Review (análise) - Catalinbread Dirty Little Secret Rev. 2

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia


http://www.catalinbread.com/DLS.html

Bom, não comprei o Dirty Little Secret (DLS) por ser um emulador dos Marshall dos anos 70/80. Simplesmente gostei do som quando assistindo a um review no Youtube do Brett Kingman, que é guitarrista profissional e até já excursionou no Brasil acompanhando o ex-vocalista do Australian Crawl, James Reyne. Ou seja, o cara é "macaco velho".
Comprei direto do site da Catalinbread (paguei via PayPal), até pq não tinha este pedal para vender aqui no Brasil e os preços dessa marca estavam acima de R$600,00. Acabei me dando bem, recebendo o pedal em 10 dias, sem taxas. Custou R$330,00 com frete. Infelizmente eles não vendem mais para o Brasil através do site. Tudo bem, na Tonefacor ou Ebay tem aos montes! :-)

http://img40.imageshack.us/img40/5216/opacote.jpg

Minhas impressões:

:::::::::::::::::::::::::::::::
CONSTRUÇÃO
:::::::::::::::::::::::::::::::

O pedal é simplesmente um tanque de guerra. Ultra-hyper bem construído. Não é a toa que a Catalinbread é uma das "Top" do mundo dos handmades. Com já montei alguns pedais e sempre "fuxico" os que tenho da Boss, Rocktron, Wavebox, EFX, posso dizer que é uma coisa linda por dentro! hehehe

Fotos, fotos, fotos:

http://img151.imageshack.us/img151/4561/odls.jpg
http://img140.imageshack.us/img140/2425/dlsfundo.jpg
http://img194.imageshack.us/img194/1175/dlsinside.jpg (fotos não são do meu DLS)

:::::::::::::::::::::::::::::::
AJUSTES/SONORIDADE
:::::::::::::::::::::::::::::::

O pedal tem os ajustes "clássicos" de volume, tonalidade e ganho. Ainda possui uma chavinha que vc pode alternar entre os modos Rock (Plexi) e Rawk (JCM). O modo Rawk tem o volume um pouco mais alto e mais crunch. Eu gosto do modo Rock.
Como comprei depois de 1 Junho, já recebi o pedal com uma "mod", modificação esta que foi chamada de VER. 2 pela Catalinbread. Isso significa que vc tem o DLS "clássico" e o REV. 2 com mais ganho e brilho, basta abrir o pedal e virar a micro chavinha que alterna entre o "clássico" e o "Rev. 2:http://img510.imageshack.us/img510/6131/dlsmod.jpg
O pedal tem uma dinâmica impressionante e pode ficar ligado direto pois ele limpa e suja o som dependendo da palhetada! Usando com a Telecaster bastava eu reduzir o volume no pot da guitarra e depois subir o volume pra limpar ou sujar o som sem perder o brilho. Ficou bem legal no meu amp Condor GX-35R, clone do Fender FM 25R.
O pedal ainda aceita bateria 9v ou fontes AC/DC de 9v a 18v. Quanto maior a tensão maior o volume e a resposta da palhetada. Com 18v, Na minha opinião, o pedal fica muito nervoso. Não gostei...

:::::::::::::::::::::::::::::::
CONCLUSÃO
:::::::::::::::::::::::::::::::

Portanto é um super mini pedal, com muitos recursos. Ainda vamos ouvir fala muito desse Dirty Little Secret, pq é um extraordinário pedal! Um verdadeiro "Marshal in a Box"!

:::::::::::::::::::::::::::::::
SAMPLES
:::::::::::::::::::::::::::::::

Não gravei samples pq dá um trabalho e acho que os que existem já mostram muito bem a sonoridade do pedal. Aqui estão:

MP3:

Back in Black:
http://www.4shared.com/file/122661638/d6fa749c/axe34bibDLS.html (Telecaster - não sou eu tocando)


Vídeos:










Comparativo DLS "clássico" x DLS REV.2







*********************************************

\\\\\\\\\\\\\\\\ IMPORTANTE Adendo ao Review ///////////// ( atualização de 18/dez/09 23:16)

*********************************************

Então... hoje, testando meus pedais ao extremo fui me dar conta que o DLS na versão 1.0 tem alguma compressão, e com isso, há uma certa falta de brilho, ou melhor, harmônicos/frequências mais altas. Por isso, os caras da Catalinbread lançaram a Revisão 2**, mais ou menos seis meses de pois do lançamento do pedal, colocando um capacitor tal que deu ao pedal essa gama de frequências, deixando o som mais vivo e "encorpado".

