Autor |
Mensagem |
Lord Sigis Veterano |
# ago/09
O maior exemplo são os DS1, mas há outros exemplos. Muito ruins... Parecem ser bem resistentes, jacks aparentemente bons, quando abri achei tudo muito bem feito. Aí vem alguns caras, como o Robert Keeley, trocam alguns pequenos componentes e os mesmos pedais se transformam em máquinas excelentes. Vide o Keeley DS1 Ultra MOD. Por que os caras já não fazem o correto desde a fábrica?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/09
· votar
Lord Sigis Porque sai mais barato, e o que interessa é o LUCRO. Abç
|
Lord Sigis Veterano |
# ago/09
· votar
Sim, mas eu quero saber tecnicamente. Por que, como eu disse, aparentemente são pedais bem feitos e bastante resistentes, mas não correspondem quando ligados.
|
Van_Lorien Veterano |
# ago/09
· votar
Lord Sigis Componentes de menor qualidade a fim de baratear os custos. Antigamente os pedais Boss eram feitos no Japão, hoje são feitos em Taiwan.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# ago/09
· votar
Lord Sigis Nem todos pensam como vc (pra começo de conversa). Por outro lado, componentes de pior qualidade ou com determinadas medidas, deixam o som mais "abafado", com mais graves. É por isso que o Robert Keeley ganhou tanto dinheiro, alterando esses componentes. Se a pegunta é: "...Por que os caras já não fazem o correto desde a fábrica?...", A resposta é apenas uma: "...Porque sai mais barato, e o que interessa é o LUCRO..." Nada mais. Abç
|
DotCom Veterano |
# ago/09 · Editado por: DotCom
· votar
Lord Sigis Por que os caras já não fazem o correto desde a fábrica? Quem disse que é correto?
Roubando a frase do bertola... Nem todos pensam como vc (pra começo de conversa). :D
E os boss de antigamente soavam bem por que? Se os pedais não foram modificados? O DS-1 continua igual, o DD-3 também, e por aí vai... Se eles soam mal hoje, soavam mal antigamente também.
Antigamente os pedais Boss eram feitos no Japão, hoje são feitos em Taiwan. Pois é. Pegaram os robôs que montavam os pedais no Japão, botaram eles pra trabalhar em Taiwan e aí eles ficaram preguiçosos. Nunca viu que máquinas são sentimentais?
Caramba... A galera viaja, viu? Sério que vocês acham que pedal de guitarra tem essa mística toda?
|
LucaSlash Veterano |
# ago/09 · Editado por: LucaSlash
· votar
A... os caras já tão fabricando em Taiwan... pra não colocar China. Os Boss não tem relação custo/beneficio mais eu acho ótimos pedais. Eles poderiam ser mais baratos ??? Sim, claro até porque um DS-1 nos EUA é preço de banana. Na guitar center são 40$, transforma pra real = +/- 80R$, duplica + lucro = preço de mercado.
abrç
|
jimmy vandrake Veterano |
# ago/09
· votar
Só pedal nunca salvou nenhuma guitarra meia boca, nem amplificadores de segunda linha. Aliás, com uma guitarra e um amplificador de ponta nem precisa de pedal de distorção.
|
nichendrix Veterano
|
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar
Lord Sigis
Como o DotCom disse, as diferenças entre os Boss de hoje e os de 20 anos atrás são minimas, isso quando existem, mas basicamente todos os componentes são iguais.
Como o Bertola disse, nem todo mundo pensa igual, e tem muito pedal da Boss que pra mim é o ideal do jeito que está, sem precisar de modificações.
No caso das modificações da Keeley, a mudança é grande porque eles trocam componentes chave por componentes de medida diferente ou de maior eficiência, em compensação isso se reflete no preço também, um Keeley chega a ser bem mais que o dobro de um DS-1, só pra ficar em um exemplo só. Agora imagine que um Keeley DS-1 Ultra Mod está mais ou menos o preço de um Fulltone OCD, você pagaria quase 1000 reais por pelo DS-1?
