Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Alex + sábado + X3 = 2 novos vídeos (em português!)

malucobeleza666
Veterano
# mar/10
· votar

Fala galera, antes de mais nada queria salientar que eu sou total noob, e por isso estou aqui vos perguntando lol, seguinte: Como vi aqui no fórum ambas pedaleiras possuem recursos de gravações, porém a pod x3l leva vantagem por ter entradas para vários instrumentos certo? como funcionaria para fazer essas gravações? Há um jeito de gravar sem usar o pc? Por exemplo: Existe um jeito de gravar usando apenas a pedaleira, guitarra(lógico xD) e o amp, tipo a pedaleira gravando o som sem qualquer auxílio do pc, e depois passava por usb a gravação para o pc para escuta-la? Ou só tem como gravar usando o pc e a pedaleira por usb usando um programa (algo como sonar né?). Vos pergunto isso pelo fato de achar um saco ter que usar o pc hoje em dia para fazer qualquer coisa. Valeu ae e t+ galera!!

^^

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10
· votar

Fala galera! Seguinte, troquei de PC e tasquei um Windows 7 nnele. Procurei as paradas para instalar no site da Line6, e só achei praticamente o Monkey para Windows 7. Alguém sabe me informar como está o esquema de compatibilidade da POD x3 live com Windows 7, e se tem previsão para lançamento dos drivers? (ou se já tem lá, e eu q sou retardado e n achei!) Abraços!

Leonardo Castro
Veterano
# mar/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar

Fala galera! Seguinte, troquei de PC e tasquei um Windows 7 nnele. Procurei as paradas para instalar no site da Line6, e só achei praticamente o Monkey para Windows 7. Alguém sabe me informar como está o esquema de compatibilidade da POD x3 live com Windows 7, e se tem previsão para lançamento dos drivers? (ou se já tem lá, e eu q sou retardado e n achei!) Abraços!
Rei Arthur Pendragon
Veterano

Utilizando a minha "licença de final de semana" concedida pelo Alex (rs...), volto aqui só para dizer ao Rei Arthur Pendragon que a Line 6 (inexplicavelmente...) ainda não lançou a versão oficial de "drivers" para o Windows 7, mas há uma versão "beta" (para testes) já disponível.

A partir de ontem à noite, estou passando pelo mesmo inconveniente que você, pois comprei um Macintosh "para a minha esposa" (ela queria tanto um "notebook"... eu não fazia questão que fosse da Apple... ahahahaha) já sabendo, também, que a Line 6 (inexplicavelmente) somente lançou uma versão "beta" de "drivers" para o Snow Leopard (sistema operacional do Macintosh)...

Vamos ver se, até o final de março, sai alguma coisa (acredio que saia).

Até lá, não vou instalar os produtos da Line 6 no Mac (e recomendo a você fazer o mesmo com o seu novo PC "a jato" equipado com Windows 7), pois já vi muitos relatos de "tela azul" e outros erros ocasionados por esses "drivers beta" e, também, um relato de um sujeito dizendo que o HD do novo "notebook" Sony dele foi danificado por tantos erros ocasionados pelos "drivers beta" da Line 6... (tudo isso está nos fóruns oficiais da empresa).

É isso aí...

Tive que voltar aqui para me despedir, mais uma vez, e sair do número suspeito, pois, na última mensagem, sem querer, acabei me despedindo e o Practus, atento como sempre, percebeu... ou seja, a partir dessa mensagem, posso tirar o esmalte... ahahahahahahaha...

Um grande abraço e até julho (espero que, até lá, eu já tenha me acostumado com o esquema de acentuação de texto do Mac...),

Leonardo.

