Ok, mais um que montou o Mini Fuzz

Autor Mensagem
Beatlemaniac
Veterano
# mai/09
· votar


montei um essa semana
mto bom o projeto, bem legal

quando toquei aqui no meu quarto, axei o som dele meio ruim, embolado e abelhudo
sexta agora fiz um show com minha banda, e o som dele fica realmente bom é com o amplificador BEM alto
lendo na internet realmente a recomendação é que fuzz é um efeito que só vai soar bem com o som alto

recomendo a todos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Beatlemaniac
Obrigado cara, fico feliz quando meu projeto serve às pessoas. Bons sons!
Abç

rafamoraes
Veterano
# mai/09
· votar


valeu
vou fazer o teste entao com o led
abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Coloquei o capacitor 0,1uF no C1 e ja deu uma melhorada significativa, ficou bem mais equilibrado. Comecei a gostar do danado, hehe.
Mais tarde vou tentar o led no lugar do diodo, ou ambos juntos, e experimentar um 0,1uF no C2 tb, pra ver o q acontece.
Comprei o pot linear, vou tentar agregar ele ao circuito pro ganho, isso vai controlar a quantidade de drive, né?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Eu atualmente, para o modelo MiniFuzz + (com controle de distorção), prefiro um de 2K (logarítmico).
Abç

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Bertola,
Já adiantando, quero lhe parabenizar pelo projeto e principalmente pela iniciativa de disponibilizá-lo pra galera e por tirar nossas dúvidas. É um excelente efeito, custo baixo, e realmente adequado a iniciantes em handmade como eu.
Eu comprei o pot linear de 1k de acordo com o PDF do Mini Fuzz Plus que tem no site http://plautz.atspace.org/ . Não é o linear então? No forum tem gente dizendo q usou o linear 1k e funcionou... Tem q ser log e de 2k, pra controle de distorção? Ou será q esse meu vai servir?

Abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sobre os diodos, há algum impedimento de se usar juntos em serie misturando o de germanio com o silicio, ou led, etc?
O lance é q as possibilidades que o circuito oferece são viciantes, me fazem experimentar variantes atrás do som ideal, hehe...
Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
O de 1K B vai servir, mas a atuação será menor. Vc pode misturar sim diodos de Ge e Si. (o de Ge 1º no caminho do sinal).
Dê uma olhada no site www.handmades.com.br
Abç

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok. Valeu as dicas.
E vivam as gambiarras!!!
:^D

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Po, testei com o led, depois em serie com o diodo germanio e não gostei muito. Fica ainda mais agressivo com o led, dando feedback mesmo com o volume do ampli e do pedal baixinhos... E quando abaixa o pot de volume da guita aparece um "hum" chato.
Testei o transistor 2N3904 e nem saiu som, talvez ele tenha vindo bichado.
Terminados meus testes, a melhor configuração q achei foi:

Transistor: BC517
Capacitor C1: 0,1uF eletro
Capacitor C2: 0,22uF eletro
Diodo: 2 germânios 1n60 em série

Nessa configuração consegui uma distorção forte, característico do pedal, mas um pouco menos violenta por conta dos diodos germânio, e consegui tirar um pouco do excesso de grave que o capacitor 0.22uF no C1 tava gerando. Ficou uma distorção mesclando entre o Fuzz e o Distortion, ao meu ver.
Mas como apos monta-lo como Mini Fuzz Plus terei o controle de ganho, talvez seja necessário outras modificações, pois aí poderei controlar melhor as nuances tonais com os pots do pedal.
O ponto mais frustrante foi q abaixando o pot da guita o som perde muito em "vida", não limpando e mantendo uma presença satisfatória.
Mas é isso mesmo, pois o Mini Fuzz foi feito pra ser simples em componentes e eficiente naquilo q propõe, que é um efeito fuzz potente. Dentro de suas limitações, ele atua de maneira fantástica!


A baixa da sessão de testes foi q por conta das várias soldagens, a placa oxidou bastante, apesar d ainda funcionar. De qualquer forma vou fazer a placa do Mini Fuzz Plus, pra adicionar o pot de ganho e ter mais controle do danado, e aí botar na caixa q já to preparando o desenho, hehe.

Assim que finalizar vou postar o áudio e as fotos.

Valeu!!!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O de 1K B vai servir, mas a atuação será menor. Vc pode misturar sim diodos de Ge e Si. (o de Ge 1º no caminho do sinal).
Então, fiz a placa do Mini Fuzz Plus, com o controle de ganho, e diodo germanio + led e ficou massa! Com o ganho no maximo ele vira um fuzz abelhudo como tem q ser, abaixo da metade o som fica bem mais límpido. Agora o pedal tá bem musical, definindo bem agudos e graves, adicionando até um certo efeito oitavador dependendo da regulagem de pots e captadores. Tá até limpando o som melhor com o pot de volume da guita. Acho q agora cheguei no ponto ideal, vou botar na caixinha.