Ainda, me toquei pq o DLS funciona até com 18v. Essa voltagem alta serve para dar mais headroom e dinâmica, assim outros pedais podem funcionar antes do DLS para tirar o máximo proveito do "Marshall' que o DLS simula.

Não é a toa que o Brett Kingman faz esse vídeo, colocando o DLS na frente de vários pedais. Detalhe é que nessa época o Brett tinha o DLS sem a Rev.2, com isso sem todos os harmônicos da Rev. 2.



Demo da Catalinbread: http://www.youtube.com/watch?v=1RiO-JNtHZs&fmt=18

Então, meu conselho é que se vc quer tira total proveito do seu DLS, compre uma fonte de 18V. Eu comprei uma Dunlop, regulada, pelo E-bay e saiu muito em conta. Recomendo!

Abs

** veja o blog do Nicholas, da Catalinbread, falando sobre o avanço da Rev 2. em Thursday, June 11, 2009

Edington
Veterano
# ago/09
· votar


Comprou de loja no Ebay? é confiavel mesmo?

Deve ta uma sonzera com a tele né?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Edington
Escrevi errado acima... Editei até. Comprei direto do site da Catalinbread.

Tá uma sonzeira danada! :-)

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Putz... Tinha colocado um sample em MP3 de outro pedal.. hehe, mas já editei. Quem ouviu, favor esquecer! hehe

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Eu ouvi!!! E ia reclamar pra colocar um com mais ganho!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


ogner
Aquele era um sample do 72º... Se quiser que eu grave algum extra sample, é só falar.
Abs

Van_Lorien
Veterano
# ago/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


MauricioBahia
Fenomenal! Muito legal, muito mesmo. Esse pedal é o Santo Graal dos guitarristas que buscam um timbre Rock N' Roll 70's/80's.

Se um dia fizerem um pedal que simule um 5E3 e um JTM-45, no mesmo box, meu deus, eu vendia um rim pra comprar.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edit

ogner
Veterano
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar


Po esse drive ae do Sample, B. Black é som de Marshall né??
Tá próximo, parecido?!

Não q eu ache q o pedal tenha q soar parecido com um Marshall. Só pra saber mesmo, alguem q saca dos Marshall sabe dizer???

Usou em qual modo o pedal, Bahia??

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Não q eu ache q o pedal tenha q soar parecido com um Marshall. Só pra saber mesmo, alguem q saca dos Marshall sabe dizer???

Usou em qual modo o pedal, Bahia??


Esse sample do Back in Black não é meu. Peguei do fórum da Catalinbread. Mas eu acho que ele deve ter usado o modo Rawk.

O pedal soa Marshall sim. Eu não conheço "de perto" mas eu li pra caralh* antes de comprar e acabei sabendo que esse pedal seria "O" Marshal in a Box e várias pessoas dizendo que ele realmente se aproxima muito do som dos Marshall das antigas. Basta ver um vídeo no Youtube de um Marshall. A Rev 2. do DLS se aproxima mais ainda por causa dos brilho e ganho... Usando uma fonte de 18v e colocando o pedal em Rev.2 então é uma porrada. Já li inclusive que é muito mais prático levar o pedal do que ficar carregando os amps pra lá e pra cá... Mas isso pode ser exagero.

Abs

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


esse Catalinbread é muito superior ao marshall guv`nor?

pois tiro com o meu timbres bem parecidos com o do JCM 800(que é o que o pedal propõe), alguém sabe qual as principais diferenças entre o Plexi 1987x e o JCM 800?

Valeu!!

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Saquei.

Sou do time da Fender, mas o som do Plexi cada vez mais me seduz!!
Já tenho um valvulado, com um bom pedal nessa praia Marshall acho q fica bacana, estava até cogitando fazer um handmade Plexi/JCM...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


mmayorca: esse Catalinbread é muito superior ao marshall guv`nor?

Não sei dizer mesmo, mas o que sei é o que o DLS tem uma dinâmica excepcional, muito parecida a do amp que ele simula. É o que tenho lido por aí e, por isso, talvez o pessoal goste tanto desse pedal. Ou seja, além de soar muito parecido, a sensibilidade do pedal com relação a palhetada também é parecida com a dos amps Marshall que ele se propõe simular.