Por isso que o Bertola disse, é mais barato e dá lucro.
|
Konrad Veterano |
# ago/09
· votar
Pegaram os robôs que montavam os pedais no Japão, botaram eles pra trabalhar em Taiwan e aí eles ficaram preguiçosos. Nunca viu que máquinas são sentimentais? Caramba... A galera viaja, viu? Sério que vocês acham que pedal de guitarra tem essa mística toda?
Muito bem colocado. Eu chamo isso de Vintage Syndrome.
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Sério que vocês acham que pedal de guitarra tem essa mística toda? (2)
Acho mais fácil o ouvido piorar como tempo. Eu ontem, por exemplo, achei o som dos meu pedais um m*! Já na semana passada tava lindo. E usei o mesmo equipo e configuração, na mesma posição no mesmo lugar. Mais uma vez, deduzi que o problema do meu set sou eu!
Abs
ps. ainda tem aquela coisa da acomodação auditiva, que é verdade. Eu tenho isso direto.
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
Sério que vocês acham que pedal de guitarra tem essa mística toda?
Eu digo isso porque vários pedais de guitarra são circuitos bem simples, e os pedais de antigamente, mais ainda.
Hoje em dia os componentes são melhores, com margens de erro menores, maior controle de qualidade, a fabricação cada vez mais mecanizada garante pedais cada vez mais iguais.
Com isso, como é que vem me dizer que os pedais antigos eram melhores? Considerando que as tolerâncias dos componentes de antigamente eram maiores, o mesmo modelo de pedal podia soar razoavelmente diferente de um para o outro, e isso fazer de 1 em 1.000.000 um pedal que soe realmente melhor que os outros. Mas também dá margem a sair muita porcaria.
Aí me vem uma meia dúzia de gente dizendo que "ah os pedais antigos soam melhor", e o pior, a maior parte deles fala isso sem ter testado um, ou ao menos feito um comparativo lado a lado.
"ah mas olha o SRV tirando um sonzão com aqueles TS808 da decada de mil-novecentos-e-lá-vai-bolinha"... Pois é, será mesmo que foi o pedal sozinho que fez aquilo? O "carinha da guitarra" só pisou no pedal e a mágica aconteceu?
Enfim... É para se pensar, não?
|
Motoboy From Hell-SDMF Veterano |
# ago/09
· votar
DotCom
"ah mas olha o SRV tirando um sonzão com aqueles TS808 da decada de mil-novecentos-e-lá-vai-bolinha"... Pois é, será mesmo que foi o pedal sozinho que fez aquilo? O "carinha da guitarra" só pisou no pedal e a mágica aconteceu?
concordo ctg. O SRV com um behringer TO800 ligado num warm music com uma condor rx-20 seria melhor que eu e qqer outro usuario deste forum. E por MUITO hahuahuahuah =)
sobre o topico. Nao acho que os Boss soem mal! Poxa, por exemplo o SD-1: Paguei apenas 180 em um novo! Um drivezinho excelente, perfeito pra boost, ótimo pra tocar uma blueseira, resistente, bem montado. E por 120 -130 vc acha una behringer da vida de plastico com botoes mais molengas q dente de criança de 8 anos...! poxa hehehe ta, tem alguns boss q sao carissimos, talvez supervalorizados até
|
Van_Lorien Veterano |
# ago/09
· votar
Eu tive a oportunidade de testar lado a lado um Boss SD-1 de 1983 feito no Japão e um SD-1 atual. O japonês soou mais brilhante um pouco e com um pouquinho mais de definição. A diferença é bem pouca, mas há.
|
nichendrix Veterano
|
# ago/09
· votar
Van_Lorien Eu tive a oportunidade de testar lado a lado um Boss SD-1 de 1983 feito no Japão e um SD-1 atual. O japonês soou mais brilhante um pouco e com um pouquinho mais de definição. A diferença é bem pouca, mas há.
