Profissionalmente falando é melhor Pedal ou Pedaleira ?

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# jan/09


Sei que tem vários tópicos sobre esta questão mas sempre fazendo comparação entre uma marca e outra

No caso o que vocês preferem, PEDAL ou PEDALEIRA e por que ?

Eu tenho uma pedaleira boss me 20 e sempre gostei de pedaleiras mas recentemente eu a usei em outro amplificador e o timbre ficou uma porcaria mesmo o ampli tendo a mesma equalização do meu e então descobri que quase todas as pedaleiras tem esse problema que quando troca de ampli o timbre não permanece fiel como um pedal por exemplo. Agora estou em dúvida se continuo com a pedaleira ou não.

Digam suas preferências e experiências, além de ajudar a mim pode ajudar muita gente por aqui também

lindoso
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
particulamente, eu iri de pedal, pois eles tem o timbre melhor, e como vc falou sao fieis ao timbre

vc pode começar pegando pedais baratos, como behringer,ashland by crafter e groovin

pegue um overdrive, ou outra distorção preferida, ai depois pegue os efeitos de modulação(eu pegaria phaser e chorus)

ai pegue um wah, e siga em frente

qdo vc ja tiver um set legal, e mais uma grana, venda o set e pegue a grana, e parta para os pedais boss(caros mas sao otimos)



vlw

matias_nh
Veterano
# jan/09
· votar


Pedal. Na minha opinião nada melhor que o som original de pedais analógicos. Profissionamente falando acho bem difícil achar um bom guitarrista que use pedaleira.

Tinha uma X vamp e tive uma mudança brutal na qualidade quando troquei por um delay e um pedal de distorção analógico.

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


lindoso

Eu estava pensando no pedal boss ds 2 que é overdrive e distorcion no mesmo pedal e custa 299,00, eu toco power metal, progressive e heavy, não sei se este pedal seria a melhor opção, não conheço muit de pedal, já pedaleira eu estava pensando numa boss gt 10 que é a top das tops mas o preço dela está muito acessível, 2.500,00 rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


matias_nh
Tinha uma X vamp e tive uma mudança brutal na qualidade quando troquei por um delay e um pedal de distorção analógico.
Só podia mesmo né...

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL

1. Existem DÚZIAS de discussões do tipo "pedal x pedaleira". Não é só comparação de marcas. Existem vantagens e desvantagens em ambos os casos.

2. Não são só pedaleiras que soam diferentes quando muda o amp. Pedais sofrem do mesmo mal. Existem até pedais que soam ótimos em alguns amps e péssimos em outros - por exemplo, um pedal pode ser um booster lindo e maravilhoso num valvulado clean, e com a mesma regulagem ser um gerador de chiado num transistorado com distorção.

3. ds 2 que é overdrive e distorcion no mesmo pedal

Se você estiver falando do OS-2, ele passa bem longe de distorção para metal. Fuja dele, caso queira peso.

4. boss gt 10 que é a top das tops

Não é não! =P

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
eu estava pensando numa boss gt 10 que é a top das tops
o.O

Eduardo Cad
Veterano
# jan/09
· votar


comprei minha gt-10 esses dias e paguei 1700 oO

Bog
Veterano
# jan/09
· votar


matias_nh
Profissionamente falando acho bem difícil achar um bom guitarrista que use pedaleira.

Eu conheço 2. Se eles são bons, fica para cada um decidir. =P

Tinha uma X vamp e tive uma mudança brutal na qualidade quando troquei por um delay e um pedal de distorção analógico.

"Eu tinha um Macintosh de 1990 e tive uma melhor brutal na qualidade quando troquei por um PC novo."

Conclusão -> PC é melhor que Mac (ahahha)

BurnTKD
Veterano
# jan/09
· votar


eu to com um POD 2.0 e pensei comigo hoje,...
eu ainda não paguei o POD...to com 2 cheques de 500 reais na mão...
será que não é mais vantagem pegar um Meteoro Dr. Drive, e mais um equalizer ou compressor? eu já tenho um boss chorus Ch-1 e um wah analógico onerr fat boy II...assim posso ir montando o meu set de pedais analógico...o que vcs acham?

meu ampli é um combo wector III pré-valvulado com 4x12...

