Autor |
Mensagem |
Jim Marshall Veterano |
# mai/10
· votar
Legal mas ainda prefiro fazer/usar isso em um Desktop.
Abraço,
See ya!
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
andregui7 O iPad nada mais é que um iPhone grande. O sistema operacional é praticamente o mesmo.
Como o iPhone tem um aceletômetro, fico imaginando uma maneira prática de trocar o "preset".
Mas legal mesmo seria ligar ele no loop de um Tonemaster. hahaha
Leonardo Castro Acho que o iPhone + iRig ainda sai mais caro que a própria X3L. XD
;)
|
Leonardo Castro Veterano |
# mai/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
Acho que o iPhone + iRig ainda sai mais caro que a própria X3L. XD kairi Veterano
-x-
Cara, para falar a verdade, eu não faço a menor ideia de quanto custa um iPhone no Brasil... pensei que fosse algo bem mais barato do que o Mac Book que comprei para a minha esposa há pouco tempo (já que, quando lançaram a segunda geração do iPhone, pelo que li, ele iria custar US$ 99,99 nos Estados Unidos)... mas, sinceramente, eu não sei quanto é (e, se bobear, deve haver um monte de modelos diferentes...). Para falar a verdade, eu nunca liguei para iPhone. Só comecei a cogitar em algo do tipo depois que a Line 6 começou a fazer propagandas do Midi Mobilizer controlando o Vetta II e a Variax simultaneamente... putz... achei muito legal... e, para falar a verdade, achei mais legal ainda essa versão do Amplitube para ele.
Deixe-me explicar melhor: eu não trocaria a X3L por um iPhone e um iRig. A X3L tem simulações para baixo, voz e guitarras, milhões de entradas e saídas, "footswitches", pedal de expressão. E, mesmo sabendo que muitos aqui pensam o contrário (e respeito o pensamento de todos nesse sentido), os melhores sons que eu consigo ainda são no POD FARM e no Pocket POD). Sem dúvida que o colega Jim Marshall já colocou timbres excepcionais com AT3 aqui. Mas eu não consigo resultados tão satisfatórios com ele. Acho que cada um acaba se adaptando melhor a algum tipo de programa/pedaleira...
Ainda não pude colher mais informações sobre o iRig. Acho que ele não se propõe (ainda, mas isso, daqui a poucos anos, acabará sendo possível...) a substituir o Amplutube 3, por exemplo. Muito provavelmente, os algoritmos dele não serão tão elaborados quanto os do AT3 e muito provavelmente, também, o número de efeitos simultâneos deverá ser bem menor. Não sei se ele será capaz de rodar dois amplificadores de uma vez e dois microfones para cada um nessa versão para o atual iPhone. Acho muito pouco provável.
Contudo, o que importa é que o primeiro passo foi dado: parece que os caras leram o seu tópico e resolveram investir na ideia... (só para sacanear os outros integrantes... rs...). Aliás, que "tapa de luva" você deu neles com a sua última mensagem, hein?!? Você é que é mestre!!! Um dia ainda vou ter um pouco da sua visão futurista para essas coisas eletrônicas!!!
Penso no iRig como um Pocket POD melhorado: já que, ao menos pelos vídeos, há o fácil acesso a todos os parâmetros dos amps e dos controles sem a necessidade de um PC ligado e, ao que parece, também, vai ser possível ligar mais efeitos simultaneamente (inclusive pedais de distorção, que não existem no Pocket POD). Além disso, ele permitirá rodar suas "backing tracks" nele mesmo, além de possuir metrônomo... retificando então: um Pocket POD bem melhorado!!! Rs...
Mas, para ser mais sincero ainda, vou te falar uma outra coisa: antes de emprestar os meus equipamentos para os meus irmãos, na maior sorte, acabei fazendo um "patche" "clean" para o Pocket POD, só com a simulação do Fender Bassman (com pouquíssimo "drive") e "reverb" que acabou sendo o meu melhor som "clean" até agora... e com o Pocket POD... eu precisei usar o POD FARM 2, com a possibilidade de vinte efeitos na cadeia, para perceber que, ao menos para mim, "menos é mais". Claro que eu me permito mudar de opinião no futuro (já que não toco nada... rs...).
Ou seja, daqui para frente, a coisa só vai melhorar: cada vez mais opções para se tocar guitarra, com timbres cada vez melhores!
Contudo repito: se a tecnologia parasse hoje, eu já estaria mais do que satisfeito! Putz... inacreditável o que se consegue com esses "brinquedinhos" de dez anos para cá, não?
É isso aí: parabéns pelo tópico e pela pesquisa!
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Fico imaginando quando os iPhones tiverem mais capacidade de processamento ainda (daqui a umas duas ou três gerações) e USB 3.0 sem fio. Aí, os fabricantes vão fazer um "pedalboard" "burro", só com entradas e saídas profissionais, para o som ser processado no celular. É o que eu disse umas páginas atrás: a X4L, ainda veremos (pois o projeto já está em andamento há alguns bons meses). Agora, acho muito provável que não assistamos a uma X5L ou a uma GT-14... só o tempo dirá... rs... (e, muito provavelmente, quando lançarem os substitutos da X4L e da GT-14, sejam lá de que jeito forem, eu ainda estarei muito feliz com a minha X3L!!!).
|
Practus Veterano |
# mai/10 · Editado por: Practus
· votar
Antes de mais nada, curti demais o desenrolar do outro tópico que o Kairi tinha criado sobre nossos telefones serem nossas pedaleias (ou coisa que o valha) - principalmente, gostei mais ainda do último post do Kairi com esse vídeo do iRig... Foi um senhor "cala a boca" em muitos que ali postaram comentários inúteis e que não agregam nada a ninguém...