Mas essa diferença, como já foi mencionado antes, é muito mais por conta da qualidade dos componentes que variava muito mais do que hoje, do que porque o pedal é melhor.
É que nem amp valvulado, vejo um monte desses meninos daqui do fórum falando de Bassman, Twin Reverb, JTM-45, Plexi, de mandar fazer handmade dessas coisa, porque são amps lendários.
E a maioria nunca chegou perto desses amps pra ver o quanto são limitados, o quanto a tal magica só acontece quando vc bota o volume tão alto que vai sair com os ouvidos zumbindo, e que por darem um som só de cada vez, estourando 2 se o cara for bom com os pots da guitarra.
Agora tu compara isso com qualquer amp de hoje (até muitos dos SS meia boca), que tem pelo menos 2 canais, não é raro ter 2 modos por canals (se for um Mesa/Boogie da vida com 4 canais e 12 modos ebtão), eqs idependentes pra cada canal, loop de efeitos, mudança de canais, drive e boost acionavel por foot, e ainda tem a vantagem de poder meter pau na distorção sem ter que ficar surdo aos poucos durante o processo.
Enfim, boa parte dessa lenda de que vintage é melhor, não passa disso, uma grande lenda, é até engraçado um review do novo TS-808HW da Ibanez, comparando ele com o Maxon, a reedição normal e um TS vintage, e a conclusão é que o HW bate todos, o Maxon é melhor que vintage que empata com a reedição atual, mas ganhando por um pentelho porque o controle de tonalidade dele tava melhorzinho.
|
Van_Lorien Veterano |
# ago/09
· votar
nichendrix Sim, eu até disse no meu primeiro post que a suposta queda de qualidade sonora se deve a queda da qualidade dos componentes.
Acho que a grande mágica dos equipamentos vintage lendários é o que eles representaram na história musical, os nossos ídolos que os usavam, etc.
Tu tem razão, esses amplificadores lendários não eram nada versáteis, mas quem disse que versatilidade é tudo? Eu procuraria um som, que seria o meu som, versatilidade não é algo que me encha os olhos mas para alguns, versatilidade é tudo.
|
Konrad Veterano |
# ago/09 · Editado por: Konrad
· votar
SRV com um behringer TO800 ligado num warm music com uma condor rx-20 s
KKK. Quase meu set inteiro........ a diferença é que uso um Fenderzinho.... heheheheh
|
nichendrix Veterano
|
# ago/09
· votar
Van_Lorien Sim, eu até disse no meu primeiro post que a suposta queda de qualidade sonora se deve a queda da qualidade dos componentes.
Cara esse é o problema, a qualidade dos componentes hoje é bem melhor que antes, hoje qualquer componente xingling meia boca tem um coeficiente de variação muito menor que os tops de linha de 30 anos atrás.
Tu tem razão, esses amplificadores lendários não eram nada versáteis, mas quem disse que versatilidade é tudo? Eu procuraria um som, que seria o meu som, versatilidade não é algo que me encha os olhos mas para alguns, versatilidade é tudo.
Eu também procuro meu som, por isso tenho meus 4 amps porque cada um me dá uma cor diferente, mesmo 3 deles sendo da mesma série da Fender, mas cada um de má uma cor sonora levemente diferente um do outro. Agora o lane é, eu toco quase sempre as mesmas oisas, raramente toco ao vivo, não tenho 1001 discos com timbres diferentes pra reproduzir palco, então eu não preciso de um amp que me dê esses timbres... mas olha o quato de musicos, inclusive famosos que tem que levar 3 ou 4 amps diferentes pro palco pra fazer um show? OU que trocam esse monte de amps por um Mesa/Boogie da vida porque conseguem fazer de forma satisfatória com 1 amp o que antes precisavam de vários, pois embora não fique igual, dá deixar ao menos proximo o suficiente pra passar.
|
marcioguita Veterano |
# ago/09
· votar
Botei meu japa laranjinha pra fzr mod voltou envenenado e competindo com o meu argos.
|
Nitefly Veterano |
# ago/09
· votar
Van_Lorien Sim, eu até disse no meu primeiro post que a suposta queda de qualidade sonora se deve a queda da qualidade dos componentes.