P.S.: Fui tentar usar o "GarageBand", que já vem instalado no novo "laptop" ("laptop" esse bem simples - pois a minha esposa pretende apenas utilizá-lo para redação de textos e consultas à internet... mal sabe ela dos meus "planos malignos" para a nova máquina... ahahahah), mas, mesmo assim, apresenta um desempenho muito superior ao meu "notebook" PC atual, que também é Core2Duo, mas roda Windows XP: ou seja, estou com uma certa inveja do Rei Arthur e do "laemcasa" que já migraram para o Windows 7. Aliás, o "laemcasa", em "e-mail", disse-me que o desempenho do micro dele aumentou muito e que nunca mais volta para o Windows XP... putz... tenho que providenciar um OS desse para mim também...) e acabei somente assistindo aos vídeos com instruções do "GarageBand" que aparecem assim que o executamos pela primeira vez... só os vídeos (um deles com a Norah Jones) são tão bonitos que nem tive mais vontade de usar o programa... ahahahahaha...

P.S.#2: Alex, os áudios dos seus novos vídeos estão sensacionais!!! No primeiro vídeo, aliás, quando você muda o falante do amplificador Mark e organiza a questão da microfonação, fiquei me perguntando: se aquilo não for som de amplificador valvulado, o que o será???...

alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Galera,
Estou com o win7 aqui rodando beleza. Instalei o x64 porque tenho 4gb de memória. Instalei os drivers beta para o 7 e alguma coisa para o vista... tudo ok por aqui

Leonardo Castro
P.S.#2: Alex, os áudios dos seus novos vídeos estão sensacionais!!! No primeiro vídeo, aliás, quando você muda o falante do amplificador Mark e organiza a questão da microfonação, fiquei me perguntando: se aquilo não for som de amplificador valvulado, o que o será???...

Faço das suas palavras as minhas!!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10
· votar

Leonardo Castro
Pois é cara. Já esperava essa resposta. Comprei um micro novo todo feliz, o Windows 7 rodou sem frescura todas as minhas merdas antigas, mas havia um receio no meu coração, que era justamente ..." e se a minha POD não rolar nesse W7? ".

Eu já estou um tempão sem usar pq meu note tinha ido pro inferno, aeh peguei esse PC novo foda, saudoso de brincar com a POD gravando minhas merdas, e me aparece essa merda agora. Pior que pelo que estou lendo no fórum, a galera tá tendo muito problema mesmo. Justamente qd tenho tempo de usar em casa, agora que parei de tocar ao vivo e posso voltar a estudar guitarra e montar novos efeitos... putz. Vou pensar se uso essa beta ou não.

Valeu! Abraços!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10
· votar

Leonardo Castro
Agora que vi.... anunciaram uma "data oficial" para os drivers, pra Win7 e pro SnowL : 19 de Março. Acho que vou esperar mais esse tempo... veremos.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Os drivers atuais funcionam perfeitamente no Windows Seven utimate 64 bits

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar

nIgHtWoLf
Queria te fazer algumas perguntas, se n for muita chateação...

Até agora a sua tá rodando normal no Win7? N travou, tela azul nada? O Monkey atualiza normalmente a pedaleira? Tá usando Gearbox normal, consegue mover e gravar nos bancos? Já tentou gravar algo em algum prog. de gravação, tipo nuendo, etc... Rolou alguma bronca (ruídos, perda de som, etc)? ----- Esses são os problemas que vejo a galera relatar....

Qq informação q puderes passar tá valendo, de repente eu tento usar aqui. No fórum line6 fizeram uma enquete com quem estava satisfeito/insatisfeito com os beta drivers e a maioria apontou alguma merda.

Tow usando o Win7 64 Home Edition.

Setnara
Veterano
# mar/10
· votar

Desculpa a pergunta, mas pro alex que ja teve as duas pedaleiras a gt 10 e a x3l atualmente, gostaria de saber quais foram as principais diferenças entre os sons delas, qual ele gostou mais, qual atendeu o que ele precisava.
sempre fui fã da boss, mas gostaria de saber da opinião de vocês ae, mto obrigado.

alexromachado
Veterano
# mar/10 · Editado por: alexromachado
· votar

Prezado Setnara, vou tentar sintetizar aqui...

