Por que a Zoom G9 é tão mais barata do que as concorrentes?

    Autor Mensagem
    PedroCusturov
    Veterano
    # nov/11


    Boa tarde galera,

    Tenho uma dúvida... Estive pesquisando sobre pedaleiras consideradas de boas à tops, e vi as seguintes opções: Line6 Pod HD400, Boss GT-10, e Zoom G9! Observei que o preço da G9 é bem menor do que o de suas concorrentes, mas por quê?

    Abraços

    FBuccini
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: FBuccini
    · votar


    Eu acredito que a Zoom, pelo menos aqui no Brasil, é vista de forma errada como uma empresa que produz equipamentos pra iniciantes, ficou muito famosa por seus produtos mais acessíveis, como a tão comentada 505II no passado e agora as g1/g2, além de marcas como Line6 e Boss serem mais famosas e investirem mais em marketing, mas são produtos excelentes, normalmente tem um ótimo custo/benefício.

    Ah sim, escrevi isso baseado na minha experiencia sobre o assunto, posso estar errado, mas penso dessa forma.

    slash_web
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: slash_web
    · votar


    Eu tambem penso assim , tudo gira no marketing das outras empresas... é tudo coisa de mercado. ( já que estamos comparando considerando que ela é equivalente as outras como gt10 , line6 , etc)

    É tudo questão dos rolos e desrolos do mercado, e da situação da zoom perante o mesmo!

    Esse negocio ta estilo Steve Jobs x Bill Gates , pois a zoom revolucionou o mercado com suas pedaleiras ... é mais barata , peca em alguns quesitos e a boss ta sempre lá com a line 6... sei lá ,é tudo mto relativo.

    abraço

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    PedroCusturov
    por quê?

    Em primeiro lugar, acho que nessas comparações é sempre bom olhar o preço do equipamento no exterior. O preço no Brasil muitas vezes "mente". No Japão e nos EUA, a G9 já era mais barata que a concorrência na época do seu lançamento, mas nada como metade do preço, como ocorre no Brasil. Assim, você antes de tudo deve se perguntar se a G9 é que está barata ou se é o Pod HD que está anormalmente caro.

    Fora isso, leve em conta que a G9 é antiga, bem antiga. Para produtos tecnológicos, 5 anos é uma geração, quando não duas. O fato de que a própria Zoom já aperfeiçoou seus próprios algoritmos pelo menos duas vezes depois do lançamento da G9 dá uma noção disso. Isso quer dizer que em vários aspectos, uma G3 (recente) tem simulações e algoritmos melhores que a G9, mesmo que esta seja "maior" ou tenha mais botões e luzinhas.

    Além do tempo de mercado, existem todos aqueles fatores que influem no preço final de um produto - e que são MUITOS (componentes, logística, mão-de-obra, controle de qualidade, P&D, publicidade, força da marca, margem de lucro, etc, etc, etc). É muito improvável que alguém aqui saiba de fato onde que tem dinheiro de mais ou de menos nessa brincadeira.

    PedroCusturov
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: PedroCusturov
    · votar


    FBuccini

    Também acho que pode ser algo assim, já que eu mesmo tive uma G1 e achava muito ruim...Depois de testar a G9 de um amigo, minha visão sobre a Zoom mudou!

    slash_web

    Também pensei nos investimentos com marketing que cada empresa faz... A Boss já é bem tradicional e conceituada, e nunca ouvi reclamação quanto aos produtos da Line 6. Nunca tive a oportunidade de tocar com a Pod HD nem com a Boss Gt-10, já a Zoom G9 eu achei bem legal (pelo menos em comparação com a minha humilde ex-G1 rsrsrsrs).

    Bog

    Então você acha que além dos fatores "fisicos" comparando a Boss, Line6 e Zoom, a Zoom está mais obsoleta do que as outras? Ainda acredito que a Zoom só tomou esse rumo de ser considerada a "pior" das pedaleiras multi-efeito no Brasil porque na época da 505, ela era uma das unicas opções para iniciantes, e os mais experientes à comparavam com pedais analógicos...

    Bom, deixo a discussão em aberto!


    Abraço.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    PedroCusturov
    Então você acha que além dos fatores "fisicos" comparando a Boss, Line6 e Zoom, a Zoom está mais obsoleta do que as outras?

    Não é questão de estar obsoleta. As vendas de qualquer produto deste tipo caem com o tempo - quem já comprou quando era novidade não precisa comprar de novo, e quem ainda não comprou tende a preferir o que é novidade hoje. Preços mais baixos são um estímulo, ainda mais porque depois de um certo tempo o custo de desenvolvimento já foi pago, e porque existe uma redução normal do custo depois que toda a estrutura de produção já foi usada por um tempo. É normal o preço de produtos tecnológicos cair com o passar do tempo - veja quanto custa um PS2 com relação à concorrência hoje e na época do lançamento.

    Agora, isso não necessariamente tem a ver com obsolescência. O que soava bem ontem continua soando bem hoje. A Boss reaproveita parte das suas simulações há anos, e a Line 6 até hoje tem produtos com as simulações do Pod 2.0 - mas o custo também é muito menor do que o de um Pod 2.0 na época do lançamento, exatamente porque o estão reaproveitando a arquitetura e o que foi desenvolvido para ele.

    Enfim, a queda no preço deste tipo de produto é natural, ainda mais levando-se em conta que o preço da G9 no Japão já era menor que o da concorrência na época do seu lançamento. Não tem nada a ver com o que os brasileiros pensam ou deixam de pensar....

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mas independente disso, eu considero a G9 uma excelente pedaleira. Se fosse ter uma pedaleira hoje em dia para usar com meu amp, para utilizar apenas os efeitos e os stomps em 4CM (meu all tube tem um preamp excelente), optaria pela G9 sem sombra de dúvidas. Ela é muito prática, e soa muito bem.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Pois é, em se tratando de som, nem sempre "mais moderno" é o mesmo que "melhor". Acho até esquisito aquele pessoal que tinha um Pod XT Live e achava ele "perfeito", aí quando aparece o Pod HD, ele é "muito melhor". Como assim, é "mais-que-perfeito"? Ou que soava "perfeito" ontem, hoje jão não soa tão bem assim?

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bog
    Sem querer fugir, mas já fugindo do assunto: a zoom já tem algo mais recente que a g3 por aí?
    Ah, e obrigado pela tua presença aqui no fórum. Não costumo postar muito (até pq não conheço muito da área) mas sempre estou aqui lendo, e particularmente os teus posts têm ajudado bastante.

    Bog
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gabriel Laymann
    a zoom já tem algo mais recente que a g3 por aí?

    De pedaleira, não:

    www.zoom.co.jp/english

    Mas eles aparentemente inauguraram na G3 algoritmos novos (que soam bem parecidos com os antigos, para ser bem sincero) e um processador novo. O custo de desenvolvimento de um processador e algortimos para eles é meio alto, então é de se esperar que essas coisas sejam reaproveitadas em outros produtos nos próximos anos.

    edioceratineto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    PedroCusturov
    Porque a zoom g9 é tao mais barata que as concorrentes?

    Porque é uma bosta!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que a Zoom G9 é tão mais barata do que as concorrentes?