilidades estão MUITO além do que as pedaleiras do mercado oferecem. Sem falar nas flexibilidades de cadeia, re-amp virtual, dentre outros. E um bom notebook bem cuidado, não vai ter problema nenhum ao vivo. Já usei diversas vezes em shows e nunca me deu dor de cabeça. O valvulado por outro lado, queimou duas vezes ao vivo, para acabar com os paradigmas que poderão vir!

    E vocês, o que vocês acham?

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    Pela amor de Jimi, qual era seu maldito amp valvulado??

    A culpa é sua de tanto que vc fala que ele queimou, conta ae!!!

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ogner
    Cara, sempre tomei cuidado, sempre ligava na caixa antes de ligar, deixava ele no Stand-By antes de liga-lo, antes de transportar deixava as válvulas resfriarem, sempre tomei muito cuidado brow. Então, o cara parou de anunciar os amplificadores dele no mercado livre. Eu tomava muito cuidado, mas o amplificador infelizmente não durou. Mas o vendedor foi muito correto e gente boa ao me devolver a grana, isso contou!
    Mas ele realmente viu que o amp cada vez dava o mesmo problema. Um amigo quando viu ele por dentro, me disse que o trafo dele era sub-dimensionado e por isso, o cara podia consertar à vontade que eventualmente o problema voltaria. Por isso, conversei com o handmaker, expliquei a situação e desfizemos o negócio, entendeu?

    Não, não foi mal uso. Eu só estou constatando que qualquer equipo pode te deixar na mão ao vivo, para os puristas de plantão que podem dizer "Ah, usar notebook ao vivo é perigoso, isso e aquilo". Bem regulado, bem cuidado, não pega nada! Já fiz alguns shows com notebook, foi muito legal.

    Abçs!

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O desenvolvimento das pedaleiras é muito inferior comparado com a evolução das maquinas que suportam os VST. Qual pedaleira vem com "Quadcore, 8GB de Ram e HD de 500GB? Acho que é neste ponto a vantagem dos VSTs.
    Mas a gosto da praticidade das pedaleiras de pequeno porte.

    ogner
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Saquei..
    continuando a desvirtuada...vc poderia dar umas dicas de como fazer soar boç vst ao vivo...digo, a amplificaçao....ja ligueii em PA, caixa ativa e nunca sai legal...só em fones e direto no track mesmo..
    Alguma dica..ou só paciencia pra regular mesmo?

    Bog
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Bog
    · votar


    The Red Special

    Em tese, não existe diferença entre a qualidade de som que se pode ter com uma pedaleira e com um VST. Na prática, tem algumas diferenças:

    1. A pedaleira precisa incorporar todo o hardware. Não apenas visores, footswitches e coisas do tipo, mas também um monte de componentes internos: conversor AD, DSP e o escambau. Isso é uma faca de dois gumes:

    1.1. Por um lado, aumenta o custo de produção e distribuição da pedaleira. Um Amplitube da vida nem precisa de montagem, componentes, caminhão, estoque...

    1.2. Por outro lado, é muito mais fácil de garantir consistência na pedaleira. O VST depende muito da qualidade do hardware usado, tanto do PC quanto da interface de áudio. O PC também exige um trabalho de configuração.

    2. A pedaleira tem um processador dedicado. É muito mais fácil garantir processamento em tempo real nela, porque o fabricante tem total controle sobre o que vai rodar. Como DSPs têm instruções específicas para certas tarefas, conseguem fazer muito mais coisas com menos ciclos de clock e muito menos consumo de energia. Já o PC, novamente, vai depender de configuração.

    3. O PC tem memória de longa duração em quantidades muito mais generosas, por um preço muito mais baixo. Dá para ter um número arbitrário de patches. Ele também permite gravação e reamping de um jeito muito mais simples.

    Na média das coisas, a qualidade sonora não depende só destes fatores, mas também de quem projeta e escreve o software. Uma software bem feito pode soar melhor e exigir menos processamento. Então, não acho que dá para isolar pedaleiras de um lado e VSTs de outro. Já vi VSTs melhores e piores, pedaleiras melhores e piores. Eu ainda gosto mais das simulações da Digitech e da facilidade de usar pedais analógicos no loop de uma Boss GT. O Amplitube é muito legal, mas é meio pesado para o meu computador, que sempre roda ele com um atraso (ou "engasgando"). E para ter funcionalidade 100% no PC, precisamos de um controlador MIDI.

    Fazendo as contas, financeiramente a vantagem do PC é que você já tem ele. Se for contabilizar o preço do software, de um controlador MIDI, uma boa interface de áudio, mais o PC; aí vai tranquilo o preço de uma Axe-FX, e aí já não dá mais para dizer que o VST é "barato".