Eu estaria feliz com qualquer uma das pedaleiras. Ambas tem pontos fortes e fracos...

A Boss GT 10 tem um apelo mais "global" de multiefeito específico para guitarra. Propõe-se a substituir um conjunto extenso de pedais. Há a expectativa de que com uma GT e um amp valve no loop vc estaria muito bem munido.

Toda a programação é aberta, você tem controles globais do sistema (nível de reverb e eq, e até o modo de troca de patches), controles de interação (você pode endereçar praticamente qualquer ação - até 9 - a qualquer pedal). Exemplo, você pode programar o CTL1 para simultaneamente alterar canais, elevar o ganho de um pedal de od, ligar delay, etc.

Nos preamps há uma amplitude de programação também: alguns apresentam a chave de brilho, além de todos oferecerem opções de chave de ganho (low-mid-high), cabinets (incluindo totalmente customizados, com tamanho quantidade e eq de falantes...).

Há uma infinidade de efeitos, como simulador de guitarra (e captadores), tremulos, phasers, tudo altamente customizável...

Minhas críticas para a GT estão nos cabinets dos preamps, que soam muito genéricos, meio duros. Se vc escolhe o preamp MS Higain e abre o ganho sem medo ainda encontrará o temível CokedWah, um excesso de médios que dão a sensação de um pedal de wah parado numa posição (incômoda, por sinal). Além disso, esse médio à mais parece - na minha opinião - também roubar sinal original da guita, que soa diferente plugada mesmo com os módulos todos desligados. Para induzir uma "transparência" maior no timbre, eu aumentava o input presence.

Na POD X3 achei interessante o som com mais "arte final" dos preamps. Aliás, há um cara que grava samples dela só com os amps secos no youtube (MartinMoyano) e fica ótimo. Quando você escolhe um amp, ele já aparece com uma regulagem pronta como sugestão, e esse pode ser um ponto inicial bem interessante.

O legal é que o raciocínio aqui talvez seja mais próximo da situação real. Exemplo: Na GT eu sempre usava o resonator 3 para dar um "sabor" de falante celestion e arredondar o som. Na X3 tenho diferentes caixas, com diferentes modelos de falantes celestions, exatamente como eu faria numa situação real (Utilizar uma 4x12 com greenback 20's, 25's ou V30?).

Tenho a impressão que estes preamps mais bem acabados da X3 soem mais dinâmicos, mas talvez isso se relacione com o bypass da POD, para mim bem mais tranparente e com mais brilho que o da GT.

A qualidade dos efeitos também chama a atenção... é possível ouvir o som original e o som processado de uma forma natural, como um pedal analógico. Não é aquela situação em que vocÊ liga um chorus e o som da guita é "engolido" pelo FX.

Ultimamente tenho tentado novas combinações de cabeçotes e caixas com pedais de OD e comp com ótimos resultados. A x3 não se resume à guitarra, com preamps para baixo e voz.

Os pontos negativos da X3 que eu destacaria seriam a simplicidade de programação (no sentido de opções de parâmetros de regulagens, mas com muita variação de efeitos e amps); a ausência de efeitos do tipo "instrumentos" (sim de violão - que tive de criar um, ou de guitas/captadores), nem amp control, harmonizer e phase loop (deste, morro de saudade).

A Line 6, por estratégia de marketing, divide as vantagens por toda sua linha de produtos, pois só o M13 tem true bypass, só a X3 tem 2 cadeias independentes, só um outro pedal tem phase loop embutido, só a X3 live (e não a feijão) tem implementação midi. Eles justificam falta de memória, estratégia para barateamento de produtos, etc. Nesse sentido, talvez a Boss seja mais "honesta", pois não há nada nas recém lançadas me25, me 70, que não exista mais e melhor na GT. Por outro lado, a Line 6 oferece atualizações e adições de efeitos. Recentemente ganhamos um phase90, um roland dimenson chorus e um tc eletronics dynamic delay que são maravilhosos. Assim, refoçam a expectativa dos clientes em novos amps e efeitos que "atualizariam" seu produto...