Curiosamente, já tinha visto esse vídeo um dia antes do Kairi soltá-lo por aqui... Agora que estou desbravando os mares dos VSTs, mais notadamente o Amplitube 3, andei trocando umas idéias com nosso amigo Jim Marshal, e também pesquisei mais sobre outros produtos da IK Multimedia, quando topei com esse vídeo logo na entrada do site deles. Em uma única palavra: ESPETACULAR!!!
Leonardo Castro Cara, para falar a verdade, eu não faço a menor ideia de quanto custa um iPhone no Brasil...
Algo em torno de uns R$1.000,00, considerando aqueles pacotes de fidelização das operadoras (leia-se: obrigatoriedade de permanência na operadora por alguns longos meses, pagando uma conta pós-paga na faixa de uns R$100,00 a R$150,00, mais ou menos).
eu não trocaria a X3L por um iPhone e um iRig
Acho que essa nunca foi a idéia do iRig, para ser sincero. No meu ponto de vista, entendo o iRig e sua versão de Amplitube 3 para iPhone como um ótimo "quebra-galhos". Imagine você ser pego em uma situação sem seu equipamento, quando te pedem para dar uma palhinha. Sem problemas!! Vc pega a guitarra que estiver disponível, pluga no seu iRig, juntamente com seu iPhone e o Ampli, e voilé!!! Vc tem seu timbre preferido em qualquer situação.
Claro que pedaleiras como GT-10 (saudosa), X3L, bem como as correlatas de outras marcas, e por que não os pedaizinhos mesmos, sempre irão existir, ou pelo menos por um longo tempo ainda, até que alguém invente algo que possa suprir por completo as funções que o Leo citou (simulações para baixo, voz e guitarras, milhões de entradas e saídas, "footswitches", pedal de expressão)
Sem dúvida que o colega Jim Marshall já colocou timbres excepcionais com AT3 aqui
Pois é... pena que eu entrei na conversa bem depois disso... fui buscar as páginas anteriores, e os links que ele postou com os timbres já se quebraram. Ae, Jim... tenta mandar alguma coisa de novo, ou pelo menos suas últimas incursões no Amplitube 3 e GR4 (estou rachando o côco por aqui para me entender com o Amplitube 3, mas até que tenho me divertido a valer com ele)
Muito provavelmente, os algoritmos dele não serão tão elaborados quanto os do AT3 e muito provavelmente, também, o número de efeitos simultâneos deverá ser bem menor
Exatamente isso, Leo. O iRig pode ser encarado como um Amplitube 3 Trainee (nada contra os Trainees - todos nós já fomos, um dia). Ele tem quantidades de simulações reduzidas, mesmo naquilo que eles chamam de versão FULL:
Now AmpliTube for iPhone gives you incredible, ultra-realistic sound and functionality in a convenient mobile platform app and features:
- Real time guitar and bass mobile multi-FX app - Full rig made by 3 simultaneous stompboxes + amp + cabinet + mic - 10 Stomps, 5 Amps, 5 Cabinets, 2 Mics available - Import and play along with songs and backing tracks with real time effects - 36 presets can be saved/recalled on the fly - Includes tuner/metronome - Free, LE and Full versions available - Free and LE versions expandable with a-la-carte downloadable gear - Same low-latency as any Mac/PC system
Segue um vídeo institucional do iRig (note que ele também funciona para Baixo, puts.... a coisa tá ficando feia...rsssss)
Aliás, que "tapa de luva" você deu neles com a sua última mensagem, hein?!?
Viu só, Kairi? A voz do povo é a voz de Deus... Mandou muito bem por lá...rssss dei muitas risadas com tudo aquilo...
cada vez mais opções para se tocar guitarra, com timbres cada vez melhores!
Rsss... Falta só nós mesmo acompanharmos a sequência evolutiva dos "guitar gadgets", evoluindo também nossa técnica....rssss
Abraço...
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
Leonardo Castro Rapaz, que isso... fiquei até com vergonha agora! :#
Acontece, é que nós ainda temos que aprender muita coisa. Olhando pelo lado "tecnológico", nós chegamos em um nível assustador. Temos telescópios poderosos o suficiente para captar imagens e dados de uma explosão de uma estrela à milhões de anos luz, 15 minutos depois do ocorrido. 15 minutos!
Vamos fazer as contas:
1 ano luz = 365 dias * 24 horas * 60 minutos * 60 segundos * velocidade da luz (~300.000 km/s) = 94.605.284.000.000.000.000.000 km. Essa distância toda, quase 100 quatrilhões de quilômetros representa 1 ano/luz. Agora multiplique isso por milhões de anos luz! Nossos telescópios conseguem percorrer toda essa distância em 15 MINUTOS!
Eu ainda não sei como as pessoas conseguem achar algo "impossível". Conseguimos "escrever" transistores em litografias absurdamente pequenas, chegamos aos 6nm, onde o bit pode ser armazenado. Os novos SSDs da intel, gravados em 25nm conseguem armazenar 300GB em 5cm²!