_JCM_
Veterano
# jan/09
· votar


é a velha historia: Qual o melhor?

Eu toco com pedaleira (uma XT live) e estou mto feliz!

Acho que o que é importante é o guitarrista achar o timbre que gosta e se sente bem.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


KAEL METAL

Pq pedais?
(isso eu li num texto do Michael Ross, na Guitar Player de junho de 2008, pág 64.) entitulado:

Por que a maioria dos profissionais não usa multiefeitos?

1. É modular e, portanto, fácil combinar diferentes pedais ao seu gosto. Boss+MXR, Handmade...

2. Mais fácil ajustar rapidamente um parâmetro. Basta ir direto no pedal e fazer um pequeno ajuste. Não precisa ficar entrando em programações.

3. Mais fácil de fazer reparos rápidos. Deu problema num pedal, substitui ou descarta, mas pelo menos vc não fica totalmente na mão. Deu pane no delay... ok, compro um rapidinho, peço emprestado ou pego aquele "ruinzinho" pra quebrar o galho e faço o show. Na multiefeitos, se der pane, vc perde todos os efeitos ainda, se pedir emprestado, precisa reprogramar... Perde tempo.

Mas, segundo Ross, é a questão da combinação de diferente pedais que mais conta para os profissionais. Talvez por isso, dificilmente veja algum usando multiefeitos.

Abs

wcpm
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL

Para se ter set de pedais precisa de um bom amplificador também, pense nisso. E tem pedaleiras que tem simuladores de amplificadores. Ai tem que ver qual a melhor situação.

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


o melhor é o que você souber regular melhor.

uma pedaleira top de linha pode ser tão boa quanto um bom set de pedais, a depender de quem regula.

O pain of salvation usa POD XT Live ao vivo, e alguns artistas usam equipos parecidos (quando o Satriani veio ao Brasil, o guitarrista de suporte dele usava uma GT-8...)

Então, em suma, dá pra usar pedaleiras de boa qualidade para um trabalho profissional, assim como pedais de boa qualidade também.

Achar que só por ser pedal é bom, então faz um set VOXMAN aí e usa...

two
Veterano
# jan/09
· votar


A grande maioria usa pedais, valvulados etc, no entanto o mercado digital tem ganhado espaço, por exemplo: Frejat, grava em estudio com pedais, ampls valvulados etc no entanto ao vivo ele usa line 6, pois é muito mais prático e versátil que rodar o Brasil com um Marshall JCM800 um Fender Deluxe, e dezenas de pedais etc....
Eu, para o som que faço prefiro pedais analógicos, mas já estudo a possibilidade de adquirir tb um Pod XT live, ou uma GT-8, para viabilizar algumas viagens que eu faço, pois na maioria das vezes não sei que ampli que eu vou encontrar, como vai ser o palco, e N fatores que podem atrapalhar ou até impedir uma apresentação com 12, 15 pedais. Pois se o ampl for muito tosco, ou surgir algum problema, basta ligar o Pod ou a GT-8 na mesa e não sair tão prejudicado.
Fora que dependendo do momento vc tem que pisar em vários pedais de "uma" só vez, o que com um único pisão na pedaleira você muda de uma som limpo com chorus, deley curto e reverb e muda para um som saturado com um delay longo e sem o chorus.

Filcrow
Veterano
# jan/09
· votar


Profissionalmente
então eu não posso falar.... rs

Thiago N
Veterano
# jan/09
· votar


kra eu prefiro pedais
procura os landscape
preço acessível e pedais bons, muitos deles são analógicos

http://www.landscapeaudio.com.br/produtos2.asp?cat_id=4

dah uma olhada ai tem a demo dos pedais

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Filcrow
Com intenções profissionais, não que já seja rsrsrsrsrsrsrsrs



Valeu galera pelas respostas

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É. O que tenho lido é que em algumas oportunidades, os profissionais "sacam" alternativas mais leves e tocam com elas em determinadas situações. A questão mobilidade e praticidade das multiefeitos é relevante.
Abs

BurnTKD
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
tens como responder a minha pergunta ali em cima??