Há outra questão relevante: Preço. Nos states elas custam a mesma coisa. No Brasil, por razões que prefiro não comentar, a X3 costuma custar até um terço mais cara que a GT. Pura sacanagem.

Hoje, para minhas necessidades, e com ambas pedaleiras custando a mesma coisa, optaria pela X3.

Agora, se tivesse com a grana curta, de repente investiria numa GT10, um case, cabos de qualidade ou uma GT e um amp de segunda mão, sei lá, provavelmente ainda sairia mais em conta.

Vale lembrar que há possibilidades de se encontrar as pedaleiras em preços variados, tipo uma X3 por 1900 e uma GT por 1800, daí, com uma diferença menor assim minha balança penderia mais para a POD...

Setnara
Veterano
# mar/10
· votar

Poxa alex, vlw mesmo kra, ajudou mto, vou ver certinho, mas era algo assim que eu esperava mesmo, se mais alguem tiver algo a adicionar ao que o alex falou, por favor sinta-se a vontade.

GuitarRockMan
Veterano
# mar/10
· votar

tenho uma gt 10 mais estou pensando seriamente em vender e tentar pegar a x3live. Primeiro pq tambem toco baixo alem de guitarra e ela seria um adianto pra me tirar de algumas roubadas onde toco, segundo a qualidade é indiscutivel tanto nas simulações de amp (pra mim o mais importante na pedalira) quanto nos fx e o melhor ela me dara muita facilidade para gravar assim como a gt 10 porem eu tb acho assim como o alex o bypass da gt10 meio estranho enfim to pensando....

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Rei Arthur Pendragon
Queria te fazer algumas perguntas, se n for muita chateação...

Até agora a sua tá rodando normal no Win7? N travou, tela azul nada? O Monkey atualiza normalmente a pedaleira? Tá usando Gearbox normal, consegue mover e gravar nos bancos? Já tentou gravar algo em algum prog. de gravação, tipo nuendo, etc... Rolou alguma bronca (ruídos, perda de som, etc)? ----- Esses são os problemas que vejo a galera relatar....

Qq informação q puderes passar tá valendo, de repente eu tento usar aqui. No fórum line6 fizeram uma enquete com quem estava satisfeito/insatisfeito com os beta drivers e a maioria apontou alguma merda.

Tow usando o Win7 64 Home Edition.

Bom, gravei umas paradas com o Band in a box, regulei timbre, salvei, e tudo belea, cara. Sobre ruido, nao tem ruido nenhum. Inclusive, dava ruidos no amp quando ligava o pod no pc via usb. Mas ai comprei um laptop, e parou o ruido.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10
· votar

nIgHtWoLf
Leonardo Castro
Fala caras! LANÇARAM AGORA OS DRIVERS E MONKEY PRA WIN7, tá na página de downloads. Só n vejo o Gearbox e Podfarm, até agora n postaram esses com suporte a Win7. Valeu pelo feedback! Abraços.

Practus
Veterano
# mar/10 · Editado por: Practus
· votar

alexromachado
ps: Estou devendo os samples com o NR da GT-10, e também minhas impressões do AT3... Tarefas anotadas....Logo posto os resultados (do sample, e da comparação do AT3 com a GT-10)

Então.... Comecei a brincadeira com o NS da GT-10... O mais curioso é que não notei diferença nenhuma do timbre com ou sem NS, usando as configurações de fábrica (30/30 para Treshold e Release). Mesmo alterando tais configurações, colocando-as em limites como 100/100 ou 100/0, ou 0/100, ou qualquer variação disso, ao usar um ampli crunch qualquer (tipo o VOX mesmo), a diferença foi imperceptível...

