Profissionalmente falando é melhor Pedal ou Pedaleira ?

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


MUDANDO UM POUCO DE RUMO AGORA

O que vocês recomendam para tocar heavy metal, power metal e progressive metal, estilo Iron Maiden, Rhapsody, Stratovarius, Blind Guardian, Mago de Oz, Angra, Symphonity, Dionysus, etc
Para ensaios e shows, além de som próprio

PEDAL QUAL ?
OU
PEDALEIRA QUAL ?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


KAEL METAL
MUDANDO UM POUCO DE RUMO AGORA.

Acho que o tópico tá ficando é sem rumo!

Abs

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL

Sua pergunta é vaga demais, isso depende de onde vc vai ligar.

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


pedais são melhores, analisei a onda das minhas grvações, é brutal a diferença, e no ouvido também.
:S

pedaleiras sao bem mais praticas, tem tudo o que vc precisa, mas pedais sao mais fieis ao timbre, desde que nao sejam digitais.

eu uso pedaleira pq o estilo de som que eu toco exige mto efeito, portanto, nao posso ficar de segundo em segundo acionando 3 ou 4 pedais ao mesmo tempo, mas se vc toca um estilo mais comum, use pedais. vale a pena.

abç!

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
Acho que o tópico tá ficando é sem rumo!

Por isso tentei algo diferente pra não cair na velha guerra de gostos entre pedal e pedaleira

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


ogaitnas
Vou ligar direto no ampli e as vezes em mesas

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Seu optar por pedal, segundo o tipo de música que citei, Power e heavy metal, no caso eu gosto de um tibre que tenha peso mas que não seja muito sujo, ou seja, pesado e "limpo", sei que depende da equalização mas qual seria a melhor opção de pedal neste caso ? Não conheço muito de pedal mas estou querendo conhecer pra ver se no meu caso vale a pena já que sempre usei pedaleira.

Valeu

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


Diino
...eu uso pedaleira pq o estilo de som que eu toco exige mto efeito, portanto, nao posso ficar de segundo em segundo acionando 3 ou 4 pedais ao mesmo tempo...
Exatamente !!!
Muito ao contrário dos que já tentaram falar e argumentar contra, esta praticidade que citei no meu "post" na primeira página é um dos grandes e principais motivos de se usar uma pedaleira além do custo alto de se montar um SET de pedais em separado para quem não tem condições de comprar um ampli fodão ou pedais de "boutique" (que é o que pode fazer a diferença para dar aquela "empurrada" no drive do ampli, por exemplo).

Quanto a timbre ou qualidade do som, é óbvio que a combinação: PEDAIS EM SEPARADO + AMPLI FODÃO (ou até razoável) é imbatível, mas quem não tem condições de ter os dois, têm que optar e se o quesito praticidade citado em músicas como progressivo, pop e etc. falar mais alto, acredito que a pedida seja uma BOA pedaleira mesmo.

Agora, não me venham com essa de dizer que existe mais praticidade com pedais em separado em tocar músicas que tenham diferenças de timbres (enquanto vc. aciona dois ou três pedais em separados, apenas um resolve todo o problema na pedaleira) e nem dizer que é mais prático fazer aquelas pequenas modificações de "última hora" para "timbrar" melhor nos pedais em separado. Eu penso que assim como o camarada agacha para virar os botões dos pedais, ele pode agachar para mexer nos controles da pedaleira, que com certeza, ele já deve saber de "cór e salteado" todos os programas e tal para fazer exatamente a mesma coisa.

Quanto a qualidade do som, existem pedaleiras que têm o recurso de se tocar em linha direto, e a grande "sacada" de um POD, por exemplo (que é o que eu venho usando há um tempo), é usá-lo no RETURN do ampli, ou seja, utilizando apenas a potência do ampli, com a regulagem vindo diretamente da pedaleira. Microfonando o ampli e jogando o som nos P.A.´s, o que vc. está escutando no palco, é provavelmente o que a galera vai escutar, isso se o camarada da mesa de som não fizer nehuma merda no "meio do caminho" do sinal, mas aí já não seria um problema seu...

Me perdoem o tamanho do post, mas como disse, eu tenho o meu pequeno SET de pedais em separado também, e sou muito "purista" e "conservador" em relação a eles. Só que eu acho que a economia (de grana), qualidade de som e praticidade que as pedaleiras oferecem atualmente também merecem ser ressaltadas.

Mais uma vez, foi mal aí no tamanho do POST falou camaradas ?