Valeu pelo projeto, e por tirar as dúvidas, Bertola!
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
Muito bom cara, realmente isso me deixa feliz. Agora vc tem o seu MiniFuzz, feito por vc mesmo, com modificações que vc mesmo implementou. Essa é a graça do meu projeto!
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


rafamoraes
O Minifuzz é o pequeno-notável :-) Só poderia ser obra do Mauricio Luiz Bertola mesmo!
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Valeu cara!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Pois é, rapaziada, to muito contente com minha vitoria no mini fuzz, foi duro, não nego, apanhei muito principalmente com relação as soldas. Mas depois que comprei ferramentas novas e certas, a coisa mudou, e o bicho saiu. Quando ouvi o som pela primeira vez dele montado confesso que me descepcionei, pois não saiu muito legal ao meu gosto. Mas com as mods q fiz, ficou excelente! Mais pra frente vou ver o proximo a montar, talvez um delay, ou algo como o univibe, sei la, pq ja tenho um SD-1 Boss e o Mini Fuzz pra distorções... Enfim, obrigado a todos vcs q colaboraram com meu sucesso na empreitada!

Valeu

rafamoraes
Veterano
# jun/09 · Editado por: rafamoraes
· votar


Ps.:
Pra quem tava quase pagando 400, 500 pila num Fuzz Face ou similares, Mini Fuzz + a diversão / satisfação pela montagem por 100 conto é mixaria, hehehe.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rafamoraes
O Rebote Delay é muuuito legal. Rapaz, não altera o timbre da guitarra e nem o volume. Vale muito a pena montar!
Eu finalizei meu projeto neste fds. O The Edgelay. hehe
Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Opa, ficou massa seu delay. Pra mim não sei se ele teria muita utilidade, acho q não combina muito com meu som. Acho q preciso ver algo tipo univibe, oitavador talvez, um chorus... sei la, preciso mesmo é d um afinador.
Uma pergunta, como vc faz essas caixas babaixadas? Vc corta as de aluminio q vem "quadradas" da loja?
Abraço

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Uma pergunta, como vc faz essas caixas babaixadas?
rafamoraes
Eu comprei no ML. Não lembro de quem. Neste mesmo tópico eu coloquei o link, mas não lembro em que página. :-(
Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/09
· votar


rafamoraes
univibe, oitavador talvez, um chorus
Esses pedais são bem complicados de construir...
Abç

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é, imaginei. acho q agora vou usar o mini fuzz por um tempo, me acostumar a ele, e depois ver o q necessito. mas meu proximo investimento sera a troca dos captadores originais da minha mais nova aquisição, uma GX-50 condor. Vc aprovaria um jogo de malagoli alnico 5, Custom alnico Blues, ou Custom Dallas nela? Tão na faixa dos 300 reais esses kits com os 3 single.
Abraço

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Agora sim, finalmente pronto meu Mini Fuzz Plus!
Esse é o link do som dele:
http://www.4shared.com/file/110141546/2900417/Demo_Mini_Fuzz_by_Rafa_M oraes.html

Esse é o link com as fotos (orkut):
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=12531562463091500059&aid=1 244220674

O Set usado na demonstração foi:
Guitarra Condor Strato GX-50
Ampli Atomic Drive 20W Meteoro
Pedal Mini Fuzz Plus do Bertola montado por mim.

Configurações do pedal:
Capacitor entrada 0,1uF
Capacitor saída 0,22uF
Resistores 1M e 10K originais do projeto
Diodos 1 Germânio 1N60 em serie com um LED amarelo/laranja
Transistor BC517

Demo:
Volume ampli: 2
Volume Pedal:3
Gain Pedal:6
Equalização ampli Flat (tudo no meio)

Valeu galera q ajudou no projeto!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


rafamoraes
Pô, ficou bacana o som hein! Mas, as fotos estão bloquedas no Orkut. Posta no Imageshack, melhor coisa. Parabéns.
Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Acho q agora ta compartilhado com todo mundo. Olha la.
Valeu, e abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


rafamoraes
Show! conseguiu a caixinha onde?
Abs

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Na loja de eletrônica em geral "Contato", aki em Taguatinga - DF. R$10,50. Tem ela de todos os tamanhos e formatos, e de patola tb. Cara, foi tudo um sufoco, mas to satisfeitíssimo com o produto final q saiu. O som ficou do jeito q eu queria com os "mods". Na gravação num tá nem 50% da qualidade q ficou aki ao vivo. Tive q abaixar o ampli quase no 0 pra nao rachar a gravação feita no Windows.
Quero te agradecer os toques q tu deu, foram d muita valia.
Abraço e viva as gambiarras!!!
rsrsrs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


rafamoraes
Cara, montar pedais em um vício!!! Eu tô no meu 5º!
Abs

fill.zanchez
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
estão muito lindos os teus pedais cara! parabéns! posta o som deles aí!

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


Estou maravilhado com o efeito de abaixar o volume da guita e o Mini Fuzz limpar o som da guita! Era o grande lance q eu procurava!
valeu

rafamoraes
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Po, teu set handmade ta massa, hein.
Qual será o novo?
Queria botar esse knob bico de galinha no meu Mini Fuzz, mas num achei...
Essa caixa rebaixada sua tb é muito massa.
Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ok, mais um que montou o Mini Fuzz