Estamos em uma corrida contra o tempo, para chegarmos cada vez mais perto do equilibrio perfeito na razão performance/consumo/custo dos processadores. Uma das novidades que promente bastante, é a plataforma TEGRA 2 da nVidia, que deverá chegar integrando os novos dispositivos ainda esse ano.
http://images.anandtech.com/reviews/SoC/NVIDIA/Tegra2/tegra2blocki.jpg
Estamos falando de um SoC (System on Chip) que é um único chip com todo um sistema dentro dele. Podemos perceber um processador Cortex A9 Dual Core, cerca de 2x mais potente que o Apple A4, que integra o iPad. Além disso, esse chip conta com decodificadores/renderizadores integrados, para que o próprio chip de conta de praticamente toda a tarefa que um smartphone precisa fornecer.
Eu estou muito ansioso para poder ver o Tegra 2 em aparelhos para usuários comuns, afinal, ele me parece ser mais poderoso que muito dos nossos computadores! Em uma comparação multimídia (exibição de vídeos), podemos ver o quão ele se sair melhor que um Core 2 Duo E6400, devido a sua otimização. Ele tem capacidade para reproduzir um vídeo FULL HD de 1920x1080@60p usando os Codecs H.264/MPEG-4 AVC em nível 4.2, o que utiliza uma banda de ~50 Mbit/s.
Agora imaginem só, se tivermos um "plugin VST" otimizado para essa plataforma? Nem mesmo a interface gráfica irá pesar, já que o próprio Tegra tem unidades 3D que são capazes de rodar os jogos mobile mais avançados, e vislumbrando um pouco mais o futuro, o IGP (Integrated Graphics Processor) poderia realizar alguns cálculos para ajudar o processador, já que a nVidia conta com o CUDA que é uma biblioteca C#/C++ programável que roda diretamente da GPU.
Mas o que eu estou falando aqui, é apenas a ponta do Iceberg no meio do Ártico. Ainda tem muita coisa por vir.
Ah, Leo... estou na espera da X4L. ;)
Practus Pelo que vi por ai, um iPhone 3GS com 32GB desbloqueado custa R$2000, no lugar mais barato possível!
E sobre o iRig substituir a X3L, acho que provavelmente não, nunca! Só acho uma solução bem interessante, pois é muito prática! Você não precisa de mais nada, liga a guitarra no celular (que está no bolso), coloca o fone de ouvido e sai tocando! Olha só que maravilha! Ou em outro caso, o sujeito poderia usar ele no LOOP de algum amplicador, ou até mesmo usar como Boost para ligar a guitarra no PC, ou outras mil e uma coisas!
Deu até vontade de comprar um iPhone, mas vou esperar o iPhone 4G chegar.
Ah, é, o iPhone 4G!
Mas isso já é outra história. rsrs
Abraços. ;)
|
kairi Veterano |
# mai/10 · Editado por: kairi
· votar
Só para dar uma "clareada" sobre os processadores dos aparelhos.
iPhone / iPhone 3G / iPod Touch #1: ARM11 - 412 Mhz / 500 DMIPS
iPod Touch #2: ARM11 - 533 Mhz / 640 DMIPS
iPhone 3GS / iPod Touch #3: ARM Cortex-A8 - 600 MHz / 1.200 DMIPS
iPad: ARM Cortex-A8 - 1 GHz / 2.000 DMIPS
Tegra 2: 2x ARM Cortex-A9 MP - 2 GHz / 10.000 DMIPS
Ou seja... o Tegra 2 utiliza 2x Cortex A9 MP, o que pode ser reconhecido como "quad core", já que ele entrega 2,5 DMIPS/MHz para cada core.
E isso não é uma comparação pratica, apenas teorica. Estou calculando somente o potencial de instruções por segundo. Ainda tem outras coisas como cachê, litografia, pipelines...
Abraços. ;)
|
GuitarRockMan Veterano |
# mai/10
· votar
kairi
na pratica isso quer dizer
FUUUUUUUUU!!!!
|
# mai/10
· votar
Kairi, você é foda mesmo!
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Jim Marshall Veterano |
# mai/10
· votar
kairi
E eu que achava que eu era o bitolado em tecnologias e processadores...hehehehehe...
Kairi, você é foda mesmo!(2)
Abraço,
See ya!
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
Agora que eu vi
http://www.ikmultimedia.com/irig/features/
"The Ultimate Mobile Guitar Amp & Effects Rig System for iPhone / iPod Touch / iPad."
Como o software é o primeiro do tipo, não espero ainda uma boa qualidade, acho que ainda devem ter muita coisa para evoluir, muito o que amadurecer.
Mas um iPod Touch de 3ª Geração com 8GB custa R$544. Se o iRig for legal, acho que vale a pena.
Abraços. ;)
|
guitartube Veterano |
# mai/10
· votar
kairi
Não adianta se precipitar. Software roda em qq dispositivo que possui um processador.
Se vc prever que vai aparecer um software de simulação tipo Amplitube numa maq fotográfica, ou em um GPS, ou na tela do MP3 Player,..... Vc vai acertar sim, é óbvio, não é nenhuma premonição ou tipo de vidência, é evolução natural deste tipo de equipamento (onde o objetivo é vender e aglutinar o máx de funções).
