Ok, mais um que montou o Mini Fuzz

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Symptom

Show!!! Caixinha maneira hein!

Abs

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


Uau , esse pedal é mais legal do que eu imaginava !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Felipe90
Obrigado cara!
Você já construiu o seu?
Abç

Felipe90
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu comecei por ele , mas não obtive sucesso pois eu era MUITO leigo mesmo em eletrônica , consegui até dar bolha na placa de cobre passando ferro ( não sei como )... Passei pro Fulltone Fat Boost já com um pouco mais de experiência e consegui. Enfim , eu tenho uma caixinha igualzinha a essa do vídeo , acho que nada melhor que montar um fuzz nela , mas to querendo fazer um Super Fuzz.

Symptom
Veterano
# set/09
· votar


Não cheguei a montar o Super Fuzz, mas um amigo meu montou e eu gostei mais do mini, não sei por quê. Eu também era um ignorante completo em eletrônica quando fiz o mini fuzz (ainda sou por sinal). Mas acabei de montar um RAT e funcionou legal, só tou a procura de uma caixa pra ele. Assim que tiver pronto e funcional eu faço vídeo dele e posto fotos também. Por sinal, a caixa do mini fuzz achei muito fácil numa loja de eletrônica em Porto Alegre: 4 reais.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


Desanimei com meu Mini Fuzz... já passei o multímetro em tudo, tá tudo dando continuidade e necas...

Eu fiz o circuito utilizando aquele jumper na dpdt do tutorial do handmades. Não deu certo, então tirar fora o jumper e tentar fazer as emendas dos fios que estão no esquema do Bertola.

Pô, eu sei que é até meio foda falar isso, soa ingrato e talz, mas acho que algumas coisas que no handmades estão como se fossem para os "leigos" em eletrônica não são bem assim. Pra quem é totalmente ignorante como eu, muitas coisas estão embaçadas. Principalmente a parte referente a dpdt e aos jacks estéreo.

Claro que correndo atrás a gente aprende... eu por enquanto só tô aprendendo o que não fazer hehehehe, já queimei placa, estraguei solda, cruzei trilha mas faz parte um dia eu chego lá.

Felipe90
Veterano
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

Exatamente o que você disse , você aprende com o erro , NADA você já nasce sabendo ... e eletrônica é uma delas . Pode deixar que com o tempo você vai saber a diferença entre jack stereo e mono , vai aprender a organizar tudo da melhor maneira pra não se embolar , vai entender as ligações da DPDT , o papel dos componentes , usar multímetro e por aí vai ! Só pra lembrar , eu sei muito superficialmente as coisas , porém , já o suficiente pra montar certos pedais , comecei do zero que nem você ... O que vale realmente é não desistir pois é sim um processo trabalhoso montar um pedal , requer muito tempo pra um resultado incerto , o tempo que você gasta , as vezes se torna prazeroso devido ao resultado final .

Não desiste cara !

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ: já queimei placa, estraguei solda, cruzei trilha mas faz parte um dia eu chego lá.

E vc acha que eu não fiz isso? E foi no Minifuzz também! Até funcionar eu tive que me virar justo com as ligações externas da DPDT. Só que depois que vc aprende fica fácil (lógico), mas muuito fácil! Basta atenção.

Abs

Symptom
Veterano
# set/09
· votar


É bem assim... Eu sofri no início com o minifuzz também, me achando um idiota porque todo mundo dizia que era muito fácil.

Mas concordo com você que, para quem não sabe nada, às vezes algumas coisas no handmades tão mal explicadas. Mas é um favor que as pessoas estão prestando, então não dá pra cobrar delas.

Tenta usar o esquema de ligação do tonepad (offboard wiring). Procura lá que tu acha, é bem fácil de entender.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


Felipe90
MauricioBahia
Symptom

hehehehe, desanimar é uma coisa, desistir é outra bem diferente, e essa passa longe.

Bem, tentei refazer a ligação da dpdt conforme o esquema do bertola... ou seja, no lugar do jumper colocado na chave, fiz aquelas emendas nos fios e liguei da forma que o esquema indicou.

Infelizmente não funcionou... mas mudou, antes, o pedal estava fazendo chiado (mesmo em bypass) e depois de acionar o foot, ele ficava um chiado esporrento que aumentava de volume no potenciômetro. Agora, o som passa limpo por bypass, mas fica mudão quando aciono a chave.

Bem, sinceramente não sei o que tentar agora. Como já testei toda a continuidado do circuito, o problema não me parece ser soldas frias ou algum componente pifado.

Mais tarde vou postar umas fotos aqui, dos jacks, do circuito e da dpdt... agradeço se puderem me ajudar.

concordo com você que, para quem não sabe nada, às vezes algumas coisas no handmades tão mal explicadas. Mas é um favor que as pessoas estão prestando, então não dá pra cobrar delas.