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Existem pedaleiras que dá pra usar como pedal, a minha Boss me 20, acredito que muitas outras também, além do patche programado, funciona em tempo real com as equalizações e tudo e do mesmo jeito que se abaixa para mexer no knob do pedal se faz com a pedaleira. Fora do modo memória a pedaleira funciona como 3 pedais podendo acionar até os três ao memso tempo, pra quem não gosta de um timbre programado e gosta de pedal ela funciona como tal, o problema é que se der problema na pedleira ferra tudo ! Porém a pedaleira de dá a opção de funcionar como pedaleira e pedal

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


Agora profissionalmente falando, os pedais em separado são mesmo os mais ultilizados junto com um bom (ou razoável) ampli.

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
...o problema é que se der problema na pedleira ferra tudo...
Pois é... está aí mais uma possível destavantagem de se usar uma pedaleira, pois realmente se corre esse risco (apesar de nunca ter acontecido nada parecido comigo...).

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
Agora profissionalmente falando, os pedais em separado são mesmo os mais ultilizados junto com um bom (ou razoável) ampli.


Uma vez eu vi numa revista, do ano passado, não lembro qual, fizeram uma comparação entre pedaleira e pedal desde a parte técnica e usabilidade e o peso na balança foi o mesmo porque o que um tem de bom o outro não tem mas o que um tem de ruim o outro não tem, ou seja, depende da necessidade e gosto. O que acontece é o tal "conservadorismo" o pessoal da antiga não tinha pedaleira e não querem mudar porque são conservadores, assim como muitos guitarristas preferem Fender e não uma boa Jackson, Ibanez, Esp, etc que está altura da Fender mas o visual da Fender é das antigas e os antigos não mudam, pede pro Dave Murray do Iron tocar com uma Warlock ! O cara aprendeu com fender e com fender vai pro outro mundo ! rsrsrsrsrsrs O mesmo acontece com os pedais, claro que o pesoal de agora que usa pedal e influenciado pelos antigos, e depende do gosto também

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
Pois é... está aí mais uma possível destavantagem de se usar uma pedaleira, pois realmente se corre esse risco (apesar de nunca ter acontecido nada parecido comigo...).

Tem uma solução, no caso de pedais se um der problema usa outro então tenha uma pedaleira como reserva, só vai sair mais caro mas rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


KAEL METAL
...então tenha uma pedaleira como reserva, só vai sair mais caro mas rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
...risos...
Seria uma solução... risos...

Cara o "conservadorismo" em usar os pedais (também sou um) na minha opinião tem a sua "fundamentação" no quesito qualidade do som, mas negar que uma pedaleira tenha "prós" eu acho demais.

Mas como disse, se vc. visualiza a utilização da coisa profissionalmente, o que vc. vê por aí, na quase maioria dos casos, seriam pedaleiras formadas por pedais em separados (e até algumas pedaleiras digitais no meio em alguns casos) com o sinal indo para um ampli fodônico ou mais ou menos fodônico.

Veja o que dá para vc. adquirir, "pese" os prós e contras (preço, praticidade e qualidade) e daí vc. acho que vc. consegue ir tirando as suas próprias conclusões... :o)

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
Na real, em alguns casos o pedal tem o som melhor, depende dos outros equipamentos, e é mais fiel, quanto a praticidade, se a música não tem tanta variação de timbre o pedal é excelente já em músicas com bastante variações a pedaleira é mais útil. Acho que como você falou depende da necessidade, gosto e condições financeiras, afinal a minha boss me 20 em um meteoro nitrous gs 100 está ótima pra ensaios, pequenos shows, mas pra gravações nada como todos os equipamentos top porém, pra adquirí-los é outra história !

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ôpa!

Li isso num texto do Michael Ross, na Guitar Player de junho de 2008, pág 64. Até postei no início do tópico, mas acho conveniente o repeteco... ;-)

Por que a maioria dos profissionais não usa multiefeitos?

1. É modular e, portanto, fácil combinar diferentes pedais ao seu gosto. Boss+MXR, Handmade...

2. Mais fácil ajustar rapidamente um parâmetro. Basta ir direto no pedal e fazer um pequeno ajuste. Não precisa ficar entrando em programações.

3. Mais fácil de fazer reparos rápidos. Deu problema num pedal, substitui ou descarta, mas pelo menos vc não fica totalmente na mão. Deu pane no delay... ok, compro um rapidinho, peço emprestado ou pego aquele "ruinzinho" pra quebrar o galho e faço o show. Na multiefeitos, se der pane, vc perde todos os efeitos ainda, se pedir emprestado, precisa reprogramar... Perde tempo.