O problema é se este produto final será equiparável a algum hardware dedicado já existente para este tipo de aplicação, respeitando o tempo de criação de cada um.
Obviamente os caras da IK portaram uma versãozinha muito reduzida do Amplitube para o IPhone. Pode quebrar o galho? Não sei, não testei, até pode ser bom, mas na atual conjuntura, ele ainda perde fácil para uma X3 ou GT-10. Daqui a algum bom tempo ele poderá ser melhor que ambas, entretanto, como estarão as novas XN e GT-N????
Como eu já falei há anos atrás aqui no FCC:Em breve eles vão lançar um software que vai reproduzir o timbre obtido da pegada de grandes guitarristas. Se eles vão declarar se o produto possui esta característica ou não, aí já é outra história, mas que vai fazer sucesso, com certeza vai. Com este tipo de simulação, um cara com 1 ano de guitarra vai timbrar que nem Eric Clapton, BB King, Page, Blackmore, Beck,....
Flw!!!!!!!
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
guitartube Exatamente. A questão não era nem previsão, como o pessoal disse. É mais dizer "é possível" e dizerem "não, não é possível".
É a mesma história da viabilidade de fazer um VST de Whammy e usar com uma expressão, lembra?
Abraços. ;)
|
cao fofo Veterano |
# mai/10
· votar
pessoal, minha maior dificuldade em timbrar pelo pod farm hj é o equalizador, acho que é a ferramenta fundamental pra tirar akele abafado na hora da palhetada e melhorar os harmonicos
alguem sabe de algum site ou um tutorial pra dar uma boa noção de regulagem de equalizador? eu fico perdido ali, se pudesse ter pelo menos uns 10 presents basicos de equalizer ja estava otimo
acho q é de interesse de todos, uma ferramenta muito importante
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
cao fofo No FARM não tem como mudar o EQ de local? Ele é Fixo?
|
cao fofo Veterano |
# mai/10
· votar
kairi é fixo sim, isso muda muita coisa ne?
e q eu vi o topico de um rapaz ai q comprou um equalizer da boss, e disse q melhorou muito o seu timbre, e no pod farm e a mesma coisa, sempre coloco os pedais e tudo, mas falta akela maquiagem pro timbre ficar legal
|
· votar
No POD FARM 2, o equalizador pode ficar em qualquer posição da cadeia. Além disso, no POD FARM 2, você pode utilizar vários equializadores ao mesmo tempo (e com total liberdade de escolha dos locais na cadeia). O sujeito (totalmente louco, é claro... rs...), querendo, pode utilizar uma simulação de amplificador, uma simulação de cabinete e microfone e vinte equalizadores em uma mesma cadeia... (ainda tendo como utilizar o "noise gate" que, agora, além de efeito normal dentro da cadeia, pode ser um "efeito externo", como no do Amplitube).
Contudo, eu nunca usei equializador. Até aqui, a mudança dos cabinetes (e isso muito raramente, quando sinto necessidade), dos microfones e do posicionamento dos microfones funcionou bem para mim. Só que eu não sou nenhum "expert" em som.
Quem sabe o Alex não possa de passar algumas dicas!
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Você já experimentou, para sons "clean", utilizar o "drive" dos amps entre 15 e 25% e, no caso de efeitos de modulação, colocar a frequência em 0.41Hz e o "mix" em torno de 30 a 40%? Antes de emprestar os equipamentos, acabei fazendo algumas experiências com o "reverb small room", onde "chutei o balde": coloquei o "mix" em 60%. Em algumas situações, o som ficou, na minha humilde opinião, bem legal.
P.S.: O papo está muito bom, mas, agora, tenho que ler o interessante conteúdo do acórdão prolatado em uma ADI publicada recentemente. Para quem quiser compartilhar essa dádiva, é só clicar aqui... maior sonzeira... rs...
|
· votar
Só para constar (novos vídeos com o iRig):
Um grande abraço,
Leonardo.
|
· votar
Últimas notícias antes de partir... rs...
Gostei muito desse vídeo (um sujeito tocando com o Pocket POD EXPRESS, aquele mais barato ainda, bem limitado mesmo) e um pedal de distorção (verdadeiro) Maxon OD-808 Tube Screamer:
Agora, um vídeo (supostamente) comparativo de um Maxon ROD880 Tube Overdrive vs Line 6 M13 (digo supostamente, porque só aparecem as imagens recortadas. Não é muito o tipo de vídeo que curto, mas, partindo-se do "princípio da boa-fé objetiva", que informa o Código Civil de 2002... rs):
Acho que, com esses dois vídeos mais o POD FARM 2, já se pode começar a conceber como será a X4L...
E, só para terminar:
Não sei se vocês notaram, mas o Petrucci é o mais novo "endorser" da FRACTAL AXE-FX ULTRA. Ainda bem que eu não curto o Petrucci... ahahahahahahahahahaha
Um grande abraço a todos (e fiquem com Deus!),
Leonardo.
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
Leonardo Castro Bacana, o Axe-FX ULTRA vai ser mais um rack no meio de 1 trilhão de coisas. Ele quase não usa, mas ta lá. Márquêtïn.
X4L...
|
Atheo Veterano |
# mai/10
· votar
Galera, me desculpem atravessar o assunto aí do iRig, mas tenho uma dúvida em relação a X3 Live e a GT-10...