Sim, não tenham dúvida, aliás, se não fosse pelo handmades e pelo Bertola, eu sequer teria começado. Na verdade só tenho a agradecer ao pessoal.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


thmenezes_RJ: Mais tarde vou postar umas fotos aqui, dos jacks, do circuito e da dpdt... agradeço se puderem me ajudar.

Isso!

Vc viu esse esquema que traduzi e dei uma "guaribada"?

http://img263.imageshack.us/img263/1331/ligaesexternascom9vtrad.gif

Abs

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Po Murício, na minha época do Mini Fuzz num tinha essa "teta" q tu fez aí não com o ligações externas, assim fica mole pra rapaziada entrar no mundo handmades...

Fala sério, com essa tradução e esse esquema totalmente mastigado agora não monta pedal quem não quer mesmo...

Parabéns, mermão!

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


rafamoraes

:-))

Vlw!

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Cara, eu já tinha visto ele sim, mas não traduzido. Muito bom mesmo, realmente uma mão na roda, pena que eu só vi ele depois de ter gasto horas tentando entender o do tutorial. Esse explica o mesmo tipo de ligação na dpdt que é feita aqui no handmades, utilizando o jumper para dois polos da dpdt, só que de forma bem mais clara.

Bem, eu já tinha feito a ligação assim, como o pedal não funcionou e eu não sabia o que tentar, resolvi desfazer e tentar outra exatamente como indica o pdf do Bertola.

Esse é o comparativo do meu esquema com o do Bertola, só pra ver se eu fiz as emendas corretamente.

Por fim aqui está o meu jack stereo, meu jack mono e minha dpdt. Acho que é por aqui a maior chance de eu ter errado.

Só pra finalizar, aqui vão fotos da posição dos componentes na placa do CI, da trilha do circuito e das soldas porcas e por fim da ligação do potenciômetro também seguindo o pdf do Bertola.

Postei bastante foto pra tentar deixar claro... porque não sei mais onde procurar o erro.

Enfim, já testei a continuidade de tudo, e pareceu ok. O pedal faz o bypass perfeitamente, mas ao acionar a dpdt fica mudo.

Agradeço a alguém que possa ajudar.

PS: rafamoraes
Assino embaixo cara, o Bahia é o tipo de usuário que eleva o nível do Forum. Patamar Seiji, Bertola, Curly e outros que temos por aqui.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ

Acho que faltou o jumper na DPDT.

http://img263.imageshack.us/img263/1331/ligaesexternascom9vtrad.gif

Aqui com fotos:

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 40&Itemid=27

A foto:

http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/ligacao/dpdt6.jpg

Abs

ps. patamar dos caras... tá doido. Sou aprendiz! Eles estão anos luz a minha frente.

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Então cara, mas se vc olhar para o esquema do Bertola vai ver que não usa o jumper. O jumper eu já tinha feito, foi a primeira versão do meu mini fuzz que babou.

Então tentei desfazer e fazer a ligação usando as emendas nos fios ao invés do jumper.

Aliás queria perguntar uma coisa sobre a dpdt... só de curiosidade fui fazer teste de continuidade entre os polos dela. E percebi apenas os polos de uma das pontas fecham circuito com os do meio. Os da outra ponta não, mesmo com a chave acionada (fiz esse teste sem nenhum fio soldado). Enfim... tem diferença a posição da chave ?

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ

Cara, o esquema do Bertola eu nunca segui, mas aquele que te mandei, traduzido. Eu segui o tutorial do Handmades. Seu problema deve estar nessa ligação DPDT ai... Aconselho seguir o traduzido pq é com se fosse uma padrão. Na verdade, é o padrão da Tonepad para ligações externas. E tem jumper!

Sobre como funciona a DPDT, dá uma lida no meu post e o do cara explicando logo abaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/112730/#5951978

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
...patamar dos caras... tá doido. Sou aprendiz! Eles estão anos luz a minha frente.

Até pode ser cara, tb n sei nada perto desses caras. Mas a questão nem é a quantidade de coisas que sabe, mas sim ter a disposição, paciência e boa vontade pra ajudar os outros com aquilo que se sabe, sendo muito ou pouco.

Se todo mundo fizesse isso, no fim todos iriam saber muito mais hehehe (/filósofo off).

Bem, voltando aqui, vou seguir seu conselho, vou desfazer as ligações e tentar mais uma vez. Estou indo ler sobre a dpdt agora mesmo =).

Valeu cara
abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

Cara, seguindo o esquema da Tonepad de ligações externas, se não errei, fica assim:

http://img35.imageshack.us/img35/9554/meuesquema2.jpg

Abs

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

Acho vc tá colocando o terra no lugar onde deveria ser "sinal" no jack mono.

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Cara, seguindo o esquema da Tonepad de ligações externas, se não errei, fica assim:

Opa, estou indo tentar já já hehehe acho q hoje não durmo !!!

Acho vc tá colocando o terra no lugar onde deveria ser "sinal" no jack mono.