Mas, segundo Ross, é a possibilidade da combinação de diferente pedais que mais conta para os profissionais. Talvez por isso, dificilmente veja algum usando multiefeitos.

Abs

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Na real, em alguns casos o pedal tem o som melhor, depende dos outros equipamentos, e é mais fiel, quanto a praticidade, se a música não tem tanta variação de timbre o pedal é excelente já em músicas com bastante variações a pedaleira é mais útil
Sim, com certeza.

Acho que como você falou depende da necessidade, gosto e condições financeiras
Pô camarada, compartilho da mesma opinião...

mas pra gravações nada como todos os equipamentos top porém, pra adquirí-los é outra história !
...risos...
Pois é... por isso que digo que a pessoa tem que ver realmente seus objetivos (tocar amadoramente ou investir profissionalmente no seu equipamento) colocar os prós e contras de um e outro na balança e "mandar ver"... :o)

two
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Alex_Guitar
Diino
Pode-se usar também pedais c analógicos com uma pedaleira controladora midi. fica bem prático.

O cara que ficou defendendo pedais analógicos, dizendo que são melhores etc. usa alguns pedais digitais, e é capaz de nem saber que são digitais.

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


MauricioBahia
Pois é camarada... desses motivos eu não conocordo plenamente com 2º pois como disse anteriormente, se o camarada agacha para "virar" os botões de um pedal em separado, ele pode fazer o mesmo para mexer nos parâmetros de uma pedaleira e ficar pouco mais de que alguns segundos do que mexer no outro, já que, o camarada, se tem a pedaleira, deve ser um (propenso e profundo) conhecedor de como programar os patches e tal.
Além do mais, as pedaleiras hoje em dia oferecem uma facilidade de manuseio muito grande, excetuando alguns modelos da KORG que já peguei...
Agora os outros motivos (o 1º e o 3º) concordo pelnamente...

two
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
E as configurações não ficaram mudando de uma apresentação para outra, a variação será a mesma que as feitas em pedais analógicos.

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


two
Pode-se usar também pedais c analógicos com uma pedaleira controladora midi. fica bem prático.
É verdade, isso é interessante e bem prático mesmo.

O cara que ficou defendendo pedais analógicos, dizendo que são melhores etc. usa alguns pedais digitais, e é capaz de nem saber que são digitais.
Cara, eu te confesso uma coisa, eu nem entro no "mérito" desse assunto pq. as simulações estão tão "feras" hoje em dia, que pelo menos para mim (fique à vontade para me chamar de burro surdo se quiser... risos...), atualmente fico em dúvidas de distinguir um do outro às vezes. Por tanto, nessa história de PEDAIS X PEDALEIRA eu tento ir pelos aspectos PREÇO, QUALIDADE e PRATICIDADE mesmo... :o)

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex_Guitar
two
São tantas variável e ainda por cima entra no mérito do gosto pessoal... Não há como dizer se é melhor ou pior pra fulano ou cicrano ou pra Rock ou Heavy! Hoje, pra mim, eu posso até dizer o que acho melhor, amanhã isso pode mudar por causa de fatores econômicos, etc...
Esses tópicos "A x B", nos quais entra o ser humano na questão são intermináveis e se a gente for ler, acaba saindo mais confuso que antes. ;-)
Abs

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
PREÇO, QUALIDADE e PRATICIDADE

Aprovado ! Só acrescento NECESSIDADE

Acho que estas quatro palavras resumem o tópico de uma vez

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


KAEL METAL
NECESSIDADE
Cara, acho que isso tá implícito. Vc só compra compra algo se for necessário. Mesmo que seja pro seu ego.
Abs ;-)

two
Veterano
# jan/09
· votar


Alex_Guitar
MauricioBahia
Concordo, por isso que eu fiquei put..... Cara falar que não existe nada melhor que um Fender com um TS9 boostando ele. Tudo bem, mas e se sua banda tocar SRV e Metállica, vc vai comprar um Fender e um TS9 e um Mesa Boogie para tocar os dois estilos, acho que poucas pessoas aki do forum podem se dar o luxo de ter os dois set´s, então neste caso eu acho que seria melhor uma pedaleira boa, pois acaba sendo muito mais pratica.