Sei que essa resposta já deve estar no meio desse longo post, mas ele é muito longo...
Qual das duas é melhor para tocar Metal? Estou na dúvida em qual eu compro.
Agradeço a ajuda, abraço!
|
cao fofo Veterano |
# mai/10
· votar
Leonardo Castro Não sei se vocês notaram, mas o Petrucci é o mais novo "endorser" da FRACTAL AXE-FX ULTRA. Ainda bem que eu não curto o Petrucci... ahahahahahahahahahaha
já vi muitos videos desse axe-fx, é impressionante os timbres, pra quem tiver um ouvido bom vai notar que soa bastante analogico as distorções e os efeitos, lembra a famosa serie alalogica da digitech, distorçoes ardidas bem analogicas
achei um forum aonde ha poucos brasileiros que possuem o axe-fx http://www.fractalaudio.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=13022 vale dar uma olhada, pra quem quiser saber mais sobre o aparelho
Obs: ate postei uns videos em um topico sobre axe-fx, mas ninguem deu bola, sinto que meu ux1 é praticamente uma zoon 505 perto do Axe-Fx hehheheheheh
|
kyo_ryo Veterano |
# mai/10
· votar
Fiz alguns testes bem sucedidos com a GT-10 e consegui aproximá-la de uma das maiores funcionalidades da X3 (pelo menos na minha opinião).
Estou gravando com a banda e estamos usando a GT-10 como placa de som usb. Ótimos resultados gravando vozes, guitarra, violão (microfonado) e inclusive baixo. A dúvida é como eu faria para gravar um teclado, uma mesa de som ou qualquer coisa stereo...
É totalmente possível gravar stereo na GT-10! E além disso ainda usar dois instrumentos mono ao mesmo tempo! Ontem, no ensaio, fiz o teste com o teclado stereo (o tecladista ficou doido pelo phaser, autowah, reverb...) e depois ligando o teclado e a guitarra ao mesmo tempo, com efeitos independentes e direcionados aos respectivos amplificadores. O mesmo princípio serve para usar duas guitarra, baixo e guitarra, guitarra e vocal, etc.
Basta ligar um instrumento no input e outro no return. Ligar o pre-amp no modo dual stereo. Na cadeia de efeitos coloquei o S/R na frente do pre-amp B e o Noise Reducer 2 no começo da cadeia 2 e com o threshold no máximo. O NS2 não deixará o sinal do input passar pela 2ª cadeia, que ficará independente. Agora basta direcionar os efeitos que quiser para cada instrumento mudando a ordem da cadeia de efeitos. Como a GT-10 tem dois outs separados basta ligar cada um no respectivo amp. Voilà!
|
kairi Veterano |
# mai/10
· votar
cao fofo Da uma lida nas últimas 80 páginas. Falamos muito da Fractal. ;)
|
· votar
Só para constar...
Hoje, li bastante coisa sobre a FRACTAL (inclusive a página dos Brasileiros que o cao fofo indicou.
Contudo, o tópico que mais me chamou a atenção foi esse daqui:
http://line6.com/community/thread/22045?start=0&tstart=0
Muito interessante.
Nos fóruns da Line 6, estão começando a "pipocar" os tópicos relacionados à FRACTAL (com alguns ex-defensores ilustres da Line 6, agora, rendendo honras ao Cliff... rs...).
Por que eu achei o tópico que mencionei interessante? Porque mostra a "saga" de um sujeito que tem uma X3L e um amplificador valvulado e, durante as conversas, testou uma Tonelab e uma GT-10 (comprando, também, a Tonelab). Aí, influenciado pelo Karl House_necht - um dos maiores defensores da X3L contra a FRACTAL... antes dele comprar uma FRACTAL e dizer que ela é melhor mesmo... rs... - acabou pegando uma AXE-FX ULTRA também. Quando todo mundo esperava que ele fosse rasgar elogios para a ULTRA, eis que ele sai com essa (o "nick" dele é variAxel):
"My personal opinion is that there is no real paradigm shift, Axe-Fx is still sounding and feeling like "the final recording" and not like a tube amp with pedals. Although the sounds are more realistic than Line 6.
If you prefer a tube amp, play a tube amp. If you prefer a modeller and want the best, buy Axe-Fx. My "cheap" Fender Hot Rod Deluxe is clearly more a tube amp (referring to sound and feel) than any of the models in the Axe-Fx. I returned my Axe-Fx."
Foi o primeiro caso de devolução da AXE-FX que eu li.
Bom, de toda forma, ele diz que, em termos de simuladores, a AXE é melhor do que tudo o que ele tem ou testou (X3L, GT-10, Tonelab). Ela, na opinião dele, só não soa como um amplificador com pedais (analógicos)...
Ontem, fui à casa do meu irmão (que está com o meu equipamento emprestado). Já tinha visto, no início da semana, o seguinte vídeo (com a FRACTAL, em tese, em linha):
Tudo bem que ele não gravou via USB e, muito provavelmente, o som que escutamos vem de monitores de estúdio caros (que auxiliam muito no resultado final das gravações...).