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


BurnTKD
Sendo sincero, não sou capacitado o suficiente pra te ajudar nesta sua dúvida. Talvez outros mais experientes possam! ;-)
Abs

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


Pelo que tenho visto, depende não só da qualidade do pedal ou pedaleira mas também da combinação dos equipamentos usados, situação do momento se é ensaio ou show ou gravação, praticidade na troca dos efeitos, etc

Sinceramente, então esta é uma questão um tanto polêmica pela diversidade de situações e estilos de músicas de cada um

Correto então seria uma avaliação num todo da situação e necessidade de cada um, já que por um lado o pedal é melhor e por outro a pedaleira é melhor, porém numa situação de show seria melhor sempre ter reserva, seja pedal ou pedaleira, em caso de defeitos, claro que reserva de pedaleira é mais custoso

Alguém concorda ?

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Alguém concorda ?
Eu. ;-)

O bom nisso tudo é que temos escolha!

Abs

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
claro que reserva de pedaleira é mais custoso
Nada como uma g2 para emergencias...

MauricioBahia
Moderador
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
Nada como uma g2 para emergencias...
huauhauha.

Chama a G2!!!!

Abs

KAEL METAL
Veterano
# jan/09
· votar


MauricioBahia
O bom nisso tudo é que temos escolha!


Com certeza, são tantas escolhas hoje em dia que a gente até se perde rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


Dark Fallen Angel

Acho que vou comprar uma Boss GT 10, além da minha como reserva e um set de pedais com reservas aí é só avaliar o momento certo de usar, claro, primeiro tenho que ter R$ rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

luiztx
Veterano
# jan/09
· votar


tudo o que disseram é valido, além do fato de que se o cara usa trocentos efeitos montar um set de pedais sai mto caro, tipo eu por exemplo prefiro pedais mas pelo fato de que um set ideal pra mim eh wah, drive, dist, chorus, delay... ai NO MEU CASO não vejo necessidade de uma multi-efeitos super tecnologica ja que com um preço parecido eu posso ter pedais de ótima qualidade

Alex_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


KAEL METAL
Camarada, na minha humilde opinião hoje em dia, a diferença de qualidade de pedais para pedaleiras (estou falando no que se equiparam) é pouca. Sim é notável, mas tão pouca que para alguns casos chega a ser ínfima.

Vejo esse dilema como questão do que se propõe a tocar levando em conta a praticidade.
Se vc. vai tocar Heavy Metal, provavelmente vc. vai ficar com a distorção (ou drive) ligada mais de 70 ou 80% do tempo, então vai de pedais em separado. Agora se vc. for tocar algo mais "versátil" onde exige mudança de timbres de drives saturados para um "clean" com chorus e reverb, e depois sair só para uma "sujeirinha" para voltar para uma coisa mais pesada, aconselharia a pensar em adquirir um equipamento como uma boa pedaleira mesmo pelo quesito praticidade. Apenas um pisão e está tudo resolvido, ao passo que, se vc. for tocar algo como esse último tipo de música citado com pedais em separados, vai ficar parecendo que está "matando baratas" em cima do palco, além de às vezes ficar meio feio o "time" de mudanças de apertos de tantos pedais quando passa de um "clima" para outro da música ao vivo saca ?

Nada contra pedais, eu mesmo tenho um pequeno set analógico, mas o que geralmente toco vai de um POP até um Rock´n Roll, então optei pela pedaleira (uso um POD 2.0 controlodado por um Controlador MIDI). Resolve e muito o meu problema...

Espero ter ajudado...

Abçs.

faski
Veterano
# jan/09
· votar


eu já tive uma pedaleira de pedais conforme estava ficando dificil de montar para tocar em todas as apresentaçoes, eu não tinha um pedalboard os cabos da fonte sempre arrebentavam, optei por uma pedaleira pela praticidade e não pelo som

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Se vc é um artista famoso, tem dezenas de roadies, etc...usar pedais nunca vai te dar dor de cabeça! Afinal, vc nunca vai ter que carregar, se preocupar com espaço, etc...

Agora, se vc quer praticidade, ai a pedaleira ganha dos pedais!

É mais uma questão de uso do que de gosto!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Profissionalmente falando é melhor Pedal ou Pedaleira ?