    Enfim, eu uso as duas coisas, de acordo com a minha paciência no momento, hehe. E com o timbre que eu tenho na cabeça.

    Bog
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Marthin87
    Quadcore, 8GB de Ram e HD de 500GB

    Tirando o armazenamento não-volátil (vulgo HD ou flash), não dá para se basear nos números, porque em um caso estamos falando de processamento compartilhado de propósito geral, e no outro de plataforma dedicada com instruções especiais para tarefas específicas.

    Por exemplo, um PC comum precisa de muito mais instruções para fazer uma transformada de Fourier do que um DSP. Além disso, o atendimento das interrupções no PC não tem as mesmas garantias de uma plataforma dedicada. Por isso, não dá para comparar diretamente a velocidade do processador e a quantidade de RAM disponível.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Vou baixar um VST e testar.
    Acho que a tendencia é essa.
    Imagina daqui alguns anos, o palco vai ter uma mesa de som virtual e potencias ligando caixas de som. baixista, guitarrista e baterista vão portar equipamentos parecidos com um tablet, ou smarphone. onde vai ter todos os seus equipamentos virtuais. Cada um vai ligar este aparelho na mesa e dividirão o mesmo amplificador de potencia.
    Guitarra e baixo não terão captadores convencionais, vão ser todos piezoelétricos ou ópticos e ,esses instrumentos que nem vão precisar ser de madeira, irão simular qualquer instrumento. Vamos poder ter uma Les Paul, Strato, Jachson só mudando uma chave que talvez seja virtual também, numa tela touch screen
    Sei que é esquisito mas acho que vai ser essa pegada quando vejo os equipamentos da Line 6 uheuheueuehuehue

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    As pedaleiras não acabaram com os pedais, os Solid State não acabaram com os valvulados, os VSTs não acabarão com as pedaleiras.

    Há espaço prá tudo... tudo tem prós e contras.

    Meu único "contra" em ter Solid State, Valvulado, Analógico, Digital, Pedaleira, VST, Boutique, Hand Made, "De Marca", "De Grife" e o escambau é o saldo no banco.

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    As pedaleiras tem processadores dedicados que até pouco tempo atrasavam na troca de patch. Quando uma pc esta com defeito, so menos conseguimos deduzir o defeito e até resolver o problema com troca de peças ou formatação. Já uma pedaleira bixada vira refugo eletrônico. Mas as comparações podem variar muito dependendo da experiencia de cada um.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig

    Hehhe, +1.

    Marthin87
    As pedaleiras tem processadores dedicados que até pouco tempo atrasavam na troca de patch.

    Não há necessariamente relação entre o tempo que leva uma troca de patch e a capacidade de garantir processamento em tempo real uma vez que o pipeline está "engatilhado".

    Calime
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Lelo Mig

    Meu único "contra" em ter Solid State, Valvulado, Analógico, Digital, Pedaleira, VST, Boutique, Hand Made, "De Marca", "De Grife" e o escambau é o saldo no banco.

    Kra, uma das melhores, talvez a melhor frase que já lí aqui no FCC sobre equipamento, kkkkkk....tô contigo e não abro!

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog,

    Agradeço os esclarecimentos, me fazem refletir mais.
    Hoje as placas de vídeo já contam com processadores dedicadas. Podemos acreditar em processadores dedicados para as placas de som de pc para usarmos os VST?

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Marthin87
    Sim. Tem placas e interfaces com processamento de áudio interno. Daí que você vê a diferença de uma interface baratinha para uma top, principalmente quando a história é gravar em multi canais, taxas de amostragem altas e etc. Isso influi muito também! Tanto no hardware da interface/placa quanto na optimização do seu driver. Eu pude ter essa experiência com as várias interfaces que já tive.

    Abçs

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu uso a guitarra no PC, e vou continua usando até ter grana de comprar um ampli decente....

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Marthin87
    The Red Special

    Placas de som e interfaces de áudio normais não fazem o processamento de VSTs. Elas são importantes para garantir que a aquisição e reprodução é fiel e com o mínimo de atraso, mas para processar VSTs, é preciso que o próprio VST tenha sido escrito para tirar proveito do tal hardware. Ou seja, não estamos mais falando de colocar qualquer VST com uma placa de som de 200 dólares, e sim de um pacote que integre hardware e software (e plugins que não rodam em PCs normais).

    Aí já não faz mais sentido falar que o custo é vantajoso, até porque já estamos falando de um equipamento parecido com um multi-efeitos digital (vulgo "pedaleira") integrado ao PC, e não simplesmente de um software rodando no notebook.