Abs

Lord Sigis
Veterano
# ago/09 · Editado por: Lord Sigis
· votar


MauricioBahia
Seria esse Catalinbread DLS parecido com o MIAudio Crunch Box?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Lord Sigis: Seria esse Catalinbread DLS parecido com o MIAudio Crunch Box?

Infelizmente não conheço esse pedal... Mas pelos vídeos que vi e coisas que li, sim, devem ser parecidos pois se propõem simular os Marshall.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Desvirtuando aqui... hehe

Olha o cara da 2a. vídeo demo numa performance ao vivo! Ele é o Brett Kingman e tem um canal excelente no Youtube onde faz review de pedais. Por causa das demos dele é que comprei o DLS, 72º e a Modfactor. Não vistem o canal do Brett!!! hehe

Ele é o cara da Strato.



Abs

Mc Fly
Veterano
# ago/09
· votar


Amigo, poderia passar os procedimentos para a compra deste pedal da forma como você fez? É seguro?

João_Luiz
Veterano
# ago/09
· votar


Maravilha MauricioBahia!

Valeu pelo Review!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mc Fly

Comprei direto do site da Catalinbread. Olha, nada é 100% seguro quando se tratando de compras via Internet. A Catalinbread é uma empresa séria.

Abs

João_Luiz

Vlw!!

Bruno_GF
Veterano
# ago/09
· votar


Será que eu vou ter um também?
;D
["Ok, mais um que montou o" mode off]

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Bruno Faria

hehehe. Tá rolando o circuito e componentes no site Handmades!

Abs

Bruno_GF
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Eu sei, segui sua dica e tirei umas dúvidas lá ainda hahaha...é que não dá pra ver na foto mas tem o "handmades.com.br" no canto da placa, valeu!

Abraços,

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Bruno Faria

Montou?

Abs

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


Conforme tinha dito ao Bahia em outro tópico, a chave da mod foi agora integrada na placa do pedal, infelizmente a foto de celular não ficou boa mas dá para ver por onde a chavinha é acessada:

http://img34.imageshack.us/img34/7250/2309091739.jpg

Testei o pedal hoje usando dois amps, um fender superchamp e um laney tf200, o pedal soou animal, muito bom mesmo, podem comprar sem susto porque é um ótimo investimento.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Curly

Vc tem que abrir o pedal pra acessar né? Hummm, achei que tinha colocado pra fora...

O que achou da dinâmica do pedal? Eu quando toquei com esse pedal, tomei um susto. Ainda tinha o amp SS e o amp soou muito melhor com o pedal sempre ligado! No valvulado eu ainda não teste bem o DLS.

Abs

Curly
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

eu fiz o teste hoje, tocando apenas com um baterista. usei o seguinte set de pedais ligados no input crybaby->BB preamp->DLS->MM Deluxe->amp

tinha setado a chave interna para a posição de mais brilho. achei que com a switch na posição rock ele dá crunch muito bacana, muito dinâmico, muito responsivo aos ajustes dos knobs e tem uma transparência legal (mas não tanto quanto o BB Preamp), bem versátil mesmo. mas gostei mesmo quando passei o switch para rawk, soou bem mais poderoso mas sem perder a dinâmica, era o que eu queria, deu uma encorpada legal no som de uma fender stratocaster sem comprometer a personalidade da guitarra, que era o problema com o Rat, que vai ser substituído por ele.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly

Hummm... Tem a questão da fonte de 9v a 18v também. Muda muuuuito o som com uma fonte de 18v, que é o que o pessoas do The Gear Page recomenda. Eu achei que o pedal fica muito nervoso, com muito ganho.

Abs

Curly
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

vc sabe como é o esquema dessa alimentação ? seria só mesmo uma fonte 0v/+18v ou seria algo tipo simétrico -9v/0/+9v, porque já vi coisas assim usando 2 baterias. Nesse caso, o pedal teria que sofre mod ?

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Curly

Sei o esquema não... Eu importei uma fonte Dunlop de 18v, regulada, pra usar com o DLS.

Não sei sobre mod não... :-(

Abs

Curly
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

estava olhando, é isso mesmo, uma fonte 0/18v. resta saber se realmente melhora a sonoridade do pedal, com certeza a saída vai ficar bem maior, a diferença de timbre vai depender muito do tipo de circuito usado, por exemplo, se a distorção for obtida por meio de clipagem de diodos talvez a alteração do timbre não seja tão marcante, já que a tensão de clipagem, nesse caso, é fixa. faz o teste e conta pra gente, abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review (análise) - Catalinbread Dirty Little Secret Rev. 2