Contudo, rodando a X3L com a simulação "Mississipi Criminal" (5150), o "small room" (a 60%) e o "sine chorus", sinceramente, mesmo a minha guitarra não tendo captação ativa, não senti diferenças perceptíveis que fizessem com que eu olhasse para a X3L como se ele, repentinamente, houvesse se transformado em uma ZOOM 505 (com todo o respeito aos proprietários de ZOOM 505... eu mesmo tenho uma ZOOM GFX-3)... muito pelo contrário: fiquei muito feliz com o meu resultado final. E olha que a minha guitarra é mil vezes mais barata do que a do vídeo e eu não toco nem 1/100 do que esse guitarrista aí faz... tenho certeza de que, com a mesma guitarra e com a mesma pegada, fazendo testes cegos, muita gente erraria a pedaleira utilizada... rs...
Enfim, como eu já disse aqui milhões de vezes, não acho que a AXE-FX ULTRA seja a solução final. Quando a FRACTAL a lançou, todas as propagandas a classificavam assim. Depois, sutilmente, mudaram para "esse PROVAVELMENTE pode ser o seu último rack"... rs... como é que eles vão fazer para vender a MEGA para quem já tem a ULTRA, se ela é o "último rack"???... rs...
Quem sabe se, na próxima geração, consiga-se aproximar mais??? Só acho meio temerário, a essa altura do campeonato (quase três anos depois do lançamento da AXE-FX ULTRA), alguém se dispor a investir tanto $$ (em termos de Brasil, é claro, com todos os impostos, etc...) para adquiri-la. Muito provavelmente, daqui a pouco, o Cliff lança a AXE-FX MEGA, com mais capacidade de processamento, USB 3.0, etc...). Dose, também, é comprar um produto sem poder testá-lo antes (fato que ocorre até para os consumidores norte-americanos...).
Mas, sinceramente, acho que eu só deixo minha X3L por um "set up" valvulado... ou seja: provavelmente, nunca deixarei a minha X3L... rs...
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Esse outro tópico, postado recentemente, também é muito interessante:
http://line6.com/community/thread/36521?tstart=0
Nele, um sujeito (o BigChas52, que diz ter um amigo com uma AXE-FX ULTRA e deixa claro que ela é mesmo melhor) calcula que, para ter uma AXE-FX ULTRA com as mesmas funcionalidades de palco (ou seja, com um "pedalboard" externo), o sujeito gastaria cinco ou seis vezes mais do que para ter uma X3L:
"I didn't say that the POD X3 series was the best out there. I said that it sounds as good as the POD Farm plug-ins live and meets my needs for live play very well. How good any piece of gear is depends on the skill and the ear of the user. I have a friend who has the Axe-FX Ultra. Some of his patches sound phenominal, and others sound weak.
The Axe-FX Ultra is an amazing piece of hardware but it is complex and expensive. For a functional Axe-FX live rig (MIDI Pedalboard, case, etc), expect to pay 5X to 6X what you will pay for an X3 Live (probably 3X to 4X what you would pay for an X3 Pro + Mkii Shortboard).
I do not make a living from making music. If I did, perhaps I might consider the investment, but for now, my X3L suits me just fine."
Faço minha a pergunta que o Alex já colocou aqui nesse fórum: será que a AXE-FX soa cinco ou seis vezes melhor??? Tenho lá minhas dúvidas...
P.S.#2: Sinceramente, acho que o nível em que se chegou com a XTL (com "T" mesmo!) já é algo tão espetacular que qualquer melhoria futura (claro que sempre se pode melhorar) seria tão pequena que acho não valer a pena uma mudança de "set up" só por conta de um equipamento mais novo. Sinceramente, depois de quase dois anos assistindo a tudo quanto é vídeo e ouvindo tudo quando é "sample" disponível na internet (além dos inumeráveis "reviews" e supostas opiniões de proprietários), tenho uma só certeza: eu seria feliz com uma XTL e uma Variax 300. Aliás, a Variax talvez seja o último investimento que farei, por muitos anos, nesse mundo da guitarra. Só estou esperando que os novos modelos sejam lançados para ver se os preços dos antigos vão cair!
|
· votar
Só para concluir... rs...
Há uma semana, esse vídeo me chamou muito a atenção:
É o Dweezil Zappa (que consegue a façanha de ser "endorser" da FRACTAL e do GUITAR RIG ao mesmo tempo! De se suspeitar, certo??? Rs...) tocando uma PRS simulando o som do violoncelo (processado pela AXE-FX ULTRA).
Bacana: mas há certos trechos que, na minha humilde opinião, ficaram digitais demais. Outros, também na minha humilde opinião, ficaram com o "reverb" um pouco exagerado... acho que o "reverb" é para disfarçar o som muito digital (ao menos, esse é o truque que eu usava quando rodava um VST vagabundo de "cello"... rs...).
Aí, agora há pouco, achei esse outro vídeo do Yamashita (o violonista clássico presepeiro, "farofeiro" e "head banger"), tocando uma suíte de Bach para violoncelo. Ele, por óbvio, toca com o violão (e mais nada). Só que, em determinados trechos, parece que o cara está tocando é um violoncelo mesmo... e isso sem processador de US$ 2.000,00, hein!?!
É por essas (e outras) que, muitas vezes, a vontade que vem é deixar mesmo a guitarra de lado e me dedicar somente ao violão... rs...
Um grande abraço a todos,
Leonardo.