Pelo contrário, deve ser devido ao aumento da qualidade dos componentes. A tolerância menor pode tornar o som um pouco diferente, e o timbre "clássico" foi imortalizado por algum artista famoso usando um pedal "ruim". Resta agora emular os problemas antigos pra se chegar à mesma sonoridade :)
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
Acho que a grande mágica dos equipamentos vintage lendários é o que eles representaram na história musical, os nossos ídolos que os usavam, etc. Justamente. Porque os mesmos pedais que faziam os sons lendários também estavam nos pedalboards dos que produziam lixo.
A diferença é que os lixos ficaram na história e ninguém lembra deles :D
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/09
· votar
marcioguita: Botei meu japa laranjinha pra fzr mod voltou envenenado e competindo com o meu argos.
É ruim hein. Esse MOD é mágico!? hehe
Abs
|
Caroline Marinato Veterano |
# ago/09
· votar
LucaSlash só que isso não acontece só com a boss não! tudo que tenha a ver com instrumento é muito mais caro aqui. a minha irmã comprou um Ibanez TS9 por 100$ nos EUA..
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
Caroline Marinato Só instrumento? Olha o preço de carro e notebook então... você vai cair pra trás!
|
nichendrix Veterano
|
# ago/09
· votar
DotCom Só instrumento? Olha o preço de carro e notebook então... você vai cair pra trás!
Isso é verdade, se tu comprar um Civic Si lá, meter num navio, pagar todos os impostos ainda chega mais barato que aqui.
|
serjones Veterano |
# ago/09
· votar
Bom, eu acho muito provável que os pedais Boss de hoje soem muito parecidos (pra não dizer iguais) com os Pedais Boss da década de 80 quando estes foram fabricados, ou seja, quando novos, na década de 80.
[]s!
|
BaseGuitar Veterano |
# ago/09
· votar
fato é que aquele chorus da Boss, creio que o CE-3, dizem que é o melhor chorus que a Boss já fabricou, hj em dia um todo ralado não sai menos que uns 270 contos, só pela fama o.O
DIZEM que os chorus da Boss de hj em dia são uma merda comparados aos de antigamente. Não pude testar todos pra ver se isso é fato ou lenda.
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
BaseGuitar Não seria o CE-1 não?
DIZEM que os chorus da Boss de hj em dia são uma merda comparados aos de antigamente. Alguém pode falar isso e não ser de todo infundado. Os chorus que a Boss fabrica agora não são os mesmos modelos dos anos 80, são pedais diferentes. Por isso, soam diferente, e pode ser que os antigos fossem realmente mais orgânicos.
Agora, dizer que o OD-3 de hoje é melhor/pior que o de antigamente, ou que o DS-1 dos anos oitenta é melhor que o de hoje, é viajar na maionese.
|
Tycoon Veterano |
# ago/09
· votar
Apesar de eu não ser muito fão do DS-1, eu acho ele faz o bem o que ele deveria fazer. E essa MOD do Keeley não melhora o pedal em nada, o que ela faz personalizar, e tirar as caracteristicas do projeto original.
O Keeley encontrou uma forma de MODificar o pedal dando a ele um outro timbre, que por sua vez está agradando a grande maioria. E até a Boss coopera com isso porque se pesquisarem o preço do DS1 nos EUA verá que é muito barato. E os componentes pra fazer a MOD também o são.
E pelo que vejo as MOD que se vê na internet são sempre pra pedais de drive dela.
Já ouviram o DS1 Keeley MOD ligado a um amp All Tube?
|
DotCom Veterano |
# ago/09
· votar
Já ouviram o DS1 Keeley MOD ligado a um amp All Tube?
Não é o que o Steve Vai faz?
|