auxilio no mini fuzz do bertola

Autor Mensagem
blindss
Veterano
# jul/09 · Editado por: blindss


e ae pessoal... eu to tentando montar meu primeiro pedal, o mini fuzz, eu já monte ele, mas ele não está funcionando...bom eu já revi umas 10 vezes os esqemas, jah testei 3 vezes e sempre dá o mesmo resultado: o som da guitarra NÃO sai e quando eu aperto a dpdt ele tmbm não funciona, eu coloqei uma dpdt de plástico com 6 perninhas, eu coloqei umas fotos ai no meu flickr, se alguem quiser dar uma olhada e me dar uma ajuda, porque eu não sei mais o que fazer...

www.flickr.com/blindss


valeu aee

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Cara, em 1º lugar compre uma DPDT de verdade ( www.soldafria.com.br ).
Depois verifique:
1) "Pinagem" do transístor (pode estar invertida)
2) Ligações dos "jacks" de entrada e saída, e da alimentação (fonte e/ou bateria)
3) Soldas e trilhas da placa.
Consulte também o site www.handmades.com.br pois lá existem inúmeros tópicos e tutoriais de como resolver problemas.
Abçs

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


Caramba, o meu funcionou até quando montei em protoboard...

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Cara, sem querer te esculhambar, mas acho q vc devia dar mais atenção ao projeto original, e principalmente à placa. Pode até ser q essa sua aí esteja certa, mas não parece. Tá com uma cara horrível essa sua placa, as trilhas devem estar em curto entre elas. Sugiro q refaça a placa, eu mesmo fiz umas 5 quando montei o meu. Não deixe nada se tocar, e siga a risca a lista de compontes, principalmente a DPDT. Pense a longo prazo, uma DPDT é definitiva, essa sua aí é "descartável", é frágil, e não te dará o TrueBypass, pelo q sei. Depois q tiver pronto, funcionando, aí vc pode modificar alguns componentes pra adequar a sonoridade ao teu gosto. Mas a princípio, siga o projeto original.
Abraço

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


tá a chave eu sei que é temporária, é só pra faze um teste mesmo, pra ve se vai funciona, mais tah foda de faze o bixo funciona, eu vo tenta faze mais uma vez a placa, pq aqela ali fico na humildade mesmo, dai eu monto de volta, e se não der certo eu abandono pq isso jah enxeu o saco.. valeu ae pessoal, obrigado pelo interesse..

teh mais

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Cara é assim mesmo, eu fikei quase 1 mes mexendo (pq trabalho e estudo, não tenho muito tempo) e apanhei bastante pra fazer funcionar. Não desista. Mas repito, dê uma atenção ao projeto, use ferramentas corretas, cuidado extra com a solda. É fundamental uma solda correta. Pesquise. A sensação de tocar em algo feito por vc é demais, compensa o esforço e muito. Boa sorte.
Abraço

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


sim, concerteza deve ser muito foda tu toca com um pedal qe tu mesmo fez, eu vo tenta refazer o negocio, dexa bem certinho, e tudo..

e para a ligação da dpdt e dos jacks eu usei aqele esqema de 'como ligar dpdt sem led'.. será qe tem algum problema?

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


A sensação de tocar em algo feito por vc é demais, compensa o esforço e muito. (2)

rafamoraes
Veterano
# jul/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


e para a ligação da dpdt e dos jacks eu usei aqele esqema de 'como ligar dpdt sem led'.. será qe tem algum problema?

blindss
Sem problema. Existem vários tipos de ligação, escolha o q lhe parecer mais fácil, ou adequado. Esse aí funciona belezinha.
Sempre q tiver uma dúvida, usa a busca aki do Forum q tem muita coisa a respeito. Entra nesse tópico q ele tem tudo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/194776/
Abraço

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Quer fazer funcionar? Primeiro ligue SEM a chave.
Chave é só pra comutar entre bypass/on.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Quer fazer funcionar? Primeiro ligue SEM a chave. (2)

Isso que o DotCom falou é IMPORTANTÍSSIMO pq descarta logo qualquer erro nas ligações externas à placa. É menos um "agente" causador de problemas. E olha que causa mesmo. Já perdi horas por causa dessa falta de experiência.

Abs

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


DotCom
MauricioBahia


como eu faço para ligar os cabos sem a chave?

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


tah... jah consegui axa cm liga os cabos.. valeu ai pela ajuda, vo faze uns testes amanha e se der certo eu do um toqe aee!
abraço

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar


amigo faça de novo a solda ta muito fosca e me parece que corroeu demais a placa sei la ta muito mal feita , vai por mim se voce não aprender a fazer uma boa placa ( trilhas e ilhas perfeitas ) quando voce for fazer projetos maiores tu vai se lascar , falo isso por experiencia própria. Eu pequei uns resistores bem baratinho corroi uma plaquinha e fui treinando ate fazer uma placa decente, use um multimetro pra ver se tá tudo ok com as trilhas , senão há curto, ou então use uma lupa ela tambem ajuda pra caramba.

já fiz treis pedais e vou partir pro phaser. Mas não desiste não cara tudo no começo é dificil eu fiquei uns 2 meses pesquizando enchendo o saco do bertola ate montar meu primeiro pedal (mini fuzz ) mas fui recompensado ele funcionou de primeira e não me desfaço dele nem a pau , toco com ele na igreja as irmas mais velhas ficam doidas comigo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

NÃO DESISTA, INSISTA. como o Mauricio Bahia fala a sensação de tocar num pedal feito por voce e indescritivel sem falar na qualidade, eu fiz o meu com led, ficou muito bom, pois o som da minha guitarra é meio agudinho, casou bem abessa.