Chequei que os NS estavam ligados, chequei posição na cadeia de efeitos, fiz o diabo, mas não notei diferenças...

Passei a notar uma diferença muito pequena quando usei amplis High Gain, com o ganho e level no máximo... Mas mesmo assim, as diferenças nos timbres com e sem o NS foram muito pequenas...

Será que estou fazendo algo errado? A princípio, se vc não tem tanto "noise" assim, é óbvio que o NS não irá ter tanto impacto... Mas aí vem o vídeo do Alex sobre utilização do NR da X3L para amaciar o timbre, e percebe-se claramente esse efeito... Talvez esteja fazendo alguma coisa errada mesmo...

Diz aí, Alex... Quando vc tinha a GT-10, percebia claramente diferenças com o NS? Como vc o configurava (regulagens, posição na cadeia de efeitos, etc). E a galera que tem a GT-10... Opiniões???

Abraços,

alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Amigo Practus
Confira se ele está setado para input como foco do NS. Tinha uma outra opção que tb lembro que ele não mudava muito o timbre...

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

alexromachado
Ola, Alex

Queria te perguntar sobre a X3. Por exemplo, eu toco com a X3 ligada no power in do meu fender, e plugo no pc via usb pra gravar e editar os patches. Mas tipo, o som que sai na caixa é muito mais alto do que o som q sai na gravacao no pc. Entao , pro som sair alto na gravacao, eu tenho que subir o som do pod, que por consequencia sobe o som do amp (q nao tem controle de volume no power in). Tem alguma configuracao para que eu possa controlar o volume da gravacao independentemente do som q sai no amp? Porque para que eu tenha bons resultados no pc, o volume tem que tar muito algo, e é insuportavel isso. Obrigado desde já.

Practus
Veterano
# mar/10 · Editado por: Practus
· votar

alexromachado
Confira se ele está setado para input como foco do NS.

Pois é.... não me lembro agora como estava setado... Nesse final de semana, vou fuçar mais no NS...

...apesar de encontrar no manual uma passagem curiosa...

"This effect reduces the noise and hum picked up by guitar
pickups. Since it suppresses the noise in synchronization with
the envelope of the guitar sound (the way in which the guitar
sound decays over time), it has very little effect on the guitar
sound
, and does not harm the natural character of the sound."

Será que este "very little effect on the guitar sound" já indicaria que não é para se esperar muito dele não??? Bem... vou continuar meus testes... Vou experimentar aumentar bastante o treshold e diminuir o volume da guitarra... em teoria, se o NS estiver funcionando certo, não deveria sair som algum, visto que o treshold está maior que o volume do imput da guitarra... Bem... pelo menos em teoria...

Depois posto minhas impressões...

Ahhh... só para te relembrar, seguem as demais opções de regulagens do NS na GT-10:

DETECT:

This controls the noise suppressor based on the volume level for
the point specified in Detect.

Input: Input volume from input jack.
NS Input: Noise suppressor input volume.
FV Out: Volume after passing through Foot Volume

Abraços...

Practus
Veterano
# mar/10
· votar

nIgHtWoLf
Mas tipo, o som que sai na caixa é muito mais alto do que o som q sai na gravacao no pc

Cara... Não tenho uma X3L, mas, se fosse comigo, eu tentaria fuçar nas regulagens de output level de sua USB... Talvez você esteja com o volume de saída da USB mais baixo que o volume de saida do ampli...

Abraços...

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Practus
Cara... Não tenho uma X3L, mas, se fosse comigo, eu tentaria fuçar nas regulagens de output level de sua USB... Talvez você esteja com o volume de saída da USB mais baixo que o volume de saida do ampli...

Pois é, porem nao achei nada que pudesse regular esse de usb output level

alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Exato, confira o digital level

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Rsrsrrs

Nao tinha percebido que o Master Volume NAO altera o volume da gravacao! (que burro, da zero pra ele, rsrsrsrsr) . Acontece que é só subir o volume da Simulacao e depois diminuir o Master a gosto!