P.S.: Para ver o Yamashita balançando a cabeça "geral":
Ah! se o Cliff descobre esse cara... rs...
|
seek n destroy Veterano |
# mai/10
· votar
Alguém poderia me tirar umas dúvidas sobre Pod x3 Live e Boss Gt10 ?
bom vamos lá
as duas tem um bom suporte que oferecem um bom timbre tanto em distorção como em clean para captadores Single Coil ?
A Pod X3 Live tem a função "Loop Station",se sim,quanto tempo de gravação ?
O Wah das duas são bons ?
agradeço desde já,flw :]
|
kairi Veterano |
# mai/10 · Editado por: kairi
· votar
Leonardo Castro Contudo, rodando a X3L com a simulação "Mississipi Criminal" (5150), o "small room" (a 60%) e o "sine chorus", sinceramente, mesmo a minha guitarra não tendo captação ativa, não senti diferenças perceptíveis que fizessem com que eu olhasse para a X3L como se ele, repentinamente, houvesse se transformado em uma ZOOM 505 (com todo o respeito aos proprietários de ZOOM 505... eu mesmo tenho uma ZOOM GFX-3)
E você esperava o que? Mesmo que você não tenha um Skyline, o seu EVO X continua sendo um EVO X. Tocar na X3L e sentir ela como uma "Zoom 505", sem brincadeiras, só com valvulado mesmo. ;P
Repetindo pela vez #254: Você tem uma POD X3 LIVE MULTI CHANNEL DIGITAL SIGNAL PROCESSOR AND PROFESSIONAL VOICE BASS AND GUITAR RECORDING INTERFACE WITH STOMPBOX FX AND AMP SIMULATION. É uma solução que eu chamo de TRA PAL CAROPHO, coloca ai até sair a próxima POD, ela vai ser a melhor solução em termos de custo (que é relativamente alto) x benefício (que são muitos, muitos mesmo).
Esqueça o Violão! O negócio é treinar bastante pra não acabar assim:
http://www.youtube.com/watch?v=t5PVuK3mCNQ
1) Amplificador Corcel - Nome originalíssimo 2) Baseado no Gibson da década de 70' (???) - Original, né? 3) O som dele é puro - Mas não é saturado? 4) ...e original - Mas não é baseado em outro? 5) Sente só o som dele - Aqui o bicho pega, algo que torna isso um clássico!
Detalhe: - Canal mais ou menos sujo : SUJO AO PÉ DA LETRA - Canal com grau de distorção bem maior: TO VENDO A DISTORÇÃO - Canal estridente ao extremo bem limpo: AHAM AHAM
;D
|
· votar
A X3L tem uma simulação de amplificador Gibson. Contudo, acabei de pedir à Line 6 (via "feature request") para, em uma próxima atualização de "firmware", adicionar as simulações dos canais mais ou menos sujo, com grau de distorção bem maior e estridente ao extremo bem limpo do famoso amplificador Corcel! Ah! e já estou treinando o "riff" dos Beatles (de acordo com a releitura pós-positivista do careca) e a guitarra já está desafinada também!
Acho que, um dia, eu chego lá!!! Rs...
Valeu, Kairi!
Um grande abraço,
Leonardo.
|
cao fofo Veterano |
# mai/10
· votar
kairi esse corcel ai ta parecendo um kut 25 ligado numa tonante, sem falar q o cara nao tocou nem um acorde pra sentirmos a abertura do timbre, é uma piada, deve ser fake, parece q nem afinou a guitarra direito.
e outra, hj somos exigentes com timbres, ja ouvi varias jans, e o assunto mais comentado é o timbre, e não é q o nome da pessoa tem peso nisso tudo? quando é o marco de ros tocando ou algum outro ai o timbre e fenomenal, quando e um fulano qualquer com um timbre bom eles dão um jeito de falar mal do timbre, acho q mais pra mostrar a capacidade de julgar
Leonardo Castro
cara, esses dias eu vi tanto video da fractal q ate enjoei, o q me chama atenção mesmo são os videos do mark day, mas a guitarra dele custa quase 4 mil dolares, mas reparei q nos videos dele, da uma forte ambiencia e peso por causa dos monitores de audio, assim qualquer um que ver o video fica louco com o timbre, e aquela distorção dele, se não me engando consegue com um pedal grunge, capaz q um setzinho de bons pedais consegue aquilo tudo
agora em outros videos eu não notei muita diferença nas simulações, foi aquele som mesmo que da pra tirar na x3l, e pra ter uma fractal funfando hj tem q comprar muita coisa pra valer mesmo o investimento
e o efeito mais legal que eu achei foi o shimer com organ human, que acho q colocaram pra impressionar a todos com a fidelidade do processamento, mas e um bom equipamento, mas e igual vc disse, ela nao vai ser melhor 6x do q a x3l
mas acho que a line 6 vai dar uma boa resposta pra fractal, tipo colocando alguns efeitos a mais e complicando as coisas um pouco mais.
agora vou ouvir black uhuru por um bom tempo pra limpar os ouvidos \o/
|
· votar
e o efeito mais legal que eu achei foi o shimer com organ human, que acho q colocaram pra impressionar a todos com a fidelidade do processamento, mas e um bom equipamento, mas e igual vc disse, ela nao vai ser melhor 6x do q a x3l
mas acho que a line 6 vai dar uma boa resposta pra fractal, tipo colocando alguns efeitos a mais e complicando as coisas um pouco mais. cao fofo Veterano
-x-
Fala, cao fofo!