O cara generalizar a qualidade por uma apresentação dos Raimundos (In memorian), po Digão é um tosco, não sabe nem regular um MXR Micro amp, vai saber regular uma POD XT live? Não! Então não dá para generalizar.

Eu uso pedais, prefiro pedais, mas não dá para negar que hoje em dia as pedaleira estão chegando a um nivel que simplesmente ouvindo uma gravação não se dá para distinguir uma da outra.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
O que eu quis dizer com necessidade é

Se você faz um som com muita variação de timbres uma pedaleira é melhor, é mais necessário

Se você faz um som com pouca variação de timbres um pedal pode ser a solução ideal, necessário

Dependendo do equipamento usado e a ser usado um pedal pode ter menos problemas de adaptação do timbre utilizado

Se você leva todo o seu equipamento e faz muitas variações de timbres uma pedaleira é ideal e mais prática

Necessidade não é somente gosto e adaptação do que você quer com o que você tem

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


MauricioBahia
...amanhã isso pode mudar por causa de fatores econômicos, etc...
Esses tópico "A x B", nos quais entra o ser humano na questão são intermináveis e se a gente for ler, acaba saindo mais confuso que antes. ;-)

O pior que é isso mesmo o que acontece...risos...
E a dúvida que é principal para ser esclarecida, ou a tentativa de se dar uma "luz" para que isso aconteça, fica sempre em segundo plando diante dos egos... :o)

two
Eu uso pedais, prefiro pedais, mas não dá para negar que hoje em dia as pedaleira estão chegando a um nivel que simplesmente ouvindo uma gravação não se dá para distinguir uma da outra.
Podes crer camarada...

Gabriel Chincha
Veterano
# jan/09
· votar


Tinha um guitarrista que tocava na minha banda que usava um POD Live e eu me irritava tanto...

Eu toco com Guita>Pedal>Valvulado e me desculpem....os dois lado a lado não tem comparação. Meu set cortava e preenchia muito mais na mix da banda sem precisar de muito volume. O que o cidadão fazia?....Socava volume para compensar o timbre magro e "granulado" que saia do set dele.....Ai virava um inferno....a guita do maluco começava a apitar, dar umas microfonias absurdas, etc....Sem contar que na pausa entre as musicas eu só via o nego agachado ali na sua Pod mexendo, mexendo, mexendo....o resto da banda só olhava e esperava....

Minha opinião é: Com uma pedaleira e sozinho num quarto estudando em baixos volumes, até para gravar alguma coisa você se convence(já tive pedaleira). Mas ao vivo e com volumes maiores simplesmente não dá!

É simples....a Pedaleira simula o som de verdade que é Guita>Pedal>Valvulado.

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


Gabriel Chincha
Mas ao vivo e com volumes maiores simplesmente não dá!
Eu concordo que a qualidade de som saindo de um ampli valvulado é melhor, mas não concordo com essa tua afirmativa aí, pois toco com um POD 2.0 há mais de dois anos em diversos lugares diferentes (bons e ruins, pequenos e razoavelmente grandes) e nunca tive esse tipo de problema...

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


Gabriel Chincha

cara, a POD XT,X3, a BOSS GT10 e a ZOOM G7 e G9 timbram excelentemente em volumes altos.

eu tenho uma G9, o outro guita da minha banda tinha uma POD XT e cara, era absurdo o som que saia das bichinhas, mto peso.

em compensação pra gravar fica um lixo, ou eu nao aprendi a regular ainda, só sei que fica mto feio, mto abelhudo, mto clipping qdo gravo. mas ao vivo, matam a pau.

Alex_Guitar

sim, tudo tem que se levar em conta o que o cara vai fazer né.
tudo vale a pena, depende do que vc vai fazer, se eu tocasse jazz, blues, rock n'roll, etc etc eu com certeza usaria pedais. sai mais em conta.

mas pra galera do pop, new metal, eletro... PRINCIPALMENTE QUEM É DE BANDA COVER DE BARZINHO, fica ruim mesmo, tem que ser pedaleira. mais pratico. ainda mais por causa dos efeitos. 4 tipos de distorção, 3 tipos de delay, tremolo, wah, whammy, chorus, reverb, flanger phaser, step, pitch shifter, etc etc etc... mta coisa pra se comprar em separado. A NÃO SER QUE o cara tenha BEM EM MENTE o que precisa, ai sim, se já tem em mente já o que realmente precisa e só, vale a pena ter pedais.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Profissionalmente falando é melhor Pedal ou Pedaleira ?