Rapá !!!! Vc tem toda a razão. Como é que eu não vi isso ??? hahaha

Valeu cara !!

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ

Olha isso:

http://img188.imageshack.us/img188/8150/jackmonojpg2.jpg

Onde a ponta do plug da guitarra toca no jack é o sinal. Tanto no mono quanto no estéreo.

[edit] A parte mais central dos jacks é sempre terra

Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Sim sim vc tem razão.

Agora o terra é a parte do jack mais externa não é ? É que por exemplo, no caso do meu jack mono, ela se liga a parte externa por dentro dele. No caso do stereo, se liga por fora. Me confundi aqui.

Cara, muito obrigado, farei as alterações e depois posto aqui.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


thmenezes_RJ: Agora o terra é a parte do jack mais externa não é ? :

Na imagem que eu traduzi lá no canto inferior direto eu explico os plugs. O terra do plug encosta na parte mais interna do jack. Olhando ali acho que vc vai entender:

http://img263.imageshack.us/img263/1331/ligaesexternascom9vtrad.gif

Olha o caminho que fiz aqui aqui:

http://img188.imageshack.us/img188/8150/jackmonojpg2.jpg

Abs

Felipe90
Veterano
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

Epa véi ... antes de montar a DPDT você deve fazer a ligação direta pra testes , só pra ver se o pedal tá funcionando direitinho . Com essa ligação de testes o pedal , quando alimentado , fica ligado o tempo inteiro e quando a alimentação é retirada corta o som do pedal e da guitarra tbm justamente porque não tem o BYPASS (passagem do sinal cru) que a DPDT proporciona , sacou ? Sabe fazê-la?

É praticamente obrigatório em todos os projetos cara... te poupa dor de cabeça !

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Felipe90: antes de montar a DPDT você deve fazer a ligação direta pra testes , só pra ver se o pedal tá funcionando direitinho

Isso aí!!! Eu tenho dito isso. Alías é o item 9 do tópico "Dicas para começar a fazer pedais!"

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/72741/#6127603

Abs

rafamoraes
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
Felipe90: antes de montar a DPDT você deve fazer a ligação direta pra testes , só pra ver se o pedal tá funcionando direitinho

Isso aí!!! Eu tenho dito isso. Alías é o item 9 do tópico "Dicas para começar a fazer pedais!"


É importante mesmo. Embora eu tenha ligado logo tudo d uma vez, tive sorte pq o meu funcionou de 1ª... rsrs
Mas tb não segui o ligações externas do pdf do Bertola não, segui esse do Mauricio Bahia, só q sem tradução. E pus o jumper dakele jeitinho.


thmenezes_RJ

Quanto a tua placa, não parece q tem erros não. Não está linda essa tua solda, mas tb não tá pior q a q fiz na primeira vez... Essa sim tava ridícula! rsrs
O lance é q solda caprichada garante durabilidade ao circuito.

Se não der certo, tente começar tudo de novo, faz nova placa, capricha nas soldas, use um fluido pra solda q vende em loja d eletrônica, vc passa ele no local onde vai por solda e ele ajuda a "sugar" a solda pro lugar exato onde vc quer soldar, deixando ela limpa, uniforme, e no local exato, sem espirrar, etc.

Eu gastei umas 5 plaquinhas pra chegar ao pedal pronto, hehehe.

Aki vai uma dica, tente usar o esquema do Mini Fuzz Plus, q tem controle de distorção. O circuito é quase o mesmo, usa os mesmos componentes, só adiciona 1 pot a mais pra controlo d drive. Eu fiz isso e foi ótimo, pq com 1 pot apenas d volume eu achei muito pouca possibilidade.

Nesse tópico mesmo tem muita coisa minha falando disso, de uma olhada.

Abraço

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


rafamoraes
MauricioBahia
Felipe90

Valeu galera. Vou tentar o lance da ligação direta, parece simples. basta "simular" o que a dpdt faria ligando os fios diretamente né ? Realmente é uma ótima idéia.

O pedal não funcionou de novo, estou começando realmente a desconfiar da placa, isso pode tirar de vez minhas dúvidas...

abs

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


Galera, o teste da ligação direta consiste apenas em ligar os fios do input e output que entrariam na dpdt, diretamente um no outro, correto ?

Se for isso, meu circuito deu alguma meleca na placa... pq não tá funcionando :(

Existe alguma maneira de testar componente por componente ? Ou nesse caso, vcs recomentam chutar o balde e começar outro ?

Rikrdo
Veterano
# set/09
· votar


thmenezes_RJ

Eu recomendo antes de montar qualquer pedal testar todos os componentes possiveis de se testar. No seu caso o mínimo seria testar o transistor em questão.
Você está usando fonte ou bateria? Os 9V estão chegando na placa direitinho pra alimentar o circuito?
Confira se quando o pedal está ligado, a saida ou entrada do circuito não está em curto com o terra. Se estiver ele fica mudo mesmo.

Boa sorte!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Mini Fuzz