Sem a menor dúvida de que a FRACTAL AXE-FX ULTRA é um excelente equipamento. Mas ela tem algumas limitações inexplicáveis (falta de porta USB, falta de um controlador fabricado pela própria FRACTAL), o editor de PC dela ainda não está 100% (segundo os relatos de vários usuários na página da empresa), além de ser muito complexa. Muito provavelmente, ela seja um equipamento voltado mais para um engenheiro de som de que para o guitarrista mediano.
Muito provavelmente, a X4L vai trazer o seguinte:
- Efeitos com a qualidade do M13 (o vídeo demonstrando a distorção Maxon analógica vs. M13, que eu postei nessa mesma página, já demonstra que eles não são de brincadeira). Fora o Octo Verbzilla e o Particle Verb, que a M13 possui, que são na linha de "synths" refinados (além dos tão desejados "Pitch Shifeters" de qualidade).
- Cadeias totalmente flexíveis. Embora eu ache improvável, até por uma questão de "marketing" (pois esse seria um grande atrativo para a X4L). É uma coisa curiosa: você pode observar que o aS configurações mínimas para rodar o POD FARM 1 e o POD FARM 2 são exatamente as mesmas. Pensando de forma muito grosseira, bem em tese, a X3L já seria, então, capaz de rodar algo como o POD FARM 2. A VARIAX possui um programa (pago para os modelos antigos e "gratuito" para os novos) chamado Workbench. Com esse programa, o sujeito tem acesso aos mais loucos parâmetros de configuração da guitarra. Uma vez, postei um tópico nos fóruns da Line 6 para que eles vendessem algo semelhante para a X3L (dando flexibilidade total às cadeias). Eles não lançaram nada nesse sentido, mas é curioso notar que o POD FARM 2, que é um programa que, também em tese, serviria para que você tivesse um POD dentro do seu micro, hoje, proporcione mais liberdade do que o equipamento real. Acho que nehuma outra empresa fez algo semelhante: acho que o Eleven "plug-in" e a AXE-PC (se um dia for mesmo lançada), não propriciarão mais recursos do que os "hardwares" originais. Das duas uma: ou a X3L (via atualização gratuita ou "add-on" pago) vai acabar, em breve, proporcionando essa liberdade (o que eu acho pouco provável) - será que o POD FARM 2 veio para que o pessoal se sinta disposto a pagar essa maior liberdade na X3L??? - ou, então, o que eu acho mais provável, a X4L já deve estar em vias de conclusão e lançamento.
- Phrase loop (como todos os mais recentes lançamentos da Line 6 vem apresentando).
-x-
Há alguns meses, o Line 6 Renken "soltou" que estava muito impressionado com a capacidade de processamento da nova linha de PODs... se você for à página da Line 6, na opção Variax, vai ver que os novos modelos trabalham com processadores DUAL CORE (a mesma tecnologia da FRACTAL, só que, em tese, ainda mais potentes, uma vez que o Line 6 Renken já falou que eles são quatro vezes mais potentes do que o antigo processador da VARIAX). Ou seja: a Variax antiga é duas vezes mais potente do que a X3L em termos de DSP. O Cliff já disse que a FRACTAL AXE-FX ULTRA é quatro vezes mais pontente do que a X3L. Ou seja, seguindo essa linha de raciocínio (tosca, sem dúvida), a VARIAX nova possui mais DSP do que a AXE-FX ULTRA. Não sei se os novos PODs trabalharão com o mesmo processador. Contudo, se não tiver mais DSP do que a AXE-FX ULTRA, com certeza, estará bem próximo dele.
- Possibilidade de mais de duas cadeias independentes. Já pensou? Você poderia usar uma para voz (trancada) e as outras para gerar DUAL TONEs (ou TRI TONES... rs...) para guitarra...
- Já o "by-pass" verdadeiro (como a RP 1000 e o M13) e o "amp control" como a GT-10 eu acho mais difícil, já que ela não é muito voltada para se tocar com amplificadores. Até porque, se colocarem "true by-pass" em um POD cheio de efeitos maravilhosos, quem vai comprar o M13???...
Agora, com certeza, tudo isso vai ter um preço: duvido que a X4L custe só US$ 499,99 nos Estados Unidos. Chuto algo em torno de US$ 800,00 a US 1.000,00. De toda forma, se ela trouxer todos os avanços "sonhados", ainda estará valendo (até porque será muito mais fácil adquiri-la, aqui no Brasil, do que uma FRACTAL).
E, aí, vem o Cliff e lança a AXE-FX MEGA-HYPER-SUPER (com quatro vezes mais capacidade do que a AXE-FX ULTRA, custando algo próximo a US$ 3.000,00, processando em 56 bits, com taxa de "sampling" de 192KHz, possibilitando colocar mais efeitos espetaculares simultaneamente (essa é uma crítica que vários usuários da FRACTAL fazem: dependendo do efeito utilizado, não sobra quase potência para mais nada...)... e a discussão entre POD e FRACTAL continuará eternamente... rs...
E eu, que toco igual ao cara do amplificador Corcel, preciso de mais do que uma XTL para quê??? Rs...
Um grande abraço,
Leonardo.
|