Todavia obrigado a Alex e Practus!!

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Me surgiu outa dúvida, pessoal

Bom, vamos ver se me entendem. Pra gravar, e conseguir um nivel de som legal, eu subo o VOL TRIM no Gearbox, porque me parece que se subo o volume da Simulacao, esta ja soa meio saturada, como num amp real. Entao eu uso o VOL do Simualcao do amp a 70 por cento mais ou menos, e depois se quero mais volume na entrada da gravacao, aumento o VOL TRIM, pois me parece que este VOL TRIM NAO ALTERA o timbre, apenas aumenta o volume.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/10
· votar

nIgHtWoLf
Sim, vc tem que ajustar só o volume do patch. Assim vais ter o mesmo timbre e mais volume pra esse som que vc gravou. De qq forma podes fazer mais um ajuste final na mixagem, no track que vc gravou (só que isso já no programa de gravação).

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Rei Arthur Pendragon
MAs o que eu queria por em questao seria se existe diferenca entre o Volume da simulacao do AMP o o Volume TRIM, pois me parece que há diferenca (porem posso estar enganado)

alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Com certeza há esta diferença.

O volume do amp funciona como o knob master level de um amp valvulado. Ou seja, quanto mais aberto, mais quente e saturadas as válvulas do power estarão.

Entretanto uso o volume do amp sempre no talo e controlo o nível de ganho pelo drive do amp.

Os demais volumes não colorem o som.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10
· votar

Mais uma perguntinha básica, hehe

Bom, tenho utilizdo a X3 live com o meu fender frontman 212, no power in, no modo studio (é o que me soa melhor na minha opiniao). Ai beleza, gravo normalmente, e o fender é o meu monitor na gravacao. Ai que ta o problema: quando o som da gravacao sai no fender, soa bem legal, do jeito q gosto, porem quando sai nas caixas do pc, nao me agrada, ja há uma diferenca. Entao tou pensando seriamente em usar um PA Full range ( ate agora nao sei porque nao encontro PAs que tenham o tal FRFR, full range flat response) encontro apenas PAs que tenham Full range. Ou seja, penso num pa pra tocar tanto ao vivo, quanto pra monitor de gravacao, buscando a nao colorido do amp de guitarra.

Valew

alexromachado
Veterano
# mar/10
· votar

Então Nightwolf,

o problema é encontrar um frfr confiável e com um preço não abusivo no brasil. Concordo com sua escolha pelo modo studio, também soa melhor para mim.

Entretanto, tenho preferido plugar a X3 no input mesmo. Antes, pluguei a guita direto e tentei equalizar o amp para soar flat, bem "direto na mesa de som", o que não significa a equalização em flat... tive de buscar a eq "no braço".

Atualmentente, o timbre que tiro com a X3 direto no PC e no amp são similares, com destaque para a maior pressão sonora do amp, o que torna sua utilização ao vivo bem prazeirosa!

Última coisa: qual sua monitoração para o pc. Uso um microsystem sony pela entrada md. Se os falantes de suas caixas forem muito menores que os de 12' de seu amp também será impossível um som idêntico...

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/10 · Editado por: nIgHtWoLf
· votar

alexromachado
Pois é Alex, uso um sistema Philips, mas é normalzinho, tem 2 caixas, e subwoofer. O que eu queria mesmo é q a ´´alma´´ do som fosse a mesma no amp e na caixinha normal. Enfim, mas faz falta testar melhor tambem. Sobre os PAs Full Range, por exemplo, qual desse voce acha que seria Flat response http://www.thomann.de/es/altavoces_activos_full_range.html

O Fender Frontman no power in me parece um amp bem neutro, porem é um amp de guitarra. Se eu encontro algum Pa FRFR pelo mesmo preco mais ou menos, e que tivesse certeza que fosse ainda mais neutro q o Fender, eu compraria sem problema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live