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Eu não falei de processamento de VST. mas o processamento do áudio ocorre sim na interface. Porque você acha que diferentes interfaces tem diferentes latências e diferentes desempenhos? Pela maneira como foi construída o hardware de cada uma e como a mesma se comporta com seu driver. Isso acontece sim.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Marthin87
    Hoje as placas de vídeo já contam com processadores dedicadas

    Dois detalhes curiosos:

    1. Placas de som com DSP existem há décadas. Elas já existiam ANTES das placas onboard. E dos VSTs. Mas o DSP destas placas é usado para aquisição e reprodução, não para processamento geral. Lembro que as velhas SoundBlasters tinham até um chipzinho para sintetização FM (umas musiquinhas que lembram "som de videogame") ou para trabalhar com uma wave table (com resultado próximo da "MIDI do Windows").

    2. No caso das placas de vídeo, alguns fabricantes disponibilizam interfaces para que elas sejam usadas para QUALQUER tipo de processamento. Tem gente que usa placa de vídeo só para fazer cálculos pesados em tarefas não relacionadas com computação gráfica!

    Bog
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Bog
    · votar


    The Red Special

    Eu sei o que uma placa de som / interface de áudio faz. Só estava destacando que não é processar VSTs, mas deixei claro que é importante para garantir que a aquisição e reprodução é fiel e com o mínimo de atraso.

    Note que o cara perguntou:

    Podemos acreditar em processadores dedicados para as placas de som de pc para usarmos os VST?

    E você respondeu que "sim". mesmo que não seja a intenção, pode dar a impressão de que uma interface de áudio normal vai processar os VSTs.

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bog
    Não processa, mas de certa forma a resposta é sim, porque o VST, não vai ser processado, beleza, mas o áudio vai. E aí? E o áudio é processado pelo VST. Então, indiretamente, ocorre um processamento do áudio tanto pela parte física (hardware) quanto pelo software.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special

    Você saberia descrever o que exatamente acontece com o sinal de áudio neste "processamento do áudio" feito na interface?

    e_merson
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    A chance de um PC/notebook dar pau no meio da apresentação é basicamente a mesma de qualquer outro equipamento. Existe uma infinidade de coisas que pode dar errado, sendo que a maioria diz respeito mais a software do que hardware. Se seu notebook estiver infectado com algum vírus (que é muito comum hoje em dia, e não, seu antivírus não vai te avisar, nem limpar, dependendo do que for) ele pode começar a fazer seja lá o que for que ele foi feito para fazer e deixar o PC lento.

    Convivo com computadores desde 1994 e conheço-os bem o bastante para confiar mais nos amps, pedais e pedaleiras... mas ainda pretendo brincar um pouco com a guitarra no meu PC também.

    The Red Special
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    e_merson
    Pois é, mas comigo foi completamente ao contrário. Pedais meus já queimaram, amp valvulado também, e com notebook e VST nunca. E olha que já fiz muito show assim, e tem muito profissional que usa assim hoje em dia. Porque será?
    Bog
    Não, e você? Nos ilumine com sua vasta sabedoria.

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    Não, e você? Nos ilumine com sua vasta sabedoria.

    Eu na verdade sei, e tenho alguma experiência na área, como usuário e programador. Mas algo me diz que você só fez a pergunta para provocar, e com um tom de sarcasmo.

    Então eu posso resumir com o que eu já tinha dito: a interface trabalha nas pontas: aquisição e reprodução. Ela disponibiliza para o processador um sinal já pronto para ser processado . Depois que o processador fez o que precisava fazer com o sinal, disponibiliza para a interface um sinal para ser reproduzido. Uma boa interface vai fazer isso com qualidade (pouco ruído, sem distorções) e com um atraso mínimo. Mas quaisquer transformações feitas sobre os dados por um VST ainda estarão na mão do processador - ou de uma unidade especializada, com plugins desenvolvidos especialmente para ela.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    The Red Special

    Ótimo recente tópico!!!

    Amostragem de sinais e pedaleiras digitai
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/290301/

    Não sei se leu, mas eu li e aprendi muito! Aconselho a todos.

    Abs

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pedaleira não dá virus por não ter wifi...rah!

    guitartube
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    The Red Special
    E vocês, o que vocês acham?

    Eu já desenvolvi algoritmos de efeitos em uma placa DSP da Texas e consegui um resultado X. Usando o mesmo algoritmo e implementando em VST para PC, consegui Y (algo diferente de X).
    Obviamente, existem diferenças na interface de hardware que pode ser sucetível a interferências, defasagens, conversões, reconversões, entrada e saída. ....

    flw!!!!!

    Bog
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    guitartube

    Hhehe, é o que eu estava querendo dizer com o meu item 1.2. Por outro lado, é muito mais fácil de garantir consistência na pedaleira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VSTs VS Pedaleiras atuais! E agora, quem ganha?