Deus te abençoe e bem vindo ao mundo dos handmade

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Como o "irmão" aí em cima falou, tb não desfaço do meu Mini Fuzz. Inclusive uso ele ligado quase o tempo todo, até pra bases mais limpas, pois abaixo o volume e ele limpa bem, maneirando na pegada tb.

erdnaxela
Fala pras irmãs q é o Fuzz do senhor.
E amém.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


rafamoraes
Inclusive uso ele ligado quase o tempo todo, até pra bases mais limpas, pois abaixo o volume e ele limpa bem, maneirando na pegada tb.
Quando pesquisava para "bolar" o MiniFuzz, esse era o objetivo. Um pedal simples, fácil de fazer, que vc poderia levar para todo lugar e versátil, com a característica de "limpar" ao se utilizar o pot de volume da guitarra.
Abç

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, e vc deve se lembrar q essa era uma preocupação minha quando tava montando, e fikei contente. Sábado fiz um show usando um ampli Laney Pre valvulado, e o timbre ficou fantástico com meu Cry Baby, GX-50 e o Mini Fuzz. Ficou akela distorção vintage do Ritchie Blackmore, além de eu usá-lo quase o tempo todo ligado mesmo nas bases leves. Me surpreendi com o Laney tb. Recebi muitos elogios pelo timbre nesse dia.
Valeu Bertola

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


rafamoraes
Obrigado cara, fico contente.
Abç

erdnaxela
Veterano
# jul/09
· votar


rafamoraesgostei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


pode cre ai pessoal, valeu pela força, essa semana mesmo eu jah to começando a fazer a outra placa.. e vai funciona e pronto esse pedal :D

soh pra aproveita o topico, alguem sabe se os kits da tc tech vem com a caixa de metal e ocircuito impresso na placa?
onde tem outros sites qe vendem os kits?

abraço

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


soh pra aproveita o topico, alguem sabe se os kits da tc tech vem com a caixa de metal e ocircuito impresso na placa?

blindss

Os kits vem sem caixa. Lá mesmo na TCtech vende caixa.
No ato da compra vc escolhe sem ou com placa. Mas nem todos os kit tem essa opção.

onde tem outros sites qe vendem os kits?

Não sei.

blindss

Antes de fazer o Minifuzz, dá uma lida aqui por favor. Talvez te ajude. ;-)

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Abs

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Pelo q sei os kits não vem com o circuito impresso na placa não, vc tem q desenhar usando um dos métodos q podem ser pegos no handmades.com.br . Eu imprino num A4 na rimpressora Laser do meu serviço, no papel de fundo dakele de etiquetas, pra ficar bem liso. Transfiro com ferro de passar, e pra garantir eu cubro as trilhas com caneta de escrever em CD, fica perfeito.
Quanto a caixa, comprei na loja de eletrônica aki da minha cidade mesmo, tem de vários tamanhos e tipos de material, comprei uma de 13 X 10 cm, eu acho, de aluminio R$ 10,50. Perfeita. Só tem q fazer os furos.
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Pelo q sei os kits não vem com o circuito impresso na placa não
rafamoraes
É... Até o inicio do ano, eles vendiam alguns kit com placa (Ts, Minifuzz, Rat... Parece que pararam com isso.
Abs

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Eu acho q ta vindo a plaquinha no tamanho, mas não com o circuito já impresso/corroído.
abraço

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


podee cre.. a caxa eu ia ve se eu consigo faze de acrílico.. será qe dá?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
Use uma Patola PB108 e uma tampa de ferro.
Abç

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


comecei a fazer o mini fuzz do bertola de volta, comprei os compondentes e já fiz a PCI, fiz por transparencia e ficou perfeito as trilhas! vo furar amanha e monto tudo com calma pra testa! :D
valeu pela força ai rapaziada :D

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
pode crer.
mão na massa
abraço

blindss
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
MauricioBahia
rafamoraes

ae pessoal.. entrei no site da soldafria, mais num consegui faze meu cadastro, ele pede CNPJ, IE.. poo, dai força a amizade! hahah
e lá foi o único site de eletronica qe eu consegui acha a dpdt, a patola, e o jack da fonte... dai dá pra coloca tudo no mesmo frete :x

alguem conseguiu se cadastrar lá?

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


blindss
rapaz, o cadastro pode ser tanto pra pessoa juridica como fisica. Veja se vc nao selecionou juridica. Selecione pessoa fisica e ponha o cpf.
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a auxilio no mini fuzz do bertola